segunda-feira, março 25, 2013

Seniores: Entrada de rompante permitiu goleada à moda antiga

Campo da Boa Vista
Árbitro: Nélson Pereira, assistido por Vasco Marques e Rúben Rebelo.
Assistência: 150 espectadores.
Treinador: António Paiva.
Leandro, Miguel Silva, Nélson Carvalho, Pedro Rafael, Isaac Inácio, Luís Lopes, Bruno Sardinha, João Pereira (Márcio Relvas, 69m), João Rodrigues (André Monteiro, 60m), Nuno Sousa e Paulo Ferreira (Pedro Amado, 82m).
Suplentes: Linhares, Hugo Lagoa, João Oliveira.
.
União de Leiria 7
Treinador: Luís Bilro.
Vitor Maranhão, Rui Bento, Tiago Gonçalves, Mário Wilson, Edgar Fernandes, Fábio Santiago, Jefferson (Bruno Novo, 67m), Dany, Dário Marquês, Edgar Grincho (Leandro, 57m) e Giovani (Henrique Piló, 60m).
Suplentes: Carlos, Tiago Freitas, Nicolas e Yago.

.
Ao intervalo: 0-5.
Golos: 0-1 por Edgar Grincho (1m); 0-2 por Edgar Fernandes (5m); 0-3 por Edgar Grincho (8m); 0-4 por Dário Marquês (27m); 0-5 por Giovani (34m); 0-6 por Giovani (51m); 0-7 por Leandro (64m).
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Pedro Rafael (12 e 68m), Bruno Sardinha (15m), Edgar Fernandes (17m), Jefferson (41m). Cartão vermelho directo a Néslon Carvalho (51m).
.
O que dizer de um jogo que aos oito minutos já colocava a União de Leiria a vencer por 0-3? Uma entrada a todo o gás, aliado a vários erros defensivos da Boavista, permitiu aos leirienses avolumarem o resultado desde cedo, dissipando quaisquer dúvidas que pudesse haver quanto ao vencedor da partida.
Quem chegou ligeiramente mais tarde ao campo de futebol na Boa Vista, não viu o golo inaugural da partida logo no primeiro minuto quando a defensiva da casa perdeu a bola, com Edgar Grincho a rematar para o 0-1, com o esférico a embater no poste ainda antes de entrar na baliza de Leandro.
O plano inicial da Boavista em suster o ataque leiriense foi posto novamente em causa quando, aos quatro minutos, Giovani tem uma perdida clamorosa ao permitir o corte à defensiva da casa quando tinha tudo para fazer o golo. Se não foi aos quatro minutos, foi aos cinco. Num canto marcado de forma curta, a bola é colocada na área onde aparece Edgar Fernandes a encostar para o 0-2. Tudo fácil.
Para o descalabro ainda ser maior para a formação orientada por António Paiva, aos oito minutos a sua equipa já perdia por 0-3 num contra-ataque puro dos leirienses em que Edgar Grincho galgou vários metros no terreno sem oposição e, à entrada da área, atirou a contar.
A Boavista tinha muitas dificuldades para sair de forma organizada do seu meio-campo e, ao mesmo tempo, com uma defesa alta, deixava muitos espaços nas suas costas com a União de Leiria a aproveitar, através dos seus jogadores mais rápidos, para fazer estragos.
A resposta da Boavista surgiu aos 10 minutos com João Rodrigues a tentar a longa distância, mas Vítor Maranhão esteve à altura ao atirar a bola para canto. Apesar do susto, os leirienses continuaram a comandar as operações e o 0-4 surgiu com normalidade através, novamente, de um contra-ataque com Dário Marquês, com todo o tempo do mundo, a sentar o guarda-redes e a atirar para a baliza deserta.
Galvanizada com o golo, a União de Leiria voltou a usar a mesma receita, ou seja, a explorar os espaços vazios deixados nas costas da defesa da Boavista, para aumentar o marcador: Dany, já dentro da área, tentou o chapéu, mas foi Giovani a confirmar de cabeça, em cima da linha de golo, o 0-5.
Até ao apito para o intervalo apenas destaque para uma jogada de Paulo Ferreira que, depois de tirar dois adversários do caminho, rematou ao poste da baliza de Maranhão.

Jogo morno na segunda parte

Na segunda parte, o jogo perdeu interesse e qualidade. A Boavista parecia estar resignada e a União de Leiria fazia circular a bola mais lentamente. Mesmo assim, foram os leirienses que apareceram mais perigosos com Dário Marquês a servir Giovani que, com a baliza aberta à sua mercê, atrapalhou-se com a bola e permitiu que Leandro lhe tirasse um golo certo. Contudo, um minuto depois (51m), os mesmos protagonistas gizaram uma jogada idêntica, mas desta vez o avançado brasileiro não facilitou fazendo o 0-6.
Se a tarefa já estava difícil para os axadrezados, pior ficou quando Nélson Carvalho viu cartão vermelho directo por agressão a Edgar Grincho. Os leirienses, apesar de estarem em superioridade numérica, passaram a jogar de forma lenta e previsível só voltando a criar perigo quando o recém-entrado Leandro roubou a bola ao adversário em zona proibida, triangulou com Henrique Piló e encostou para o fundo da baliza fixando o resultado final em 0-7.
A partir daqui o jogo perdeu qualidade e os jogadores pareciam querer que a partida chegasse rapidamente ao fim. Até ao apito final, apenas de destacar um remate de Dário Marquês com defesa atenta de Leandro.
Vitória justa da União de Leiria que aproveitou as facilidades iniciais da Boavista para conseguir uma vantagem preciosa que nunca mais largou. Palavra de apreço para os jogadores axadrezados que, apesar de todos os infortúnios, nunca viraram a cara à luta.
Trabalho positivo de Nélson Pereira, apesar de algum exagero em termos disciplinares. Bem na expulsão de Nélson Carvalho.



Texto: José Roque (Diário de Leiria)
Foto: Ricardo Graça

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook