quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Seniores : Adeptos de União de Leiria e SCL Marrazes antevêem dérbi equilibrado

Os adeptos da União de Leiria e do SCL Marrazes aguardam com grande expectativa o jogo de sábado, às 15h00, no Estádio Municipal, a contar para a Taça Distrital. O Diário de Leiria falou com um sócio de cada um dos emblemas que confessaram esperar um jogo equilibrado num duelo entre dois velhos rivais que traz boas memórias.
"Este jogo traz uma sensação engraçada. O Marrazes foi o primeiro rival da União de Leiria mas isso durou pouco tempo porque a União despois subiu de divisão e passou a ser o Marinhense. É bom relembrar esses momentos, mas a rivalidade é mais vivida pelos adeptos do que pelos jogadores e dirigentes porque houve muitas pessoas que representaram os dois emblemas sem problemas", recordou José Bernardino, sócio da União de Leiria desde 1967.
Também Virgílio Gordalina, sócio do SCL Marrazes desde 1961, recorda com nostalgia os embates entre leirienses e marrazenses. "Havia muita rivalidade que perdura até hoje, mas dantes a rivalidade era mais saudável. Havia muitas picardias durante o jogo, mas após o apito final havia um grande ambiente de amizade entre todos. Hoje em dia já não se vive tanto o futebol", sublinhou.

José Bernardino também é da opinião que os dérbis, antigamente, eram vividos que forma diferente. "A vivência na cidade era outra. As pessoas concentravam-se na Praça Rodrigues Lobo à hora do almoço durante a semana e ficavam a falar do jogo. Além disso, houve uma altura que a União e o Marrazes dividiam o campo de futebol em Leiria e conseguiam atrair muitos adeptos aos jogos", frisou.
Em relação ao jogo de sábado, os adeptos apostam na vitória das suas equipas, mas antecipam um confronto equilibrado. "O favoritismo é do Marrazes porque está na Honra, apesar do Leiria ter uma boa equipa. Fazendo um prognóstico, acho que o jogo acaba 1-1 e que depois se decide nas grandes penalidades", admitiu José Bernardino. Mais optimista está Vírgilio Gordalina. "É um jogo difícil. Ainda não vi a União jogar, mas penso que serão capazes de se bater bem. Será muito equilibrado, mas acho que o Marrazes ganha por 2-1", confessou, acrescentando ainda quem serão os autores dos golos marrazenses: "Cédric e o Tiago Clemente".
Apesar de toda a rivalidade, os adeptos querem, acima de tudo, que o jogo seja vivido num clima de festa e amizade. "O mais importante é que tudo corra bem e que nos faça recordar os bons velhos tempos. Há algumas rivalidades palermas entre algumas pessoas, mas eu não vivo o futebol assim. Espero que vá muita gente ao estádio e que seja uma festa", apelou José Bernardino.
Já Virgílio Gordalina explica que apesar de rivais, União e Marrazes são também clubes amigos. "São as duas grandes equipas da cidade. A União de Leiria até foi a equipa convidada quando inaugurámos o nosso campo de futebol. Por isso, quero que seja um jogo em que não aconteça nada para além de uma rivalidade saudável e amizade", concluiu.
José Roque - Diário de Leiria

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook