Associação de Futebol de Leiria têm actualmente 157 juízes
Com perto de 700 equipas a competir nos campeonatos distritais de futebol 11, 7 e futsal, o presidente da AFL diz que os actuais 157 juízes não são suficientes para suprir todas as necessidades.
“Não tem sido fácil angariar jovens para a arbitragem”, explica Júlio Vieira, considerando que “existe uma imagem muito negativa da arbitragem”. “É uma carreira digna mas nenhum jovem quer ir para árbitro quando sabe que vai ser o culpado de todos os erros que aconteçam durante o jogo”, afirma o dirigente.
Actualmente, os “homens de negro”, 54 dos quais ligados ao futsal, realizam entre dois a três jogos por fim-de-semana e este é um cenário “impensável” para Júlio Vieira. “Como há poucos, os que existem estão sobrecarregados e nem podem pensar em ter vida social, porque têm o fim-de-semana todo preenchido com jogos”, refere.
Outro dos factores que, na opinião do dirigente, influencia a fraca adesão à arbitragem é a obrigatoriedade em estar colectado. Desde 2006, os árbitros ficaram obrigados a dar início de actividade. A medida fez com que a AFL perdesse 50 dos seus árbitros, na sua maioria estudantes, alunos bReolseiros ou desempregados que, caso continuassem a apitar os jogos, perderiam as regalias que detinham (bolsa de estudo ou subsídios).
Num cenário ideal, Júlio Vieira gostaria de ter no quadro da associação entre 200 a 250 árbitros. “Só assim podemos fazer uma gestão correcta do quadro e não sobrecarregar um árbitro com quatro jogos num fim-de-semana, mais deslocações e relatórios”.
Curso de Arbitragem
A Associação vai dar início a um curso de arbitragem dia 8 de Outubro, para futebol 11 e futsal. Os participantes terão formação durante três sábados e um fim-de-semana. A inscrição é gratuita.
Marina Guerra - Região de Leiria
Grandes lendas da arbitragem. Para mim os dois maiores foram o Cardoso e o Herculano Santos. Lembram-se deles? e Mais?
ResponderEliminarcomo jogador penso que um arbitro merece todo o nosso respeito, e e pena que nao haja mais, agora tambem acho que apesar de ser uma "profissão" que e um pouco ingrata, pois a culpa e sempre deles..... uma equipa nao ganha a culpa e do arbitro, etc etc.
ResponderEliminarMas a a verdade e que ja assisti e ja fui vitima de algumas injustiças dos arbitros, e o que me leva a pensar que eles nao deviam ser tao protegidos, ou seja um arbitro num jogo da distrital pode cometer os erros que quiser, expulsar quem quiser que nunca e chamado a "pedra".
penso que deviam ser tambem obrigados a responder pelos seus erros, como eu como jogador sou.. de resto quero aqui deixar os meus parabens a alguns bons arbitros que por aqui andam e que continuem o bom trabalho ate aqui realizado.
abraço a todos.
Quem não ia para árbitro sei eu bem quem era. Arriscar-me a levar no focinho por meia duzia de trocos. Só por isso, nao os devemos criticar
ResponderEliminare o grande Paulo Sargaço, esse sim uma lenda...
ResponderEliminare qualquer dia nao ha jogadores para as equipas, porque tambem nao estao para aturar tanta inconpetencia desses senhores que pensam que sao arbitros, e os que vao para as arbitragens neste nivel distrital sao uns fustrados da vida depois vao para dentro de campo para serem alguem mostrando cartoes vermelhos por tudo e por nada. desculpem mas é o que eu axo. abraço
ResponderEliminarpaulo sargaço, sandro soares, esses sim bons arbitros, é com esses que o resto devia aprender, porque anda ai cada um que valha me deus. concordo plenamente com o comentario anterior, ou seja se fizerem porcaria deviam pagar, e nao ser tao protegidos.
ResponderEliminarJozé Pereira o melhor árbitro da distrital. Não sei como ele ainda não subiu aos nacionais. Além de ser bom árbitro, dialoga bem com os dirigentes e tem boa apresentação e até usa gel no cabelinho. Vamos lá é este ano é que é.
ResponderEliminara culpa e da maceirinha
ResponderEliminarcada vez que la vao sao humilhados..
O que o Sr. Júlio Vieira não diz é os valores miseráveis que se ganha como árbitro. Mas se quiserem eu arranjo-vos a tabela para vocês se rirem.
ResponderEliminar