quinta-feira, outubro 06, 2011

AD Portomosense vence GC Alcobaça e conquista Supertaça

A AD  Portomosense, da Divisão de Honra Distrital, venceu (1-2) de forma justa o Ginásio de Alcobaça da 3ª Divisão Nacional, provando que na Supertaça do Distrito não há lugar a favoritismos. A partida começou equilibrada com as equipas a estudarem-se mutuamente. Por isso mesmo, os primeiros 20 minutos foram demasiado mornos com as equipas a recearem cometer erros e as defesas a superiorizarem-se aos ataques.
Ao minuto 20 surge o primeiro lance de perigo com a defesa alcobacense a aparecer mal na fotografia. Quem aproveitou foi Pedro Vindima que surgiu na cara do golo, ultrapassando Vitor Maranhão e acabando por ser rasteirado pelo guarda-redes do Ginásio de Alcobaça. Como resultado, António Nobre assinalou grande penalidade e expulsou, com vermelho directo, Vítor Maranhão. Walter Estrela viu-se obrigado a mexer na equipa e o sacrificado acabaria por ser Dário Marques que teve que dar o lugar a Bruno Estrelinha para defender as redes alcobacenses. Na conversão da grande penalidade, José Silva não deu hipóteses e inaugurou o marcador. Com menos uma unidade em campo, o Gin. Alcobaça pareceu ter ‘acordado’ para a partida passando a exercer uma pressão forte no último reduto do Portomosense. Aos 25 minutos, o lateral alcobacense João Faustino caiu na área deixando muitas dúvidas mas António Nobre decidiu deixar o jogo seguir.
Com o passar do tempo a pressão do Alcobaça foi-se intensificando com o golo a acabar por aparecer de forma inusitada, aos 37 minutos. Bruno Novo, na cobrança de um canto, faz a bola chegar ao segundo poste onde aparece Rúben Silva para concluir. No entanto, o avançado não chega a tocar na bola com a mesma a entrar directamente na baliza de João Faustino. Estava restabelecido o empate que o Alcobaça já merecia por aquilo que tinha vindo a fazer com menos uma unidade em campo. A partir deste momento o jogo ganhou emotividade e foi o Portomosense quem agarrou novamente nas rédeas da partida. Resultado disso mesmo foi um cabeceamento de Ricardo Rodrigues, aos 40 minutos, após cruzamento de Jonathan, com a bola a sair a centímetros da baliza de Estrelinha. Três minutos depois, Pedro Vindima, num forte remate à entrada da área, proporciona excelente defesa a Estrelinha que desviou para canto. Já em cima do apito para o intervalo, o Portomosense teve muito perto de se colocar novamente em vantagem com João Grazina e Ricardo Rodrigues a terem o golo nos pés mas a não contarem com um Bruno Estrelinha em tarde de grande inspiração. A igualdade registada ao intervalo acabaria por ser justa devido à reacção do Alcobaça com menos um homem em campo, apesar de o Portomosense ter criado algumas das melhores situações para desfazer o empate.

A segunda parte começou por ser muito disputada a meio campo com ambas as equipas a quererem chegar à área adversária mas sem conseguirem criar situações de perigo. A emoção à partida só voltaria aos 63 minutos quando Nuno Santos cai na área do Alcobaça com o árbitro a considerar simulação pelo que o lateral do Portomosense vê o segundo cartão amarelo e recebe ordem de expulsão. Com as equipas em igualdade numérica a partida ‘abriu’ mas foi o Portomosense quem esteve perto do golo depois de um bom trabalho na direita do capitão Juliano Roque que cruzou para o cabeceamento de Pedro Vindima com a bola a passar pouco por cima da baliza do Alcobaça. Aos 78 minutos, Juliano Roque, na marcação de um livre directo, coloca a bola ‘na gaveta’ não dando hipóteses a Bruno Estrelinha. A vantagem assentava que nem uma luva à equipa de João Moreira que parecia ser a equipa mais consistente em cima do relvado, enquanto o Alcobaça pouco tinha feito para chegar ao golo.
Sinal disso mesmo foi o facto de o Portomosense ter tido mais uma boa oportunidade de golo, em contra-ataque, em que Pedro Vindima, na cara de Estrelinha, permitiu a intervenção do guarda-redes alcobacense. Nos últimos minutos o Alcobaça tentou um ‘forcing’ final mas nunca chegou a incomodar João Faustino. O árbitro António Nobre esteve bem nos lances capitais da partida mas mostrou-se demasiado rigoroso na amostragem de cartões amarelos. Trabalho apenas regular

Texto - Diário de Leiria
Fotos - Fernando José

1 comentário:

  1. O Clube do Dr. Júlio Vieira ganha tudo. Vamos a ver se nas próximas edições da supertaça distrital o jogo continua a ser no Estádio Magalhâes Pessoa?`Esperamos que tal não tenha sucedido apenas por um dos finalistas ser o Portomosense! Já agora quel é o candidato que o Dr. Júlio Vieira apoia para a Federação Portugues de Futebol?

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook