quinta-feira, julho 02, 2009

" Projecto do Pedroguense seduziu-me"

Ricardo Silva trocou na passada semana o Ansião pelo Pedroguense.Após duas épocas no Ansião e comum título distrital no currículo, o jovem treinador abraça agora uma nova etapa da sua carreira. Ricardo Silvaespera ter sucesso no Pedroguense e leva no coração o Ansião, dado que, foi o clube que lhe deu oportunidadede se estrear como treinador principal.
.
Dois anos como treinador e já conta com um título distrital no currículo. Qual é o sabor que tem para si?
-Tem um sabor muito especial, porque acho que foi conquistado com todo mérito. Foi o meu segundo ano como treinador principal e já possuir um título distrital, só me dá mais força para continuar a trabalhar.Espero agora no Pedroguense, ter o mesmo sucesso que tive no Ansião.
.
Que balanço faz da temporada?
- É claramente positivo, porque conseguimos concretizar o objectivo que traçamos desde início, que era a subida de divisão.Conseguir o título distrital foi a cereja no topo do bolo. Só foi pena a eliminação da Taça distrital diante do Bombarralense, após grandes penalidades. Seria um grande feito para o clube, atingir a final da Taça, pela terceira vez consecutiva.
.
Em relação ao campeonato, o Ansião confirmou desde cedo o seu estatuto de candidato.Que análise faz do campeonato?
-Tal como já referi, o nosso objectivo passava por colocar novamente o Ansião na Divisão de Honra e desde logo construímos o plantel, com o objectivo de alcançar essa meta. Cedo atingimos a primeira posição e até ao final do campeonato, nunca largamos o primeiro lugar. A vitória no campeonato, não foi tão fácil, como muitas pessoas podem afirmar, dado que neste campeonato havia um grupo de quatro ou cinco equipa, com muito valor e com capacidade de lutar pelo mesmo objectivo que o Ansião. Felizmente fomos mais regulares e conseguimos subir de divisão.
.
Como treinador, sabemos que não gosta de individualizar, mas houve um jogador que se destacou dos demais, o médio Pedro Neves. Concorda?
- Houve vários jogadores em bom plano e o Pedro Neves foi um dele. Sinto orgulho por ter sido o primeiro treinador a lançar o Pedro Neves no escalão sénior. Quero salientar que houve mais atletas que rubricaram uma boa temporada, por isso considero injusto individualizar, até porque não estaria a ser correcto para com os restantes jogadores, que tanto deram ao clube, durante a temporada.
.
Quais os factores que motivaram o ingresso no Pedroguense?
-Primeiro quero salientar que esta saída do Ansião, foi uma das decisões mais difíceis que tive de tomar ao longo da minha vida. Queria agradecer ao Ansião, pela oportunidade que me deu, ao apostar em mim para treinador principal. Foram dois anos muito bons em Ansião e não quero parecer traidor, porque levo o Ansião no coração. O que mais me motiva a ir para o Pedroguense, é o projecto aliciante que o clube tem, enquanto o Ansião passa por uma reestruturação. É óptimo para o Ansião ter um novo campo e uma nova sede, mas o projecto do Pedroguense é mais auspicioso e foi isso mesmo que me seduziu.
.
Tal como no ano transacto, o Pedroguense volta a apostar forte.Que ideias leva para implementar no Pedroguense?
– A autarquia de Pedrógão está no meu ponte de vista a utilizar o clube para revitalizar e colocar Pedrógão mais falado a nível distrital. Por isso quer dotar a equipa de mais-valias e fazer da equipa uma das melhores do distrito. Estas são as ideias-chave e o ponto de partida para o futuro. O ano passado, aquele grupo de grande jogadores nunca formaram uma equipa sólida e é esse o meu primeiro objectivo conseguir de entre um lote de bons jogadores, retirar uma equipa capaz de ombrear com os demais opositores. Depois é obvio que vou tentar incutir um cunho pessoal, um pouco na base do realizado em Ansião.
.
Está interessado em alguns jogadores do Ansião?
-Existem muito bons jogadores no Ansião, bem como na região. Os bons jogadores têm sempre lugar nas boas equipas.Se vou levar algum jogador ou não só o futuro o dirá, dependendo também das reais necessidades da equipa.
.
Para o ano, o Ansião vai ser comandado por Josélito Pereira.Que perpectivas para o Ansião na próxima época?
- Não tenho a mais pequena duvida que o Ansião na próxima época vai ter uma excelente equipa, um óptimo treinador capaz de continuar com os bons resultados obtidos este ano, muito por culpa dos excelentes jogadores que possui. O Josélito é um jovem treinador, a quem reconheço muitas capacidades, por isso acredito que o Ansião, vai fazer uma boa campanha.
.
A manutenção do Avançado Ricardo Silva é decisiva para a realização de uma boa época por parte do Pedroguense?
- É importante quando se quer fazer uma equipa, conseguir bons jogadores. Ricardo Silva é sem duvida um dos melhores pontas-de-lança do distrito e depois da magnifica época que fez, tinha muitos clubes interessados no seu concurso. Felizmente acreditou no projecto e permaneceu. É extremamente importante para nós a sua permanência, por tudo quanto ele representa. Será de certo um jogador importante, para que todos juntos consigamos fazer uma equipa sólida.
.
Na próxima época, a Divisão de Honra prevê-se muito competitiva. Quais são os candidatos à subida?
-Cada vez mais a Divisão de Honra se assemelha à 3ª Divisão Nacional, com um grau de competitividade bastante elevado. Há clubes de nomeada que podem lutar pelos primeiros lugares,desde logo o Alcobaça, que terminou em 2ºlugar. O Alqueidão da Serra também, que me parece estar a construir uma boa equipa e o Nazarenos, pelos bons valores que possui no plantel, é mais um candidato. Depois há ainda o Marrazes, Beneditense, Guiense e Bombarralense. Acredito na minha equipa, sei que o seu historial não abona nesse sentido, mas sei que com trabalho poderemos inverter este facto, sem entrar em loucuras desmedidas poderemos fazer um bom campeonato e lutar pelos primeiros lugares da tabela.
.
Considera positivo na divisão de Honra haver apenas dois pelados?
-Sim.Porque propicia uma melhor qualidade de jogo, logo melhores espectáculos. Este ano apenas o Meirinhas e o Outeirense vão ter campo pelado, o que acho benéfico para o campeonato. É importante que na divisão maior do distrital, haja um maior número de campos relvados.
.
Quais as suas ambições como treinador?
-Como todas as pessoas sonho chegar o mais longe possível, sonho evoluir como treinador, tanto quanto possivel..Até onde chegarei, só o futuro o dirá.

Cid Ramos- O Derbie

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook