segunda-feira, setembro 06, 2010

Delmoro: ex-pupilo de Maradona acaba carreira no Distrital de Leiria

Estava-se no ano de 1994, cidade de Corrientes, Argentina. A pacatez suave da urbe é agitada pela chegada de Diego Armando Maradona. Ninguém acredita: Maradona aceita o desafio de um poderoso industrial local e torna-se treinador do Deportivo Textil Mandiyu. Consigo leva o histórico guarda-redes Sergio Goycoechea. É a primeira experiência do Pelusa no cargo. Poucos meses após o escândalo de doping no Mundial dos Estados Unidos. No balneário, entre muitos nomes eternizados no anonimato, encontra-se Cristian Delmoro.
Num misto de fascínio e amedrontamento, todos escutam as palavras melífluas de El Pibe. A realidade vira fantasia e durante três meses a cidade de Corrientes vive e respira Diego Armando Maradona.
«Foi incrível. O clube era pequeno e ninguém nos ligava. De repente, havia milhares de pessoas e centenas de jornalistas a seguir o Deportivo. A direcção até vendia bilhetes para os treinos», recorda Cristian Delmoro ao Maisfutebol.
16 anos depois, este médio-defensivo acaba a carreira em Portugal, ao serviço do GD Alvaiázere, uma equipa do Distrital de Leiria. 16 anos entre o céu e o adeus.
«Ser treinado pelo Maradona é como ver Deus em pessoa ao nosso lado.» Delmoro lamenta ter aproveitado tão pouco. Duas semanas depois, surge um convite do Equador e a verdura inconsciente dos 19 anos atira-o para longe da órbita de Maradona. Sobram as memórias e a saudade.
«Ele não é nada do que dizem. Nunca vi um treinador a dar tanto ao grupo de trabalho. É uma pessoa excepcional, especial, com um coração gigantesco. Tinha muitos problemas na altura, mas no trabalho diário ninguém notava nada», explica o argentino.
«Conhecemos pessoas que faziam 500 kms só para o ver treinar. O melhor do mundo, de todos os tempos, estava ali naquela cidadezinha quase no Paraguai. Tenho realmente pena de não ter ficado mais tempo e de ter privado mais com o grande Maradona.»
«A vida dá muitas voltas» e dois anos depois Cristian Delmoro chega a Portugal para jogar no Bragança. O primeiro de 12 clubes. «Depois fui para o Sourense e ainda estive no Câmara de Lobos, Estoril-Praia, Imortal, Fátima, Pontassolense, Abrantes, Sp. Pombal, Elvas, Madalena e Alvaiázere.»
Aos 38 anos o corpo impõe a paragem. «Não dá mais. Estou a trabalhar na área comercial de uma empresa em Leiria e já não consigo conciliar isso com os treinos diários.» 50 anos de Maradona: «Isso é que vai ser uma festa»
Diego Maradona completa meio século de vida no dia 30 de Outubro. A celebração vai encher Nápoles de pompa, circunstância e loucura. «Isso é que vai ser uma festa. Pode ser que ele me convide», diz Delmoro, numa sonora gargalhada.
«Na Argentina ninguém o esquece. É impossível. É o meu ídolo e torci muito por ele no Mundial da África do Sul. Olhava para o banco e lembrava-me dos tempos do Deportivo Mandiyu. Cada um de nós seguiu o seu caminho. Eu acabei aqui em Portugal, ele faz parte de todo o mundo.»
Cristian Delmoro formou-se no Quilmes, o mais antigo emblema da Argentina. As promessas exortadas pelos primeiros anos de futebolista esfumaram-se com o tempo. O destino foi-lhe farisaico, embora não haja queixas na mensagem de despedida.
«Diverti-me muito, aproveitei bem, cruzei-me com o Maradona e passei épocas excelentes em Portugal. Joguei com o Paulo Sérgio, treinador do Sporting, no Estoril-Praia. Estávamos na Liga de Honra. Na última temporada ainda marquei dois golos.»
E agora? «Agora estou a tirar o curso de treinador de II nível. Ah, e vou para o ginásio. Não quero engordar mais.»

Pedro Jorge Cunha - Mais Futebol

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. O maior arruaceiro dos distritais.. Bem-Haja à sua despedida!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com ultimo comentario.
    Não aprendeu nada a não ser dar porrada e provicar os outros.
    Como pessoa do futebol é zero.
    ESQUECE O CARGO DE TREINADOR Não tens perfiçl pois és um arruaceiro e o futebol precisa de paz para quem joga por amor á camisola.
    VOLTA PARA A ARGENTINA e DEPRESSA:

    ResponderEliminar
  4. já não era sem tempo, vai para a tua terra caceteiro...
    agora apaga também este comentário ó Tanque, nunca deves ter jogado contra ele se jogasses sabias como era levar porrada e cuspidelas.

    ResponderEliminar
  5. Dada a maturidade apresentada por esses campos e bancadas fora ate pensei k o homem fosse mais novo, afinal nunca chegou foi a ganhar juizo.....Vai , vai e não voltes k coisas assim não fazem falta.....

    ResponderEliminar
  6. Adeus! só sabia dar porrada e mais nao digo...

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço a zona norte a zona sul, pois ja joguei nas duas... E pessoal da zona sul, voces diziam muito mal do vareta... Pois bem, este delmoro é bem pior que o vareta... por jogo é capaz de agredir meia duzia de adversarios e cuspir na outra meia duzia... O futebol distrital não precisa de gente desta... Passa os 90 minutos a provocar os adversarios... Mas eu tenho uma teoria em relação a esta situaçao: cá para mim,a mulher deste delmoro deve lhe dar nos cornos, entao vai aos domingos pros campos agredir, provocar a cuspir os adversarios por causa da sua frustraçao..... é so a minha teoria.......

    ResponderEliminar
  8. ate que enfim... nunca devias era ter começado a jogar.. arruaceiro e porco a jogar como eu nunca vi..
    apaga esta mensagem tambem tanque

    ResponderEliminar
  9. Caneleiras até ao pescoço!!!
    Até aos colegas no treino é capaz de partir pernas!

    ResponderEliminar
  10. Finalmente vamos deixar de levar cuspidelas nos jogos!!!

    ResponderEliminar
  11. Tenho para mim és e continuas a ser melhor jogador do mundo,oque dissem mal de ti não viu quem fazia todos os passes longos paraogolo de alvaiázere nãõ viram nãõ,á isso já nãõ viram pois não,voces não percebem nadinha de futebol,principalmente o MIRO e o COTAS.

    ResponderEliminar
  12. ES O MELHOR JOGADOR DO MUNDO, O QUE OS OUTROS TOLINHOS DISSEM,ELES NAO SABEM O QUE FUTEBOL, SO NAO DIGO MAIS E PARA NAO ENVERGONHAR OS OUTROS ANONIMOS.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook