quinta-feira, dezembro 12, 2013

Beneditense : Futuro é aposta na formação


 Nada pode apagar aquilo que nasceu para ser eterno. É essa a imagem que transcende de um clube que tal como muitos teve necessidade de recorrer às camadas jovens para poder continuar com o plantel sénior.
Diz-se na gíria que época nova, vida nova e não é de todo errada. O ABCD viu-se obrigado a seguir esta filosofia à risca e entrou nesta época com 90% da equipa sénior oriunda da formação ou com passagens em alguns escalões de formação do clube.
Com um treinador realista face ao plantel às suas ordens não pela sua qualidade mas pela inexperiência da maioria no campeonato a disputar nesta época, o mesmo se pede aos seus adeptos que percebem e apoiam a equipa pois entendem o seu esforço e a sua dedicação, sendo este o mínimo que pedem aos jogadores.
A época começara como já se previa, o Beneditense tentava conseguir pontos mas era difícil, campeonato duro, renhido onde a experiência acabava por falar mais alto e ai o ABCD não tinha argumentos o que ficou demonstrado nos primeiros cinco jogos oficiais dos quais perdeu três e empatou dois. Previa-se um inicio duro face à inexperiência mas um inicio destes deixa qualquer equipa intranquila.
Mas como o amor à camisola e a vontade de jogar são superiores a tudo, eis que a equipa ganhou alguma rotina e experiência e nos seis jogos restantes mostrou a qualidade da mesma empatando três jogos e ganhando três não averbando qualquer derrota consentindo apenas três golos.
Estes resultados chamam mais adeptos ao campo e fazem acreditar os habituais adeptos que é possível fazer um campeonato tranquilo apesar das inúmeras mudanças no plantel.
À equipa não se pede a promoção nem de perto, apenas atitude e empenho pelo clube.
Os adeptos orgulham-se dos resultados da sua equipa pois sentem que eles são o futuro do clube e que na formação existem grandes valores dos quais se orgulham de pertencerem ao clube.
Esta aposta na formação do clube é a realidade dos clubes portugueses e os adeptos do Beneditense agradecem ao treinador pela aposta nos “miúdos” pedindo igualmente que continue a aposta nos jogadores pertencentes ao plantel júnior pois há muitos anos que bons jogadores saem da formação não dando o “pulo” para os seniores e assim se perdem bons jogadores.
Este é o futuro do futebol e o ABCD demonstra que não é uma aposta falhada pois espera colher frutos a médio prazo com esta aposta.
 
Texto : Ricardo Lourenço - Record
Fotografia: Hélder Matias

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook