A meio do jogo entre 'Os Nazarenos' e o Recreativo Pedroguense as bolas oficiais foram substituídas por outras. Inconformados com a medida, os jogadores do Pedroguense abandonaram o terreno de jogo ao intervalo quando o resultado lhes era desfavorável (3-0)
Quando se pensava que já se tinha visto de tudo no futebol distrital de Leiria, eis que a última jornada da Divisão de Honra trouxe mais um episódio caricato. Tudo aconteceu no jogo entre os Nazarenos e o Pedroguense, no passado domingo, quando a equipa de Pedrógão Grande abandonou o relvado ao intervalo… por causa das bolas.
Segundo o presidente do Recreativo Pedroguense, Hilário Cunha, a iniciativa de abandonar o terreno de jogo partiu dele e deve-se ao facto de a equipa da casa não ter disponibilizado para o jogo as bolas oficiais da competição que, a partir da presente época, são uma obrigatoriedade imposta pela Associação de Futebol de Leiria (AFL).
"A AFL emitiu um comunicado a dizer que os clubes eram obrigados a jogar com
certas bolas. Naquele jogo começámos a jogar com a bola oficial, mas a partir dos 30 minutos começaram a aparecer outras bolas. Avisámos o árbitro da partida que não ligou ao que estávamos a dizer e continuou o jogo. Insistimos na questão das bolas e o árbitro ameaçou alguns elementos do banco de expulsão, pelo que não tivemos outra opção que são fosse abandonar o jogo", explicou Hilário Cunha.Segundo um comunicado oficial da AFL de 25 Julho de 2011, "foram adoptadas com carácter obrigatório para a época 2011/2012, bolas oficiais personalizadas com o símbolo da AF Leiria, da marca JOMA",
Desta forma, para Hilário Cunha a razão está do lado do Pedroguense que não teme uma possível multa. "Se a AFL multar o Pedroguense está a ir contra as suas próprias leis. Nós só quisemos cumprir com o que está estipulado", sublinhou o dirigente, acrescentando que este foi o primeiro jogo em que se deparou com tal cenário. "No entanto, já me disseram que o Nazarrenos costuma trocar as bolas pelo que tem que ser este clube a ser castigado". Recorde-se que ao intervalo, altura em que se deu o abandono do Pedroguense, o resultado era de 3-0 favorável aos Nazarenos. Hilário Cunha garante que o abandono nada tem a ver com o resultado negativo que se verificava para a sua equipa, rejeitando que o jogo se possa
Segundo fonte da AFL foram já vários os clubes do distrito que foram multados ao longo da época por não terem utilizado as bolas oficiais, tendo agora o conselho de disciplina instaurado um processo de inquérito em relação a este novo caso para ouvir as três partes intervenientes: Nazarenos, Pedroguense e o árbitro Quintino Ribeiro, mas o mais certo é que ambos os clubes sejam multados: o Nazarenos por não ter disponibilizado as bolas oficiais e o Pedroguense por ter abandonado o jogo a meio. O Diário de Leiria tentou contactar o presidente do Nazarenos, Carlos Delgado, para obter uma reacção, mas sem sucesso, enquanto o treinador da equipa, Wilson Estrela, disse apenas que não tinha autorização da direcção do clube para tecer qualquer comentário.
tendo a associação entregue sete bolas, no início da época, a todos os clubes da Divisão de Honra.repetir. "Perder por um, por três ou por dez, para nós, é igual", frisou.Diário de Leiria
O NAZARENOS DEVIA SER CASTIGADO COM A DERROTA, POIS FINALMENTE ALGUEM DESCOBRIU E DENUNCIOU ESTA ALDRABICE QUE OS NAZARENOS FAZEM DESDE O INICIO DA EPOCA PARA GANHAR OS JOGOS!
ResponderEliminarsE A SSOICIAÇÃO POS UMA LEI É PARA SER CUMPRIDA POR TODOS!
pORQUE É QUE OS ARBITROS DEIXARAM FAZER ISTO??
um grande abraço de solidariedade á equipa do pedrógao, principalmente ao zé pélé e ao hilario.
ResponderEliminarEstão a defender todos os clubes
Tenho acompanhado esta polémica desde domingo, no entanto continuo com algumas dúvidas, que apesar do que foi escrito, ninguem esclareceu e penso serem fundamentais para perceber esta situação:
ResponderEliminar- o Nazarenos é o único clube da distrital que não cumpre a lei das bolas Joma, ou existem outros clubes a fazer o mesmo?
- o pedroguense em casa joga sempre com as bolas joma?
- foi a primeira vez que o pedroguense fora de casa jogou contra uma equipa que nao utiliza bolas joma?
Desculpem estas perguntas, mas só assim posso compreender este processo e a coerencia ou não dos intervenientes.
Um abraço a todos
jorge dos limões é assim....penso que nenhum clube gosta das bolas. Fazem tudo para evitar jogar com elas. É obrigatorio apresentar 3 bolas oficiais. os clubes apresentam e á primeira oportunidade tantam se livrar delas colocando uma bola melhor em jogo. Normalmente qunado isto acontece ( a substituição das bolas por outras) ninguem reclama, porque antes preferem jogar com outas bolas. No situação em causa, parece que os Nazarenos não tinham as 3 bolas oficiais para re-começar o jogo. Será verdade?
ResponderEliminarA afl,manda as leis cá para fora e depois não obriga a cumprir!!
ResponderEliminarCom estas bolas de mer....devem ter feito um bom negocio!
As bolas dos distritais de há 2o anos eram melhores que a joma
Amigo jorge dos limoes...foi efectivamente a primeira vez q o pedroguense se deparou com uma equipa a nao utilizar as bolas joma q sao obrigatorias para todas as equipas.2 o pedroguense joga sempre com bolas joma no seu reduto. daí a nossa fustraçao de o Nazarenos nao o fazer...o arbitro foi interpelado e nao ligou nenhuma ao q lhe foi dito, mandando por diversas vezes os dirigentes do pedroguense calarem se (ou seja, desconhece profundamente as leis de...pq se é OBRIGATORIO a utilizaçao destas bolas nao se tá a cumprir uma regra de jogo...nao se estando a cumprir uma regra de jogo alguem tem q ser responsabilizado...e quem cabe tomar essas medidas é ao árbitro...nao o fazendo o pedroguense tem o direito de manifestar o seu desagrado, pois cumpre o regulamento e o adversario nao. Alguem vai ter q ser responsabilizado
ResponderEliminarBem com os esclarecimentos feitos e com este artigo consigo ter algumas ideias sobre este tema e vou dar a minha opinião, sei que há muitas pessoas que podem não concordar, mas é a minha opinião, de alguem que não está ligado a estes clubes.
ResponderEliminarSe a AFL cede bolas aos clubes e por eli informa que estes clubes as têm que utilizar, os clubes têm que utilizar.
Agora temos que ver qual é a coima por não o fazerem, e pelo que leio a coima é apenas uma multa pequena.
Logo do que leio, isto vai dar multa pequena ao Nazarenos, multa grande ao Pedroguense e perca de jogo. Penso que é linear quanto isto.
Agora o que vai acontecer, se calhar, é a AFL ter que rever o valor da multa, para evitar abusos, e quanto ao Pedroguense passa a ter o respeito de todos os clubes que não recorrema estas estratégias.
Não percebo realmente o porquê de tantos "jogadores" queixarem-se da bola...parece-me que é mais um problema de pés e da cabeça do que da própria bola...
ResponderEliminara bola em si não é assim tão má como fazem querer...queriam bolinhas da primeira liga? estamos na distrital meus amigos joga-se com o que há e já não é nada mau, há alguns anos atrás era bem pior...
Se a AFL decidiu que deveria haver uma bola oficial os clubes só tem que cumprir, e quem gosta de jogar futebol joga e pronto...penso que é isso que falta a muitos "jogadores" de hoje em dia...
aos vinte minutos de jogo um jogador do pedrogao levou um amarelo por retardar o jogo isso nao vos dis nada senhores dirigentes do pedrogao
ResponderEliminarMais do mesmo...
ResponderEliminarUma pergunta que fica no ar...
Se o árbitro também sabe destas regras e nada fez...segundo a crónica...também ele não devia ser punido?????
Já agora, o treinador do Nazarenos pode falar para os jogadores sem autorização do presidente???
ResponderEliminarfalam tanto do pedroguense...parece que até vão em primeiro lugar!!
ResponderEliminarDevem ser os speciales ones da divisão de honra
O pedroguense pode não ir em primeiro lugar, mas é o primeiro a defender os interesses de todos os clubes, que foram ou vão á nazaré....o alqueidao se fosse com as bolas joma, não tinha perdido o jogo!
ResponderEliminarPodes ter a certeza que somos mesmos especiais....somos todos da nossa terra!!!Não temos xulos do futebol como nos outros anos!
ResponderEliminarO alqueidao faz a mesma merda. Quando lá fomos começaram com as 3 bolas da joma, e passado 3 minutos os próprios jogadores despacharam nas para o pinhal.
ResponderEliminarSe calhar se fosse com as bolas joma não tinham tantos pontos em casa.
Por isso na Nazaré perderam porque o campo é grande.
E foram para lá de peito cheio.
Ao pé do campo do alqueidão não há pinhal.
ResponderEliminarDeficientes, uma bola é uma bola ! Foi por causa das bolas da joma que tinham 3 no bucho ao intervalo, por amor de deus . Orientem-se
ResponderEliminarAo anonimo que diz que o problema e dos pes e nao das boals, so tenho uma coisa a dizer,, ve se mesmo que não e jogador.......
ResponderEliminarPorque eu sou, ou pelo menos tento e não conheço nehnum colega que diga vem daquilo..
penso que as bolas sao iguais para os 22 jogadores... e certamente bolas nike, puma ou adidas dao outro toque de bola...!
ResponderEliminarMas as regras da AFL sao para cumprir, portanto penso que os Nazarenos, tal como qualquer clube que nao cumpra essa regra deva ser severamente punido...! Pois se nao cumprem os designios da AFL se calhar para o ano a AFL nao manda bola nenhuma e comprem todos as bolinhas que quiserem! Abraços
Para tamanha inteligencia de quem fala sem saber, o alqueidao perdeu na nazaré e o golo que sofreu foi com uma bola deles. E era de todas as marcas, menos Joma. Portanto informem-se antes de falarem espertinhos! Pa ladrar dá tudo baile mas pra jogar é mais complicado.
ResponderEliminaresse pexins de m... metam-se nas traineiras e trabalhem
ResponderEliminarEu retirava 3 pontos as duas equipas e multava ambas
ResponderEliminarsaiem mais 4 bolas joma para o pedroguense :)
ResponderEliminar