quarta-feira, junho 01, 2011

Ginásio de Alcobaça: O regresso de um clube histórico aos Nacionais !

Plantel Ginásio de Alcobaça 2010/2011 – Foto: Ricardo Graça / Texto : Miguel Sampaio – Correio Sport


Uma temporada imaculada valeu a promoção do Ginásio Clube de Alcobaça aos campeonatos nacionais. Uma boa notícia para um clube que já militou na 1ª Divisão na década de 80. Em 1981/2, o Ginásio, como é conhecido na cidade, então liderado por Guerra Madaleno – esse mesmo, o que foi candidato à presidência do Benfica – subiu à 1ª Divisão e colocou Alcobaça no mapa do desporto português, após ter vencido a Zona Centro da 2ª Divisão sob o comando técnico de Dinis Vital.
No entanto, a passagem pelo patamar mais alto do futebol português foi efémera. O clube desceu de imadiato, mas ficou o marco de ser a terceira equipa do distrito de Leiria a militar entre os grandes, depois do Caldas SC e da União de Leiria. Uma primeira volta sem qualquer vitória deixou o Alcobaça nos últimos lugares, de onde nunca conseguiu sair. Ainda assim uma coroa de glória. O Benfica, de Eriksson, cedeu um empate a uma bola no primeiro jogo em que perdeu pontos na temporada, à 12ª jornada. Os problemas financeiros levaram o clube a entrar em queda e nas últimas décadas o clube oscilou entre a 3ª Divisão e o futebol distrital. Por isso, o feito agora alcançado é de relevo para a história recente da instituição. O capitão Rúben, de 32 anos, um homem feito na casa, não considera este título – conseguido com 11 pontos de vantagem sobre o Beneditense – uma supresa. “Somos quase uma família e os poucos que chegaram de novo adaptaram-se rapidamente.” Por isso, “a subida de divisão era quase uma obrigação.”
Altura de comemorar, mas as preocupações subsistem. Agora, a equipa que evitar o sobe e desce das últimas presenças na 3ª Divisão e o treinador Walter Estrela admite que a cidade “está dividida” quanto a esta participação nas competições nacionais. “Só organizar um jogo custa 750 euros. É muito dinheiro. Se nos final da temporada descermos, vão dizer que foi um erro. Se correr tudo bem, já vão achar que uma boa opção.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook