terça-feira, fevereiro 10, 2009

Falta de árbitros


Atendendo à situação actual da falta de árbitros aos jogos, a Direcção da A.F. Leiria constituiu um Grupo de Trabalho para análise e resolução do problema nos escalões de formação, tendo deliberado convocar todos os Dirigentes e Treinadores dos escalões de Formação:
- Juniores/Juvenis/Iniciados de Futebol 11
- Juniores/Juvenis/Iniciados/Infantis de Futsal
para uma Reunião na Sede da A.F. Leiria no próximo dia 10 de Fevereiro de 2009, 3ª Feira, pelas 21h30.
Na reunião em apreço será apresentada uma proposta e serão debatidas ideias para ultrapassar este grave problema.
Nos termos expostos torna-se importante e crucial a presença dos Clubes interessados na resolução duma situação que a todos diz respeito.
Site AF Leiria

14 comentários:

  1. Mais grave que a falta deles é a sua falta de qualidade.

    ResponderEliminar
  2. temos que aguardar porque com a votação a favor para acabar com a
    3ªdivisão a associação vai ter arbitos á pásada,depois não sabe o que fazer-lhes.
    agora vai chamar presidentes,treinadores,massagistas encarregados de educação mulheres da limpesa,tenham mas é vergonha porque se há um grave problema ele tem um paisão.
    para onde vai o dinheiro das multas ,das inscricões de jogadores,se ajudaram a acabar com a 3ªdivisão que ajudem a acabar com o resto,e depois vão trabalhar porque o trabalho gera intelegênçia.

    ResponderEliminar
  3. pra ti oh anomino vai tirar o curso e fazer uns jogos para ver o k custa k eu dps falo ctg falar é façil

    ResponderEliminar
  4. Como o idiota (ideias absurdas) Quadro Competitivo, não arranja solução para a falta de árbitros? daqui a duas épocas já arranjou solução.

    ResponderEliminar
  5. SE A PARVOICE CONTRIBUISSE PARA SERMOS UM PAÍS DESNVOLVIDO ESTARIAMOS NO CUME DA EUROPA COMO A PARVOICE E A FALTA DE CULTURA CONTRIBUTIVA PARA O DESENVOVIMENTO GERMINAM NESTE PAÍS SOMOS TERCEIRO MUNDISTAS MAS TODOS ACHAMOS QUE SOMOS OS MELHORES E TEMOS TODAS AS SOLUÇÕES, BASTA FAZER COMO OS PALERMAS DOS JORNALISTAS QUE DIZEM PARVOICES AO METRO CÚBICO PARA ALGUNS ENCHEREM O SEU EGO. INFELIZMENTE HÁ MUITOS STANISLAUS .....
    MAS É PENA, PORQUE NA HORA DO DEBATE FOGEM.

    ResponderEliminar
  6. SE A PARVOICE CONTRIBUISSE PARA SERMOS UM PAÍS DESNVOLVIDO ESTARIAMOS NO CUME DA EUROPA COMO A PARVOICE E A FALTA DE CULTURA CONTRIBUTIVA PARA O DESENVOVIMENTO GERMINAM NESTE PAÍS SOMOS TERCEIRO MUNDISTAS MAS TODOS ACHAMOS QUE SOMOS OS MELHORES E TEMOS TODAS AS SOLUÇÕES, BASTA FAZER COMO OS PALERMAS DOS JORNALISTAS QUE DIZEM PARVOICES AO METRO CÚBICO PARA ALGUNS ENCHEREM O SEU EGO. INFELIZMENTE HÁ MUITOS STANISLAUS .....
    MAS É PENA, PORQUE NA HORA DO DEBATE FOGEM.

    ResponderEliminar
  7. PREPAREM-SE QUE VEM AI OUTRA PROPOSTA DE ARRASAR
    Não sou pastor de nenhuma igreja, mas acho que está na hora de seguirem o meu pensamento.

    Aqui há cerca de 3 meses alertei, até escrevi sobre isso, chamando a um documento que pus a circular, "NOS BASTIDORES PREPARA-SE UMA VERDADEIRA TRAIÇÃO", sobre a alteração aos QUADROS COMPETITIVOS que foi discutida na Assembleia de 31 de Janeiro. Não me perguntem se foi aprovada ou não, porque a confusão dai resultante ainda não foi suficientemente esclarecida, mas o importante é ligar a decisão que ai foi , ou pretendeu-se, ou pretende-se, tomada, dizia eu, ligar a uma outra decisão que se pretende para breve e que hoje a Rádio Renascensa anunciou.

    Há já algum tempo que eu sei que baila na cabeça de alguns seres pensantes que a resolução daquilo que é considerado o problema do futebol profissional português - as fracas assistências e as dificuldades económicas - que se resolvem acabando ou reduzindo ao minino o futebol considerado não profissional.

    Eu sei que isto vem sendo engendrado há algum tempo e não foi em vão que a Assembleia a que trás me referi determinou a extinsão da III Divisão.

    Pois meus amigos, prepara-se e já se está a mentalizar a comunidade futebolistica para pôr em marcha um novo projecto para a I e II Liga, que se baseia mais ou menos nisto, 12 clubes para a I Liga, II Liga em duas séries e equipas B´s das equipas da I Liga a participar nesta II Liga. É a defesa do futebol português no seu melhor, o que acham a isto? Escusado será dizer que isto necessita da aprovação da Assembleia da Federação, o que é o mesmo que dizer que se depender daquelas Associações que nos surpreenderam com a sua sapiência ao decretarem a extinsão da

    III Divisão, que isto é trigo limpo, como soe dizer-se.

    Meus caros, isto não é para já, mas que está ser preparado está. A primeira tentativa , se não mesmo implementação, será em 2010/2011. Se houver forças para isto avançar, só nos resta

    inscrever no INATEL, ai não se paga arbitragens, policiamento e outras coisas mais. Eu até aconselho aos orientadores desta ideia, já agora, que façam como o Campeonato da NBA, uma liga fechada, já ninguém os chateiam.

    Como vêm há situações que se ligam com muita perfeição. Que tal, foi em vão que as Associações votaram a extinsão da III divisão? Não, não foi.

    Para terminar vêem muitas vezes os Presidentes das Associações de Futebol a ver jogos das v/equipas quando estão nos Regionais ou mesmo nos Nacionais? Não, não vêem, mas vêem nos jogos das Selecções Nacionais a botar figura nos camarotes. Por hoje tenho dito.

    ResponderEliminar
  8. O SENHOR PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DO ALGARVE CHEGOU AGORA AO FUTEBOL AINDA NÃO TIROU O TIROCINIO E JÁ SE JULGA DONO DA VERDADE
    O senhor Dr. Alves Caetano,Presidente da Associação do Algarve dá hoje uma entrevista ao jornal Record e faz algumas afirmações que bem podiam ficar no seu pensamento mas não as divulgavas sem analisar melhor o que tinha para dizer.
    Senhor Presidente, o senhor não conhece de certeza absoluta o Mapa do Quadro Competitivo actual.
    Mas antes de me debruçar sobre as suas absurdas análises, que mais não são que um desconhecimento total da realidade, que procuram ganhar protagonismo de forma infantil, quero antes dizer-lhe que perante a vergonha que foi aquela Assembleia, tanto assim é que a confusão está instalada - ninguém sabe o que foi decidido - que o senhor aproveitava esta oportunidade que o jornal lhe deu para reclamar um debate amplo com os clubes e considerar esta Assembleia nula por razões que estão à vista.
    Vamos então às asneiras:
    PARA COMBATER A DESERTIFICAÇÃO
    Meu caro senhor como é possível dizer tamanho disparate com a configuração que presentemente o Quadro Competitivo apresenta. Repare:
    AÇORES
    II DIVISÃO - Operário - Praiense
    ALGARVE
    II DIVISÃO - Lagoa e B Mar
    III DIVISÃO - Louletano-Farense-Quarteirense-Messinense-Campinense-Silves
    AVEIRO
    II DIVISÃO - Espinho-Esmoriz-Lourosa-Arouca-Sanjoanense-Pampilhosa-Oliveira Bairro
    III DIVISÃO - Fiães-Anadia-Milheiroense-U Lamas-Agueda-Avanca-Valecambrense-S.João Ver
    BEJA
    II DIVISÃO - Aljustrelense
    III DIVISÃO - Castrense
    BRAGA
    II DIVISÃO - Moreirense -Maria da Fonte-Ribeirão
    III DIVISÃO - Fâo-Vilaverdense-Prado-Vieira-Joane-Fafe-Merelinense-Marinhas-Amares
    BRAGANÇA
    II DIVISÃO - Mirandela
    III DIVISÃO - Bragança-Macedo Cavaleiros-Mãe d'Agua
    CASTELO BRANCO
    II DIVISÃO - não tem nenhum clube
    III DIVISÃO -Sertanense-C.Branco-Unhais da Serra- Penamacorense-Atalaia do Campo
    COIMBRA
    II DIVISÃO -Tourrizense
    III DIVISÃO - Tocha-Vigor Mocidade-Lousanense-Gandara-Sourense
    EVORA
    II DIVISÃO -não tem nenhum clube
    III DIVISÃO - Juventude Evora-Lusitano Evora-Reguengos
    GUARDA
    II DIVISÃO - não tem nenhum clube
    III DIVISÃO -Fornos de Algodres
    LEIRIA
    II DIVISÃO - União da Serra
    III DIVISÃO - Pombal - Calda - Peniche - Marinhense
    LISBOA
    II DIVISÃO -Carregado-Olivais Moscavide-Atletico-Oriental-Real-Mafra-Odivelas-Torrense
    III DIVISÃO - Igreja-A-Nova-Casa Pia-Futebol Benfica-1º Dezembro-Sintrense-Cacém
    MADEIRA
    II DIVISÃO -R Brava-Caniçal-Maritimo-Pontassolense-U Madeira-Santana
    III Divisão -Camacha-Machico-Portossantense-C Lobos
    PORTALEGRE
    II DIVISÃO - Electrico Ponte Sor
    III DIVISÃO - Elvas-Crato
    PORTO
    II DIVISÃO - Tirsense-Penafiel-Aliados do Lordelo-Lousada-Amarante-Infesta
    III DIVISÃO - Rebordosa-Coimbrões-Vila Meã-Paredes-Leça-O Douro-Alpendorada-Lixa-Padroense
    SANTARÉM
    II DIVISÃO - Fátima - Monsanto
    III DIVISÃO - Torres Novas - Rio Maior- Cartaxo
    SETUBAL
    II DIVISÃO - Pinahlnovense
    III DIVISÃO - Cova da Piedade-C da Caparica-Fabril do Barreiro-Barreirense
    VIANA DO CASTELO
    II DIVISÃO - Vianense-Valdevez
    III DIVISÃO -Limianos
    VILA REAL
    II DIVISÃO -Chaves
    III DIVISÃO - Mondinense-Vila Real
    VISEU
    II DIVISÃO - Penalva - Nelas
    III DIVISÃO - Viseu
    Meu caro senhor, a desertificação que fala está aqui bem demonstrada, ou seja, sendo este o Quadro Actual como é que você tem o arrojo de dizer que o Quadro que propôs visa combater a desertificação. Mas para quem chegou agora ao futebol é bom que saiba que desde que os campeonatos passaram a ter a forma que existe que a distribuição dos nacionais pelo País não andaram longe desta realidade.
    Depois também diz outra asneira que é o facto do campeonato da 2ª divisão passar a ter 64 clubes contra os 48 da Federação, então o senhor quer competitividade ou quer degola dos incocentes. Não acha que a IIIdivisão é importante para criar dinâmicas e estruturas para depois aspirar a um campeonato mais maduro, mais competitivo ? Isto para não lhe perguntar se na sua proposta, parece que sim, a promoção da 2ª divisão à divisão de honra se continuava a disputar como até agora, isto é, desde que criaram esta ideia dos playoffs, joga o vencedor da Série A com o venc edor da Série B e o da C com o da D, acha que isso reflecte qualidade ou qual é o melhor? De certeza que eu e muitos gostariamos de ver alguém com coragem apresentar na Assembleia Geral da FPF uma proposta que visasse a despromoção de 3 ou 4 equipas das divisões profissionais para dar maior incentivos aos outros e criar maior competitividade.
    Se Pretende liderar um processo de mudança, com estas teorias, aconselho-o a regressar à sua antiga actividade e informar-se melhor para não aparecer com ideias futeis e sem qualquer base de sustenção.
    DOMINGOS ESTANISLAU - Presidente da Direcçao do Clube Futebol Benfica

    ResponderEliminar
  9. SENHOR PATARATA, COM AMIGOS DESTES, OS CLUBES DE LEIRIA NÃO PRECISAM DE INIMIGOS. VOCE É MESMO PAROLO, SÓ QUER VER JOGOS AQUI EM LEIRIA, NÃO QUER CONHERCER OUTRAS PAISAGENS.
    VOCE É O PATARATA IDEAL PARA AFUNDAR OS CLUBES REGIONAIS.
    TEM AS IDEIAS TODAS EMBARALHADAS.
    VÁ TRATAR-SE

    ResponderEliminar
  10. PATARATA a sério. Você é mesmo um PATARATA e TARTUFO. Afinal você, escondeu-se porque tem vindo a discutir este assunto dos Quadros Competitivos noutro local e agora veio para aqui anonimamente, mas eu apanhei, você é mesmo otário, não percebe o que está a dizer. Realmente não há coisa mais parecidas com alguns jornalistas da nossa praça que este PATARATA. A China Jardim quando esteve na televisão em representação do Ben fica, não disse tantos disparates. O meu amigo é um perfeito gaibéu, até fala em cultura sem saber o que é isso de cultura. Esconde-se atrás de um palavrão que a maior parte das pessoas nâo dominam Eu dou a cara e toda a gente me conhece. Com amigos destes os c lubes de Leiria não precisam de inimigos.Você escolheu o termo ideal para se identificar: PATARATA.Ai acertou, dou-lhes os meus parabéns. É precisamente por haver pessoas como você que o País está como está, h´
    a muita gente a falar daquilo que não percebe como é o seu caso. Disto percebo eu. Tenho algum trabalho feito nesta área do futebol, documentação e devo dizer-lhe que essa documentação está perfeitamen te actualizada e para sua desgraça até lhe digo que alguns documentos foram feitos há mais de 5 - 6 anos e o tempo veio a dar-me razão. DOMINGOS ESTANISLAU-Presidente do Clube Futebol Benfica

    ResponderEliminar
  11. PATARATA a sério. Você é mesmo um PATARATA e TARTUFO. Afinal você, escondeu-se porque tem vindo a discutir este assunto dos Quadros Competitivos noutro local e agora veio para aqui anonimamente, mas eu apanhei, você é mesmo otário, não percebe o que está a dizer. Realmente não há coisa mais parecidas com alguns jornalistas da nossa praça que este PATARATA. A China Jardim quando esteve na televisão em representação do Ben fica, não disse tantos disparates. O meu amigo é um perfeito gaibéu, até fala em cultura sem saber o que é isso de cultura. Esconde-se atrás de um palavrão que a maior parte das pessoas nâo dominam Eu dou a cara e toda a gente me conhece. Com amigos destes os c lubes de Leiria não precisam de inimigos.Você escolheu o termo ideal para se identificar: PATARATA.Ai acertou, dou-lhes os meus parabéns. É precisamente por haver pessoas como você que o País está como está, h´
    a muita gente a falar daquilo que não percebe como é o seu caso. Disto percebo eu. Tenho algum trabalho feito nesta área do futebol, documentação e devo dizer-lhe que essa documentação está perfeitamen te actualizada e para sua desgraça até lhe digo que alguns documentos foram feitos há mais de 5 - 6 anos e o tempo veio a dar-me razão. DOMINGOS ESTANISLAU-Presidente do Clube Futebol Benfica

    ResponderEliminar
  12. UM DIA VAIS ABRIR OS OLHOS!
    UM DIA VAIS PERCEBER QUE O DESENVOLVIMENTO DA ACTIVIDADE DESPORTIVA NÃO TEM NADA A VER COM PROFISSIONAIS OU AMADORES.
    UM DIA VAIS ENTENDER DE QUE LADO ESTAVA A VONTADE DE MELHORAR.
    MÃO É POR TERMOS UM TERRENO GRANDE QUE ELE VAI DAR MELHORES BATATAS.
    NO FUTEBOL É IGUAL, SE A QUALIDADE NÃO SE SOBREPOSERE À QUANTIDADE NÃO VAMOS CHEGAR A LADO NENHUM.
    MAS TU "CATEDRÁTICO" EM FUTEBOL TENS AS BOAS SOLUÇÕES MAS NA PRÁTICA NÃO DÃO NADA OU DERAM?
    SABES, SE UM DIA UM QUALQUER SARAMAGO SE LEMBRASSE DE ESCREVER UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DO FUTEBOL NACIONAL, RÁPIDAMENTE TE ENCONTRARIA SENTADO AO LADO DELE. O TEU CLUBE TEM TIDO UMA FANTÁSTICA CARREIRA DE SOBE E DESCE MUITO SEMELHANTE RETIRANDO A DIMENSÃO AOS CLUBES QUE JÁ FECHARAM POR FALÊNCIA, SALGUEIROS, FARENSE ETC.
    SE OS QUADROS COMETITIVOS NÃO APROXIMAREM OS CLUBES, OS REGIONALISMOS E AS RIVALIDADES SADIAS DA PROXIMADADE GEOGÁFICA, UM DESTES DIAS ESTOU A VER TE COM A TUA EQUIPA A JOGAR NA SERRA DA ESTRELA APOIADOS PELO MOTORISTA E PELO MASSAGISTA. EM VEZ DO INSULTO OU DA ARROGÂNCIA DE TUDO SABER QUAL "MALVADO" (SEM NUNCA DIZER NADA A NINGUÉM PORQUE FORAM MUITOS ANOS DE INVESTIMENTO E QUEM QUISER SABER TANTO COMO EU TEM DE VIR PARA CÁ), TALVEZ SEJA O MOMENTO DE PENSAR SE TEMOS ANDADO NO BOM CAMINHO!
    SÓ UMA PEQUENA PERGUNTA, A ACTUAL SELECÇÃO NACIONAL TEM VALORES EQUIVALENTES ÀS DE 2000 ATÉ AGORA????
    AH! A CULPA É DO QUEIROZ E COMO FOI DO SCOLARI!
    HÀ BOA MANEIRA PORTUGUESA DIZEMOS MAL E PODE SER QUE SE ACERTE.
    QUERES PUBLICO NOS CAMPOS REGIONAIS! QUE INTERESSE TEM O MARRAZES EM JOGAR COM O FUTEBOL BENFICA????
    COM O PENICHE, SIM!; COM O ALCOBAÇA, CLARO! AGORA COM O PONTARROLENSE? OU MESMO O ATLÉTICO? QUEM É QUE SE DESLOCA DE LEIRIA A LISBOA?????
    AQUI, NO MEU DISTRITO TENS UM BOM EXEMPLO.
    UNIÃO DE LEIRIA.
    PENSA!
    PENSA!
    PORQUE A CEGUEIRA NÃO NOS ATACOU A TODOS.

    ADELINO MOTA CASTRO

    ResponderEliminar
  13. Ó ADELINO MOTA CASTRO, vê lá se te enxergas um pouco e não dizes tanta asneira. Eu sou um catedrático, sim senhor, já escrevi p´raqui, algures,que tenho vasta documentação escrita e distribuida sobre futebol,tenho participado em colóquios em várias zonas do País; discuti de Norte a Sul a Lei de Bases do Desporto e ainda me sobrou tempo para fazer três intervenções na Assembleia da Republica sobre essa Lei e já agora vou puxar pelos meus galões, uma das minhas intervenções mereceu um comentário de um jornalista de Matosinhos que assistiu à discussão através do Canal Parlamento e fez um comentário no seu blogue dizendo que a única intervenção com qualidade tinha sido a do Presidente do Fófó. Devo dizer que não conheço o senhor de lado nenhum e que esse comentário chegou-me por acaso à mão por intermédio de um amigo meu. Mas isto pouco interessa, o importante é que eu sei o que digo e não falo por falar, falo com conhecimento de causa e também a experiência dá-me uma percepção elevada das coisas, isto é, quando eles começam a pensar já eu sei o que está preparado e o que vai acontecer, portanto, eu não preciso que o Saramago escreva sobre futebol para me sentar ao lado dele, já o tenho feito e com grande admiração, mas não creio que seria eu o primeiro a sentar-me na situação em que tu pretendes, provavelmente tu serias um daqueles que corrias a ver se apanhavas lugar ou talvez não, creio antes que serias destacado para ver se o Saramago com a sua capacidade te faria luz nesse cerebro. Mas enfim, deixemos o Saramago, que ele é importante demais para ser chamado para esta conversa banal que não se coaduna nada com a sua sabedoria.
    Relativamente à qualidade sempre ouvi dizer, que é importante a quantidade para se obter qualidade, mas isto é dos livros, por isso e no caso concreto a III divisão é importante porque promove e projecta valores que se acabar este campeonato muitos vão morrer na casca, ou não será assim?
    Há pessoas que são pequenas porque em toda a sua vida nunca foram capazes de olhar para além do seu umbigo, razão pela qual aparecem exemplos desses, o Marrazes a jogar com o Peniche e o Alcobaça, por exemplo, bem eu não sei qual a procuração que te deram, não te identificaste ainda a que clube pertences ... mas quem fala assim em principio está ligado a algum clube, só é pena, se assim é, que levasses tanto tempo a pensar da forma como pensas, ou então, também pode acontecer que pertenças a algum clube que nunca passou dos REGIONAIS e isso assim é mais grave, denotas assim que és invejoso e tens mau perder. Mas se não é nada disto, caso estejas ligado a algum clube, o teu clube se ganhar o Distrital abdica. Não sobe de divisão, é tão fácil quanto isto, por outro lado caso esteja na III divisão porque razão subiste? Já que o campeonato regional é tão bom ...
    Bem agora vamos ao meu clube. Ao sobe e desce. Em primeiro lugar devo dizer que os sócios do meu clube estão revoltados com esta injustiça que fizeram aos clubes, alguns históricos, no panorama desportivo nacional, não só no futebol como em outras modalidades, além disso os problemas do meu clube dizem respeito aos seus sócios, não admitimos interferências, nem agora nem nunca. Pugnamos por uma vida saudável e é isso que fazemos no dia a dia, não estamos cá para agradar a um Castro qualquer. Se somos o sobe e desce é porque efectivamente temos valor para isso, ou seja, não caimos, estamos sempre em pé. Mas o meu Clube é um grande clube. Tem 12 modalidades no activo, as suas camisolas percorrem o País de Norte a Sul, é um Clube que tem nas suas fileiras desde Campeões Europeus a Campeões do Mundo, tem jogadores que aqui se iniciaram que hoje são figuras de topo no futebol nacional, não vou enumerá-los porque são muitos, tem treinadores, tem jornalistas, tem pessoas da cultura, enfim... Somos um Clube grande em valores e grande em dignidade, por isso subimos quando podemos e descemos quando não podemos, que mal tem isso? É por isso que temos menos valor ou dignidade? Afinal não percebo os parâmetros em que te inseres! Mas também não podia deixar passar esta oportunidade para dizer que para além de tudo aquilo que já disse aqui, há um vector importante que não descuramos neste Clube, que é a parte Social, ou seja,temos Protocolos assinados com Entidades na reabilitação de jovens e com imenso sucesso, estes são talvez os melhores resultados. Mais: nas nossas Escolinhas de Futebol quem não tiver possibilidade de pagar, não paga, mas o mesmo acontece na Ginástica, no Karaté ou na Natação. Então meu amigo está esclarecido? A nós não nos preocupa se a equipa de séniores é o sobe e desce, a nossa actividade é muuito mais abrangente e importante e preocupa-nos muito mais aquilo que fazemos em termos gerais. Esta é a nossa filosofia, por isso também estamos à vontade para emitir opinião nesta questão do futebol e no caso concreto na questão da III Divisão, já disse e repito os nossos sócios sentem-se defraudados e é esse sentimento que eu e os outros dirigentes têm manifestado, porque acabar com a III Divisão não passa de uma falsa questão e pode ser uma machadada em muitos clubes, que não será o nosso caso. EU SEI QUE É ASSIM. Falar dos outros, como o fizeste denota falta de respeito, foram grandes clubes, deram muito ao desporto português e continuam a dar, felizmente. Más gerências todos têm e não é por isso que não devemos respeitar o seu passado.Falar do União de Leiria, mas então o União de Leiria é caso unico? Valha-me Deus! Por esse prisma o futebol acabava em Portugal. Mas era só o futebol que acabava? Então e as outras modalidades? Mas onde é que tu andas alma de Deus!!!
    Termino: VIVA O FUTEBOL POPULAR, AQUELE QUE SE ESPALHA PELO PAÍS. AQUELE QUE PÕE EM CONTACTO POPULAÇÕES E QUE MOTIVA AMIZADES. AQUELE QUE FORMA CAMPEÕES.
    Um abraço, ó Adelino Castro
    Domingos Estanislau-Presidente da Direcção do Clube Futebol Benfica

    ResponderEliminar
  14. MAIS UMA OPINIÃO BEM ELABORADA SOBRE A TRAIÇÃO AO FUTEBOL AMADOR
    Este trabalho do Prof. José Viterbo é espectacular, se ainda há quem tenha dúvidas, este trabalho que aborda todos os quadrantes do futebol amador é um belo exemplo do "crime" que foi cometido no dia 31 de Janeiro.
    “Genocídio” no Futebol Português



    O Futebol Português, após a última decisão (da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol do passado fim-de-semana), de extinguir em 2010 / 2011 o actual modelo competitivo da III Divisão Nacional, levou definitivamente a maior machadada que alguma vez uma competição com seis décadas de existência podia levar. De facto, os” iluminados” deste novo modelo, deram a conhecer ao País desportivo uma decisão no mínimo bizarra. Pessoalmente, considero que a mesma faz regredir de forma irreversível o nosso futebol por diversos motivos. Entre os quais destaco os seguintes:

    a) O enquadramento competitivo deste Campeonato actual e agora extinto, deixa forçosamente de existir, para passar a um outro de muito menor qualidade competitiva.


    b) Este novo modelo, leva-nos a uma realidade completamente diferente, sobretudo num regresso ao passado, na justa medida em que irão reaparecer muitos mais campos de terra batida.


    c) A III Divisão Nacional, tem sido por maioria de razão o enquadramento competitivo “preferido” de muitos jogadores de Clubes Profissionais que não tendo “espaço” para os enquadrar nos seus planteis, os colocam em equipas de III Divisão, com fundadas esperanças destes poderem melhorar as suas competências e posteriormente poderem regressar à “casa mãe”.


    d) A III Divisão Nacional, é um dos cenários competitivos, onde o crescimento do Jovem Atleta se fez ao longo de anos de forma harmoniosa. Como? Através de uma competição completamente diferente (em intensidade competitiva) e fundamentalmente pela “mescla” de jogadores bastante mais experientes (alguns regressados de Ligas Profissionais), logo capazes de lhes transmitirem vivencias muito importantes para a continuidade do seu crescimento.


    e) O novo modelo, leva o jovem, bem como outros jogadores, à completa falência da auto-estima e auto-motivação na medida em que vai reduzir drasticamente a qualidade das arbitragens, logo a qualidade da competição.

    f) Este novo modelo foi APENAS pensado e executado na base do “aconchego económico” dos clubes amadores, na medida em que se partiu apenas do princípio que se jogarão mais derbys e por consequência haverá mais receitas e ao mesmo tempo menor despesas com a organização de jogos, já que o montante a pagar ás Associações Distritais referente à organização dos referidos jogos, é inferior ao montante que hoje se paga na III Divisão Nacional.


    g) Nunca em nenhum momento uma modalidade colectiva como o Futebol pode crescer se, na base da pirâmide, não houver um enquadramento competitivo de qualidade a nível Nacional e nunca a nível Regional.


    h) O actual modelo da III Divisão Nacional, é um espaço por onde passaram muitos dos nossos Jogadores Internacionais nas categorias de sub 19, sub 20 e alguns sub 21.


    i) Com o novo modelo agora aprovado, a visibilidade da futura competição deixa de ser reduzida para passar a ser nula.


    j) O Jogador de Elite só surge na sequência de uma visão competitiva muito mais abrangente (mais competições de topo) e não através de uma competição redutora, como aquela agora aprovada.


    k) Será que a estas equipas, agora relegadas para uma competição “menor”, vão continuar a poder participar na Festa da Taça de Portugal?


    l) Como vão motivar os treinadores os seus jogadores na próxima época, se quando iniciarmos a competição, sabemos à partida que 90% das equipas já têm o destino traçado (descida de divisão obrigatória)?


    m) Como vão muitos clubes lidar com o problema dos Contratos Programa (que ao abrigo dos Regulamentos Desportivos Municipais), celebrados com as suas Autarquias e que através delas recebem milhares de euros por disputarem provas Nacionais e que agora vão passar a receber uma décima parte por se verem obrigados a competir a nível distrital?

    n) O que andaram a fazer dezenas de treinadores, que durante anos tentaram melhorar os seus conhecimentos, participando em acções de formação, chegando inclusivamente ao IV Nível do Curso de Treinadores, se a partir de 2010, para orientar qualquer equipa de um Campeonato Distrital, basta apenas estar documentado com o I Nível?


    o) Esta decisão, recentemente aprovada, demonstra uma total falta de respeito pelos treinadores, jogadores e dirigentes que durante décadas, lutaram por ver melhoradas as suas condições de trabalho e que através delas, viram também melhoradas as suas competências ao nível do treino e da competição.


    p) A ser verdade que o vencedor de cada competição distrital, ascenderá directamente à II Divisão Nacional, como será possível (depois de nela inserido), ter argumentos para esgrimir com jogadores / equipas que têm uma dinâmica de jogo incomparavelmente superior?


    q) Resta-me aguardar e ver se de facto, aqueles que “superiormente”engendraram esta “ilustre” decisão, ainda estarão disponíveis para emendar um erro que trará a curto prazo consequências verdadeiramente nefastas para o desenvolvimento do Futebol Português.



    Os meus respeitosos cumprimentos,


    José Viterbo



    (actual treinador da U. D. da Tocha, série C da III Divisão Nacional

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook