Serão poucas as equipas que se podem orgulhar de ter um recorde deste nível: a equipa de sub-12 “A” da União de Leiria (atletas nascidos em 2000) não perde nenhum jogo nos distritais há 19 meses.
Dos 29 encontros disputados desde agosto de 2010, o plantel orientado por João Sousa concretizou 148 golos e sofreu 18. A maior goleada (22-0) foi conseguida frente ao Leirifoot, enquanto o resultado mais complicado foi com a Academia do Sporting da Marinha Grande (2-1).
O segredo, diz o treinador, está no trabalho e empenho dos atletas.“Temos uma boa equipa e conseguimos reforços que trouxeram mais qualidade ao grupo. A academia de formação da União também explica o sucesso”, considera.
A acompanhar o grupo de atletas desde o escalão de benjamins, este é o terceiro ano que João Sousa, de 25 anos, treina a equipa. “Será o último ano como sub-12 e na próxima época vão competir no distrital sub-13, onde há mais competição e troféus”, afirma, justificando que incentiva os atletas “a continuar o registo de vitórias” e prolongar no tempo o sucesso desportivo.
Marina Guerra - Região de Leiria
Hoje mais uma goleada e um grande jogo de futebol, esta equipa é de longe a melhor do distrito recheada de excelentes jogadores mas tem que se dar mérito ao treinador,parabéns João Sousa, 3 anos como treinador és campeão Distrital de Sub 13 com a equipa B, e continuas com êxitos como demonstra esta serie notável de vitorias, aos 25 anos, finalmente o teu trabalho ta a ser reconhecido.Formação do Leiria está a dominar todo o distrito.
ResponderEliminarTrabalha-se muito, e bem na nossa casa!!!
ResponderEliminarÉ verdade.
ResponderEliminarTrabalha-se muito e bem e o resultado está à vista.
Na equipa de Juniores não está nenhum jogador que jogasse nos Infantis do nosso Clube.
ao anónimo das 1:23
ResponderEliminara dor de cotovelo é atroz
Ao anónimo das 10.36
ResponderEliminarNão, o que é atroz é a realidade dos factos.
Os que jogaram nos infantis estão todos nos clubes das redondezas.
Isto é que é um facto indesmentível.
SE o senhor tanque se quiser informar houve uma equipe da ADP, que teve mais tempo e mais jogos em perder.
ResponderEliminarEsta equipa é treinada ainda pelo Hugo e disputa a fase final do campeonato de SUB 13.
Boas tardes como alguém pode vir prá k dizer que o leiria dá cartas no distrito só se for no escalão de 2000 porque de resto ainda não ganhou nada realmente não percebem nada temos que olhar para a formação.
ResponderEliminarEstá ai uma análise interessante...
ResponderEliminarPlantel actual da equipa de Juniores U.D.L.
João Mocheco: no clube há 6 anos
Wilson Soares: 4 anos
Pedro Almeida: este ano
Miguel Rodrigues: 3 anos
Pedro Torrado: este ano
Rui Bento: 2 anos
Luis Oliveira: 11 anos (bem antes dos infantis)
Rafael Silva: 5 anos
Nuno Malheiro: este ano
Marco grilo: 2 anos
guilherme: este ano
Pedro Santos: 2 anos
filipe Oliveira: 5 anos
Miguel Baptista 5 anos
Mauro Eustaquio 2 anos
Daniel Esteves: 7 anos (desde infantis)
Carlos Daniel: 3 anos
Jota: este ano
Fabio Luzio: 2 anos
Hugo Sardão: 2 anos
como vê desde o tempo dos Infantis estão dois atletas, dos iniciados quatro atletas e dos juvenis sete. Não me parece assim tão mal para um clube que se vem notabilizando a nivel nacional no dominio do futebol jovem.
Basta ver os resultados conseguidos ao nivel do futebol de 5 e de 7 dos ultimos anos para se perspectivar excelentes fornadas para o futebol de 11 nos próximos anos, o que aliás já é notório na actualidade.
Para finalizar, nos 3 estarolas (Scp, Slb e FCp, bem como Bragas, Guimarães etcs..), sabe quantos jogadores estão no plantel junior provenientes do futebol de 7, vulgo infantil?
No plantel de Juniores da União estão dois Campeões sub13:Dani e Luís Oliveira (1ºano de juniores)um deles fez toda a formação no clube desde os 6 anos Luís Oliveira.
ResponderEliminarPara o senhor das5.40 que diz que o Adp teve mais tempo é mentira, basta ir ao zero zero e ver ke o adp no ano passado perdeu na fase de encerramento em Sub 12 onde ficou em 3º lugar a traz da academia e do U.Leiria tendo ai 2 derrotas...
ResponderEliminarCom o devido respeito por todos os intervenientes no sucesso desta equipa do futebol de formação da União Desportiva de Leiria, não me parece que este feito seja assim tão importante para poder gerar guerras ou conflitos.
ResponderEliminarÉ um feito notável? Sim, obviamente que é! ...mas estamos a falar de uma equipa de formação. E, na minha óptica (subjectiva, certamente) os reais resultados da formação dos clubes medem-se na colocação objectiva de jogadores dos respectivos planteis seniores.
Sem querer questionar o trabalho da jornalista Marina Guerra do Região de Leiria (que tem sido meritório e com real interesse com o que se vai fazendo a nível desportivo na nossa região), não me parece pedagógico realçar desta forma os "feitos" de míudos de 12 anos. ...acredito sim que isto realmente sirva para dar um brilhozinho aos egos de pais e (alguns) directores.
Em relação ao trabalho efectuado nos últimos anos no futebol jovem da União Desportiva de Leiria, só tenho bem a dizer - acompanho de longe a sua evolução há alguns anos e sei que estão a trabalhar bem.
Em primeiro lugar queria saudar o anterio comentário de Simão Cardoso, que de uma forma educada escreve acerca da situação. Concordo em quase tudo o que diz. Agora não concordo com a parte em que escreve que o resultado da formação, ve se na quantidade de jogadores que mete nos seniores. Isso é sempre muito relativo. Depende logo do escalao em que os seniores estejam. O que quero dizer com isto? A UD Leiria está na primeira liga e óbviamente o nivel exigido é enorme. Ou seja, se por exemplo o Mija na escada colocar 8 jogadores da formação nos seniores, que disputam a 2 distrital, nao quer dizer que forma melhor que a UD leiria que só poem apenas um nos seniores.
ResponderEliminarÉ a minha opiniao.
Ando há muitos anos na bola, joguei num clube rival, que na altura ganhava quase tudo a nivel distital, um clube da marinha grande. E que tenho a dizer é que de facto a UD Leiria evoluiu bastante e so nao ve quem nao quer.
Quanto ao trabalho da Marina, é de facto meritório, tem feito um excelente trabalho e agradeço-lhe o facto de permitir ao Tanque por aqui os artigos dela, que nem sempre conseguimos ver no Região de Leiria. Gostava que o debate fosse sempre assim, com educação, Cumprimentos a todos
Caro PMAG, concordo (obviamente) com a sua opinião relativa ao nível de exigência de cada Clube.
ResponderEliminarClaro que o nível de exigência da União Desportiva de Leiria é claramente muito superior aos demais Clubes filiados na Associação de Futebol de Leiria.
Nota: Não pretendo com este comentário retirar quaisquer méritos a todos os outros Clubes do nosso Distrito.
Concordo plenamente com o comentário do Simão Cardoso.
ResponderEliminarDe facto nos infantis o importante é formar os jovens jogadores, quer como desportistas, mas e sobretudo como futuros cidadãos.
Com tantos temas importantes para debater no futebol distrital e enche-se uma página do jornal mais lido da região, com uma equipa de miúdos que ganha tudo, numa prova em que nem sequer tem campeonato.
Há uns anos atrás era uma equipa do Marinhense, que também ganhava tudo e apareceu em todos os jornais.
De facto, estas notícias servem, como diz e bem, para "engraxar" os egos dos pais, dirigentes e treinadores.
Um outro comentador vem dar razão a um anterior comentario, quando diz que no plantel dos Juniores do Leiria somente estão dois jogadores que vieram dos seus Infantis.
Ou seja dos 64 jogadores que o U.D. Leiria tem na presente época como Infantis, dois vão chegar aos Juniores, para nem falar nos Seniores.
A isto chamam uma boa formação?
É por isto e por outras assim, que os clubes estão em agonia e o Leiria, pelo que se lê nos jornais, é também o primeiro classificado.
Feira de vaidades..querem lá saber se estão a fazer jogadores?Basta ir ver um jogo de futebol base hoje em dia e percebe-se claramente que um jovem jogador rodeado de um ambiente pantomineiro daqueles dificilmente alguma vez terá aquilo que é preciso em termos de mentalidade para ser um jogador forte.É impressionante o show-off que de facto só serve para alimentar egos de papás e mister´s(mas pouco).Só rir.......
ResponderEliminarinfelizmente esse show off existe em todos os clubes e nao é mais do que o resultado da sociedade consumista que temos.
ResponderEliminarIsso também é verdade...não é exclusivamente no leiria mas aí encontra-se potenciado porque parece que toda a minha gente anda com o rei na barriga....
ResponderEliminarO FCP SLB E SCP ESTAO TODOS A TRABALHAR MAL, NÃO CONSEGUEM METER JOGADORES DA FORMAÇÃO NOS SENIORES, E OS QUE METEM SE CALHAR SÓ ESTIVERAM 1/2 ANOS NA FORMAÇÃO EX: NANI 16 ANOS REAL MASSAMÁ
ResponderEliminarE AGORA QUEREM VOCÊS QUE A UDL O FAÇA.
SÃO TODOS UNS ILUMINADOS.
A equipa maravilha começou a perder.
ResponderEliminarNão conseguiu ser campeã nacional dos Yogurtes e no Torneio que efectuou nem ao Fermentelos ganhou.
Espero agora a reportagem nos jornais da terra a enaltecer o feito.