terça-feira, fevereiro 04, 2014

Seniores : GD Peniche recebe merecida prenda perto do final

16ªJornada da Divisão de Honra 2013-2014
Estádio do Grupo Desportivo de Peniche - 
Árbitro: Luciano Gonçalves.
Espectadores: 150 
GD Peniche 2 - Grap/Pousos 1
.
GD Peniche 2
Sérgio Nobre, Paulo Bernardino, Paulo César, Abel (Edgar Jesus, 45 min.), Edilson (cap.), Ruben Sancheira, Tiago Ferreira, Morgado (Edgar Grincho, 68 min.), João Silva, Marco Pidocha (Bruno Francisco, 45 min.) e Motinha.
Não jogaram: Ruben, Luís Roque e Fábio Mateus. 
Treinador: Vasco Oliveira.
.
GRAP 1
Mocheco, Fábio Martins (Cap.), Armando, Pedro Li, Celso (Colaço, 90 min.), Luisito, Piruco, Cafona, Camará, Oliveira e Ricardo Pontes.
Não jogaram: Ângelo, Vieirinha, Pedro Neves, Fabião e Márcio.
Treinador: Bruno Veloso.
.
Golos: Bruno Francisco (48 min.), Celso (65 min.) e Edgar Grincho (92 min.) Acção Disciplinar: Cartão amarelo a: Tiago Ferreira (53 min.), Edgar Grincho (99 min.), Fábio Martins (8 min.), Oliveira (17 e 55 min.), Ricardo Pontes (65 min.) e Celso (85 min.) Cartão vermelho a: Oliveira (55 min.) (acumulação), Veloso (treinador do GRAP, 55 min.) e Camará (94 min.) (directo).
.
Foi num clima de festa, devido ao seu 73.º aniversário, que o GDP recebeu e venceu a equipa do GRAP, numa partida que se antevia difícil devido à reconhecida qualidade e atitude da equipa adversária. O jogo iniciou com grande intensidade, tendo o G. D. Peniche tomado as rédeas da partida e conseguindo criar algumas boas situações de finalização, mas encontrou pela frente uma equipa bastante bem montada e que ia, aqui e ali, conseguindo contra-atacar, criando alguns calafrios à defesa da casa.
Numa das boas jogadas de entendimento do ataque Penichense, surge uma boa situação de golo, quando após uma boa triangulação, Paulo Bernardino cruza com peso e medida, mas João Silva chega um pouco atrasado para finalizar.
Com o passar do tempo, o ritmo foi baixando, mas a toada mantinha-se: o GDP a pressionar e a ter mais bola, enquanto que o GRAP espreitava sempre que possível o contra-ataque e podia mesmo ter-se adiantado no marcador quando, após uma jogada em que os locais reclamam mão dentro da área, Celso aproveita o balanceamento ofensivo do Peniche e isola-se a partir desde o meio campo, chegando a rematar à entrada da área para uma enorme defesa de Sérgio Nobre. Este lance não beliscou a atitude dos locais, que continuaram com o seu maior ascendente e a melhor oportunidade para o GDP surge já perto do intervalo quando Tiago Ferreira remata sem preparação, para uma excelente defesa de Mucheco.
No inicio do segundo tempo o treinador Vasco Oliveira fez duas alterações, uma por lesão e a outra visando acrescentar ainda mais velocidade ao ataque Penichense, alteração esta que veio a dar os seus frutos logo ao 3.º minuto da segunda parte, quando Bruno Francisco que tinha acabado de entrar, faz uma excelente rotação sobre o seu marcador directo e remata à meia volta, não dando qualquer hipótese de defesa ao guarda-redes contrário.
Depois do golo sofrido, o GRAP tentou assumir as despesas do jogo, mas ia-se expondo agora aos rápidos contra-ataques do Peniche, que podia aumentar a vantagem após uma grande jogada individual de João Silva, depois de ultrapassar 3 defesas contrários, remata fazendo a bola passar muito perto do poste da baliza da equipa visitante.
À passagem do minuto 55, Oliveira faz uma falta perigosa sobre Motinha, parando mais um rápido contra-ataque do GDP e recebe ordem de expulsão por acumulação de amarelos. O jogo parecia correr de feição para a equipa Penichense, com um jogador a mais e a controlar o jogo, pensava-se que nada os podia afastar da vitória, mas é o GRAP que consegue chegar à igualdade, quando Celso aproveita um dos raros momentos de indecisão da defensiva da casa e encosta para o fundo da baliza de um desamparado Sérgio Nobre, que nada podia fazer.
A equipa do GDP, acusou o golo sofrido e esteve alguns minutos onde se deixou tomar pela ansiedade de querer vencer a partida, até que quando faltavam cerca de 10 minutos para os 90, João Silva aproveita um mau atraso para Mocheco, consegue contornar o guarda-redes adversário, mas adianta demasiado a bola, não conseguindo dar o toque final para dentro da baliza.
Este lance relançou o Peniche novamente na partida e criou mais duas situações de muito perigo, primeiro por Bruno Francisco e depois por Motinha. O jogo caminhava para o final e o marcador permanecia inalterado, quando surge o momento do jogo: Motinha, sempre rapidíssimo, tem mais uma excelente iniciativa pelo flanco esquerdo consegue desequilibrar o seu adversário directo e descobre Edgar Grincho no coração da área, que com toda a calma executa um remate bastante bem colocado, não dando qualquer hipótese ao guarda-redes contrário.
Vitória sofrida, mas justa, do GDP perante um adversário que através da sua atitude e excelente organização, valorizou ainda mais o resultado obtido.
Arbitragem bastante positiva. 

Texto e foto: Paulo Neves (Diário de Leiria)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook