quarta-feira, outubro 06, 2010

Faltam 100 árbitros de futebol no distrito

São elemento essencial para o jogo, mas cada vez mais escassos. A Associação de Futebol de Leiria (AFL) precisa de mais 100 árbitros filiados para poder assegurar a arbitragem de todas as partidas e fazer uma gestão equilibrada do quadro.


Associação de Futebol de Leiria têm actualmente 157 juízes

Com perto de 700 equipas a competir nos campeonatos distritais de futebol 11, 7 e futsal, o presidente da AFL diz que os actuais 157 juízes não são suficientes para suprir todas as necessidades.
“Não tem sido fácil angariar jovens para a arbitragem”, explica Júlio Vieira, considerando que “existe uma imagem muito negativa da arbitragem”. “É uma carreira digna mas nenhum jovem quer ir para árbitro quando sabe que vai ser o culpado de todos os erros que aconteçam durante o jogo”, afirma o dirigente.
Actualmente, os “homens de negro”, 54 dos quais ligados ao futsal, realizam entre dois a três jogos por fim-de-semana e este é um cenário “impensável” para Júlio Vieira. “Como há poucos, os que existem estão sobrecarregados e nem podem pensar em ter vida social, porque têm o fim-de-semana todo preenchido com jogos”, refere.
Outro dos factores que, na opinião do dirigente, influencia a fraca adesão à arbitragem é a obrigatoriedade em estar colectado. Desde 2006, os árbitros ficaram obrigados a dar início de actividade. A medida fez com que a AFL perdesse 50 dos seus árbitros, na sua maioria estudantes, alunos bReolseiros ou desempregados que, caso continuassem a apitar os jogos, perderiam as regalias que detinham (bolsa de estudo ou subsídios).
Num cenário ideal, Júlio Vieira gostaria de ter no quadro da associação entre 200 a 250 árbitros. “Só assim podemos fazer uma gestão correcta do quadro e não sobrecarregar um árbitro com quatro jogos num fim-de-semana, mais deslocações e relatórios”.

Curso de Arbitragem

A Associação vai dar início a um curso de arbitragem dia 8 de Outubro, para futebol 11 e futsal. Os participantes terão formação durante três sábados e um fim-de-semana. A inscrição é gratuita.

Marina Guerra - Região de Leiria

9 comentários:

  1. Grandes lendas da arbitragem. Para mim os dois maiores foram o Cardoso e o Herculano Santos. Lembram-se deles? e Mais?

    ResponderEliminar
  2. como jogador penso que um arbitro merece todo o nosso respeito, e e pena que nao haja mais, agora tambem acho que apesar de ser uma "profissão" que e um pouco ingrata, pois a culpa e sempre deles..... uma equipa nao ganha a culpa e do arbitro, etc etc.
    Mas a a verdade e que ja assisti e ja fui vitima de algumas injustiças dos arbitros, e o que me leva a pensar que eles nao deviam ser tao protegidos, ou seja um arbitro num jogo da distrital pode cometer os erros que quiser, expulsar quem quiser que nunca e chamado a "pedra".
    penso que deviam ser tambem obrigados a responder pelos seus erros, como eu como jogador sou.. de resto quero aqui deixar os meus parabens a alguns bons arbitros que por aqui andam e que continuem o bom trabalho ate aqui realizado.
    abraço a todos.

    ResponderEliminar
  3. Quem não ia para árbitro sei eu bem quem era. Arriscar-me a levar no focinho por meia duzia de trocos. Só por isso, nao os devemos criticar

    ResponderEliminar
  4. e o grande Paulo Sargaço, esse sim uma lenda...

    ResponderEliminar
  5. e qualquer dia nao ha jogadores para as equipas, porque tambem nao estao para aturar tanta inconpetencia desses senhores que pensam que sao arbitros, e os que vao para as arbitragens neste nivel distrital sao uns fustrados da vida depois vao para dentro de campo para serem alguem mostrando cartoes vermelhos por tudo e por nada. desculpem mas é o que eu axo. abraço

    ResponderEliminar
  6. paulo sargaço, sandro soares, esses sim bons arbitros, é com esses que o resto devia aprender, porque anda ai cada um que valha me deus. concordo plenamente com o comentario anterior, ou seja se fizerem porcaria deviam pagar, e nao ser tao protegidos.

    ResponderEliminar
  7. Jozé Pereira o melhor árbitro da distrital. Não sei como ele ainda não subiu aos nacionais. Além de ser bom árbitro, dialoga bem com os dirigentes e tem boa apresentação e até usa gel no cabelinho. Vamos lá é este ano é que é.

    ResponderEliminar
  8. a culpa e da maceirinha

    cada vez que la vao sao humilhados..

    ResponderEliminar
  9. O que o Sr. Júlio Vieira não diz é os valores miseráveis que se ganha como árbitro. Mas se quiserem eu arranjo-vos a tabela para vocês se rirem.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook