sexta-feira, outubro 29, 2010

A luta dos homens de ‘negro’

O Diário de Leiria quis saber como é que os árbitros que apitam nos campos futebol no distrito de Leiria reagem aos insultos, suportam 0 ‘fardo’ de serem constantemente os culpados das derrotas e o que pensam da mentalidade dos jogadores e dirigentes desportivos nos tempos que correm
É verdade que já é raro vê-los pelos campos de futebol vestidos de negro mas a denominação já vem de há muito tempo e ganhou raízes na cultura desportiva nacional. Falamos dos árbitros de futebol, que muitas vezes são vistos como os bodes expiatórios para explicar as derrotas de uma qualquer equipa de futebol e estão sempre sob o olhar atento de jogadores, treinadores, dirigente e, especialmente, dos adeptos, onde os insultos são uma constante.
Uma ‘tradição’ enraizada na cultura desportiva portuguesa com que os árbitros têm que lidar ao mesmo tempo que é necessário manter a concentração no que se passa dentro das quatro linhas.
"De um modo geral os insultos passam-me ao lado, mas existem situações pontuais em que não consigo ignorar como, por exemplo, actos de racismo. Nos tempos que correm, devia de existir um pouco mais de bom-senso”, esclareceu David Alexandre, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, acrescentando que, certos adeptos, “só vão aos campos para provocar alterações ao nível emocional daqueles que trabalham em prol do futebol", frisou.
Opinião diferente tem Luís Soares, também árbitro da AFL, já que vê os insultos como algo até positivo para o futebol. "Passam-me completamente ao lado os insultos. E para ser sincero até gosto de ouvir, pois é sinal que estamos lá, que há público a ver o jogo, coisa cada vez mais rara na nossa sociedade", explicou.
Na mesma linha segue Sandro Soares a quem os insultos são "indiferentes". "Para se ser árbitro tem de se ser capaz de abstrair desses insultos, não vou dizer que não ouvimos, sim ouvimos, mas para decidir bem dentro de campo não se pode ligar", referiu.
A opinião é partilhada por João Mendes, que admite não ter qualquer tipo de reacção quando ouve insultos, algo que tanto acontece nos campos do distrito como um pouco por todo o País. “Não tenho qualquer reacção, pois na verdade, 99% deles eu não os oiço, o nosso foco atencional não é esse, e quando é, isso não é positivo”, assumiu.

Sempre os culpados pelos maus resultados

Muitas vezes os dirigentes e jogadores culpam os árbitros pelos maus resultados desportivos, algo a que os árbitros já estão habituados mas que repudiam. "É fruto da nossa mentalidade. Na verdade, na vida como no desporto, a maior parte de nós vive desculpando-se de tudo e de todos para justificar o insucesso", explicou João Mendes.
Já Jorge Faustino salienta que é sempre "mais fácil" escolher os culpados do que procurá-los. "Lidar com a situação será sempre mais fácil estando de consciência tranquila e seguro do seu trabalho", esclareceu. Para Jorge Gomes é nestes momentos que "o árbitro tem de saber dar uso da sua psicologia".
Segundo David Alexandre, os árbitros estão conscientes de que podem errar e que o objectivo é melhor a cada semana. "Sei que cada vez que termino um jogo estou sujeito a críticas, algumas vezes até antes. Gosto de falar com os responsáveis e dirigentes para ver o seu ponto de vista, pois cada cabeça sua sentença. A cada jogo, trabalho para ser cada vez melhor, pois, são únicos, não existem jogos iguais. É preciso gostar muito do que se faz para aguentar certas coisas que acontecem no futebol. Existem pessoas que não interessam a ninguém, mas também existe muito boa gente neste meio", sublinhou.
Para Luís Soares, o erro faz parte do jogo. “É certo que todos erramos, os árbitros tomam más decisões mas os jogadores também erram, os técnicos fazem más opções técnicas, mas o mais fácil e que caiu em hábito é culpar quem é de fora, neste caso os árbitros”, concluiu.

Diário de Leiria, 30-10-2010

5 comentários:

  1. A minha opiniao sobre a arbitragem distrital é que tem vindo a melhorar de ano para ano.. é facil criticar e toda a gente diz que cada vez a arbitragem tá pior mas penso não ser a verdade.. a maior parte dos arbitros são novos mas já com algum estofo e experiencia para este nivel de futebol .. porque normalmente a arbitragem estará ao nivel do futebol e dos jogadores temos de ser realistas, ou seja há bons e maus arbitros a mesma coisa pros jogadores...isto é tudo uma questao de mentalidade nos jogos toda a gente protesta é geral ninguem ajuda os arbitros os jogadores nao ajudam , os arbitros por vezes nao conseguem controlar as situaçoes por falta de qualidade outra vezes por pressoes das equipas e dirigentes essa é a pior porque as equipas com mais poder e que estam no topo vale tudo para ganhar e no outro lado a equipa teoricamente mais fraca vai abaixo e perde a cabeça.. mas o futebol é assim e difilcilmente vai mudar tanto a nivel distrital como nacional.. deixo um conselho aos arbitros(quem sou eu para dar conselhos) que apitem descansados sem olhar a camisolas e a pressoes dos colossos, tentem falar com os jogadores ate certo ponto claro, protejam os artistas para evitar que durante um jogo inteiro alguem ande a ser massacrado e nao se passe nada, quando tiverem que mostrar vermelho por entradas duras que mostrem.. sem medo .. porque costumo só assistir a vermelhos só por bocas , isto não quer dizer que sejam injustos..mas penso resumindo se todos colaborarem estamos no bom caminho...

    ResponderEliminar
  2. Acho o comentário anterior bastante sensato. Eu, tal como o Tanque, o Micael , o Menthor, o Xuxa. e todos que colaboramos neste site procuramos que exista sensatez neste blog. Ele existe para criar e não para "destruir". Na minha opinião os árbitros erram, mas todos os envolvidos no futebol erram. Eu, enquanto dirigente, também já errei. É normal. Mas agora uma coisa é certa, estes jovens árbitros têem uma qualidade muito acima do que se via antes. Não há comparação possível.

    ResponderEliminar
  3. Temos apenas de reflectir, quando ex-jogadores que foram "irradiados" por agredir árbitros e depois com a "conivência" dos que mandam na arbitragem e/ou AFL entram na arbitragem e influenciam os jovens que se iniciam e levam estes a cometer erros para expulsar técnicos, mesmo com a minha equipa a ganhar como foi o caso e sem nenhum atrito ou ofensa, e se escreva nos relatórios mentiras porque o tal fiscal de linha lembrou-se de inventar. Cuidado sr. Ruben Capela, não precisa de se deixar influenciar por essas pessoas. Isto passou-se na época passada, mas imagino que com outros árbitros também possa acontecer! A este nível somos todos amadores! No caso em questão não julgo o arbitro principal nem o assistente n.º2, mas sim o tal individuo que apresentava inclusive insígnias da fpf.
    MF

    ResponderEliminar
  4. todas as pessoas têm o direito de errar incluindo os arbitros e os fiscais,mas por vezes abusam... as ekipas ditas pekenas é k pagam sempre a factura, pois como sao mais pekenas nao têm direito a um penalti ou um livre perigoso como as ditas grandes têm? parece k pros senhores k andam a apitar isso faz toda a diferença e isso ve-se na dualidade de criterios que existe. enfim... pode ser k algum dia ganhem vergonha na cara e começem a apitar as coisas como sao e nao se deixem levar por pressoes de adeptos e por vezes pelos amigos dentro de campo... pois se isto acontecesse se calhar n havia tanta falta de disciplina dentro dos campos (agressoes, etc)e o futebol distrital era mais "profissional". pensem nisto senhores juizes... se é k se podem chamar assim...

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou da opinião de que a qualidade dos árbitros tem vindo a aumentar ao longo dos anos. É óbvio que não são os melhores, mas a este nível quem o é? Seja como for acho que merecem o nosso respeito bem como nós (jogadores) o deles!

    Não tenham medo de apitar e imponham respeito... sem faltas de educação!

    Obrigado e coragem!

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook