terça-feira, maio 05, 2020

Clubes preparam nova temporada, mas ainda sem grandes certezas sobre o futuro

Vários emblemas do distrito que se dedicam ao futebol e futsal já apresentaram os treinadores para a época 2020/21 e estão a contactar jogadores, mesmo sob um clima de indefinição sobre o que será o futuro de modalidades colectivas. Questões relacionadas com a higiene dos balneários e dos praticantes preocupam os dirigentes. Momento é de reflexão para os agentes desportivos.
.
Vários clubes do distrito estão a preparar activamente o regresso à competição, nomeadamente nos escalões jovens de futebol e futsal. Alguns já anunciaram os treinadores e estão a contactar jogadores, mas subsistem ainda muitas dúvidas sobre o momento em que as provas serão retomadas. E, sobretudo, em que moldes se voltará a praticar modalidades desportivas colectivas.
Na região, apenas a AD Alvorninha, que se dedica ao futsal, já procedeu à apresentação das equipas técnicas, mas outros clubes começam também a tomar decisões.
No Caldas SC, o presidente Jorge Reis tranquiliza os adeptos. “O clube não está parado. Estamos a tratar de várias questões. O plantel sénior está praticamente definido e a maior parte dos atletas vai ficar. Quanto ao futebol juvenil, temos tido reuniões e está tudo a ser alinhavado”, assevera o dirigente, que se mostra, sobretudo, “preocupado” com as questões relacionadas com a segurança dos atletas, treinadores e dirigentes.
Na época passada, o clube teve mais de 400 atletas e 80 treinadores na formação, o que leva os dirigentes a tomar todas as precauções. “Ainda não sabemos quando voltaremos à competição, nem quando, nem que condições vão ser necessárias. Mas só voltaremos com todas as garantias. Sem condições de higiene e segurança não voltaremos ao futebol”, adverte Jorge Reis.
Outro dos clubes das Caldas que se dedica ao futebol é a Areco, que divide com a Escola Académica a utilização do Campo Luís Duarte. O coordenador-técnico, Victor Cordeiro, mostra-se tranquilo em relação à próxima época e acredita que “ainda será possível regressar aos treinos” esta época.
“Estamos a trabalhar na nova época desde que parámos. A nossa ideia é que possamos voltar aos treinos em Junho e Julho e que manteremos as dez equipas que tínhamos esta época”, diz o antigo jogador, que lidera um projecto iniciado em 2004 e que conta com cerca de duas centenas de atletas.
Também neste clube, as questões relativas à higiene e segurança também preocupam o treinador. “Só temos dois balneários e, por isso, vai ser difícil assegurar toda a logística, mas acreditamos que a Câmara está disponível para ajudar os clubes”, frisa Victor Cordeiro.
.
AF Leiria em reflexão
O director-técnico da AF Leiria, Paulo Ribeiro, vê “com bons olhos” o facto de os clubes “organizarem-se para o futuro”. “Quando vai ser esse futuro é que será uma incógnita”, adverte o treinador, que acredita que o desporto “vai estar muito dependente da reabertura das escolas”.
 “Por mais força que o futebol profissional esteja a fazer para voltar, a pandemia traz problemas acrescidos, sobretudo na formação. Enquanto a escola não começar, ninguém vai para a rua”, considera Paulo Ribeiro, alertando para a possibilidade de a competição “apenas poder começar em Outubro ou Novembro”. “Ninguém tem certezas”, frisa.
Sendo esta uma paragem inédita, a AF Leiria vai direccionar a formação dos treinadores para o debate em torno do pós-Covid-19, através de cursos on-line. “Queremos debater como será o futuro com treinadores do distrito. O que é importante fazer nesta fase? Como é que os jogadores vão chegar aos clubes após vários meses sem competir? Uma coisa é certa: o futebol não mais voltará a ser o mesmo”, afirma Paulo Ribeiro, que deixa, ainda, outra interrogação.
 “Será que as Câmaras vão continuar a ceder as instalações desportivas, sabendo que, após cada utilização é preciso desinfectar os balneários. Isto vai dar uma despesa acrescida e há muitas dúvidas para responder, sendo que o importante é as pessoas”, remata.

Joaquim Paulo - Gazeta das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook