28.ª Jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão-Série Sul
Árbitro - João Cova
Praia da Vieira 1 - Atouguiense 0
Praia Vieira: Gil, Cacau, Márcio, Mauro, Nuno, Alexandre (Telmo aos 90m), Vando (Portugal aos 70m), Rogério (Lavos aos 93m), Tiago, Telmo, Nuno
Suplentes não utilizados: Jorge, Mário, Filipe, Luis
Treinador: Bruno Ramusga
G.D. Atouguiense: Sérgio, Xaxo (Sousa aos 74m), Ganhão, João, Michael (Tiago aos 50m), Super, Constantino (c), Mata, Vando, Kafanfa, Celso
Suplentes não utilizados: Augusto, Luís, João Nuno
Treinador: Ricardo Silva
Delegado: Cajú
Massagista: Agostinho
Disciplina: cartão amarelo a Xaxo e Márcio. Cartão vermelho a Cacau e João
Marcador: Rogério aos 50 m
Ao intervalo: 0 – 0
Havia a previsão de se assistir a um bom jogo entre duas equipas que gostam de jogar futebol e em causa estava o 4.º lugar da classificação com Atouguiense e Praia da Vieira separados apenas por um ponto com vantagem para a equipa do concelho de Peniche.
Inicio de jogo algo equilibrado com as duas equipas a quererem jogar para a vitória, mas aos poucos a equipa da Praia foi ganhando algum ascendente na partida, passando inclusive a ter mais tempo de posse de bola e a rondar mais vezes a área de Sérgio criando por vezes algum perigo para as suas redes, chegando por uma vez a acertar com a bola na base do poste após a cobrança de um livre directo por Rogério. O Atouguiense por seu turno só a espaços conseguia chegar à área de Gil, mas nas vezes que lá chegou também criava perigo para defensiva da casa.
As duas equipas iam alternando o seu jogo com futebol rápido e apoiado com lançamentos nas costas das defensivas adversárias, mas também aqui quase sempre as defesas levavam a melhor sobre os avançados. Apesar de não estar a ser um grande jogo, era um jogo agradável de se seguir até porque na entrega ao jogo de ambas as equipas, os jogadores eram inexcedíveis.
A segunda parte começa como acabou a primeira, com os ataques alternados pelas duas equipas até que aos 50 minutos Rogério decide a partida. Após um mau lançamento na linha lateral por parte do Atouguiense, a bola é recuperada por um jogador da Praia que isola Rogério e á saída de Sérgio só teve que escolher o lado para facturar.
Tentou reagir ao golo o Atouguiense mas por vezes com a pressa de chegar ao golo precipitavam-se os jogadores e passava o perigo para Gil. Aos poucos começou-se a jogar mais com o coração do que com a cabeça, uns a tentar restabelecer a igualdade e outros a tentar mantê-la ou aumentá-la. Prova disso é a agressão de Cacau a Vando com uma cabeçada no peito deste após uma disputa de bola mais intensa, da qual Vando joga duro mas limpo e Cacau não gostou e respondeu à cabeçada.
A jogar contra 10 jogadores apostou tudo no ataque a equipa do Atouguiense mas era pouco consequente na forma como atacava e só num lance esteve pertíssimo de empatar mas Gil faz uma defesa extraordinária e evita o golo do empate após um remate de Vando, que com mais calma não costuma falhar.
Tempo ainda para uma segunda expulsão, João após uma falta mais dura que cometeu respondeu a um empurrão de um adversário com uma chapada na mão deste e foi expulso também.
Nesta altura a Praia só jogava em contra ataque, porque o Atouguiense jogou tudo no ataque e só defendia com dois homens, mas quando conseguia chegar á baliza de Sérgio causava grande perigo e dispôs de uma oportunidade de ouro para matar o jogo por Rogério mas Sérgio levou a melhor e evitou o segundo para a equipa da casa. O discernimento e pernas começaram a faltar para atacar a baliza da Praia com clarividência e o jogo chega ao fim com a vitória da equipa da Praia da Vieira.
Destaque ainda para uma violenta agressão de Mauro sobre Vando, a entrar de pé alto sobre o peito deste com a conivência do Sr. João Cova que nem falta assinala.
Apesar de tudo acaba por se aceitar a vitória da equipa da Praia sobre o Atouguiense pois foi aquela que melhor partido soube tirar de um erro da equipa adversária.
Quanto ao trabalho da equipa chefiada por João Cova pode-se dizer que foi uma arbitragem inteligente, porque apesar de não ter tido influência directa no resultado acaba por permitir, em especial no segundo tempo, o muito anti-jogo no sentido de queimar tempo por parte da equipa da Praia da Vieira.
Por Luis Sousa (Xuxa)
Estou de acordo, com quase tudo q foi escrito nésta cronica, lamento pelo Cacau, Mauro e Marcio e só espero q o Vando tenha levado a mesma reprimenda, q estes levaram, no balneario, visto ter sido ele a incendiar ojogo, entrada violenta sobre o Marcio e constantes provocações aos adversários, devia rever comportamento q é muito bom jogador. Quanto ao senhor João Cova de inteligencia não têm nada, mas isso já todos sabemos ou deveriamos saber.
ResponderEliminarafinal a violência voltou à praia...
ResponderEliminarN amigo n voltou, e pra confirmar isso foi o ambiente k se viveu entre o pessoal da atoguia e da Praia no final do jogo, inclusive qd fomos beber umas minis.
ResponderEliminarTenho a certeza foi um caso isolado.
Abraços
Telmo 13 , penso que és o treinador da Praia. Quando puderes envia-me o teu mail para futeboldistritaldeleiria@hotmail.com , pois ás vezes necessito de falar com os técnicos e ainda nao tinha o teu contacto. Boa sorte para o jogo de domingo, no meu Amor, em princípio vou estar por lá e podemos beber uma minisinha . Abraço
ResponderEliminarNada de violência, são situações de jogo que por vezes podem ser evitadas. Mas no final lá estávamos todos no Bar da Liga em amena cavaqueira com minis e médias, só faltou o belo do tremoço.
ResponderEliminarQuanto ao Vando ele não faz aquilo por maldade até porque no lance da expulsão do Cacau ele corta a bola sem falta. Concordo que entrou rijo mas limpo à medida que gritava para o Cacau que ia com a bola controlada "Já estás!"
O Mauro pode ser muito bom jogador, o que não duvido, mas dá umas porradas fora do normal. Devia procurar uma alternativa ao futebol.
Há outra coisa que já me esquecia, como a Maceirinha só vós aí na Praia têm vistas muito agradáveis. Só por causa disso eu que já pensava pendurar as minhas chuteiras no espelho retrovisor do carro, vou voltar a jogar mais um ano para ir aí.
Abraço a todos.
Tanque o Telmo nao é treinador da praia, mas sim irmao dele.Ó anonimo nao mistures uma quesilia normal entre jogadores, dentro de campo com um magnifico trabalho q tem vindo a ser feito á 2 anos.Tanque o Mister Bruno Ramusga nao tem net nem mail, se ele me autorizar mandarte ei o meu, abraços.
ResponderEliminarXuxa como todos serás sempre bem vindo.
ResponderEliminarBom resto de campeonato,pra vós!
Amigo tanque silva como já foi dito sou irmão do Mister Ramusga,no Domingo lá nos encontraremos e trocamos contactos.
Fikem bem
Abraços
esse teu amigo vando tem é k se acalmar e nao provocar as pessoas nem os jogadores porque foi o que ele andou a fazer o jogo todo....se ele se tivisse portado como um homem dentro de campo jogar o k sabe e naso sim provocar as pessoas.... mas pronto ja passou... abraços ao pessoal da atougia
ResponderEliminar