sexta-feira, dezembro 08, 2006

Clubes do distrito nos nacionais

Decidi fazer uma pequena pesquisa e análise a esta época 2006/2007 e ver as prestações dos clubes do distrito nos nacionais dos vários escalões.


Juniores:
A União de Leiria tem a sua equipa de Juniores no Nacional - Zona Norte. A meu ver a Zona Sul é mais forte e homogénea, mas os clubes da Zona Norte cada vez trabalham melhor a sua formação, algo que em Lisboa e zonas limitrofes se trabalha muito e bem à largos anos.

A União de Leiria à 13ª jornada é 10º classificado com 14 pontos e menos um jogo, como variadas equipas devido ao caso mateus que não permitiu os Juniores do Gil Vicente jogarem no nacional. O 1º classificado é o FC Porto com 28 pontos e o último, o 15º classificado é o Infesta com 6 pontos.

Futuro no Nacional: A União de Leiria está a fazer um campeonato estável para a manutenção e quer-me parecer que o vai conseguir fazer calmamente.


Juvenis:
Beneditense e União de Leiria disputam a Série C do principal campeonato de Juvenis. A União de Leiria, tal como nos juniores está confortavelmente instalada pela meia tabela com 16 pontos à 11ª jornada, já o Beneditense está em último lugar com apenas 3 pontos. O 1º classificado é o Sporting com 29 pontos.

Futuro no Nacional: A União de Leiria confortavelmente irá manter-se no nacional e está a 5 pontos de ir à Fase final, mas não será tarefa fácil porque ser apurado para a fase final é preciso ter muita consistência ao longo da época e parece-me que o União de Leiria ainda não tem essa consistência para poder lutar ombro a ombro com Belenenses, Estrela da Amadora, Cultural ou Alverca, mas, a ver vamos.
Já o Beneditense parece ter a sua sentença lida. Com apenas 3 pontos e no último lugar da classificação, resta poder olhar para cima e lutar f-d-s a f-d-s por bons resultados, exibições e ir amealhando o máximo de pontos possíveis. Em penúltimo está o Entroncamento com 7 pontos, ou seja 4 pontos a mais que o Beneditense.


Iniciados:
É sem dúvida o Escalão com mais clubes do distrito a lutar nos nacionais. Fruto também, de ser o escalão com mais séries. União de Leiria, Caldas, SL Marinha e Vieirense são os clubes a representar o distrito. A União de Leiria está muito bem lançada para seguir à fase seguinte, faltando ainda muitos jogos é certo. Em 2º lugar a União de Leiria com 28 pontos, tendo 1 a menos que o primeiro classificado, a Académica. Em 6º lugar encontra-se o Caldas depois de uma má entrada no nacional, parece que até lhes fez bem entrar com o pé esquerdo, tendo feito já brilhantes resultados, inclusivé fora de casa. Está em 6º com 17 pontos. Em 8º está o SL Marinha com 14 pontos e em 9º o Vieirense com 11 pontos. Em 12º lugar e último está a Ac. Fundão com 6 pontos após 12 jornadas decorridas.

Futuro no Nacional: A União de Leiria irá disputar um lugar na fase final e pode muito bem fazê-lo. Já o Caldas está bem embalado para poder assegurar o seu lugar no Nacional para a próxima época enquanto SL Marinha e Vieirense esperam fazer o mesmo, mas provavelmente com mais dificuldades.

Bom resto de época a todas estas equipas e estaremos atentos ao desenrolar do campeonato de cada uma delas.

6 comentários:

  1. Em juniores , o Marinhense tambem esta nos naconais, mas está na 2ª Divisão

    ResponderEliminar
  2. Sim, eu sei que existe uma Divisão Secundária nos nacionais de juniores, e tem vários clubes distritais, mas só quis abordar as principais divisões de cada escalão nos nacionais.

    Essa análise da II de Juniores fica mais lá para a frente.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. É uma luta desigual. Clubes como o Marrazes , SLM, Marinhense lutam todos dias para ter camadas jovens, enquanto o leiria é super ajudado pela camara. Continuem com o bom trabalho, que eu vou passando por ca para denunciar muita da vergonha de que o Leiria é beneficiario

    ResponderEliminar
  4. Bem eu não iria a esse extremo de "anti leiria".

    O União de Leiria teve "a sorte" de ser o clube da capital do distrito, logo é normal a camara apoiar o clube da sua cidade, bem como a sua formação. Da mesma forma que fazem ou deveriam fazer[mais ainda] as entidades camarárias dos restantes clubes do distrito aos clubes das suas zonas. E aí penso que poderiam existir mais apoios, havendo excepções consoante o que se pode apoiar, e ainda bem.

    Obviamente que não se está à espera que a Camara Municipal de Leiria vá apoiar financeiramente outro clube que não o Leiria. As entidades camarárias dos outros clubes é que podem fazer pressão à sua capital de distrito ou ao governo para existirem mais verbas para o desporto da sua localidade. Quanto à AFLeiria penso que faz o que pode, talvez uns excessos a mais para uns do que para outros, mas provavelmente deve-se à grandeza[logo maiores gastos] de uns em relação a outros. Ainda ontem tive a falar com um colega que trabalha na AFLeiria e tal como todas as empresas e entidades, as coisas vão negras no que à economia diz respeito.

    ResponderEliminar
  5. Nao tem muito a ver com os Juniores, é mais com os Seniores, mas o que se passa com o Bidoeirense? Esta numa das divisoes mais fracas da Terceira Nacional e mesmo assim so tem 2 pontos e umas 10 derrotas...

    ResponderEliminar
  6. Amigo Estrela, o que está a acontecer ao Bidoeirense esta época, é o mesmo que aconteceu em outras épocas a equipas como o Amor , Vieirense , Nazarenos, ou seja, cortaram forte no orçamento e agora está a acontecer o previsível, ou seja, os últimos lugares.O mesmo está a acontecer com o Portomosense na 2ª Divisão B. Esperamos é que esta situação seja momentânea, e que não aconteça como clubes como o Amor, que nunca mais se endireitaram.
    Um abraço
    P.S. Já tenho o caxe do Santo Amaro para ti, em breve tenho o do Outeirense, e depois envio-te os dois.Depois mando-te mail a avisar

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook