quinta-feira, fevereiro 06, 2014

GD "Os Nazarenos" - GC Alcobaça, duelo distrital de grandes paixões.....

GD "Os Nazarenos" - GC Alcobaça, a rivalidade destes dois concelhos vizinhos passou para o futebol na década de quarenta; os primeiros jogos oficiais do GD Os Nazarenos eram contra o Alcobaça FC e o Comércio Industria Alcobaça. O Ginásio Alcobça foi fundado em 1946 e ainda disputou a 2ª divisão nacional 1945/46. Na época seguinte o Nazarenos venceria o primeiro jogo em Alcobaça, precisamente quando o Ginásio é campeão distrital e nos anos seguinte, não há duelos pelo facto se estarem a disputar o campeonato nacional, enquanto o Nazarenos ficou-se pelo campeonato distrital. 
Na primeira metade da década de cinquenta, com o Ginásio na 1ª distrital o Nazarenos estava na 2ª distrital e os duelos só voltaram em 1954/55, sempre a favor dos alcobacenses que dominavam o futebol no distrito, sendo campeões em 1956, 1958 e 1959. Na época de 1959/60, o Nazarenos consegue o primeiro grande feito, ao terminar à frente do Ginásio, no entanto na fase seguinte (3ª divisão) o ginásio voltaria a impôr o dominio. Em 1962/63 o Nazarenos termina em 2º lugar na distrital e o Ginásio com uma das piores classificações ficaria de fora, da fase final, acabaria mesmo por ficar uma época sem futebol.
O Ginásio regressa um ano depois, mas já não era a mesma equipa e o dominio do campeonato distrital era do Nazarenos, que viria a subir à 2ª divisão em 1971, onde esteve duas épocas. O Ginásio que tinha subida à 3º divisão em 1972, viria a reencontrar o Nazarenos em 1973/74. Na época seguinte, teriam o má época com o Ginásio a disputar com o Nazarenos a manutenção. A equipa da Nazaré desceria aos distritais. A segunda metade da década de setenta e início de oitenta coincide com a era dourada destas duas equipas; Com o Nazarenos de volta em 1977, ambas as equipas sobem à 2ª divisão em 1978/79, com o Ginásio em 1º lugar e o Nazarenos em 2º lugar. Na época de 1979/80, terminaram a meio da tabela, mas na época seguinte, começou o assalto aos primeiros lugares, durante dois terços da prova andaram nos lugares cimeiros e foi num jogo entre Nazarenos e Alcobaça que a equipa da casa venceria e segurava o 2º lugar para a disputa da liguilha (sem êxito, pois foi o Académico Viseu que estragou o sonho dos nazarenos). O vizinho União Leiria terminaria no 1º lugar. Na época seguinte o Alcobaça consegue o primeiro lugar em disputa acérrima com o Académico Coimbra e consegue o feito histórico de subir de divisão. Jogar ao mais alto nível, paga-se caro e com os problemas financeiros a surgir as duas formações voltaram a descer e reencotram-se na época de 1986/87 na 3ª divisão. Nos anos que se seguiram os encontros foram ao nível dos distritais, Com o Ginásio no sobe e desce, a equipa do Nazarenos estabilizou-se mais no primeiro escalão dos distritais. No Ranking Nacional, o Ginásio está à frente do Nazarenos, é a 5ª equipas do distrito de Leiria e o Nazarenos a 6ª equipa. Em 34 campeonato que disputaram juntos, o Ginásio terminou à frente em 25 (73%). Contabiliza-se na Nazaré 31 jogos, 11 vitórias do Nazarenos, 5 empates e 15 vitórias do Alcobaça.

Fonte : História do Futebol em Portugal

1 comentário:

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook