Em 1975 o Clube Desportivo Moitense surge com a ideia de se organizar um campeonato para clubes não federados. A ideia foi de imediato acolhida por 14 equipas dos concelhos limítrofes tendo a sua organização e dinamização sido assumida pelo então Presidente da secção desportiva daquele clube do lugar da Moita (Oeste), José Manuel da Silva.
Realizou-se então, no CD Moitense, uma assembleia com a presença das 14 equipas aderente onde se discutiu e elaborou o regulamento daquele que se viria a denominar Campeonato de Futebol Popular do Oeste.
A sede da Organização era variável cabendo um ano a cada clube participante tal tarefa. A organização compunha-se de um Conselho de Disciplina (formado por elementos de 7 clubes); Comissão de Nomeação de Árbitros (formada por elementos de 6 clubes); Secretariado (nomeado pelo clube organizador).
Realizou-se então, no CD Moitense, uma assembleia com a presença das 14 equipas aderente onde se discutiu e elaborou o regulamento daquele que se viria a denominar Campeonato de Futebol Popular do Oeste.
A sede da Organização era variável cabendo um ano a cada clube participante tal tarefa. A organização compunha-se de um Conselho de Disciplina (formado por elementos de 7 clubes); Comissão de Nomeação de Árbitros (formada por elementos de 6 clubes); Secretariado (nomeado pelo clube organizador).
.
Vencedores :
I Edição (1975-1976) - Martingança
II Edição (1976-1977) - Martingança
III Edição (1977-1978) - Martingança
IV Edição (1978-1979) - Estrela do Mar
V Edição (1979-1980) - Estrela do Mar
VI Edição (1980-1981) - Amieireinha
VII Edição (1981-1982) - Amieireinha
VIII Edição (1982-1983) - Estação
IX Edição (1983-1984) - Estrela do Mar
X Edição (1984-1985) - Casal dos Ossos
XI Edição (1985-1986) - Albergaria
XII Edição (1986-1987) - Pêro Neto
Retirado de http://planeta.ip.pt/~ip224640/oeste.htm
Este post é oportuno, porque acho que caminhamos para um novo campeonato do oeste. As taxas sao demasiado elevadas, devia-se retirar mais dinheiro ao futebol profissional, e este futebol ser gratuito. É a minha opinião, gostava que mais pessoas debatessem isto
ResponderEliminare verdade sr jorge silva,concordo plenamente e uma vergonha o que a associaçao cobra em taxas...e tem feito alguma coisa com esse dinheiro?nada..continua tudo igual.
ResponderEliminarSim,sim neste Grande Pero-Neto jogava eu o Grande Bernardes a Médio-Centro ou Extremo Direito.
ResponderEliminarGrandes saudades,passei depois 2 anos na Casa Pessoal(Maceira)e 2 anos na Pocariça ambas distrital.
Abraço
É verdade o que dizes e estou e acordo mas para recordar muitos destes jogos acabaram com????? Alguém se lembra??? E quem os apitava?????
ResponderEliminarAs taxas dos jogos deviam de baixar de valor, alem das inscrições e tudo mais. Os valores não correspondem as condições economicas de hoje.
ResponderEliminarNão dá para fazer um campeonato paralelo na minha opinião..
É pena é que esses jogos, na maior parte das vezes, acabava em pancadaria... e o jogo em si roçava a violência!!
ResponderEliminarBernardes penso que a Casa Pessoal nunca esteve no campeonato do Oeste
ResponderEliminarIsso valentes avancem. Tal como o Inatel de Santarém avancem.
ResponderEliminarSe leres com atenção digo:Casa Pessoal e Pocariça ambas na distrital!
ResponderEliminarAbraço
Realmente estes jogos quase nunca acabavam com 22 jogadores,eu fui expulso várias vezes a pior em casa contra a Estação,depois de passar varias vezes por o defesa esquerdo metendo a bola em corrida era sempre arrochado,levando a dar uma cabeçada no homem e levar 5 jogos castigo.
ResponderEliminarE as putas das bebedeiras que se apanhavam antes e depois dos jogos e os grandes "pipos" que faziam estrelir?espectaculo este convivio.
De árbitros agora só me lembro do Sargaço que trabalhava com o meu pai e me expulsava nos jogos.
Abraço
Porra, Bernardes!!! com amigos desses (Sargaço), que é que precisa de inimigos... E o seu pai nunca lhe deixou cair nada em cima lá no trabalho? Assim disfarçadamente...
ResponderEliminarQue bela equipa a martingança tinha naquele tempo, tri-campeã! Talvez a melhor equipa de sempre da martingança.
ResponderEliminarGrande Sargaço, ... Faz falta nos campeonatos, árbitros como Sargaço. Não tinha medo de expulsar fosse um jogador da casa, ou não. Estes miúdos (árbitros) agora são todos caseiros...
ResponderEliminarPenso que não...na altura não convivia muito bem com os arbitros em geral,este em particular,mas já passaram muitos anos e não desejo mal a ninguem.
ResponderEliminarAbraço
boa tarde ...costume ser assiduo neste bolg visto gostar d ver resultados ...mas j percebi k este sr d nome bernardes e uma figura ..so pra informaçao sua o tal sargaço k apelida nunca apitou kualker jogo do oeste ...enfim ...
ResponderEliminarLembro-me bem desta iniciativa.
ResponderEliminarConcordo que a martingança tinha uma super equipa. Mas haviam outras igualmente fortes mas que nunca cionseguiram vencer o campeonato, ex: Maceirinha (fortissima) Amieira
(equipa fantástica) Moitense (grande equipa).
Estas 4 equipas disputavam hoje uma divisão de honra lutando pelos primeiros lugares.
E que tal promover um jantar convivio com a malta que abrilhantou essa grande iniciativa.
E então malta, quem se lembra dos grandes jogos que havia entre os Belenenses e a Amieirinha, que acabava quase sempre em pancadaria???
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar