quarta-feira, junho 01, 2011

Portomosense levanta taça após prolongamento

À segunda foi de vez. Depois de ter perdido na edição de há dois anos para o Bombarralense, o Portomosense conseguiu levantar a Taça Distrital ao vencer, por 3-1, o Guiense.
Num jogo equilibrado mas nem sempre bem jogado, as oportunidades de golo foram repartidas começando melhor o Guiense que, aos 6 minutos, por João Leal e aos 17, por Félix, criaram perigo junto da baliza de Maké.
No entanto, a resposta foi mortífera com Juliano a cobrar um livre a mais de 35 metros da baliza, apanhando desprevenido o guardião Nuno Aguiar que não conseguiu reagir enquanto a bola se encaminhava para o fundo das redes.
O golo premiava o maior tempo de construção de jogo do Portomosense mas castigava um Guiense atrevido e que fora, até então, a única equipa a criar perigo.
Na primeira parte apenas registo para um pontapé de bicicleta de Joel, aproveitando um ressalto à entrada da área, com a bola a sair pouco por cima da baliza. Corria o minuto 39.
Logo após o descanso, a partida entrou num período frenético com ambas as equipas a disporem de oportunidades de golo e a colocar maior velocidade nas acções ofensivas.
Fruto disso mesmo, surgiu o golo do Guiense logo aos 48 minutos. Após cruzamento da esquerda, Joel domina a bola dentro e serviu de bandeja para Félix à entrada da área, rematar sem hipóteses para Maké. Estava restabelecida a igualdade e alguma justiça no marcador.
Um minuto volvido e o Portomosense respondeu com uma grande oportunidade, com Afonso a rematar após centro da direito mas com Nuno Aguiar a opor-se numa grande defesa.
A partida voltaria então a entrar num período monótono com o Portomosense a encarregar-se de tomar as rédeas da partida aproveitando a falta de frescura física que se ia apoderando dos jogadores do Guiense.
Obrigado a fazer duas alterações por lesão, José Godinho via-se privado desde cedo de algumas peças importantes do seu 'xadrez' mas acabaria mesmo por ser o Guiense, aos 90 minutos, a criar a melhor situação de golo já que Joel apareceu em excelente posição, à entrada da área com o avançado a não ter o discernimento necessário para passar a Chico que estava completamente isolado na esquerda. O avançado tentou o remate e a bola passou ao lado.
Após 90 minutos de futebol tudo estava empatado e foi preciso chegar ao prolongamento para se voltarem a ver os golos.
Mas a primeira equipa a criar perigo foi o Guiense com Canas a atirar pouco ao lado do poste da baliza de Maké na marcação de um livre aos 93 minutos.
Aos 104 minutos surgiu o caso do jogo com Fábio Piló a assinalar uma grande penalidade a castigar falta de Hugo Monteiro sobre Vindima que custou ao jogador do Guiense o segundo amarelo e a respectiva expulsão.
Na cobrança, Juliano atirou para defesa de Nuno Aguiar e, na recarga, o mesmo jogador atira à barra da baliza. Só à terceira é que Cedric, vindo de trás, ofereceu a dianteira do marcador ao Portomosense.
Até ao final da partida o Guiense tentou dar a resposta possível tendo em conta o facto de ter menos um homem em campo e de os seus jogadores estarem de rastos, mas o Portomosense limitou-se a controlar a pose de bola, gerindo o tempo e o resultado.
A estocada final foi dada em cima do apito final, já quando os homens da Guia tinham baixado os braços, com Chanoca a aparecer na cara de Nuno Aguiar que consegue travar o primeiro remate mas a ser impotente para travar a recarga fixando-se o resultado final para gáudio do muito público que se deslocou desde Porto de Mós para ver o capitão Hugo Almeida levantar a taça.
Trabalho irregular de Fábio Piló com alguns erros. Na grande penalidade dá-se o benefício da dúvida mas pareceu forçado.

José Roque e Tuna Caranguejeiro - Diário de Leiria

7 comentários:

  1. Parabéns Chanoca!

    Ganhaste o "caneco" em 2 épocas Consecutivas!

    ResponderEliminar
  2. parabéns piló, sempre em grande contra o guiense

    ResponderEliminar
  3. já não falo no penalti porque tou longe do lance, mas no critério disciplinar era uma coisa impressionante, faltas de jogadores da Guia junto a linha lateral davam direito a amarelo, sarrafadas a travar contra ataques da Guia , não eram punidos com cartões, não foi de admirar sair dois jogadores da Guia leosinados e muitos sairam a coxear..

    e o muito publico do portomosense devia ser ai metade ou menos do publico da Guia.

    obrigado favio piló

    ResponderEliminar
  4. os jogadores da guia que sairam foi por nao se conseguirem mexer. um deles, o escurinho teve mais de 5 minutos com caimbras junto ao nosso banco e estivemos a ajudar o massagista da guia a trata-lo. parece que o jogo foi uma batalha campal. perdeste e perdeste bem e alguns amarelos foram mostrados no prolongamento quando os teus jogadores ja nao conseguiam acompanhar os nossos. pergunta ao teu treinador porque vos preparou tao mal para a final em vez de dizeres asneiras.

    ResponderEliminar
  5. Por favor, parem com criticas á arbitragem. É o que temos e temos que saber conviver com a realidade! Se a afl não manda árbitros, queixam-se que foi uma vergonha e que assim não pode ser, se manda, queixam-se porque perderam e que assim não pode ser!
    Em vez de darem pau, joguem á bola. fácil!

    ResponderEliminar
  6. Pessimo resumo de jogo....quem nao esteve presente fica completamente à nora com esta cronica...e com uma ideia errada do que se passou!!

    Parabéns ADP

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o anónimo das 9.36. ADP muito melhor preparado para esta final, com jogadores em excelente forma fisica e bem moralizados. Foi um bom jogo mas um ADP muito forte consegui anular todos os ataques do Guiense. Houve dois penaltis claros a favor do ADP um na 1parte e outro na segunda, sendo assinalado apenas o último.
    Crónica de jogo claramente tendenciosa

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook