sexta-feira, outubro 21, 2011

Futebol jovem: violência ganha terreno e a culpa é de pais e treinadores

Nas últimas épocas, a Associação de Futebol de Leiria assinalou um aumento significativo do número de casos de indisciplina. Promover o fair-play e o respeito pelos adversários é o objectivo da Taça Disciplina lançada esta época
Um cartão vermelho ou amarelo num jogo de futebol são actos perfeitamente normais para a maioria dos seguidores desportivos. Mas a verdade é que por trás deste castigo está um comportamento violento, de jogadores, treinadores ou dirigentes, que começa a preocupar os responsáveis.
Só em 2010-2011, o Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Leiria (AFL) determina um total de 737 jogos de suspensão às equipas do escalão sénior e 26 processos disciplinares. Mas não se julgue que os mais velhos são os piores. Os escalões mais novos (iniciados, infantis e escolinhas) apresentam elevadas taxas de indisciplina. Também no ano passado, foram aplicados, no total, 10 anos de suspensão da actividade desportiva a clubes e agentes desportivos.
“Há um agravamento das questões disciplinares. E isso preocupa-nos”, revela Júlio Vieira, presidente da AFL, que entende que o fenómeno surge “da dificuldade em lidar com o fenómeno desportivo”.
Treinadores que protestam da decisão do árbitro, jogadores que insultam atletas, dirigentes que irrompem pelo campo ou casos de agressão são algumas situações registadas em recintos desportivos. Na última época, um treinador de juvenis chegou mesmo a agredir um árbitro e a sair de campo algemado. Noutra partida, jogadores e árbitro sofreram agressões e tiveram que receber tratamento hospitalar.


Marina Guerra - Região de Leiria

6 comentários:

  1. O problema e muito grave, tenho um primo com 13 anos a jogar futebol, e quando o vejo depois dos jogos, não diz que marcou um golo, ou fez uma boa jogada, vem logo dizer bati neste, bati naquele.

    Muito grave...

    http://tinyurl.com/69o425l

    ResponderEliminar
  2. Sou Treinador há 12 anos. fui 1 vez expulso, no 1º ano, por 1 pessoa que estava a apitar(afecto a 1 clube, nao era arbitro). e o que lhe disse, mereceu a minha expulsão, a multa e suspensão k tive (independentemente de continuar a achar que essa pessoa estava a fazer um péssimo trabalho). E como reconheço que nao é o melhor caminho, vejo muitos colegas meus, com mais e menos anos de "banco" que eu a tomar atitudes incriveis com quem apita. se há razão para a violência no fut. distrital, um dos principais responsaveis são os treinadores. são estes que muitas vezes incitam plateia e os proprios jogadores a tomarem estas atitudes, mesmo que tenham razao nas suas reclamações, há maneiras e maneiras de mostrar descontentamento. acredito que estou no banco para orientar, nao desorientar. porque tambem falho, em treino e em jogo. e nunca ninguem me fez metade do que já vi fazer a alguns arbitros. S.S.(71)

    ResponderEliminar
  3. boas, gostaria de deixar minha opinião sobre este grande fenomeno desportivo. a VIOLENÇIA DESPORTIVA PREOCOCE,. A grande questão fundamental é esta , COMPORTAMENTOS GERA COMPORTAMENTOS.Ora se este fenomeno acontece com alguma gravidade nos mais jovens, individuos com idades ainda tenras e menores e que nada decidem do seu comportamento mas começam a revelar-se como individiuos pensantes logo existentes, é pque encontram e revelan-se nos mais velhos e quem podera ser?????????? ou PAIS ou TREINADORES,o filho tem pai, por issoquem o educada e só asssim podera ser ,o treinador tem o seu caracter. Mas a grande culpado para mim não são nem os pais nem os treinadores, são os directores ou responsaveis dos clubes que a todo custo, contratam PSEUDOS PENSADORES OU TEORICOS DA BOLA, que não passam mais do que isso mesmo. E como se diz na giria , o que é barato sai caro,, esses clubes de formação tem muito pouco ou nada ,sao e clubes DEPORMADORES, pois eu vi coisas aberrantes e nefastas para os miudos, como dar fisico a miudos de 7,8,9 anos meus senhores leiam e falem e peçam opiniões com quem sabe e não pela vossa experiençia, estão a condicionar o crescimento dos miudos, cuidado com isso é só um aparte. Continuem a entregar os miudos a individuos que a todo custo querem ser treinadoeres ou que se julgam treinadores, a coisas muitas complexas no fenomeno desportivo e nos mais novos que depois vão dar neste tipo de estatisticas alarmantes.
    FMONTEIRO
    TR nivel III ,

    ResponderEliminar
  4. O problema é uma questão de educação, nada mais! Joguei futebol e na formação tive muito pior do que se pratica agora, mas se fosse mal educado levava uma chapada que andava de lado. E na me fez mal nenhum! Ai está a diferença, na mania dos pais que os filhos são anjos!!

    ResponderEliminar
  5. Um facto! Uma verdade indesmentivel. O mau comportamento dos pais, que também jogam, reflecte-se nos filhos. Todos querem ter CR7 na família e isso é uma miragem. Infelizmente todos os dias se vêem cenas lamentáveis... mas os que são responsáveis pela condução das crianças têm muito que se lhe diga. Sabem tudo e nada têm a aprender com ninguém. São cegos, surdos e mudos mas a culpa é dos directores que os deixam conduzir o processo de treino só porque em tempos jogaram. Muitos erros se cometem em nome da prática desportiva.

    ResponderEliminar
  6. Lamentável!tanto sei mas só falo de uma situação ...pais de jovens de 7 anos que recebem valores monetários nos grandes clubes para deixarem tomar certas substâncias para ter um maior rendimento no campo!senhores observadores a fazer mal ao futebol(cambada de parasitas)dão cabo dos pais!!Treinador de futebol

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook