terça-feira, fevereiro 19, 2008

O Futebol Jovem no distrito de Leiria

Como adepto do futebol e, acima de tudo como treinador de futebol desde da época 1998/1999 sinto uma grande mágoa e tristeza o estado do futebol jovem no distrito de Leiria devido a vários factores, como por exemplo as nomeações dos árbitros e a falta deles, as convocatórias para as selecções distritais do futebol 11, futebol 7 e futsal, o preço exorbitante necessária para as inscrições dos jogadores, os seguros desportivos.
Mais uma vez vou alertar para a incoerência das nomeações dos árbitros e no sábado passado, 16 de Fevereiro, em 12 jogos do campeonato da Honra, nos escalões de juvenis e juniores, houve nomeação das equipas de arbitragem para todos os jogos, enquanto, na primeira distrital dos escalões referidos em 11 jogos de juniores não houve nomeação em 8 jogos, isto é, 72,7% foram jogos sem árbitros nomeados pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Leira ( AFL), e nos juvenis em 13 jogos, também, não existiu nomeação em 6 jogos ficando-se pelo 46%, mais uma vez, o parente pobre do futebol jovem é a 1ª distrital, deste modo, pergunto terão culpa os jovens que jogam na 1ª distrital, passarem por esta situação com mais de 50 % jogos sem nomeação de árbitros, serão eles diferentes dos jovens que participam nos campeonatos da honra que tem uma elevada percentagem com nomeações de árbitros, então são os clube da 1ª distrital que pagam menos pelas inscrições dos atletas, mas como sabemos, que a taxa das inscrições só varia se for transferência ou pelo escalão, isto é, um Infantil (nascido em 1996 ou 1995) o clube paga por esse atleta, como 1ª inscrição ou revalidação, 7,40 euros, mas se for uma transferência, isto é, o jogador muda de clube, o preço sobe para 42,40 euros, mas um júnior ( nascido em 1990 ou 1989), o preço da 1ª inscrição ou revalidação é de 48,60 euros e de transferência é de 83,60 euros, isto é, os preço só varia de escalão para escalão e não da 1ª distrital para os campeonatos da honra, deste modo, é urgente, o Conselho de Arbitragem da AFL, trate todos os clube com justiça e seriedade sejam eles mais pobre ou mais ricos, com mais poder ou menos poder na AFL. Todos os agentes do futebol tem conhecimento da falta de árbitros no distrito, mas é muito estranho realizar-se cursos de Árbitro em Outubro com os campeonatos já a decorrer, não seria mais correcto o curso iniciado em Ansião ter sido realizado em Junho, Julho ou Agosto para preparar a época desportiva corrente.
A selecção distrital de Sub-14 está de parabéns pela vitória no Torneio da Ericeira no fim de semana do Carnaval, mas a forma da realização das convocatórias é muito estranha, porque, os treinadores e o coordenador Técnico da AFL, Prof. Rui Bandeira, limitam-se a telefonar para os treinadores das equipas a pedirem informações sobre os jogadores se tem qualidade ou não e são estes, que indicam os jogadores para as convocatórias dos treinos, e só nos treinos das selecções é que os treinadores das selecções e o Coordenador Técnico observam os atletas, não quero dizer que estas pessoas não assistem alguns jogos, mas há clubes em que os treinadores das selecções nunca foram vistos, especialmente, o Prof. Rui Bandeira, nos últimos seis anos e com uma média de 50 jogos federados por época em que sou interveniente directo no jogo, nunca presenciei esse senhor nos campos de futebol, um Coordenador não deve falar com os treinadores, perceber as dificuldades dos mesmo, perceber quais são as metodologias de treinos utilizadas, observar os treinos nos clubes?
Voltando aos preços exorbitantes das inscrições referenciadas não inclui os exames médicos obrigatórios e, como, os médicos de família recusam-se a passar os exames variam entre os 12,5 euros e os 25 euros e quando um atleta tem uma lesão e é necessário realizar uma participação ao seguro desportivo, o clube tem de pagar por cada participação 40 euros e, muitas vezes, o médico prescreve sessões de fisioterapia e a seguradora emite um oficio a informar que não é necessário, deste modo, teremos de fazer a seguinte a pergunta, para que serve o médico? Assim, um jovem com 11 anos queira jogar futebol custa à volta de 25 euros por ano só para AFL, mas se tiver o azar se lesionar com gravidade e o seguro ter de ser accionado, custa 65 euros, na moeda antiga 13 contos, não será dinheiro de mais para um jovem atleta praticar futebol, não terá razão o Secretário do Desporto, o Dr, Laurentino Dias, que as Associações Distritais são uma ditadura e exigem muito dinheiro aos clubes, quando estes possuem parcos subsídios autárquicos em não é suficiente para pagar a luz, quanto mais as inscrições de uma época desportiva.
Em suma, o Presidente da AFL, o Sr. Júlio Vieira, tem só uma alternativa mudar a mentalidade instalada no seio da nossa Associação, pedir mais rigor, igualdade e justiça nas nomeações dos árbitros, nas convocatória dos atletas para as selecções, modificar o seguro desportivo, porque se não conseguir só tem uma alternativa demitir-se e dar a lugar a pessoas que melhorem o futebol no distrito de Leiria, porque a vitória da Selecção de Sub-14 em Futebol 11 no Torneio da Ericeira e o brilhante 2º lugar da Selecção de Futsal em Sub-19, também, na Ericeira são momentos isolados da panorâmica do futebol jovem distrital de Leiria.
Por Nuno Coito

22 comentários:

  1. Sim senhor grande Noticia são estes pontos que devem ser vistos e como jogador tou totalmente de acordo acho que tudo o que aqui está merece realmente uma observação de todos os jogadores,directores,treinadores,arbritos directores etc...

    Senhor Nuno Coito tem toda a razão no que aqui escreveu pena tenho que não se deve alterar nada...

    Um grande abraço...

    ResponderEliminar
  2. Já agora pergunto? O que é que o prof. Rui Bandeira já fez pelo futebol distrital? Nada.
    È verdade que não vê jogos para convocar os atletas para as selecções, é verdade que telefona aos treinadores em alguns casos tem ignorado os treinadores e fala com os directores para estes indicarem jogadores para as selecções. É verdade que é bem pago para dar cursos de treinadores na disciplina capacidades mortoras, a maior parte das vezes não sabe responder ás questões que lhe são colocadas, é verdade que lhe dá muito jeito haver estágios das selecções porque recebe umas boas ajudas de custo, é verdade que não tem categoria, curriculun nem capacidade para cordenar coisa nenhuma, mas continua ano após ano a fazer parte da AFL que lhe paga bem para fazer um trabalho que não faz nem sabe fazer. A quem interessa esta situação? O sr Júlio Vieira que responda. Quando um treinador não tem resuiltados é despedido, em que lugar ficam normalmente as selecções distritais? Qual o motivo que o Prof. Rui Bandeira continua tranquilamente a não fazer nada e a sugar o dinheiro que tanto custa a arranjar aos clubes. Já agora porque razão árbitros conterraneos do Sr. Júlio Vieira que ultrapassaram á muito a idade continuam tranquilamente a apitar e a prejudicar alguns clubes (ditos pequenos) Domingo a Domingo. A quem interessa tudo isto? Não é aos clubes nem trás nada de bom ao futebol.

    Treinador de futebol

    ResponderEliminar
  3. vou dizer uma coisinha
    parabens !!!! pela coragem mas ainda assim nada se movera mesmo com este assunto a vir a tona da agua infelizmente para este futebol distrital que em termos de jovens parece uma guerra!!

    ResponderEliminar
  4. Alias só falam com alguns treinadores e directores de alguns clubes(mais vizinhos deles). Porque ás vezes convocam os jogadores em virtude das convocatorias passadas, onde alguns jogadores já nem estão a jogar ou estão lesionados...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela coragem e pelo acerto do post. Em bom rigor, a AFL deveria restituir parte das taxas pagas pelos clubes, devido à ausência de equipas de arbitragem. Como não sei, pergunto: existem campanhas para angariação e formação de novos arbitros?
    Em segundo lugar - e disto tenha a certeza - acho vergonhoso o procedimento adoptado pelas seguradoras no âmbito das lesões desportivas. Existe total desconsideração pelo atleta lesionado que se vê largado ao abandono. Não se fazem exames, nem operaçoes e, só muito de vez em quando, se manda o jogador fazer fisioterapia...

    ResponderEliminar
  6. há campanhas sim senhor para adquirir novos árbitros, basta para isso estar atento ao site da afl... em relação ao registo de opinião, trabalhem mais e n falem tanto, porque sabem bem que sem dinheiro não se faz nada e o que é certo e que os clubes têm conseguído pagar tudo. não podem ter luxos, mas meu amigo, se os querem terão que arranjar formas alternativas de ganhar dinheiro, porque mesmo assim ainda se ouve falar em clubes que arranjam uns milhares para pagar ordenados a jogadores seniores, treinadores, ect.... mesmo sendo os presidentes a tirar do próprio bolso para esses pagamentos, trata-se de mecenato ou patrocínio por isso não tenho pena nenhuma de ninguém. Ninguem vem aqui falar do pouco dinheiro que os árbitros recebem, pois esses são as bestas e para eles só merda, bastalhes passar o fim de semana todo fora a levar com maltinha, por vezes, bem croma por sinal... tenho dito Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Este deve ser dos que mamam á custa dos clubes

    ResponderEliminar
  8. Não conhecendo o senhor Nuno Coito devo dizer k a matéria aqui apresentada é uma realidade do futebol distrital AFL ganha muito dinheiro e apresenta pouco trabalho.Eu sei de casos de jogadores k representaram a selecção sub-21 de leiria e ainda NÃO FORAM PAGAS AS AJUDAS DE CUSTO como por exemplo de pessoas k tiraram o curso de treinador nível 1 e passado mais de um ano não receberam o diploma depois de já ligarem para a associação a pedirem o envio desse,em relação às convocatórias deve de ser mesmo verdade pois são convocados na maioria jogadores do U.Leiria e os custos de inscrições são elevados e os seguros uma vergonha pois infelismente já provei a amargura dos seguros do futebol amador

    ResponderEliminar
  9. As selecções são uma vergonha pk fazem sempre o mesmo desde os infantis até ao juniores são convocados sempre os mesmos...Lembro me de um caso em que o jogador tinha abandonado o futebol e mesmo assim foi convocado para a selecção..Outro caso foi varios jogadores não poderem ir a selecção pk antes da ultima convocatoria alguem da AFl ligava para os clubes a perguntar se dispensava os jogadores como o clube recusava a AFL simplesmente ia convocar outros sendo mt inferiores aos que não poderiam ir...Ainda este ano aconteceu com a selecção de sub 21 jogadores que não foram aos treinos e continuaram na convocatória e acabaram por ir representar a selecção no torneio só pk esses jogadores sempre foram a selecção desde mt novos....

    Existe jogadores de qualidade no distrito apenas não são projectados pk as selecções afl não querem só levam quem lhes interessa e não quem tem realmente valor apenas digo isso pk sempre olhei para as selecções como forma de poder ser observados da melhor maneira...

    Mais uma vez Mts parabéns por este post...

    Abraço a todos...

    ResponderEliminar
  10. e para maior cumulo a afl quer obrigar os clubes a enviar pessoas para os cursos de arbitros ou então começam a pagar multas todos os fim de semanas.

    ResponderEliminar
  11. Realmente, é este o panorama do Futebol neste Distrito. O post e estes comentários são complementares com a pobreza existente. Em relação ao Prof. Bandeira, na minha opinião, é o melhor "mister páraquedista" do Distrito. É só falar em promoção, dinheiro, protagonismo, e lá está ele. Fala bem, mas não (nos) encanta

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que este assunto foi trazido à discussão.
    Convocatórias das selecções jovens:
    è urgente que os clubes façam ouvir a sua voz no sentido dos métodos utilizados sejam ràpidamente alterados, não faz o minimo sentido que não exista um departamento na AF Leiria que tenha como principal objectivo presenciar pelo menos um jogo de todas as equipas filiadas no respectivo escalão em que seja necessária formar uma selecção distrital. Não é correcto elaborar convocatórias, seguindo o critério actual que é baseado num simples telefonema para os técnicos de algumas equipas e está feita a convocatória, é preciso ir ao terreno, é preciso "gastar" algum tempo para se elaborar convocatórias minimamente credíveis.
    Não sei se éverdade mas contaram-me que à uns anos atrás um colaborador das selecções distritais, simultãneamente técnico da UD Leiria terá convocado
    para os treinos da Selecção Distrital subb-13 (?), que é FUTEBOL 7, 9 jogadores do Leiria, imaginem que até dois suplentes convocou.
    O Prof. Rui Bandeira será a pessoa com perfil para o lugar? Já o viram a assistir a alguns jogos do vosso clube? Ou vai sempre ao mesmo campo?
    EXAMES MÉDICOS - Quando é que a AF Leiria consegue fazer regressar a Leiria o Centro de Medicina?
    CUSTO DAS INSCRIÇÕES: Quando é que os clubes a nivel nacional se organizam e exigem que as mesmas deixem de ter o custo exorbitante que é praticado actualmente?

    FALTA DE EQUIPAS DE ARBITRAGEM:
    Este é um assunto melindroso sem dúvida, mas já alguém se questionou
    verdadeiramente para saber os motivos reais que originam tanta escassez de árbitros.
    Não é uma vergonha e uma violência a AF Leiria estar a ameaçar com multas os clubes que não indiquem jovens para frequentarem cursos de árbitros?
    Não será esta situação o espelho da inércia e incopetência da actual direcção da AF Leiria?
    Existem poucos árbitros, meus amigos porque ao longo dos últimos anos foram praticadas pelo Conselho de Arbitragem da AF Leiria muitas injustiças, à anos que prevalece o compadrio, a popular "cunha", em que se promoviam os árbitros de menor qualidade em deterimento daqueles que semana após semana mostravam ser os mais capazes e então claro, quando no final da época saám as tabelas classificativas e se verificava que os melhores eram relegados para lugares fora das hipóteses de subida batiam com a porta e por lá iam ficando os incompetentes. Retirando a muito honrosa excepção Olegário Benqurença que outros árbitros de nível temos? Pouco menos que ZZZZZEEERRRROOOOO.

    Amigos dirigentes organizem-se e impeçam que tudo continue como até aqui.

    ResponderEliminar
  13. Houve aí um comentário a dizer que não haviaa dinheiro! Talvez.... Mas no site da AFL, tão-se lá a gabar de 10.000 inscrições no futebol jovem... E o guito das inscrições???? deveria servir para ajudar a arranjar àrbitros para compensar o aumento de número de equipas???? Pensem nisso, antes de mandar bitaytes ....

    ResponderEliminar
  14. Quem quiser assistir ao nivel (baixissimo) da AFL é so assistir ao curso de II nivel de Treinadores de Futebol no qual eu estou inscrito....!!!! sim, tou inscrito porque tenho interesse em ter o certificado e tenho de frequentar as aulas....sempre se aprende a fazer o que não é correcto!!!! BANHO DE EMERSÃO OU MELHOS DE GELO????

    Sr. Rui Banceira, já sabe a diferença entre alongamento e flexibilidade??? Que vergonha.... IV nivel não sei como....

    ResponderEliminar
  15. Caros amigos, sou arbitro da associaçao futbol de coimbra e aqui passa-se o mesmo problema, estao a começar a haver jogos sem arbitros e fazem-se cursos com apenas 2 inscriçoes...temo k o futebol distrital esta a caminhar po fim...
    quanto ás inscriçoes e preços demasiado elevados pos bolsos dos clubes, concordo plenamente mas as associaçoes praticam os preços ordenados pela fpf...

    abraços e parabens pelo post.

    ResponderEliminar
  16. Esse Rui bandeira é mais um a rapar do tacho que é a A.F.L, ele deve é ter um padrinho muito grande dentro da A.F.L.

    Já tive num curso de treinadores em que ele era um dos " professores " e o seu nível era abaixo de zero, conseguia ser pior que o Velhinha.

    ResponderEliminar
  17. deixem-me dizer que muitos pensam que o sr. Rui Bandeira está a rapar tacho da AF Leiria, mas a verdade é que ele está a ser remunerado pela F.P.F., sendo cordenador tecnico na AFL...

    ResponderEliminar
  18. apenas direi, só fala e escreve assim quem por qualquer preço quer ser lido ou ouvido, MAnuel Sérgio Diz: Quem só teoriza, não sabe. Quem só pratica, repete. O saber nasce da conjugação da teoria e da prática.

    ResponderEliminar
  19. BOMM POST , caro nuno coito, so espero ke nos proximos tempos , não venha a pagar a fatura de ter dado a cara pela verdade vergonhosa nesta associação, pois sei bem ke se passa isto nesta associação, perseguiçoes, é facil, nos treinadores somos kuase crucificados antes e irmos aos jogos, é como ter rotulo , e depois e facil por tudo e por nada lá estamos na rua e a pagar multas chorudas, sobre o post , gostei e apoio e a verdade verdadinha desta associação, e como eu tbem sou treinador na primeira distrital sei ke e uma injustiça estarmos a jogar contra 14 kuase de 15 em 15 dias, e é facil constatar ke kem anda nos lugares cimeiros, normalmente joga sem arbitro em casa e fora tem sempre, e depois os arbitros tbem tem muita falta de senço , apitam miudos como se apita seniores , com muita arrogancia e muitas vezes sem razão nenhuma e aos clubes ke estam a ser precionados para arranjar arbitros um voto de solidariadade pois eles são para formar jogadores e não para formar arbitros , só uma pergunta, afinal para kê a associaçao, não é para tratar da organização, axo ke esta tudo errado, o melhor e acabarmos com a competiçao, deixarmos de pagar as taxas de inscriçao e passarmos a fazer jogos amigaveis, e com o dinheiro fazemos umas boas jantaradas, axo ke os miudos vão se sentir bem melhor ke serem roubados kuase todos os fins de semana, desculpem se disse algo ke não devia... saudaçoes desportivas

    ResponderEliminar
  20. No fundo todas as teorias estão correctas. Os clubes que pagam muito pelas inscrições e que tb gastam muito de forma descabida com os seus atletas seniores.Eu ainda me lembro do tempo em que AFL distribuia pelos clubes camisolas de aquecimento e tb equipamentos com muito menos recursos. Hoje apenas recebe e não dá nada em troca a não ser umas bolas de fraca qualidade.Deixando o problema de pagamentos dos clubes a atletas que me parece tb mutivo para reflectir, porque razão não existem arbitros? Segundo já me constou é devido a uma lei que obrigava os mesmos a declarar os rendimentos extraidos do Futebol. Correcto.Problema é que deixa de compensar,pelo menos é o que diz.Então pergunto eu: onde vai parar o dinheiro que os clubes pagam em inscrições? será que não chega para pagar mais qualquer coisa aos arbitros para que estes voltem e não fujam?Existem grandes ordenados na AFL? face á situação corrente era de todo urgente e transparente que todos os vencimentos e subsidios pagos pela AFL fossem publicos para tentar perceber onde vai parar o Dinheiro.

    ResponderEliminar
  21. Então....tem que haver graveto para pagar as despesas das comitivas aos grandes encontros entre Portugal e um outro qualquer...isso fica caro...funcionários, familias e amigos ...vai tudo à conta do mesmo...os clubes a pagar. Perguntem lá se não foi um êxito no euro 2004...É TUDO A MAMAR

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook