quinta-feira, julho 29, 2010

Entrevista a José Pereira

É árbitro na Associação de Futebol de Leiria há vários anos. Como comenta o facto de ter obtido a terceira classificação no contexto distrital?
Na verdade sou árbitro há vários anos, mas só represento A. F. de Leiria, desde 2008, esta será a minha terceira época em Leiria, todas as outras foram em representação da A.F. Coimbra, no que respeita ao meu terceiro lugar no grupo C da época passada, deve-se ao trabalho á dedicação ao empenho com que ao longo destes sempre dei em prol da arbitragem…
.
Quais são as maiores dificuldades em desempenhar as funções de árbitros, essencialmente nos encontros designados por derbies concelhios?
Por vezes o terreno de jogo é o nossa maior dificuldade, mas também é verdade que hoje as condições são cada vez melhores, no geral é mais fácil apitar um dérbi hoje do que há 12 / 15 anos atrás, a mentalidade das pessoas é outra em relação às equipas de arbitragem…
.
A Associação de Futebol de Leiria, à semelhança de outras do País, tem falta de árbitros? A que se deve esta escassez de pessoas para integrar a modalidade?
Sim na verdade a falta de árbitros é preocupante, ainda por cima numa associação como a da A. F. Leiria, em que o nível das equipas tem aumentado de ano para ano
Quanto à escassez de árbitros eu acho que o estado devia apoiar um pouco mais na formação de árbitros jovens, e dar-lhe assim melhores condições …
.
Que alterações deveriam existir, do seu ponto de vista, para atrair mais pessoas à arbitragem?
Penso que todos os clubes têm sempre alguns jovens com um pouco menos de talento para jogar à bola, era importante esses clubes fazerem perceber a esses jovens que o seu futuro poderia passar por seguir uma carreira de árbitros, e talvez alguns viessem a ganhar o gosto em fazer carreira na vertente da arbitragem…
.
O principal problema coloca-se apenas com o baixo vencimento ou com outras questões?
Sim os prémios baixos é um problema mas não o pior, a questão da fiscalização é a mais relevante, mas como em tudo na vida no início com um pouco de sacrifícios, e vontade de vencer trabalho e dedicação, pode-se chegar muito longe…
.
Como comenta o estado da arbitragem do nosso País?
Neste momento os árbitros portugueses libertos de coações caseiras e de clubismos estão entre os melhores do mundo, embora por vezes não reconheçam o nosso real valor, Em relação a A.F. Leiria, tem uma comissão de apoio técnica acima da média no que respeita á formação da arbitragem, no meu ponto de vista a arbitragem portuguesa está bem e recomenda-se…
.
O Campeonato do Mundo da África do Sul, que terminou este mês, serviu para retirar algumas experiências ou foi prejudicial para os jovens potenciais candidatos a árbitros?
Bem, tirando um ou outro caso, eu acho que serviu para retirar boas experiências, então no que respeita á representação portuguesa neste campeonato do mundo foi excelente, Olegário Benquerença esteve irrepreensível nas suas actuações, foi tão bom como os melhores deste mundial, mais uma vez a mostrar que a arbitragem portuguesa está no bom caminho.
.
O futebol distrital já está mais profissionalizado ou continua mergulhado no amadorismo de há anos atrás?
Sem sombra de duvida a arbitragem de hoje é superior em todos os capítulos do que era à 15 anos atrás, a mentalidade dos intervenientes é outra hoje em dia, e os árbitros estão melhores preparados em termos técnicos, físicos e mentais para um melhor desempenho jogo após jogo.
A existir uma profissionalização não iria retirar que o árbitro não deixa-se de cometer erros, mas podia ajudar um pouco mais no seu desempenho.

Mário Pinto (Diario de Leiria)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook