domingo, agosto 04, 2013

Historial, Taça D Manuel de Aguiar 1928-29


Leiria Gimnásio Clube  -  Gimnásio Sportivo de Lis

Foi uma Taça oferecida por um comerciante portuense, João Quintanas de Lima Braga, revertendo o produto das entradas dos jogos para o hospital de Leiria. Os clubes participantes foram os dois rivais da cidade, o Gimnásio Sportivo Lis e o Leiria Gimnásio Clube. Inicialmente o ofertante queria que esta taça fosse disputada por uma só vez (apenas um jogo), no entanto, com o objectivo de obter maior resultado financeiro para o hospital, foi definido que o vencedor levava a taça à melhor de três. O primeiro jogo realizou-se no dia 23 de dezembro no campo do Passeio, propriedade do LGC e único local disponível na cidade. Os Broas ganharam aos papos-secos por 3-0, alcunhas à parte, o Gimnásio Sportivo Liz ganhava vantagem sobre o Leiria Gimnásio Clube. No segundo encontro, realizado em Fevereiro, o Gimnásio Sportivo Liz  voltou a ganhar, 2-1, arrecadando deste modo o troféu. ‘O jogo pouco interesse teve, com o campo cheio de água, mais parecia um desafio de water-polo, do que de foot-ball. Campo, jogadores, jogo e claques, correram parelhas. É difícil dizer o que foi mais detestável’. Segundo a crónica da época  foi uma caldeirada dentro e fora do rectângulo de jogo. Jogo duro, palavreados impróprios entre jogadores, jogadas duras, incorrecções de parte a parte que acabou com os papo-sêcos  a abandonar o campo. O 3º jogo nunca se realizou.

10 comentários:

  1. Estes clubes simplesmente extinguiram-se, ao algum deles veio lugar a outro, tipo União de Leiria?

    ResponderEliminar
  2. O Gimnásio Sportivo Liz (fundado em 1920) e o Leiria Gimnásio Club (fundado em 1921), em conjunto com a Assembleia Leiriense, deram origem em 1947 ao Ateneu Desportivo de Leiria que, embora ainda exista hoje, abandonou definitivamente a prática do futebol com a fundação da União Desportiva de Leiria (1966).

    ResponderEliminar
  3. E quais foram os clubes que estiveram na origem da União de Leiria?

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, isto é serviço público. Não percebo como ainda nenhuma entidade oficial, como Câmara Municipal de Leiria ou AF Leiria, ainda não foram capazes de distinguir o enorme trabalho que todos vocês têm feito neste projeto. Parabéns

    ResponderEliminar
  5. No "uniaodeleiria.blogspot.com" a história do aparecimento da União Desportiva de Leiria está corretamente descrita: "Foi em plena Primavera de 1966 que um grupo de funcionários do então Banco Nacional Ultramarino tomou a iniciativa de formar uma colectividade que, no campo desportivo, pudesse representar Leiria com aquela dignidade, que não só o nome da cidade como até as suas instalações desportivas impunham. Nesse sentido foram encetados contactos com os clubes da cidade que, mais recentemente, disputavam (ou haviam disputado) o campeonato distrital, Sporting Leiriense, Coliponense, Ateneu Desportivo e Leiria e Marrazes. As conversações não tiveram o êxito esperado pois apenas o Sporting Clube Leiriense tomou a decisão de se extinguir e de integrar o novo Clube. O Coliponense (com uma actividade praticamente inexistente), o Ateneu (abdicando definitivamente do futebol) e o Leiria e Marrazes (apresentando algumas condições que foram recusadas pela Comissão Organizadora) acabaram por não aderir ao projecto. E assim, a 6 de Junho de 1966, data da aprovação dos Estatutos pelas entidades governamentais, nasceu oficialmente a União Desportiva de Leiria".

    ResponderEliminar
  6. União de Leiria é fruto do Sporting Leiriense e Coliponense

    ResponderEliminar
  7. O Coliponense não integrou a União Desportiva de Leiria por, naquela altura, já se encontrar desativado. Isso pode ser confirmado nos artigos 9.º e 92.º do novo clube.
    "Artigo 9.º
    São sócios fundadores todos os indivíduos que se inscreverem sócios da agremiação até à data da aprovação pela entidade competente, dos presentes estatutos (Nota: 6 de Junho de 1966) e ainda todos os que transitarem do Sporting Clube Leiriense, por virtude da integração desta Colectividade na União Desportiva de Leiria.
    Artigo 92.º
    Na União Desportiva de Leiria, considera-se integrado, com todo o seu património moral, desportivo e material, o Sporting Clube Leiriense, agremiação desportiva com sede em Leiria, por assim o ter decidido a sua Assembleia Geral, em reunião efectuada em 13 do corrente mês de Maio (Nota: 1966)."

    ResponderEliminar
  8. .....pois, pois....só que a 'mentalidade' da UDL de 66 /67 e 68, nada tem a haver com UDL dos últimos 25 anos (reinado Bartolomeu)....e com a actual UDL Encarnação.
    Qual a diferença de 'mentalidade' entre Bartolomeu e Encarnação ?

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook