sexta-feira, dezembro 29, 2006
Crise na Arbitragem
União da Serra no topo
quarta-feira, dezembro 27, 2006
GD Guiense 0 - U.Serra 1
quinta-feira, dezembro 21, 2006
Juniores de Honra e 1ª Distrital
7ª Jornada:
Nazarenos 2 x SL Marinha 2
Peniche x Pousos - Adiado
Bidoeirense 2 x Alcobaça 2
Marrazes 2 x Bombarralense 2
Caldas 5 x St. Amaro 0
Beneditense 0 x Portomosense 2
Classificação:
1º Portomosense - 7J - 19 Pts
2º Beneditense - 7J - 18 Pts
3º Caldas - 7J - 16 Pts
4º Bombarralense - 7J - 11 Pts
5º SL Marinha - 7J - 11 Pts
6º Alcobaça - 7J - 8 Pts
7º Pousos - 6J - 7 Pts
8º Marrazes - 7J - 7 Pts
9º Bidoeirense - 7J - 7 Pts
10º Peniche - 6J - 6 Pts
11º Nazarenos - 7J - 4 Pts
12º Sto Amaro - 7J - 3 Pts
Após a analisarmos a classificação, na luta pela subida, claramente estão 3 clubes. Já pude ver os 3 primeiros clubes ao vivo e do que vi posso dizer claramente que:
- Portomosense é uma equipa matreira e experiente, sabendo utilizar muito bem a sua linha defensiva e de meio campo. É um candidato.
- Beneditense é uma equipa que gosta de jogar futebol. Joga em todas as linhas do terreno e está muito bem orientada. É mais um forte candidato à subida.
- O Caldas do que vi[disseram-me que aquele jogo foi de facto um mau jogo deles] vi um Caldas fraco e sem ideias, sem apoio condigno nas alas, mas podendo explorar muito bem as mesmas, até porque tem laterais que gostam e sabem subir bem, principalmente no lado direito. A rever, mas até ver parece estar na luta.
Juniores da 1ª Distrital[5ª Jornada]:
U. Serra x Pataiense - Adiado
Gaeirense 3 x Mirense 2
Biblioteca 2 x Maceirinha 1
Batalha 9 x S. Guilherme 1
Folgou: Nadadouro
Classificação:
1º Nadadouro - 4J - 10 Pts
2º Gaeirense - 4J - 8 Pts
3º Pataiense - 4J - 7 Pts
4º U. Serra - 3J - 7 Pts
5º Biblioteca - 4J - 7 Pts
6º Batalha - 4J - 4 Pts
7º Mirense - 5J - 4 Pts
8º Maceirinha - 5J - 4 Pts
9º S. Guilherme - 5J - 1 Pt
Juvenis de Honra e 1ª Distrital
Distrital de Honra[7ª jornada]:
Portomosense 2 x Caldas 3
Vieirense 2 x Gaeirense 0
Bombarralense 1 x União da Serra 1
Alcobaça 2 x Bidoeirense 1
SL Marinha 6 x Pombal 1
Avelarense 0 x Nazarenos 1
Classificação:
1º SL Marinha - 7J - 21 Pts
2º Alcobaça - 7J - 17 Pts
3º Caldas - 7J - 16 Pts
4º Nazarenos - 7J - 14 Pts
5º Pombal - 7J - 11 Pts
6º Bombarralense - 7J - 10 Pts
7º Vieirense - 7J - 9 Pts
8º Avelarense - 7J - 7 Pts
9º U. Serra - 7J - 6 Pts
10º Portomosense - 7J - 6 Pts
11º Gaeirense - 7J - 3 Pts
12º Bidoeirense - 7J - 0 Pts
Já a 1ª Divisão Distrital[7ª Jornada]:
Nadadouro 8 x Pataiense 2
Alcobaça B 1 x Caldas B 2
Atouguiense 3 x Marinhense B 1
Folgaram: Peniche, GD Peso e Pousos B
Classificação:
1º Peniche - 6J - 16 Pts
2º Pousos B - 6J - 10 Pts
3º GD Peso - 5J - 8 Pts
4º Nadadouro - 5 J - 7 Pts
5º Marinhense B - 5J - 7 Pts
6º Atouguiense - 4J - 6 Pts
7º Caldas B - 6J - 4 Pts
8º Alcobaça B - 3J - 4 Pts
9º Pataiense - 6J - 3 Pts
Bem, na classificação após a 7ª jornada à equipas com muitos jogos em falta, o que ainda não dá para ter uma ideia correcta do 2º lugar até ao 8º. Quanto ao 1º e ao 9º e último, dificilmente vão largar os seus lugares, isto, na teoria.
Alterações de Menu
- Organização de espaços e de Links.
- Adição de alguns links, edição de outros que não funcionavam, eliminação de alguns links.
- Contactos dos clubes de forma directa consoante o editor de e-mail que têm pré-definido.
- Todos os colaboradores têm e-mail, bastando para isso clicar no colaborador que querem que abre logo o vosso editor de e-mail pré-definido com o e-mail do colaborador, bastando enviar o e-mail.
- Clicando nos links, abrirá uma nova janela com o link seleccionado, desta forma podem continuar a navegar no futeboldistritaldeleiria.blogspot.com
Aguarda-se a colaboração de todos, nomeadamente em relação a links de clubes que ainda não estejam no blog, bem como contactos desses mesmos clubes. Todos a ajudar será certamente melhor. Continuem a participar e utilizem os comentários que têm abertura de nova janela de há umas semanas para cá.
Obrigado pela vossa visita.
quarta-feira, dezembro 20, 2006
Artigo de opinião
O Apito Dourado marca a actualidade em Portugal. São graves todas as suspeições que andam no ar, e é bom que de uma vez por todas se resolvam finalmente todas estas especulações para que possamos voltar a acreditar no nosso futebol. É lugar-comum, hoje em dia a critíca aos dirigentes desportivos. De facto, muitos deles, e talvez os mais mediáticos são de facto, muito polpulistas e dão pouca credibilidade ao futebol, mas estes são uma minoria. Não podemos cair no lugar-comum da critíca fácil a toda esta classe. Por todo este país fora existem milhares de dirigentes, que após um dia de trabalho, deixando de estar muitas vezes com a sua família, lutam para que os seus clubes se desenvolvam e que seja possível a muitos milhares de jovens a prática de desporto gratuita, tarefa essa que deveria ser do Estado e que este delega nas colectividades , muitas das vezes sem lhes dar os apoios para isso.Em vez da patrocinar este tipo de actividades, muitas das vezes o Estado financia clubes profissionais com atletas com ordenados de milhões. São milhares de dirigentes que ás escondidas da família ajudam financeiramente os seus clubes sem nada pedir em troca, que assinam letras de forma a tornar viáveis os clubes, que do seu bolso pagam lanches e equipamentos aos atletas. Por tudo isto, não podemos cair no erro de por no mesmo saco, todos os dirigentes desportivos deste país, pois muitos deles são verdadeiros heróis, que num mundo cada vez mais materialista, contribuem para o sorriso e felicidade de muitos jovens...Por isto eu digo sem rodeios, muito Obrigado a todos eles!!!
terça-feira, dezembro 19, 2006
GD Guiense 2 - R.Pedroguense 1
Campo das Cabecinhas
Árbitro: Márcio Ferreira (AF.Leiria)
Guiense: Prancha; Bruno Cabral (João Vasco, 45 m.), João Cardoso, Gonçalo Ramos e Gildo; Pedro Simões, João Carlos, Luís Simões e Tiago Marques (Tiago Lavos, 75 m.); Sandro e Jó (Bruno Teixeira (80m.)
Treinador: Jorge Rolo
.
Pedroguense: Bruno Valente; João Palheira, Miguel, Paulo Jorge (Marcolino, 45 m.) e Paulito; Tatá (Paulino, 80m.), Toni e Filipe Barata; Mário Tó, Luís Filipe (Sergito , 70 m.)
e Likas.
Treinador: Zé Pele
Marcadores: Tiago Marques (30 ?), Likas (50 ?) e Luís Simões (80 ?).
O Guiense venceu no passado domingo o Pedroguense, num encontro em que a formação de Jorge Rolo realizou um exibição quanto baste, para conquistar mais três pontos, que lhe conferem o estatuto de quarto classificado do campeonato.
Começou melhor a equipa de Zé Pele que nos primeiros quinze minutos ameaçou a baliza de Prancha em duas situações. Após este período o conjunto pombalense assumiu o controlo do jogo, mas sem criar oportunidades de golo.
Na primeira oportunidade que teve o Guiense, não desperdiçou e Tiago Marques inaugurou o marcador para o conjunto da casa. A três minutos do intervalo, Sandro esteve muito perto do golo, num lance acrobático.
A um minuto do intervalo, Likas esteve perto de marcar, mas a bola bateu no poste. Ao intervalo, o resultado permeava a eficácia da turma de Jorge Rolo
No segundo tempo o Pedroguense entrou melhor e logos nos primeiros minutos chegou ao golo por intermédio de Likas. Pouco tempo depois, a formação de Zé Pele ficou reduzido a dez elementos devido a uma expulsão de Mário Tó.
Esta situação condicionou bastante o conjunto de Zé Pele e quem aproveitou foi o Guiense que assumiu as despesas do jogo. A dez minutos do final, João Vasco cai na área e Márcio Ferreira apontou para a marca da grande penalidade. Chamado a converter Luís Simões selou mais uma vitória para o Guiense.
Márcio Ferreira realizou trabalho irregular, errando no lance da grande penalidade que dá a vitória ao Guiense.
in www.oderbie.com
G.D.Atouguiense 3 - Praia da Vieira 1
domingo, dezembro 17, 2006
Juniores: Liderança da Honra em jogo
Este jogo iria dar a liderança isolada ou não do campeonato, com o Caldas a uns kms a intrometer-se[ganhou 5-0 ao St. Amaro].

[Portomosense a inicar o seu jogo na linha de meio campo]
Falando do jogo, o Beneditense entrou a pressionar forte, com um Portomosense muito bem na cultura táctica e bem posicionado em campo para este jogo, conseguindo travar bem a linha mais ofensiva do Beneditense. O 1º golo do Portomosense foi aos 20 minutos da 1ª parte após um canto e um cabeçeamento fácil de um jogador do Portomosense. A 1ª jogada de perigo da equipa de Porto de Mós deu golo. A equipa do Beneditense levantou a cabeça e continuou a trabalhar o seu jogo, quando 5 minutos depois do 1º golo da partida um jogador do Portomosense foi expulso com um vermelho directo após indicação do fiscal de linha[do lado atacante da equipa da casa] à árbitra internacional, Márcia. Alegadamente terá sido expulso por tentativa de agressão, algo que me passou ao lado porque não estava a olhar para aquela zona de terreno, mas partindo do principio que o jogador expulso e os seus colegas não protestaram muito, foi bem expulso. Expulsão essa que fez animar os jogadores da casa e empolgá-los mais para o ataque, mas sempre controlado e com calma.

[Mais um ataque finalizado sem nada de relevante para a equipa da casa]
A equipa do Portomosense se até aqui tinha apostado em contra-ataques controlados e bem geridos, depois da expulsão as ordens seriam mesmo essas, contudo na entrada para a 2ª parte viu-se diversas vezes o Portomosense atacar com vários jogadores, parecendo por vezes que não estava a jogar com 10.
A equipa do Beneditense tentou fazer um jogo apoiado, mas com pouca precisão e garra na linha ofensiva, a prova é que durante o jogo conta-te com os dedos de uma só mão as jogadas de verdadeiro perigo da equipa da casa.

[Mais um dos muitos contra-ataques da equipa do Portomosense]
O Portomosense na 2ª parte soube ocupar muito bem o terreno dificultando e muito a vida ao Beneditense que nunca soube criar verdadeiras ocasiões de perigo, tendo por diversas vezes "ido para cima deles" com jogadas individuais, tanto nas altas como pelo meio do terreno.

[Aqui, "Xá" a ir para os balneários ao intervalo pensando em como iria dar a volta ao resultado com um jogador a mais]
O treinador do Beneditense, "Xá" tentou arriscar tudo com a saida de um defesa central e a entrada de mais um homem para a frente, reorganizando o meio campo. A zona de campo era mais jogada no meio campo do Portomosense, mas as jogadas de perigo teimavam em não aparecer e quando apareciam os jogadores mais avançados desperdiçavam as oportunidades, algumas infantilmente ou com falta de confiança.
E como se ouve muita vez, quem não marca ... sofre e foi verdade. Quando nada o fazia prever num contra-ataque muito rápido o Portomosense aproveitou e bem a linha defensiva estar mais fragilizada e conseguiu o 2º golo, mesmo no último minuto da partida. Inglório para os jogadores do Beneditense, pelo contrário os jogadores do Portomosense fizeram uma enorme festa.

[Os festejos dos jogadores do Portomosense após o 2º golo, bem como o desânimo evidente dos jogadores da casa]
E assim terminou o encontro com um resultado final inglório para a equipa da casa. O resultado mais justo é dificil de dizer qual seria.

[Os jogadores do Portomosense a festejar após o apito final, por outro lado os jogadores da Benedita desolados e pelo chão por esta derrota]
Se por um lado o Beneditense atacou mais, teve mais posse de bola, tentou jogar por todos os sectores do terreno, também é verdade que não criou oportunidades de verdadeiro perigo e as que tinha boas hipoteses para tal, não conseguiu que assim fosse pelo que já relatei atrás. O Portomosense aproveitou bem os contra-ataques, fazendo os seus dois golos no 1º lance de perigo e no último com um forte contra-ataque. Digamos que a eficácia foi uma ajuda de ouro para a equipa visitante, mas também é verdade que se posicionou muito bem no terreno, mesmo com 10. A partir desta 7ª jornada o 1º classificado é o Portomosense com 19 pontos, em 2º o Beneditense com 18 pontos e em 3º o Caldas com 16.
A próxima jornada é interessantissima, pois o Portomosense recebe o Caldas e o Beneditense vai a Lisboa e Marinha.
Por último não vou mencionar nenhum jogador em especial, apesar de haver seleccionáveis da Selecção Sub-18 da AFLeiria por exemplo, mas não tive acesso à ficha de jogo para me facilitar essa análise, até porque não sou jornalista. Em relação à arbitragem esteve regular e não complicou, tendo interferido mais nos lances das expulsões e alguns amarelos.
Nota: O treinador do Portomosense foi expulso provavelmente por bocas, mas não influenciou nada as instruções para a equipa já que ficou na bancada atrás do banco que estava vazia. Já agora, para além do jogo dos meus miudos na parte da manhã, segui à tarde com a ida à Benedita e de seguida fui para Lisboa assistir ao jogo do Sporting. Já hoje de manhã voltei a assistir a um jogo de iniciados. Um f-d-s em cheio no que a futebol diz respeito.
13ªJornada - 1ªDivisão Distrital - Resultados e Classificações
1ª Divisão - Zona Norte
Ilha 1 - Carreirense 2
Motor Clube1-Ranha 0
Arcuda 2 - Pelariga 1
Moita do Boi 0 - Alvaiázere 2
Pousaflores 2 - Alegre Unido 2
Simonenses 0 - Cast. Pera 3
Casal Novo. 3 - Matamourisca 0
Ramalhais 2 - Avelarense 1
Classificação
1º -Avelarense 31 (-1jogo)
-----------------
Resultados
1ª Divisão - Zona Sul
Maceirinha 6 - Turquel 1
Vieirense 4- Outeirense 1
Vidreiros 3 - Unidos 0
22 Junho/Amor 2 - Santo Amaro 1
Atouguiense 3 - Praia da Vieira 1
Alfeizerense 3 - Pilado 1
Folgaram: Moitense e Ferrel.
Classificação
1º Maceirinha 27
2º Vieirense 25
3º Vidreiros 24
4º Outeirense 21
5º Pilado Escoura 20
6º Atouguiense 19
7º Ferrel 17
8º Santo Amaro 16
9º Praia Vieira 16
10º Alfeizerense 13
11º Unidos 11
12º 22 De Junho/Amor 10
13º Turquel 4
14º Moitense 4
13ªJornada - Divisão de Honra
Boavista 1 - Gaeirense 1
Classificação
1ºMarrazes 30
2ºUnião Serra 30
3ºBeneditense 30
4ºGuiense 23
5ºBiblioteca 22
6ºAlqueidão Serra 20
7ºAnsião 19
8º- Nazarenos 17
9º- Figueiró dos Vinhos 16
10º- Juncalense 15
11º- Pataiense 13
12º- Meirinhas 13
13º- Gaeirense 11
14º- Amigos Paz 8
15º - Pedroguense 7
16º- Boavista 4
sábado, dezembro 16, 2006
G.D. GUIENSE COMEMORA 32º ANIVERSÁRIO
"A vossa presença constitui um forte estímulo ao nosso trabalho!", afirmou o presidente do clube, Carlos Mota Carvalho, agradecendo o apoio dos associados e forças vivas da freguesia em torno da colectividade que está a atravessar um momento ímpar na sua história com a renovação e a requalificação da zona desportiva da vila que deve "orgulhar todos os guienses", permitindo à colectividade ser hoje "um ATL do futebol", com a inscrição de oito equipas de formação.
Segundo aquele responsável, no início do próximo ano, vai ser promovida uma campanha de angariação de fundos porta a porta, com o objectivo de concluir o pagamento do empréstimo bancário contraído pela direcção do clube para a instalação do relvado sintético, pois só dessa forma, será possível avançar para novos projectos sem comprometer as finanças do Guiense, nomeadamente, a construção de bancadas no parque desportivo das Cabecinhas.
Devido à situação climatérica, foi adiada a inauguração do relvado sintético no polidesportivo local, destinado às camadas jovens, um equipamento que deve ser uma "referência regional", sublinhou o presidente da junta, Manuel António, proporcionando às colectividades da Guia e das freguesias limítrofes a utilização do referido espaço, adaptado à prática de várias modalidades.
O presidente da Câmara de Pombal, Narciso Mota elogiou a dinâmica da direcção do Guiense e das várias instituições da freguesia reconhecendo o trabalho do presidente da junta:
"Tem sido um excelente interlocutor na câmara sobre os anseios da população", salientou.
artigo retirado do jornal online www.oderbie.com
Jogos do Fim de Semana - Séniores - 27/12/2006 - 15 Horas
sexta-feira, dezembro 15, 2006
Análise da jornada
quarta-feira, dezembro 13, 2006
GD Santo Amaro 3 - GD Atouguiense 1
Campo Estrela do Lis
GD Santo Amaro – Ivan; Marinho; Ricardo; Ticks; Didi; Oliveira(c); Portugal; Carlos; Marco; João Pedro; Kevin.
Suplentes – Micael; Hélio; Jorge; João; Bajouco
Treinador – Sandro
G.D. Atouguiense: Augusto; Sousa(c); Luís (Kafanfa aos 33m); Ganhão; Constantino; Super; Michael; Mata (Vando aos 33m); Tiago (Vando II aos 70m); João Russo; PC
Suplentes não utilizados: Sérgio; Xaxo; Calé;
Treinador: Leiria
Delegados: Ricardo Silva; Vítor
Massagista: Agostinho
Disciplina: Cartão amarelo a Sousa, João Russo; Vando;
Marcador: Oliveira (g.p. 2m); João Pedro (20m); Kevin (35m) e PC (79m)
Ao intervalo: 3 – 0
Assim é difícil pontuar
Havia a perspectiva de ser um bom jogo de futebol entre duas equipas que apesar de estarem tranquilamente a meio da tabela classificativa queriam ganhar para se aproximarem ainda mais dos lugares cimeiros, mas não foi assim tão bom porque houve alguém que não quis. Assistiu-se a uma primeira parte muito equilibrada mas com o Santo Amaro a ter um ligeiro ascendente.
Aos 2 minutos da partida começou o “espectáculo” com um penálti assinalado favor do Santo Amaro por uma falta de Ganhão sobre um avançado do Santo Amaro, falta essa que existiu e começa bem fora da área de rigor. A vontade de assinalar penálti era tanta que o árbitro até se esqueceu de expulsar o central Ganhão. Chamado á conversão Oliveira não perdoou.
Tentou reagir ao golo o Atouguiense como podia, até com uma boa circulação de bola entre os seus jogadores, mas por vezes era pouco esclarecido na forma como atacava. Ainda assim de vez em quando causava algum perigo na área do guardião Ivan. O Santo Amaro era uma equipa também com uma boa circulação de bola, mais tranquila e conseguia causar maior perigo junto da baliza de Augusto.
Foi numa dessas investidas à área forasteira que após a marcação de um pontapé de canto e após vários ressaltos em que nenhum jogador Atouguiense conseguiu aliviar a bola, depois de um remate à queima roupa de um outro jogador da equipa da casa, João Pedro desviou para o fundo da baliza do Atouguiense. Iam decorridos 20 minutos de jogo.
À passagem do minuto 35 novo golo para a equipa da casa desta vez por intermédio de Kevin que após jogada pela direita do ataque, isolou-se e á entrada da área Atouguiense “chapelou” Augusto. Estava feito o terceiro para equipa da casa. Neste lance tudo normal não fosse o facto de Kevin estar, sem exagerar, uns ligeiros 3 metros adiantado em relação ao penúltimo defensor Atouguiense.
Nesta altura os jogadores do Atouguiense estavam de cabeça perdida por assistirem a tamanhas injustiças e nada poderem fazer para debelar esta situação, pois eram literalmente ameaçados, recebendo inclusive lições de moral da parte do árbitro da partida.
Até ao intervalo registou-se uma melhoria no futebol praticado pelo Atouguiense, mas ainda assim nunca conseguiu facturar nas ocasiões criadas.
Na segunda parte a equipa do Atouguiense entrou mais calma e expedita sobre o terreno de jogo e apesar das primeiras ocasiões de golo surgirem junto da baliza de Augusto, encostaram a equipa do Santo Amaro ao seu reduto defensivo na tentativa de reduzir a vantagem no marcador. Logo no início, penálti que ficou por assinalar por mão deliberada de um defesa amarense dentro da área, após um lançamento lateral. Mais uma vez ao protestar, de uma forma sempre correcta pela decisão tomada, o árbitro da partida ameaçava de modos por vezes ofensivos os jogadores do GDA.
Poucos minutos volvidos e nova decisão polémica dentro da área do Santo Amaro, desta vez Vando ao rodar sobre um adversário é derrubado por este quando se virava para a baliza.
A persistência premiou o Atouguiense com um golo que veio a acontecer aos 79 minutos por PC após um cruzamento da esquerda do ataque, este recebe a bola na área, desvia-a de dois oponentes e remata para golo. É um golo que peca por tardio face ao caudal ofensivo produzido pela equipa Atouguiense. Passados poucos minutos novo golo forasteiro por PC após novo cruzamento na esquerda do ataque mas desta vez invalidado. Nem jogadores nem muitos dos espectadores do jogo se aperceberam de falta passível para se invalidar o golo. Mas mais uma vez reclamar para quê?
Até ao fim do jogo, o Atouguiense a jogar quase sempre no meio campo adversário, tentou reduzir a desvantagem mas não conseguiu, enquanto que o Santo Amaro espreitava o contra ataque e não aumentou a vantagem por mérito de Augusto que fez 2 excelentes defesas a evitar golo.
Estou convencido que não se assistiu a uma melhor partida de futebol, devido à actuação do árbitro que teve uma actuação intimidadora e ameaçadora para com os jogadores do Atouguiense, uma coisa a lembrar que estávamos num regime ditatorial. Chegou-se ao ridículo de ser assinalada uma falta quando o árbitro se encontrava de costas para o lance, e nenhum dos auxiliares dá indicação de falta, por ouvir um simples “Ai”.
Situações destas não se devem repetir, seja em que campo for. Tal como os jogadores os árbitros também erram, mas serem arrogantes ameaçadores e provocadores é inadmissível nos tempos que hoje correm e devem merecer toda a atenção por parte dos responsáveis da A.F.Leiria.
Não entenda o prezado leitor que tento desculpar a derrota do Grupo Desportivo Atouguiense no campo do Santo Amaro com a actuação do árbitro da partida e seus pares, mas que contribuíram de maneira directa ninguém pode negar.
terça-feira, dezembro 12, 2006
U.Matamourisquense 0 - Avelarense 5
Árbitro: Rui Batista (AF.Leiria)
U.Matamourisquense: Sérgio; Gameiro (Ezequiel, 69'), Miguel, Giló e Pedro Ereira; Tito (Rato, 78'), Escalhorda e Renato; Marquito, Serralheiro (Joni, 88') e Cigano
Avelarense: João Pedro; Nuno Henriques, Eduardo, Rui e André, Tito (Neto, 60'), Góis e Pedro Almeida; Fernando (Tiago Sardinha, 79'), Pedro Jacob e Pedro Ferreira (Silvério, 62').
Marcadores: Pedro Jacob (10') e (70'), Eduardo (50'), Fernando (76') e Pedro Almeida (84').
A U.Matamourisquense sofreu uma pesada derrota no seu reduto diante do líder Avelarense, numa partida em que a formação pombalense desperdiçou duas grandes penalidades.O primeiro golo surgiu aos dez minutos, por intermédio de Pedro Jacob, que aproveitou alguma confusão na área para facturar. A perder a equipa mourisquense e durante os primeiros quarenta e cinco minutos dispôs de algumas boas oportunidades.Ao intervalo resultado mais justo seria o empate, face ao que as duas equipas produziram no primeiro tempo.No regresso dos balneários, a equipa do Avelarense entrou melhor e aos cinco minutos aumentou a vantagem para 2-0, face a um adversário que entrou bastante mal na segunda parte.Aos sessenta minutos a U.Matamourisquense teve uma oportunidade soberana para aumentar a vantagem, mas Miguel rematou ao lado na transformação de uma grande penalidade. Dez minutos depois, o avançado Pedro Jacob voltou a marcar, fazendo o terceiro golo para a equipa visitante. Na parte final do encontro o Avelarense marcou ainda mais dois golos, o primeiro por intermédio de Fernando e o segundo por Pedro Almeida na transformação de uma grande penalidade.Realce ainda para mais uma grande penalidade desperdiçada pelo conjunto da casa, com Pedro Serralheiro a permitir a defesa a João Pedro e na recarga rematou ao poste.
Ana Patrícia Fernandes
S.C.L.Marrazes 2 - Biblioteca 0
Árbitro: Carlos Romão, do CRA da AF Leiria
Leiria e Marrazes: Gonçalo; Lagoa (Mauro, aos 54 minutos), Portugal, Brás e Pedro Felizardo; Sandro (Cap.); João Alves, Marco e Miguel (Diogo Jorge, aos 68 minutos); Alberto (André, aos 83 minutos) e Ruben.
Suplentes não utilizados: Bruno, David, Parreira e Pedro Seco.
Treinador: Gonçalo Moleirinho.
Biblioteca: Pistolas; Pombinha, Telmo, Nuno Jorge e Gago (Ricardo Mafra, aos 66 minutos); Paulo Ganau (Cap.); Bruno Bento (Marco Aço, aos 68 minutos), Carapau e Luís; Keka e Tropa (Fábio Preto, aos 26 minutos).
Suplentes não utilizados: Tarzan, Dário, Nuno Gala e César.
Treinador: Paulo Ribeiro.
Golos: 1-0, Mauro, aos 70 minutos; 2-0, Sandro, aos 85 minutos.
Acção disciplinar: cartões amarelos para Marco Aço (85 m) e Pistolas (87 m).
Não era um jogo fácil para os marrazenses, como aliás ficou comprovado em determinadas fases do jogo. Não que o Biblioteca tenha efectuado uma partida exuberante, que não fez, mas soube postar-se no campo de forma a dificultar a progressão do seu adversário, tornando-lhe a tarefa muito complicada, sobretudo ao nível dos cortes das linhas de passe.
Apesar disso, reconheça-se, o Leiria e Marrazes foi dono e senhor do jogo, exercendo um domínio territorial inquestionável e plenamente justificativo dos três pontos averbados pelo conjunto orientado por Gonçalo Moleirinho.
Em termos ofensivos que fez a equipa de Valado de Frades? ... tentou, simplesmente, surpreender nos primeiros dez minutos de cada parte, o que foi muito pouco. Vinte minutos num contexto de 90, foi de facto produção parca para o grupo de Paulo Ribeiro que, ainda por cima, perdeu o seu ponta-de-lança (Tropa) logo aos 26 minutos, por lesão.
De resto, muito do jogo foi travado a meio campo, sempre com maior predomínio dos marrazenses que, na primeira parte, desperdiçaram duas soberanas oportunidades de golo, aos 21 e aos 40 minutos, respectivamente por Miguel e Marco (ao poste), pelo que nulo que se verificava ao intervalo já era lisonjeiro para os valadenses.
No segundo tempo, para além dos tais dez minutos iniciais da praxe, o Leiria e Marrazes voltou a pegar no jogo, normalmente sob o comando de Marco, mas denotava alguma improdutividade no último terço do rectângulo. Isto é, dominava mas não conseguia chegar ao golo. Até que aos 70 minutos, numa bola que sobrou no interior da área à guarda de Pistolas, Mauro tentou a sorte e, de calcanhar, abriu o activo. O mais difícil estava feito.
A partir daqui o Biblioteca quis reagir, mas ficou-se pelo mero processo de intenção. A equipa não tinha força para o desdobramento defesa/ataque, pelo que as suas transições acabavam sempre na moralizada defesa dos locais. Melhor ainda, muitas vezes nem sequer ultrapassavam os opositores colocados no meio campo. Indubitavelmente, o golo sofrido ?matou? os valadenses. Muito cedo se adivinhou que os três pontos já não iriam sair de Marrazes, tendência plenamente confirmada quando, aos 85 minutos, novamente numa bola de sobra, Sandro carimbou a vitória.
Em síntese, triunfo inquestionável do Leiria e Marrazes, perante um opositor difícil, mas do qual esperávamos mais ao nível ofensivo.
A arbitragem de Carlos Romão pautou-se pela regularidade. Todavia, terá de chamar a atenção à sua assistente Inês Ferreira, para o facto de não existirem foras-de-jogo quando a bola vem directamente de um lançamento lateral.
Ângelo Gomes (Diário de Leiria)
Futebol distrital de Leiria em números - Dados relativos a 2005-2006
Número de Equipas
- Futebol 7 - 176
- Futsal - 198
Número de Atletas
- Futebol 7 - 2315
- Futsal - 2650
Número de Jogos
- Futebol 7 - 1643
- Futsal - 2038
- Futebol de Praia - 6
Número de Dirigentes/Treinadores/Outros Cargos - 2232
Caçadores de Ansião 1 - Meirinhas 0
segunda-feira, dezembro 11, 2006
Evolução dos Clubes
domingo, dezembro 10, 2006
1ª Divisão Distrital - 13ª Jornada - Resultados e Classificações
Divisão de Honra - 13ª Jornada - Resultados e Classificação
Classificação
1º Marrazes - 27 Pontos
2º U. Serra - 27 Pontos ( - 1 Jogo)
3º Beneditense - 27 Pontos
4º Guiense - 20 Pontos (- 1 Jogo)
5º Ansião - 19 Pontos
6º Biblioteca - 19 Pontos
7º Alq. Serra - 17 Pontos ( - 1 Jogo)
8º Nazarenos - 17 Pontos
10º Meirinhas - 13 Pontos
11º Pataiense - 13 Pontos
12º Figueiró dos Vinhos - 13 Pontos
14º Gaeirense - 10 Pontos
15º Pedroguense - 7 Pontos (-1 Jogo)
16º Boavista - 3 Pontos
sexta-feira, dezembro 08, 2006
Clubes do distrito nos nacionais

Juniores:
A União de Leiria tem a sua equipa de Juniores no Nacional - Zona Norte. A meu ver a Zona Sul é mais forte e homogénea, mas os clubes da Zona Norte cada vez trabalham melhor a sua formação, algo que em Lisboa e zonas limitrofes se trabalha muito e bem à largos anos.
A União de Leiria à 13ª jornada é 10º classificado com 14 pontos e menos um jogo, como variadas equipas devido ao caso mateus que não permitiu os Juniores do Gil Vicente jogarem no nacional. O 1º classificado é o FC Porto com 28 pontos e o último, o 15º classificado é o Infesta com 6 pontos.
Futuro no Nacional: A União de Leiria está a fazer um campeonato estável para a manutenção e quer-me parecer que o vai conseguir fazer calmamente.


Juvenis:
Beneditense e União de Leiria disputam a Série C do principal campeonato de Juvenis. A União de Leiria, tal como nos juniores está confortavelmente instalada pela meia tabela com 16 pontos à 11ª jornada, já o Beneditense está em último lugar com apenas 3 pontos. O 1º classificado é o Sporting com 29 pontos.
Futuro no Nacional: A União de Leiria confortavelmente irá manter-se no nacional e está a 5 pontos de ir à Fase final, mas não será tarefa fácil porque ser apurado para a fase final é preciso ter muita consistência ao longo da época e parece-me que o União de Leiria ainda não tem essa consistência para poder lutar ombro a ombro com Belenenses, Estrela da Amadora, Cultural ou Alverca, mas, a ver vamos.
Já o Beneditense parece ter a sua sentença lida. Com apenas 3 pontos e no último lugar da classificação, resta poder olhar para cima e lutar f-d-s a f-d-s por bons resultados, exibições e ir amealhando o máximo de pontos possíveis. Em penúltimo está o Entroncamento com 7 pontos, ou seja 4 pontos a mais que o Beneditense.




Iniciados:
É sem dúvida o Escalão com mais clubes do distrito a lutar nos nacionais. Fruto também, de ser o escalão com mais séries. União de Leiria, Caldas, SL Marinha e Vieirense são os clubes a representar o distrito. A União de Leiria está muito bem lançada para seguir à fase seguinte, faltando ainda muitos jogos é certo. Em 2º lugar a União de Leiria com 28 pontos, tendo 1 a menos que o primeiro classificado, a Académica. Em 6º lugar encontra-se o Caldas depois de uma má entrada no nacional, parece que até lhes fez bem entrar com o pé esquerdo, tendo feito já brilhantes resultados, inclusivé fora de casa. Está em 6º com 17 pontos. Em 8º está o SL Marinha com 14 pontos e em 9º o Vieirense com 11 pontos. Em 12º lugar e último está a Ac. Fundão com 6 pontos após 12 jornadas decorridas.
Futuro no Nacional: A União de Leiria irá disputar um lugar na fase final e pode muito bem fazê-lo. Já o Caldas está bem embalado para poder assegurar o seu lugar no Nacional para a próxima época enquanto SL Marinha e Vieirense esperam fazer o mesmo, mas provavelmente com mais dificuldades.
Bom resto de época a todas estas equipas e estaremos atentos ao desenrolar do campeonato de cada uma delas.
Atouguiense 5 - Unidos 2
Campo de Jogos do Grupo Desportivo Atouguiense
Árbitro: Rui Figueiredo
G.D. Atouguiense: Augusto; Sousa(c); Luis (Mata aos 60m); Ganhão; Constantino; Michael (Vando II aos69m); David (Kafanfa aos 14m); Tiago; João Nuno; João Russo; Pasteleiro
Suplentes não utilizados: Sérgio; Super
Treinador: Leiria
Delegados: Ricardo; Caju
GDCR Unidos: Cristiano (Bruno aos 65m); Sérgio; Joel (c); Énio (Hélder ao Int.); Edi; Pedro Miguel; João Paulo (Nuno aos 73m); Fábio Leandro; Tiago Bom; Mário
Suplentes não utilizados: Hugo
Treinador: Mário Rui
Disciplina: Cartões amarelos a Joel (21m); João Paulo (38m); Énio (45m); Pasteleiro (51m); Tiago Bom (69m)
Marcadores: João Russo (8m); Kafanfa (19m, 23m e 60m); Michael (56m); Mário (74m) e Leandro (91m)
Ao intervalo: 3 – 0
Entrou forte a equipa do Atouguiense a fazer uma pressão muito alta que quase não deixava jogar a equipa dos Unidos o que deixou os jogadores algo desorientados. A pressão foi tal que deu frutos à passagem do minuto 8 após a marcação rápida de um livre a meio campo em que Constantino viu e desmarcou João Russo que mesmo com a pressão de um defesa contrário, aguentou a carga e rematou rasteiro e colocado inaugurando o marcador.
Este golo intranquilizou a equipa dos Unidos e não foi de estranhar que aos 19 minutos o recém entrado Kafanfa, após boa jogada pela direita, fintou o guardião Cristiano e aumentou a vantagem.
Nesta altura os jogadores dos Unidos quase não faziam outra coisa que contestar algumas das decisões do jovem árbitro Rui Figueiredo, por este não assinalar algumas faltas favoráveis à equipa do Casal dos Claros. Alguns destes protestos têm toda a razão de o ser, mas vá-se lá perceber o porquê da atitude deste jovem árbitro.
Apesar de não estar a ser um jogo muito bem jogado o Atouguiense jogava de forma prática e convertia 3 das oportunidades que teve. Até ao intervalo foi gerindo o resultado, ao passo que a equipa dos Unidos nunca conseguiu incomodar verdadeiramente o guardião Augusto que era quase um mero espectador.
A segunda parte começa tal como acabou a primeira, mas com a equipa dos Unidos um pouco mais ousada e de vez em quando conseguia chegar à área do Atouguiense o que obrigava a defesa e o guarda-redes caseiros a uma atenção mais redobrada.
Aos 56 minutos, desta vez após jogada pela esquerda e desvio de Kafanfa ao primeiro poste, Michael aparece na pequena área a empurrar para golo, batendo o desamparado Cristiano.
Volvidos 4 minutos o endiabrado Kafanfa volta a fazer das suas e após uma jogada pela direita, já dentro da área faz um chapéu a Cristiano, conseguindo assim um golo de belo efeito.
O Atouguiense ia tirando partido das facilidades concedidas pela equipa adversária e não aumentou a vantagem no marcador por demérito dos seus jogadores em particular duas perdidas de Sousa que à boca da baliza enviou por cima e também por mérito do adversário, essencialmente do recém entrado Bruno que substituiu Cristiano ao 65 minutos e que por duas vezes negou dois golos certos a Pasteleiro, primeiro numa recarga a uma jogada algo confusa dentro da área e depois num cabeceamento após cruzamento da esquerda a efectuar a defesa da tarde.
Os Unidos nunca desistiram de alcançar o seu tento de honra e conseguiram o primeiro à passagem do minuto 74 por intermédio de Mário que aproveitou um desentendimento entre o central Sousa e guarda redes Augusto já fora da área e intromete-se, ganha o ressalto e marca com a baliza deserta.
O segundo golo nasce já nos descontos depois de um ataque pela direita, Leandro isola-se e à saída de Augusto efectua-lhe um chapéu do qual resulta um golo de belo efeito.
Quanto ao trabalho do árbitro Rui Figueiredo, pode-se dizer que certamente que não esteve ao seu melhor nível, pois teve algum desacerto no aspecto técnico e disciplinar, essencialmente na primeira parte, sendo algumas vezes também mal auxiliado pelos seu assistentes, mas sem intervenção directa no resultado final.Acaba por ser um resultado justo face às muitas ocasiões criadas e conseguidas pela equipa do Atouguiense que apesar de não ter feito um grande jogo, foi sempre mais equipa e demonstrou mais união e coesão dentro das quatro linhas.
quinta-feira, dezembro 07, 2006
Distrital de Honra - Juniores - 6ª jornada
Destaques para a 1ª derrota do Caldas, depois da perca dos primeiros pontos na 5ª jornada, da boa campanha do Portomosense e do Beneditense que só soma vitórias, tendo um jogo a menos. Uma nota positiva também para o Alcobaça que parece ter despertado fazendo 4 pontos de 7 nestas duas últimas jornadas.
Resultados da 6ª jornada:
Nazarenos 2 x Beneditense 4
SL Marinha 3 x Peniche 2
Pousos 3 x Bidoeirense 1
Alcobaça 2 x Marrazes 0
Bombarralense 1 x Caldas 0
Sto Amaro 0 x Portomosense 3
Classificação à 6ª jornada:
1º - Portomosense - 6 J - 16 Pts
2º - Beneditense - 5 J - 15 Pts
3º - Caldas - 6 J - 13 Pts
4º - Bombarralense - 6 J - 10 Pts
5º - SL Marinha - 6 J - 10 Pts
6º - Pousos - 6 J - 7 Pts
7º - Alcobaça - 6 J - 7 Pts
8º - Peniche - 5 J - 6 Pts
9º - Marrazes - 6 J - 6 Pts
10º - Bidoeirense - 6 J - 6 Pts
11º - Nazarenos - 6 J - 3 Pts
12º - Sto Amaro - 6 J - 3 Pts
Futebol Distrital de Luto
70º Aniversário S.C.L.Marrazes
quarta-feira, dezembro 06, 2006
Paulo Sousa convoca João Guerra


O SL Marinha teve um atleta seu seleccionado. João Guerra vai estagiar com a Selecção Nacional.
As equipas Leirienses presentes no Nacional do seu escalão têm os olhos postos nelas.
Sub-18 - Fase Zonal "T. M.Quaresma"

De 17 a 19 de Novembro os Sub-18 para representar a Selecção da AFLeiria deslocaram-se à Guarda para o Torneio "Manuel Quaresma" na sua fase Zonal.
A AFleiria defrontou a AFGuarda e perdeu por 2-1, ganhando nos penalties por 4-2, defrontou também a AFPortalegre e empatou 2-2.
Penso que os penalties foram só para os primeiros jogos das equipas no caso de haver empates em casos pontuais. Pelas minhas contas, a Selecção da AFLeiria ficou em 3º nesta fase de grupos, mas pelos resultados podemos ver que os jogos foram certamente bem disputados e com jogos sempre equilibrados.
Como nota final ficam os convocados para este torneio[os da foto] e os seus respectivos clubes:
André Perre - A.Beneditense C.D.
João Boa Vida - A.C.Avelarense
Paulo Pintor - A.C.Marinhense
Nuno Sobreiro e João Camacho - Caldas SC [2]
Tiago Batalha - G.D. "Os Nazarenos"
Miguel Maia - I.D.Vieirense
Ricardo Cadete - S.L. Marinha
João Pereira, Ludovic, João Rafael, Luis Carlos, Ricardo Viralhada, Timmi Pollard, Carlos Inácio, Airton Chora, Sérgio Neves e Emanuel - U.D. Leiria [10]
Campo sem condições? Frio, chuva?

Ontem ia e fui dar treino aos miudos. A 30 minutos de começar o treino recebo um telefonema de um director a dizer que os Escolas não iam treinar e provavelmente os Iniciados também não. A razão era simples, o campo estava mau, havia muita chuva e frio durante o dia/previsão para a noite.
A minha resposta foi que iria ao treino, nem que seja para falar com eles 10 minutos[algo que já tinha planeado].
Quando cheguei e passado pouco tempo tinha 70% dos meus jogadores prontos para treinar. Os Escolas já se tinham ido embora, os Iniciados não foram treinar. Os directores ainda insistiram que não havia condições, os miudos olharam para o campo, foram ligar as luzes e buscar 2 bolas. Fantástico pensei eu. Dei-lhes uma pequena palestra em relação ao nosso próximo jogo, ao futuro da equipa e apresentei-lhes alguns dados estatisticos.
E lá fomos treinar, mesmo com o campo razoavelmente mau mas permitia treinar, com muito frio e chuva de quando em vez.
Ter miudos destes vale bem mais que vitórias que ao nível da formação são importantes, mas não é o fundamental para os treinar.
terça-feira, dezembro 05, 2006
Futebol Formação

Viva,
A partir de hoje começo a ajudar este excelente blog. A minha ajuda e colaboração será sobretudo nas camadas jovens e futebol formação do distrito. Como treinador de uma equipa de Sub-12, poderei dar mais informações e noticias das séries que melhor conheço, mas, não vou descurar Escolas, Iniciados, Juvenis ou Juniores, até porque, de quando em vez vou assistindo uns jogos aqui e ali.
Espero que possa engradecer o blog com a minha ajuda, no que puder tirar as dúvidas a quem as tenha e noticiar sempre que possa ou saiba o que se passa pelo nosso distrito em relação às camadas jovens.
Nota: Irei tentar noticiar de Norte a Sul do distrito, mas o meu conhecimento é mais na zona de Caldas da Rainha e zonas limitrofes e, obviamente os grupos dos clubes de toda a zona abragente.
segunda-feira, dezembro 04, 2006
Pousos 1 - S.C.L.Marrazes 1
domingo, dezembro 03, 2006
C.R.C 22 de Junho/Amor 3 - Outeirense 3
Arcuda 3 - Carreirense 4
Árbitro: José Principe auxiliado por Paulo Ferreira e Eduardo Seco
Arcuda: Pedro, Hélder Silva (Jopinha 75 m.), Beto Malho, André Malho, Rodinhas, Miguel (Deco 85m.), Micha, Dinis Maurício, Igor, Wilson (Paulo 44m.) e Stephane.
Suplentes não utilizados: Chipanga, Bruno e Tó-Zé.
Treinador: Fernando Neves
Carreirense: Pedro, Esperança, Rui, Telmo, Joca, Ricardo (Nuno Bento 90 m.), Cristofe, Nélson, João Paulo, Pragosa (Nuno 92 m.) e Marco (João Nuno 80 m.)
Suplentes não utilizados: José Gaspar e Mário
Treinador: Manuel Domingues
Disciplina: Cartão amarelo para Dinis Maurício (26 m.), Beto Malho (90 m.) e Jopinha (94 m.) do Arcuda e Cristofe (25 m.), Rui (47 m.), Esperança (85 m.) e João Nuno (89 m.) do Carreirense
Resultado ao Intervalo: 1-1
Resultado Final: 3-4
1ª Divisão Distrital - 11ª Jornada - Resultados e Classificações
Ilha 1 - Ranha 0
Arcuda 2 - Carreirense 4
Moita do Boi 0 - Motor Clube 3
Pousaflores 0 - Pelariga 1
Simonenses 1 - Alvaiázere 3
Casal Novo 2 - Bajouca 2
Avelarense 1 - Cast. Pera 0
Ramalhais 1 - Matamourisquense 1
Série Sul
Vieirense 3 - Turquel 0
Vidreiros 1 - Ferrel 0
22 de Junho/Amor 3 (Cadete , Fábio e Nemo p.b)- Outeirense 3 (Sandro, Telmo e Rui Lobo)
Atouguiense 5 - Unidos 2
Alfeizerense 1 - Santo Amaro 0
Moitense 1 - Praia da Vieira 4
Divisão de Honra - 11ª Jornada - Resultados e Classificação
Guiense 2 - Gaeirense 0
Alq. Serra 0 - Nazarenos 0
Meirinhas 2 - Pedroguense 1
Juncalense 1 - Ansião 0
Biblioteca 2 - Beneditense 2
Pousos 1 - Marrazes 1 (Lagoa)
União da Serra 1 - Pataiense 1
2º União da Serra 24 Pontos ( -1 jogo)
3º Beneditense 24 Pontos
4º Biblioteca 19 Pontos
5º Ansião 19 Pontos
6º Guiense 19 Pontos ( - 1 Jogo )
7º Alq.Serra 17 Pontos
8º Nazarenos 16 Pontos
9º Pataiense 13 Pontos
10º Meirinhas 13 Pontos
11º Figueiró dos Vinhos 12 Pontos
12º Juncalense 12 Pontos
13º Gaeirense 9 Pontos
14º Pousos 8 Pontos
15º Pedroguense 7 Pontos
16º Boavista 3 Pontos