quarta-feira, julho 30, 2008

Sorte madrasta prepara Ricardo Silva para o futuro

É em Ansião que mora o mais jovem treinador do futebol sénior distrital e, muito provavelmente, de todo o país. Aos 26 anos, Ricardo Silva conta já com um ano de experiência como técnico principal, numa época intensa, com muitas vitórias históricas, com resultados surpreendentes, mas que acabou com aquilo que apelida de uma “barbaridade” chamada descida de divisão, mesmo depois de ter acabado a competição com seis equipas atrás de si.A má prestação das equipas de Leiria na edição passada da III Divisão – desceram quatro – provocou um efeito dominó que levou à despromoção de nada menos que sete equipas da divisão de Honra para a I Divisão distrital. O Ansião foi, provavelmente, o maior prejudicado, mas Ricardo Silva garante estar de consciência tranquila. “Fizemos um dos melhores campeonatos de sempre dos Caçadores de Ansião, eliminámos o Sporting de Pombal da Taça de Portugal e fomos à final da Taça do Distrito. Tendo em conta as condições que temos, penso que fizemos uma excelente época, mas tudo ficou manchado pela descida de divisão.”A época que terminou foi, pois, de aprendizagem na primeira experiência de Ricardo Silva como treinador principal. “É evidente que trocava tudo pela manutenção, mas voltaria a fazer tudo na mesma. Estamos sempre a aprender, mas tenho a consciência que nunca facilitei. Tudo o que fiz foi para o bem da equipa e quando rodei a equipa fi-lo porque tinha necessidade de o fazer.”A carreira como técnico começou quando acabou a de jogador, no primeiro ano de sénior, depois de ter feito as camadas jovens no Sporting de Pombal. “Achei que tinha muito mais jeito para treinador do que para jogador e agora tenho a certeza que treinar dá-me muito mais prazer do que jogar.” Foi adjunto da equipa B do Pombal, Guiense e Ansião até chegar a oportunidade como treinador principal, aos 25 anos.Ricardo Silva define-se como um treinador em “evolução” e aposta forte nos métodos motivacionais dos atletas. “Tudo o que sei não é nada, mas sei o suficiente para estar a um certo nível.” Como principal qualidade entende “ver o jogador como o centro do futebol”. “Tento tirar o máximo de cada um e cada opção que tomo tem uma justificação. E quando deixo um jogador de fora explico-lhe porquê. Isso dá-lhe ânimo para continuar a trabalhar.” Como referências tem José Mourinho, Fabio Capello e Paulo Neves, adjunto do Pombal.Aos 26 anos e sendo treinador de uma equipa sénior, o técnico é superior hierárquico de jogadores mais velhos e mais experientes. Como se lida com essa situação? “A idade não é pressuposto de nada. Eu não imponho nada, porque isso implicaria temor e não respeito. E há um grande respeito na equipa, eu tento partilhar as ideias, ouvir os atletas. O treinador é o chefe do grupo, mas não deve ser um ditador, apesar de ter de tomar decisões.”

Miguel Sampaio (Jornal de Leiria)

18 comentários:

  1. rEALMENTE UM GRANDE COMEÇO DE CARREIRA!descida de divisão!!!!!!!!Mas não desanimes e continua sempre o graxista que és!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Grande ricardo...tens sorte é de não te defrontar este ano senão fazia-t a vida negra!!! lol
    Abraço e boa sorte no regresso a honra! brunito cabral

    ResponderEliminar
  3. No ansião já vais ficar na nossa historia!Já nos mandaste outra vez para a divisão do pousaflores!!!!

    ResponderEliminar
  4. dizem que é bom. Mas...é um bocadinho puxa: Special one;Capello e ..Paulo Neves. De tantas semelhanças fazem-se as diferenças!!
    ehhh

    ResponderEliminar
  5. Deve andar a ver filmes de banda desenhada!Daqui a trinta anos vai ser campeão distrital!!!

    ResponderEliminar
  6. Se fizeste um dos melhores campeonatos de sempre? Então e o Paulo N. o que fez?

    ResponderEliminar
  7. Sou Sócio do C.C.A já lá vão muitos anos e desde que me lembro o melhor campeonato de sempre foi feito pelo Treinador António Lagoa

    As classificações assim o dizem.

    Força Ricardo és o nosso treinador para subirmos de divisão

    ResponderEliminar
  8. Ó Ricardito tens condições para ir longe mas tens que ser mais humilde. Um dia vais lá, nomeadamente quando estiveres num clube que te dê boas condições porque o CCA são a vergonha deste Concelho. Vê à tua volta, ACA, Chão de Couce, Pousaflores, tudo com sintético e nós com aquela vergonha de campo.
    Se fores humilde e continuares a trabalhar um dia voarás alto, talvez nos nacionais, mas nesse clune nunca has-de passar da sepa torta. Não há formação, não há condições de trabalho, por isso mesmo o vosso lugar é na 1ª. Distrital, embora tú não merecesses esse balde de água fria. Com humildade vais lá. Um amigo Ansianense que te conhece bem.

    ResponderEliminar
  9. Ó Ricardito tens condições para ir longe mas tens que ser mais humilde. Um dia vais lá, nomeadamente quando estiveres num clube que te dê boas condições porque o CCA são a vergonha deste Concelho. Vê à tua volta, ACA, Chão de Couce, Pousaflores, tudo com sintético e nós com aquela vergonha de campo.
    Se fores humilde e continuares a trabalhar um dia voarás alto, talvez nos nacionais, mas nesse clune nunca has-de passar da sepa torta. Não há formação, não há condições de trabalho, por isso mesmo o vosso lugar é na 1ª. Distrital, embora tú não merecesses esse balde de água fria. Com humildade vais lá. Um amigo Ansianense que te conhece bem.

    ResponderEliminar
  10. Oh ricardito, manda regar o campo senão a poeira vai-te para os olhos!Tadinho fizeste a pior classificação de sempre do ansião!!!Tu ainda não te podes comparar a ningúem porque, ainda não ganhaste nada e os treinadores são aqueles que têm currculum pelos titulos ganhos, de resto são historias!!!

    ResponderEliminar
  11. Mister, tudo de bom para ti...um abrç. Joao Roldao

    ResponderEliminar
  12. Força Ansiao, muitos derbies pousaflores avelar.
    por ano continuaram a fazer o mesmo de sempre nada.
    A pagar aos jogadores de pombal pra jogarem em ansiao
    Sao os maiores

    ResponderEliminar
  13. isto é sempre o vira o disco e toca o mesmo!Vão buscar a pombal um artista destes que desce de divisão e ainda vem para aqui dar entrevistas!Vai mas é primeiro ganhar alguma coisa e depois diz que és treinador!

    ResponderEliminar
  14. vaidoso e graxista! por isso, que em epoca que desces uma equipa, consegues ter alguem mais idiota que tu a dar te este relevo! vens para aqui falar umas idiotices e ainda achas que fizeste uma boa epoca no cca. uma das melhores. vai ver os arquivos do cca e verás que paulo neves e antonio lagoa conseguiram melhores classificaçoes que tu! humildade sabes o que é?

    ResponderEliminar
  15. como é possivel um gajo destes ser entrevistado, quando nunca ganhou nada,nunca subiu ninguem e mandou o ansião para a segunda distrital!è o jornalismo que temos!!!!!Esta msg deve ser para pagar porqu a censura anda aÌ.....

    ResponderEliminar
  16. granda ricardo, este ano vais ser o treinador sensaçao... um abraço... ass ricardo da vieira

    ResponderEliminar
  17. ganda ricardo este ano, vais manter-te na mesma divisão dos simonenses porque não vales nada!não tens garra,dinamica e estrategia!dedica-te ao xadrez!!!

    ResponderEliminar
  18. Granda Ricardo:)
    Foi um grande treinador no ansiao e certo que o ansiao desceu mas onde e que se ja se viu descerem 7 equipas de uma vez isso sim e uma vergonha...
    Mas tambem foi ele que foi campeao ja com o ansiao.
    e em relação ao pelado a culpa nao foi do clube mas sim da camara municipal, pois so havia dinheiro para os outros clubes do concelho e para o ansiao nada...
    Mas agora ja temos um sintetico a altura :)

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook