sexta-feira, dezembro 29, 2006

Crise na Arbitragem

Há falta de árbitros nos quadros da Associação de Futebol de Leiria (AFL). No espaço de duas épocas, mais de 100 juízes abandonaram a actividade, levando a uma crise na arbitragem distrital.O abandono deve-se, sobretudo, à obrigatoriedade dos árbitros declararem os subsídios para efeitos de IRS. Um facto que levou muitos jovens a abandonar a arbitragem. O problema começou a notar-se no final de 2005, quando a administração fiscal comunicou a intenção de tributar os prémios, mas tomou dimensões drásticas no início da presente temporada. A AFL está a tentar inverter a situação e começou a dar os primeiros passos há cerca de duas semanas, com uma reunião com os clubes associados. Mas a tarefa não de adivinha fácil. Afinal, na temporada 2004/05, a AFL contava com um quadro de 275 árbitros. Na época, a meta era atingir os 350. Porém, com as mudanças no regime fiscal a situação mudou. Actualmente existem 146 árbitros nos quadros da AFL. A associação socorre-se ainda de ex-juízes com idade superior aos 45 anos, totalizando 161. Isto, para arbitrar cerca de 172 jogos por fim-de-semana. A associação “está a pedir um esforço suplementar aos juízes para cobrir todos os jogos”, revela o presidente da AFL, Júlio Vieira. Porém, continua a existir um número significativo de partidas sem árbitros. “Precisamos de reforçar o quadro de arbitragem. Estamos a tentar envolver os núcleos de árbitros e os clubes. Vamos voltar a recrutar jovens junto dos escalões de formação dos nossos associados”, explica o responsável.Júlio Vieira estima que seja necessário chegar aos 300 árbitros para acabar com os jogos sem juízes oficiais. Mas teme que a questão da fiscalidade continue a afastar os jovens da arbitragem. “Enquanto não for encontrado um e solução para o regime desportivo não profissional, o fisco vai continuar a afastar os jovens estudantes. É um problema do futebol e, também, das outras modalidades”, afirma. Afinal, os árbitros jovens arbitram, na sua maioria, nos escalões distritais, onde os prémios de jogo variam entre os 20 e os 30 euros. Recorde-se que as associações de futebol, Federação Portuguesa de Futebol e Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol manifestaram, no início de 2006, a intenção de criar um movimento de contestação junto da Secretaria de Estado do Desporto e dos Assuntos Fiscais, reivindicando um regime de excepção para estes casos.
in ed. 3641, 29 de Dezembro de 2006 do Região de Leiria

5 comentários:

  1. Se actualmente existem 146 árbitros, metade deles deviam estar na reforma e a outra metade na escola, pois sao tao novinhos. É altura de se pagar mais aos árbitros

    ResponderEliminar
  2. sim, concordo com o anónimo anterior, mas o problema aqui da falta de árbitros é que eles têm de declarar o que recebem da A.F.Leiria no I.R.S. e muitos deles não estão para isso e desistem.
    quanto ao aumento do "ordenado" deles, ainda que merecido é inadequado, pois quem vai pagar esse aumento são os clubes com taxas ainda maiores e todos sabemos as dificuldades financeiras pela qual 90% dos clubes filiados atravessam.

    ResponderEliminar
  3. Xuxa concordo contigo, mas penso que os árbitros deviam de facto receber mais, pois assim seriam pessoas com mais capacidades que iriam ocupar esta actividade. Quem deveria pagar isto na minha opinião deveria ser o futebol profissional . Em meu entender, haveria de haver uma taxa, tipo 1% do ordenado dos jogadores , que deveria ser para promover o futebol amador . Para eles nem notavam, imagina em 100000 euros, era-lhes retirado 1000 euros, e seria um grande balao de oxigenio para os clubes. Acho que esta era uma medida justa e não sei se existe já em algum país. Esta é uma das soluçoes possiveis para salvar o futebol distrital, caso contrario, certamente daqui a uma meia duzia de anos, existam muito poucas equipas . Um bom ano 2007 para todos!!!

    ResponderEliminar
  4. Tanque o meu mail é jorje_costa@yahoo.com.br

    o futebol distrital esta muito mau, pois os subsidios nao dao para tudo e as taxas de inscricao dos jogadores sao um absurdo....
    Vamos ver ate quendo é que o "amor" que as pessoas sentem pelo clube da terra e pelo bairrismo vai aguentar... abraços

    ResponderEliminar
  5. Este fim de semana foi há Moita do Boi ver o jogo com o Pedrogão e assisti a um trio de arbitragem penso que veio de Coimbra muito bom o Sr árbitro muito seguro poucos cartões e sempre respeitado por todos os jogadores venham mais assim.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook