quinta-feira, abril 30, 2020

Reformulação dos quadros competitivos pode ‘tramar’ equipas da região

Os campeões distritais de Leiria, em seniores, vão deixar de ter acesso directo aos campeonatos nacionais. Esta é uma das principais conclusões que se pode tirar de uma proposta realizada em conjunto entre a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tendo em conta a reformulação dos quadros competitivos.
 No documento oficial a que o Diário de Leiria teve acesso pode ainda ler-se a proposta para a criação de “uma 3.ª Liga semi-profissional com 18 equipas”, sendo que esta competição seria composta pelos quatro primeiros classificados das quatro séries do Campeonato de Portugal à data do cancelamento das mesmas. Além di­s­so, seria feito um convite ao Sporting B e ao Marítimo B para compor o lote das 18 equipas. Assim, nesta nova divisão – em que sobem três equipas e descem outras três -, não iriam constar qualquer equipa da região de Leiria.
 Por outro lado, o Campeonato de Portugal (CP) – que passaria a ser a 4.ª divisão nacional – seria composto por três zonas (Norte, Centro e Sul), com 20 equipas cada. No quadro exemplificativo que se po­de ver no documento, a UD Leiria, o AC Marinhense e o CD Fátima ficariam na zona Centro, enquanto o Caldas SC ficaria na zona Sul. No que diz respeito às subidas e descidas, seriam promovidos à 3.ª Liga o campeão de cada uma das zonas, e seriam despromovidas os últimos quatro classificados de cada zona.
 Por último, em relação às competições distritais as mudanças também serão grandes. Actualmente cada campeão distrital assegura um lugar no Campeonato de Portugal, contudo os responsáveis acreditam que esta formula não é justa. “Existe muita discrepância entre algumas associações, por exemplo AF Porto tem mais 23 vezes mais equipas que AF Guarda e AF Bragança e sobe o mesmo número”, pode ler-se no documento.
 Nesse sentido, apenas 12 equipas a nível nacional vão subir de divisão. Das associações do Norte e do Sul sobem quatro equipas cada, do Centro três e das Ilhas uma. Assim, no caso de Leiria, o campeão distrital terá que jogador com o campeão de Santarém para definir qual dos dois sobe ao CP.
 Esta é a proposta mais forte que está em cima da mesa e a que a FPF quererá implementar na próxima época, contudo alguns clubes ainda estão reticentes pelo que é expectável que haja mais reuniões entre todas as partes. |

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook