terça-feira, abril 16, 2013

Seniores : UD Leiria vence na Ortigosa e sobe à Divisão de Honra

A União de Leiria precisava apenas do empate para subir de divisão, mas triunfo por 2-1 dissipou quaisquer dúvidas. Santo Amaro lutou até ao final e esteve perto de surpreender.
.
Parque de Jogos da Ortigosa
Assistência: 1.000 espectadores.
Árbitro: Luís Pinto, assistido por Gonçalo Nunes e João Pedrosa.

.

GD Santo Amaro 1
Treinador: Sandro Ferreira.
Ricardo; João André, André Roleiro, Diogo Domingues, Ricardo Lourenço, André Franco, Pragosa (Pedro Dinis, 74m), Cláudio, Gabriel, Rui Sobreira (João Gil, 83m) e Jorge (Vítor Brás, 72m).
Suplentes: Xandão, Carlos Brás e Mauro.
.
União de Leiria 2
Treinador: Luís Bilro.
Vitor Maranhão; Rui Bento (Danny, 61m), Mário Wilson, Edgar Fernandes, Rafa (Giovani, 72m), Fábio Santiago, Jefferson, Leandro (Henrique Piló, 84m), Bruno Novo, Dário Marquês e Edgar Grincho.
Suplentes: Carlos, Tiago Gonçalves, Yago e Nicolas.

.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 por André Franco (62m); 1-1 por Diogo Domingues (79m, auto-golo); 1-2 por Giovani (90+2m, g.p.).
Acção Disciplinar: Cartão amarelo a Ricardo (15m), Diogo Domingues (22m), Ricardo Lourenço (45 e 68m), Pragosa (45+2m), Edgar Grincho (76m). Cartão vermelho a Ricardo Lourenço por acumulação e vermelho directo a André Roleiro (90+2m) e Cláudio (90+3m).
.
Missão cumprida. A União de Leiria vai disputar a Divisão de Honra Distrital na próxima época depois de vencer, na Ortigosa, o Santo Amaro por 2-1 quando ainda faltam disputar duas jornadas para o final do campeonato.
Depois de uma época de estreia ao mais alto nível, repleta de vitórias, os leirienses precisavam apenas de um empate para garantir o objectivo principal da subida, mas do outro lado esteve uma equipa que não quis entrar na festa, dificultando em muito a missão unionista.
Foi mesmo a formação do Santo Amaro a criar a primeira situação de perigo num livre para a área de André Franco, com Maranhão a ficar surpreendido com a trajectória da bola e a defender para a barra da sua baliza.
Com a União de Leiria a apresentar um futebol algo atabalhoado e a errar muitos passes, fruto talvez das menores dimensões do campo, os leirienses sentiram muitas dificuldades para penetrar na defesa da casa. Contudo, numa jogada de Dário Marquês pela esquerda, o extremo foi carregado em falta dentro da área pelo guarda-redes Ricardo com o árbitro a apontar para o castigo máximo. Na marcação do penalti, Bruno Novo atirou ao lado.
Este lance afectou psicologicamente a União de Leiria que passou a sentir muitas dificuldades em pegar no jogo contra um Santo Amaro bastante agressivo e sempre à espreita do contra-ataque, com a defesa leiriense a ter que se mostrar sempre muito atenta.
Até ao intervalo, apenas um lance de perigo para a U. Leiria, com Dário Marquês a fazer o chapéu a Ricardo, mas um defesa do Santo Amaro conseguiu cortar perto da linha de golo.
O nulo ao intervalo aceitava-se por completo já que os leirienses, apesar do maior domínio de jogo, não conseguiram apresentar um futebol de qualidade contra um Santo Amaro abnegado.
.

 Segunda parte de golos e polémica


.
 O segundo tempo começou com uma União de Leiria mais pressionante e a colocar maior velocidade nas suas movimentações. Assim, aos 50 minutos, Dário Marquês, sempre ele, cruzou da esquerda para o cabeceamento de Edgar Grincho que Ricardo tirou em cima da linha de golo, ficando a dúvida se a bola terá entrado ou não. Na recarga, Bruno Novo rematou a rasar o poste.
Dez minutos depois, Bruno Novo voltou a tentar a sua meia distância, mas o remate saiu ao lado. Contra a corrente do jogo, o Santo Amaro chegou ao golo (62 minutos). Livre frontal apontado por André Franco com a bola a parar no fundo da baliza de Maranhão.
Com este resultado, o desânimo dos muitos adeptos unionistas presentes foi mais que evidente, mas Luís Bilro apostou tudo no ataque, com a missão do Santo Amaro a ficar ainda mais complicada com a expulsão de Ricardo Lourenço. Quem aproveitou foi Dário Marquês que tirou um adversário da frente e cruzou para a área onde apareceu Diogo Domingues a cortar para a própria baliza (1-1).
A partir daqui, a U. Leiria fez de tudo para chegar à vantagem com Edgar Grincho, Piló e Danny a falharem na finalização. Já no período de descontos, Giovani, à entrada da área, rematou à barra e, na recarga, Henrique Piló tentou o golo, mas foi empurrado pelas costas com o árbitro a assinalar nova grande penalidade. Como consequência, André Roleiro foi expulso. Na marcação do penalti, Giovani atirou colocado e consumou a reviravolta.
Vitória justa da U. Leiria já que foi a equipa que mais procurou o golo, apesar de não ter rubricado uma boa exibição, contra um Santo Amaro que soube defender bem, com espírito de entreajuda, tendo caído de cabeça erguida. Sinal mais para a exibição de Dário Marquês, o melhor em campo, e para o clima de festa vivido na Ortigosa.
Trabalho complicado para Luís Pinto. Cometeu alguns erros durante o jogo, mas nos lances capitais esteve bem. Contudo, errou ao expulsar André Roleiro na segunda grande penalidade do jogo, já que Henrique Piló não estava em situação eminente de golo.


 Texto: José Roque (Diário de Leiria)
Foto: António Gomes

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook