sexta-feira, maio 25, 2007

Entrevista a Gonçalo Moleirinho , o técnico do momento

Gonçalo Moleirinho, técnico do S.C.L.Marrazes, é aos 26 anos o técnico do momento dos distritais, onde conseguiu comandar a sua equipa a um brilhante e surpreendente 3ºlugar. Fomos conversar com ele e ouvir a sua opinião sobre alguns temas da actualidade.
FDL - Gonçalo, o que leva um jovem como tu, com apenas 26 anos, a deixar de jogar futebol e a optar pela via de treinador?

GM - As coisas aconteceram de uma forma natural. Por um lado á cerca de 5 anos que já treinava as camadas jovens e na época passada surgiu a oportunidade de paralelamente trabalhar com os séniores, no apoio ao técnico principal, que era o meu pai. Como nesta época o meu pai não continuou no clube, surgiu o convite para assumir a equipa, com alguma surpresa minha.

FDL - Depois de uma época em que apenas na última jornada o Marrazes garantiu a manutenção, nesta época garantiram um brilhante 3ºlugar. A que se deve?

GM - Se calhar o que se passou na época passada, serviu de alerta, para que nesta época tenhamos iniciado a época mais fortes, e de forma a transformarmos o real valor da equipa em pontos.
Porque não basta ter qualidade e potencial, é preciso ter ambição e encarar cada ponto com a vontade de o conquistar. E depois os próprios resultados foram mostrando que estávamos a trabalhar bem e que era por ali o caminho.

FDL - Apesar de em termos orçamentais ser uma luta desigual, o Marrazes deu bastante luta aos 2 primeiros classificados , U.Serra e Beneditense, e esteve durante largo tempo em 2º lugar. Chegaste a acreditar na subida?

GM - Mentiria se dissesse que não. Com os resultados positivos foi crescendo a nossa ilusão e que a nossa ambição nos podia levar lá. Acreditamos que isso era possível e os próprios jogos entre nós mostraram isso mesmo.

FDL - Aquele jogo em casa com a U.Serra, em que perderam por 1-2 , sofrendo o 2ºgolo aos 94 minutos foi decisivo.Se não tivessem perdido aquele jogo acreditas que poderia ser diferente?

GM - Não sei se seria diferente, mas certamente a nós nos daria um reforço em termos mentais, e por outro lado colocaria alguma pressão na U.Serra, o que os poderia condicionar.

FDL - Paralelamente aos séniores, também treinas os sub-13. Como está a formação do Marrazes?

GM - Penso que se trabalha bem na formação do Marrazes, o que é bem visível, no número de jogadores da equipa sénior que são oriundos das camadas jovens do clube. Mesmo assim , penso que com as novas condições previstas e com uma melhor organização, o clube pode ainda atingir melhores resultados.

FDL - Curioso é o facto, de o Marrazes, não sendo o clube que mais títulos ganha nas camadas jovens nos últimos tempos, continua a ser um dos clubes que mais jogadores coloca nos chamados grandes. A que se deve?

GM - Isso é a grande prova que se está a trabalhar bem no Marrazes. Apesar de não ter muitos títulos e equipas nos nacionais, muitos dos jovens aqui formados acabam por singrar depois em outras equipas. Previligia-se não só os títulos, mas também o jogar bem , é uma cultura que está bastante incutida nos Marrazes.

FDL - Uma das grandes falhas apontadas ás gestões do Marrazes, tem sido a falta de investimento nas infra-estruturas e que se tem reflectido principalmente na formação. Concordas com isso? Acreditas que as novas condições que se avizinham vão mudar a situação?

GM - Muito faz o Marrazes com as condições de que dispõem. Se calhar as entidades competentes já deveriam ter olhado para o Marrazes de outra forma, pelo muito que o Marrazes tem feito pela região, e esse seria um apoio merecido e mais que justificado. E talvez, essas melhorias das condições, possam vir a ser a alavanca que o Marrazes necessita para conseguir ser ainda melhor.

FDL - Concordas com quem diz que é muito redutor, tantas equipas a lutarem para apenas uma subir? Não achas que os campeonatos deveriam ser revistos?

GM - Concordo, Se olharmos para os últimos anos, o que vemos, é que com este modelo, muitas das vezes os campeonatos perdem interesse cedo de mais. Existe competividade, mas muitas das vezes, o que acontece é que um grupo restrito de duas ou três equipas luta pela subida, e todas as outras para não descerem, o que condiciona as equipas a jogarem para o ponto, o que sem dúvida prejudica o espectáculo.

FDL - Foste apontado por muitos como a grande revelação dos treinadores dos distritais. Qual o segredo, para pegares numa equipa que na última temporada só garantiu a manutenção na última jornada e quase sem reforços levaste a equipa a um brilhante 3ºlugar?


GM - Muita da surpresa deve-se a minha idade e ao facto de alguém tão novo liderar a equipa. Mas o meu trabalho reflecte o trabalho de todo o grupo, que percebeu que tínhamos que ter mais ambição. Uma das mudanças mais significativas terá sido essa, a mudança de mentalidade do grupo, que passou a ter mais ambição e mais querer.

FDL - Surpreendeu-te a vitória do Ansião na final da Taça Distrital?


GM - Tenho que considerar uma meia surpresa. A Benedita é uma excelente equipa, muito bem organizada, mas o Ansião também pôs em campo os seus argumentos e conseguiu ser feliz.

FDL - Consideras a U.Serra um justo vencedor da Divisão de Honra?

GM - Penso que a U.Serra acabou por ser a equipa mais regular e os campeonatos ganham-se com regularidade e não em 1 ou 2 jogos. E foi isso que a U.Serra fez, com alguma sorte em alguns jogos e acabou por ser um justo campeão.

FDL - Para o ano prevê-se uma divisão de honra fortíssima, com a descida de algumas equipas históricas dos nacionais. Também pensas assim?

GM - Sim , certamente teremos um campeonato muito competitivo. O facto de ter descido mais uma equipa da 3ª Nacional, vai levar certamente a uma melhoria da qualidade e do nível do campeonato. Assim o espero.

FDL - E para o ano , vamos continuar a ter o Gonçalo Moleirinho a comandar a equipa do Marrazes?

GM - Ainda não está nada definido.


29 comentários:

  1. mas afinal esta gajo ganhou o quê até hoje?Campeºao distrital não sabe o que é isso!Subida de divisão idem!Vencedor da taça idem!O que dirão os treinadores CAMPEÕES DISTRITAIS AO LONGO DESTES ANOS!!!

    ResponderEliminar
  2. antf não sejas Invejoso...
    Parabens gonçalo...

    ResponderEliminar
  3. queira te ver a ti antf a treinar uma equipa da distrital com 26 anos .. e no 1º ano ficar em 3º com uma equipa que andou na epoca passada a lutar ate a ultima jornada para nao descer .

    ResponderEliminar
  4. Ser treinador em clubes onde se diz: "quero este jogador e este e este" e eles vêm, com prémios de assinatura e empregos garantidos, os tais clubes que são campeões distritais ao longo dos anos é muito fácil. Agora pegar numa equipa com fracos recursos humanos, com limitações várias e metê-la a jogar com classe, isso sim é lixado!

    ResponderEliminar
  5. "técnico do momento"???!! O terceiro lugar deve-se exclusivamente às ajudas da equipa de arbitragem devidamente acompanhadas pelo seu capitão de equipa... Para quê bater sempre na mm tecla? O Marrazes ficou em terceiro devido a este factor e ao seu centr-campista, pk de resto a equipa n vale nada... São tds uns fraquinhos, mas com estes dois factores... Principalmente o primeiro

    ResponderEliminar
  6. É pena que nao se saiba reconhecer o mérito a quem o tem . O Gonçalo fez de facto uma excelentre época, tal como o Francisco Mota, mas com muito menos recursoso. Estao ambos de Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  7. O anonimo das 11h11 coitado...Levou chocolate e ficou com azia...Não sabes do que falas, Bronco!

    ResponderEliminar
  8. Epah estas merdas a mim irritam-me... Quem és tu (anonimo das 11:11) pra dizer ke são frakitos e só foi devido aos arbitros, deves ser uma estrela do caralho.. Sempre será bom haver cromos como tu, são pessoas como tu k dão mais força a clubes como o MARRAZES..
    Fica na tua, agora chamares fracos e etc a uma ekipa ke fez a epoca ke fez só mm vindo de um HIPOCRITA...
    Ganha juizo..
    Força Marrazes e gonçalo para bens pla vitoria dos sub-13...

    ResponderEliminar
  9. Tás mm a ver que o anonimo da 11h11 levou na boca e ficou com muita azia...tasse bem pró ano levas mais...

    ResponderEliminar
  10. o antf deve ser um ganda mister...ó anonimo das 9:39, disses-te td...

    ResponderEliminar
  11. para o anff e para o anonimo das 11.11!!!!não vos conheço , mas conheço bem o Gonçalo; e tenho a sei q como ele deve haver muito poucos pela nossa região! voçes ao pe dele valem zero,pois ele era imcapaz de falar assim de alguem q tenha feito o qele fez nesta epoca, ele o primeiro a dizer q o mérito não e so dele mas sim de todo o plantel!!! parabens ao gonçalo e ao pessoal do marrazes!!!!

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida grande época do Marrazes sob o comando do Gonçalo. Com 26 anos é obra , nem o Mourinho!!!

    ResponderEliminar
  13. Eu fiz o Curso de Treinador - II Nível com o Gonçalo Moleirinho e posso garantir-vos que não me espanta o seu sucesso.

    Ainda não ganhou nada e pode até nem vir a ganhar mas é um Treinador com qualidade. Acima de tudo entende muito bem o jogo.

    Parabéns Gonçalo!

    ResponderEliminar
  14. ORA BEM.

    PARABENS GONÇALO.

    só não percebo porque é que no meio desta conversa toda sobre os marrazes vem à baila, sem ninguem lhes perguntar nada, se a serra paga ou nao paga, etc.

    comam o vosso queijinho e larguem a serra de vez. nao têm dinheiro não paguem mas não chateiem os outros e não se desculpem com lutas desiguais.

    quanto a formação dos marrazes só tenho a apontar que o jogo que vi contra o grap nos pousos só faltava darem um cigarro a cada miudo (fut7 não sei bem o escalão), mas os miudos mesmo sem cigarros fumaram bastante do maço que os 2 treinadores fumaram durante o jogo. tanto estilo e nenhuma condição o treinador que lá vi.

    ISTO É BOA FORMAÇÃO.
    SÓ SE FOR NO BRONX

    É UMA VERGONHA !!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Cromo nem te vou comentar...

    ResponderEliminar
  16. Para o anónimo, do dia 27 de Maio, às 11:30, que fala num jogo de futebol de 7, entre Grap e Marrazes, tenho a dizer que o treinador do Marrazes, é o futuro do futebol distrital. Pena é, que com as qualidades que ele tem, noutras áreas (como o jornalismo desportivo), provavelmente não fique por muito tempo no futebol. O fumar ou não fumar, não tem influência nenhuma. O que tem influência e é altamente positivo é a maneira de ser dele (um amigo para a vida) e todo o desenvolvimento social que promove nos miúdos. Nestas idades, as qualidades futebolísticas, pouco contam. Talvez seja mais importante, por exemplo, constatar que os miúdos são educados, simpáticos, e nem uma asneira dizem em campo. Por isso os pais dos garotos dizem tão bem do treinador principal. "O tal que fuma", mas que não há muitos como ele, para liderar miúdos! PARABÉNS ao escalão de ESCOLAS "A" dos MARRAZES, e aos seus treinadores, em especial, ao principal!

    ResponderEliminar
  17. por acaso ganhei as duas vezes que joguei contra voçes palhacitos... ja chega?

    anonimo das 11.11

    ResponderEliminar
  18. coitado, ninguem ganhou duas vezes ao Marrazes esta época...Cromo, deves ser um grande cepo a jogar...

    ResponderEliminar
  19. Grande técnico , grande futuro... Parabéns ao Gonçalo e ao blog por esta entrevista!!!

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. n ganhou????
    és uma grande vedeta...
    ganhei para a taça e um jogo para o campeonato...
    coitado...

    ResponderEliminar
  22. como é de leiria vamos gabar este menino que ainda tem as fralditas e nem daqui a vinte anos vai ser campeão distrtal de seniores!Vai uma apostinha....

    ResponderEliminar
  23. Impossível...Meu caro cromo. O marrazes foi eliminado na taça pela Benedita, a qual perdeu os 2 jogos para o campeonato co Marrazes! Já agora dizias o teu clube, ou tens vergonha de o representar, se é que jogas lá...cromo

    ResponderEliminar
  24. Resposta ao anonimo das 9:18... Ainda vais ficar de boca aberta mt mais cedo do ke imaginas...

    Ps tanta inveja junta meu deus...

    ResponderEliminar
  25. é só cromos!!!! gonçalo não ligues a isto! parabens ao gonçalo e ao marrazes!!

    ResponderEliminar
  26. tem calma gonçalito,ainda tens que comer umas gemadas para chegares aos calcanhares dos campeões!Gabaram-te mt cedo sem mostrares nada!Um abraço do teu amigo fontes!

    ResponderEliminar
  27. tb concordo,querem dar protagonismo a gajos que ainda agoram tiraram as fralditas!Como jogador foi zero,zero e treinador ja ganhou,zero,zero!esta entrevista a tentar ganhar protagonismo barato só pode ser a pensar que as gentes do futebol são parvas!

    ResponderEliminar
  28. Paulo Antunes acho qcurioso que te tenhas identificado. É que nao conheço esse nome, e tu o que é que ja fizeste no futebol? NADA , pelo menos ninguem te conhece , FORÇA GONÇALO

    ResponderEliminar
  29. Ouvi dizer que o Marrazes mandou embora o Moleirinho e foi buscar o Felício ao Boavista. Será?

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook