segunda-feira, maio 25, 2020

Futebol de Praia: Casa do Benfica preparava a quarta época para lutar pela subida à Elite

Evolução das condições de trabalho na praia da Foz do Arelho e os bons resultados das épocas anteriores faziam a equipa caldense aspirar a bons resultados. Época já estava a ser trabalhada mas ficou tudo em suspenso com a paralização das competições e caso retome em Setembro a realidade do plantel deverá ser outra.
.
A época 2019/20 terminou prematuramente para todas as competições não profissionais com a chegada a Portugal do novo coronavírus e a realidade não é diferente para o futebol de praia, cujas competições se iriam iniciar  no Verão e estão suspensas até novas ordens, sem certezas até se chegarão a ser realizadas.
A Casa do Benfica das Caldas da Rainha, que participou nas últimas três épocas na Divisão Nacional, sempre com bons resultados que a meteram na discussão da subida até à fase final da temporada – no ano passado a equipa só foi eliminada na meia-final, pelo Varzim – apontava novamente para a discussão da subida, tendo em conta o trabalho de continuidade que estava a ser feito e com a evolução dos jovens que já faziam parte do plantel.
“Já estávamos a treinar e o objectivo era tentar subir de divisão”, disse Marco Custódio, responsável técnico da equipa, à Gazeta das Caldas.
A preparação da época foi iniciada em Fevereiro e as novidades iam além da equipa sénior. Aproveitando as melhorias que a Câmara das Caldas introduziu nos últimos Verões nas instalações desportivas na praia da Foz do Arelho, as águias caldenses iriam iniciar três escalões de formação, sob o comando técnico de Bruno Francisco.
Quanto à equipa sénior, o plantel estava “feito com jogadores que estavam em actividade, no futebol de 11 e no futsal, incluindo cinco juniores do Caldas que estiveram com a equipa no passado e que estavam disponíveis quando a época no Nacional de juniores acabasse”, refere Marco Custódio.
A equipa começou com uma base de jogadores experientes, que se conheciam já dos torneios de praia da Casa do Benfica e foi juntando jogadores jovens. “O futebol de praia tem evoluído muito, hoje já não chega fazer umas habilidades com a bola, a questão física é cada vez mais importante e os jovens trazem essa parte”, realça. O trabalho continuado dos jogadores mais jovens pode fazer a equipa crescer.
“Na época passada jogámos três vezes com o Belenenses, que tem títulos na modalidade, jogadores experientes e uma base de recrutamento maior, e ganhámos sempre”, observa. No entanto, agora é a incerteza o que mais paira no ar.
“As indicações que temos agora é que as competições da Federação Portuguesa de Futebol estão suspensas até Setembro. Se as modalidades começarem todas ao mesmo tempo, não sei como vai ser, porque deixamos de poder contar com cerca de 70% do plantel”, explica o treinador.
“Os jogadores praticam futebol e futsal, vão fazer as suas opções,  mas temos consciência que o futebol de praia ainda é visto como modalidade de Verão”, acrescenta.
.
MODALIDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO
Actualmente, a Federação permite que os jogadores federados de futebol e futsal pratiquem futebol de praia, mas a entidade, sob o comando de Madjer, internacional e várias vezes considerado o melhor jogador do Mundo, poderá alterar isso no futuro, levando os jogadores a terem que optar apenas por uma.
“Sabemos que existe a vontade que o futebol de praia deixe de ser uma modalidade de verão e passe a ter continuidade toda a época”, refere Marco Custódio, acrescentando que a realidade da Casa do Benfica ainda não é essa. “Nunca foi a nossa vontade desviar jogadores das outras equipas e modalidades”, sustenta.
Apesar disso, o clube vinha a trabalhar para dar melhores condições à equipa, nomeadamente na possibilidade de dar um contributo financeiro aos jogadores “no médio a longo prazo”, através de acordos de patrocínio.
“Agora somos obrigados a dar um passo atrás, mas temos estado sempre em contacto para acompanhar a evolução da situação”, diz Marco Custódio. A equipa iria participar na Euro Winners Cup, que junta equipas de diversos países na Nazaré, mas a prova foi adiada primeiro para Junho e não se sabe se chega a recomeçar".

Joel Ribeiro - Gazeta das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook