terça-feira, junho 12, 2012

Entrevista a Paulo Brites (AC Marinhense)

Região da Nazaré – Depois de ter conseguido a subida de divisão aos nacionais dos juvenis do Marinhense como treinador, conseguiu posteriormente vencer a taça distrito, fazendo assim a dobradinha, que balanço faz desta temporada de grande nível da sua equipa?
Paulo Brites- Não posso estar mais feliz com a excelente época que realizei eu e todo o grupo de trabalho. É um grupo que estamos juntos a três anos e culminou com a conquista máxima a este nível juvenil taça e campeonato, consegui moldar os jogadores a minha maneira de jogar, e estes foram trabalhados para quando fossem chamados pudessem responder positivamente e assim foi. Tinha 21 jogadores todos motivados e com muito sacrifício obtivemos este êxito, digo sacrifício porque saíram dois jogadores importantes no esquema da equipa, um para o Leiria outro para a Académica. Comecei a época com algumas experiências recebi três jogadores que pouca utilização tinham nos clubes anteriores e que vieram a  revelar-se como muito importantes no sistema que queria para a época. Comecei a treinar na Moita devido ao campo da Portela só receber o sintético em Janeiro, tive 2 derrotas nos dois primeiros jogos por motivos diferentes. A partir dai nunca mais perdi até final de época, foram 20 vitorias seguidas mais 5 jogos da taça até á final, ao todo fizemos 106 golos na época, uma média de quatro golos marcados por jogo penso que além dos troféus conquistados foi também as boas exibições que a equipa realizava em qualquer campo. Muita gente me abordava a dar os parabéns pela forma como actuava-mos. Quem me conhece sabe que não sou um treinador defensivo, talvez influencia de como eu era como jogador sempre no pensamento a baliza adversária. O meu maior gozo foi lutar contra quem á 2ª jornada já não acreditava na minha equipa ou seja aproveitei isso para estimular e motivar a equipa fechei o grupo e demos as mãos os jogadores director e meu adjunto e foi uma chapada sem mão a muita gente.
.
R.N – O facto de ter jogadores naturais da Nazaré na sua equipa ajudou de alguma forma no desenrolar da época, e se estes são compatíveis com aquilo que pretendeu incutir no seu grupo de trabalho?

P.B- Claro sem sombra de duvidas. A ajuda foi enorme. O Riky e o Sílvio foram jogadores importantíssimos para o que eu pretendia assim como todo o plantel. Eles já tinham sido meus jogadores nos sub 12 e sub 13 do GD "Os Nazarenos" e tínhamos já algumas conquistas juntos mas foram situações diferentes. O Riky já era jogador do AC Marinhense, mas juvenil de primeiro ano e devido a sua qualidade eu puxei-o para os “A” . Já o Sílvio apareceu na Marinha e pediu para treinar mais outro colega da Nazaré que acabou por não aparecer no treino seguinte e achei que poderia ser uma mais-valia para o plantel, assim como veio a revelar-se positivamente. Pelo facto de serem da Nazaré foram tratados de maneira diferente para mim o jogador tem que me provar nos treinos que merece jogar no próximo jogo com entrega com atitude com garra e responsabilidade no que esta a fazer e nisso eles foram excelentes. O jogador nazareno tem essa característica,  pena é que a mentalidade do jogador se fixe só num objectivo e não procure outros. Mas não foram só eles,  tive  21 jogadores com uma alma enorme, e todo o mérito vai para os jogadores eles mereceram estas conquistas .
.
R.N- Pensa continuar a treinar este grupo que subiu de divisão, ou tem outros projectos para a nova temporada, se sim quais são?

P.B- Não vou treinar este grupo nem vou treinar no AC Marinhense este ano pelo menos. Tive o convite da parte da direcção para ir treinar os juvenis para o campeonato nacional, iria dedicar-me de corpo e alma ao grupo e iria fazer uma boa campanha porque têm uma boa equipa e com reforços que se pudessem ir buscar. Mas foi um fechar de um ciclo de três anos,  agora vão ter outro treinador outros métodos faz-lhes bem , eu para o ano com esta equipa seria um sério candidato á subida novamente, disso não tenho duvidas estes jogadores estão preparados para mais conquistas e sempre lutar pela vitória não se refugiando no que vai acontecer é uma equipa de ataque mesmo que algum jogador influente saia . Quanto a outros projectos por enquanto não vou falar em nada,  até pode ser que fique sem treinar e agarrar-me a minha profissão com mais afinco. O bichinho do futebol está sempre presente e não vou estar muito tempo sem treinar desde que me queiram, claro.
.
R.N- Até onde quer ir o treinador Paulo Brites no futebol, prefere continuar na formação de jovens jogadores, ou pensa vir a treinar escalões seniores?

P.B- Não foi por esta época que eu vou ser diferente, claro que me dá mais visibilidade mas não estou agarrado a isso. Sei a minha vida,  tive a uns anos convite para ir com um treinador para a Arábia Saudita, porém devido ao trabalho não aceitei, mas agora o pensamento é outro, mas não estou obcecado em ser um treinador de topo, penso como em tudo na minha vida, o que tenho tem sido conquistado e é á minha custa com muita dedicação sem favores de ninguém, é assim que tenho educado os meus dois filhos, e são um exemplo de humildade e se assim não for não se conquista nada, a vaidade e a arrogância não leva a lado nenhum. Tenho um desejo que espero concretizar, ser treinador do meu filho, Marco, daqui a 3/ 4 anos podendo assim ser um orgulho ter treinado os meus dois filhos. Quanto a treinar seniores,  penso que estou preparado, nunca treinei seniores mas devido á minha experiencia de jogador profissional durante 15 anos e conhecimentos que vou adquirindo um dia pode surgir,  mas vai ser uma coisa natural não vou andar obcecado por isso quando acontecer um convite estou cá para analisar e ver se é um bom projecto. A todas as pessoas que têm carinho por mim e a todos os que foram meus jogadores e um dia poderão ser outra vez, um muito obrigado por me ajudarem a crescer como treinador. Grande abraço a todos.

Joaquim José Paparrola - Região da Nazaré

12 comentários:

  1. É verdade que o Ricky assinou pelo Sporting?

    ResponderEliminar
  2. Excelente técnico. Excelente carácter e bastante humilde. Parabéns por esta grande época. Se calhar algumas pessoas dentro do clube não o mereciam, mas técnicos, jogadores, directores desta equipa e adeptos, mereciam-no bem. Parabens e boa sorte no futuro.

    ResponderEliminar
  3. Penso que é verdade a ida do Riky para o Sporting. Fez uma super época

    ResponderEliminar
  4. Quem vai ser o treinador?

    ResponderEliminar
  5. mas quem sera ,mas quem sera o treinador dos juvenis?????
    E o maior treinador de equipas do nacional,embora ninguem o queira em mais nenhum clube ele é o maior de seu nome tchan tchan tcham...Luciano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma entrevista eticamente correcta so quem nao acompanhou a equipa de perto nao soube dos problemas que tentaram criar e das formas que usaram para destabilizar essa equipa,esquecem se que quem esta de fora ve e ouve muita coisa,a direcao que abra os olhos de vez...

      Eliminar
  6. Se o Marinhense não merece a vossas conquistas vão para outro clube.
    Cambada de putos arrogantes e mal agradecidos.
    Chama-se a isto cuspir no prato de onde se come a sopa...

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa é certa,com esta equipa,qualquer treinador era campeão.Já era grande equipa,e com mais dois bons reforços,ainda melhor ficou.Uma das melhores formações dos ultimos anos.

    ResponderEliminar
  8. sendo assim entao para o ano esta equipa vai ter os reforços dos juniores e 2 ano, já sao campeoes e estou cá para ver se o petano vai fazer um trabalho a semelhança do que fez o brites e sobe de divisao . tem a papinha toda feita.

    ResponderEliminar
  9. entao ó esperto e quem fez essa equipa nao foi o mesmo teinador que já acompanha a equipa a 3 anos ,e assim criou um modelo de jogo ofensivo que para o ano esta ainda mais forte com os juniores . a dor de cotevelo doi tanto e quando nos toca a nos ainda doi mais nao é sr.......

    ResponderEliminar
  10. que é o petana?
    então ele que abra a petana.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook