quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Petizes em Pombal

Pombal será palco, no próximo sábado, do segundo encontro de futebol de rua, competição destinada ao mais novo escalão de formação, petizes, atletas nascidos em 2005 e 2006. Ao contrário do primeiro encontro, esta segunda versão terá um painel competitivo diferente, idêntico à da extinta modalidade, futsala. As equipas jogam cinco encontros de 10 minutos, mas sem fazer qualquer acasalamento. Todavia, como a competição é o que não se pretende, União de Leiria, Dino Clube de Santiago de Litém, Moita do Boi, Ginásio de Alcobaça, Portomosense, Batalha e Mirense vão estar presentes com duas equipas, Associação Desportiva Pedro Roma estará com três, Bolatangente, Guiense, Leirifoot, Amarense, Biblioteca, Maceirinha, Academia da Caranguejeira, Carnide e Ilha estarão apenas com uma equipa, num campo com medidas para futebol de sete. Uma situação que não se entende, dado logo ao lado estar um relvado disponível. De facto, um formato de jogo para o Escalão de Petizes longe do agrado de todos. Encontros demasiado curtos e com um formato de 3x1, que já entrou em 'desuso'. Os Mundiais para estas idades são disputados em formatos de futebol de sete, como sucede no Mundialito do Algarve e os torneios internacionais, no formato de 4x1, com um mínimo de jogo de 15 minutos. Contudo, a Associação de Futebol de Leiria continua a negar a competição a estas idades, achando que os possíveis craques, só devem iniciar este possível sonho a partir dos 14 anos. Quadro de jogos em http://petizes.blogspot.com/

8 comentários:

  1. Nestas idades devem jogar quanto mais miúdos melhor.
    Os menos eveluídos hoje podem ser os melhores daqui a quatro ou cinco anos.
    Deixa as crianças evoluir sem pressão.
    Apoio o modelo seguido pela AFL.

    ResponderEliminar
  2. É pah...
    Mas quem é o assassino que escreveu isto?

    - Será que esse senhor é apologista de um quadro competitivo estilo 1ª Liga, ou Champions League?!...

    - Já estou a ver os treinadores dos Petizes a fazerem a gestão do plantel, tipo Jorge Jesus, Domingos ou Mourinho em equipas destas idades...Se com este modelo (Sem Classificação "Oficial". sim porque mesmo assim há uns inteligentes que fazem classificação para dizer que os filhos ficaram em 1º)os treinadores oferecem aos miudos com menos capacidades, poucos minutos de jogo...Com o quadro competitivo deste senhor, havia putos que nem cheiravam...desistindo passado algum tempo.

    - Para quem lida com o fenómeno desportivo sabe perfeitamente que um miudo menos capacitado aos 6 anos, se for bem treinado e educado, aos 8 já passou à frente de outros miudos melhores...Mas com o quadro competitivo que esse senhor defende ele dificilmente chegaria aos 8 anos a jogar à bola.

    - Querem classificações para quem? para os pais e alguns treinadores sem formação?

    - Os miudos querem é jogar á bola e divertirem-se em grupo.

    - È por causa destes senhores que a maior parte dos miudos que começam a jogar aos 5/6 anos nem sequer chegam aos iniciados, porque apanham assassinos pelo caminho.

    - Só para acabar..Ó Tanque Silva, agora qualquer um já manda para aqui publicações sobre formação. Não achas que devias pedir a alguem formado ou com credênciais?

    Abraços

    Um amante do futebol de formação.

    ResponderEliminar
  3. Nao percebo porque falam logo assim. Esta uma cronica de algume que gosta de futebol, nao percebo porque esse comentario anterior. E cada um pode ter a sua opçao, modelo copetitivo ou nao.

    ResponderEliminar
  4. Para informação do senhor que escreveu o segundo Post, fui duas vezes campeão nacional, em infantis, então 11 contra 11 e outra em juvenis, tenho mais de 20 anos de ligação ao desporto de formação como jornalista credenciado. Agora, o senhor é que parece não entender a distinção entre formar/educar e brincar. Contudo, não deixa de ter razão em grande parte daquilo que diz, mas é como em tudo, uns são bons e marcam a diferença, outros também o querem ser e só atrapalham e outros não ligam nada a isso, ou seja, três modelos para todos os gostos e feitios. Cada um é que se terá de adaptar e respeitar os principios dos outros.

    ResponderEliminar
  5. Mas tu deves respeitar os miúdos e não fazer comentários sobre a qualidade das equipas.

    ResponderEliminar
  6. Mas tu deves respeitar os miúdos e não fazer comentários sobre a qualidade das equipas.

    ResponderEliminar
  7. nestas idades quanto mais os jogadores tocarem na bola, mais remates fazem, mais passes, enmtre outras coisas, portanto o modelo 4 ou 3 jogadores esta correcto para o escaláo pretendido, apoio este modelo, menos quando é no alcatrão

    ResponderEliminar
  8. "...3x1, que já entrou em 'desuso'" n sei onde ouvio esta informação... Estou a ver que é mesmo muito credenciado para postar informação técnica sobre formação desportiva de crianças e jovens. Bem,comentadores são comentadores...

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook