Regresso dos históricos Mirense e União da Serra, e o aparecimento da AE Óbidos, surge em contraciclo em relação ao que tem acontecido nos últimos anos com cada vez menos equipas seniores.
.
O futebol distrital parece estar a mudar. Depois de anos a fio a ver o número de equipas seniores inscritas na Associação de Futebol de Leiria a diminuir, a época 2013/2014 apresenta dados novos que podem indicar uma mudança de paradigma.
Os números ainda não são animadores se compararmos com o início do século, mas o regresso dos históricos UR Mirense e UD Serra, juntamente com o aparecimento da Associação Espeleológica de Óbidos, surge em contraciclo relativamente a uma tendência preocupante para o futebol distrital, em que, ao longo dos anos, foram várias os clubes a deixarem de ter equipas seniores para se dedicarem à formação. Noutros casos, nem isso.
Em relação à última época, a temporada 2013/2014 terá mais uma equipa inscrita, o que não será sintomático de uma mudança propriamente dita, contudo, se verificarmos que em quatro anos esse número sempre desceu drasticamente, pode concluir-se que a época que se avizinha é uma excepção à regra.
Ao longo dos anos foram dezenas os clubes que deixaram de ter futebol sénior em competição. Praia da Vieira, Carreirense, Juncalense, Gaeirense, Pilado e Escoura, C.R.C.22 Junho/Amor, UD Turquel, Simonenses, Casal Novo, Ramalhais, Castanheira Pera, Ferrel, Moitense, Bidoeirense, Chão de Couce, Biblioteca, Valcovense, Óbidos SC, Caranguejeira e GR Milagres são apenas alguns desses exemplos. Os mais recentes visam o Pousaflores e a União de Leiria SAD.
Os números são ainda mais dramáticos se verificarmos que, desde o início do século, em 14 épocas, apenas por uma vez o número de equipas seniores cresceu (2009/2010). Em todos os outros anos, as equipas mantiveram-se ou diminuíram. Se em 2000, estavam inscritas 79 equipas, hoje em dia a realidade é bem diferente já que chega apenas às 44 formações.
Ao longo dos anos foram dezenas os clubes que deixaram de ter futebol sénior em competição. Praia da Vieira, Carreirense, Juncalense, Gaeirense, Pilado e Escoura, C.R.C.22 Junho/Amor, UD Turquel, Simonenses, Casal Novo, Ramalhais, Castanheira Pera, Ferrel, Moitense, Bidoeirense, Chão de Couce, Biblioteca, Valcovense, Óbidos SC, Caranguejeira e GR Milagres são apenas alguns desses exemplos. Os mais recentes visam o Pousaflores e a União de Leiria SAD.
Os números são ainda mais dramáticos se verificarmos que, desde o início do século, em 14 épocas, apenas por uma vez o número de equipas seniores cresceu (2009/2010). Em todos os outros anos, as equipas mantiveram-se ou diminuíram. Se em 2000, estavam inscritas 79 equipas, hoje em dia a realidade é bem diferente já que chega apenas às 44 formações.
Nacionais mais ‘desertos’
Desde o início do século XXI que o distrito não conhecia um número tão baixo de equipas a disputar os campeonatos nacionais. Tal facto pode ser explicado pela extinção da 3ª divisão nacional, pelo que Leiria, na próxima época, só terá o Portomosense, o Caldas e a União de Leiria a representar o distrito no âmbito nacional. Um número muito inferior ao verificado em 2001/2002 e 2003/2004 em que estiveram presentes 12 formações.
José Roque - Diário de Leiria
Umas desistem outras voltam. Isto é mesmo assi, chama-se a seleção natural
ResponderEliminarNão é bem assim. Infelizmente há muitas mais a desistir que a voltar. Deixo aqui uma pequena lista de equipas que desistiram. Talvez alguém me possa ajudar a completar:
ResponderEliminar- Simonenses
- Chão de Couce
- Almagreira
- Pousaflores
- Carreirense
- Praia da Vieira
- Pilado
- Garcia
- Carvide
- 22 Junho/AMor
- Barreiros
- Casal Novo (AMor)
- Condestável
- Milagres
- Dagordense
- Valcovense
- Serrana
- Estação Marinha Grande
- AD N Marinha Grande
- Concha Azul
- Parceiros
- Pernelhas
- Casal da Quinta
Mais equipas :
ResponderEliminar- Ferrel
- Futebol Clube das Caldas
- Bidoeirense
- Obidos
- Caranguejeira
- Aguias da Memória
- Pedreiras
- Batalha
- Golpilheira
- Cortes
- Pocariça
- Casa do Pessoal
- Burinhosa
- Martingança
- Pinheiros
ResponderEliminar- Casal Novo / Monte Redondo
ResponderEliminarSem certezas,mas acho que o Santa Eufémia, onde joga agora o Leiria, também chegou a ter seniores
ResponderEliminarA Usseira, perto de Peniche foi uma das grandes equipas dos anos 70/80 a Sul do distrito. Chegou a estar nos nacionais, coisa que muitas equipas nem imaginam.
ResponderEliminarGeraldes acho que também chegou a ter séniores. Pelo menos equipas de formação teve de certeza. Assim como quando vamos na A8 e passamos Caldas, há li um campo perto da Dagorda de uma equipa que agora não me lembro o nome que também teve seniores. Foram irradiados e tudo. Não sei se algume se lembra o nome desta equipa.
ResponderEliminarOutra equipa a Sul, Amoreira.
ResponderEliminarMais uma:
ResponderEliminar- Monte Real
Outra:
ResponderEliminar- Redinha
Albergaria na Marinha Grande também teve equipa , assim como Amieira. Quanto a Estação, o campo já não existe, passou por cima a estrada do modelo para o centro da Marinha. O campo era perto do Bairro dos Indios e assisti lá a cada sessaõ de porrada. Tiveram num dos últimos anos uma super equipa, com o Marcóides e o Miguel Preto. Grande equipa.
ResponderEliminarP.S . Outra equipa que deu cartas e desistiu, e onde gostava muito de ir jogar pois era beirinha da praia, o Sporting da Estrada.
Essa equipa que falam que foi irradiada foi o São Mamede. Eram uma máquina de dar porrada , eh,eh,eh.
ResponderEliminarE quem se lembra de ir jogar á Burinhosa e estava sempre um velho com um pão atrás do fiscal de linha a controlar os lances? Ele é que mandava se era fora de jogo ou não. Foi dos campos mais difíceis onde fui jogar, valia tudo lá. Depois das praias (Vieira, Nazaré e Peniche) era do piorio
ResponderEliminarOutra equipa que desistiu e que por sinal também era durinha, as Várzeas, ali perto de Monte Real
ResponderEliminar....Usseira é no Concelho de Óbidos.
ResponderEliminarEsta Equipa, teve o seu ponto alto, quando havia lá muito dinheiro dos Comerciantes de Fruta...que rápidamente verificaram que era uma 'estupidez' pagar 'grandes sudsidios' a atletas amadores de futebol.
Foi o que aconteceu em Bidoeira e Caranguejeira.
Deixem-se de falsos moralismos e de acusar esta ou aquela equipa de falta de fair-play. De uma maneira geral, havia muito mais violência no futebol antigamente. Hoje felizmente as pessoas são muito mais civilizadas e é a excepção haver um caso de violência. Antes era a regra. Lembro-me de cada sessão de porrada no derby Vieira- Praia, que até metia dó´, Jogar na Praia não era para meninos e os adversários grande parte deles entravam em campo já a perder com o mito que existia da violência lá. Mas não era só lá, era um pouco por todo o lado
ResponderEliminarÉ curioso e respondendo ao anónimo que falou da Usseira, ver que Óbidos mesmo nunca teve grandes equipas, mas sim aldeias em seu redor. Tipo Usseira (terá sido anos 70 ou 80), e tipo Valcovense que chegou a ter uma boa equipa, onde se destacava um avançado negro de quase 2 metros, alguém se lembra?
ResponderEliminarOutra equipa que desistiu do futebol sénior foi o Turquel. Fala-se que a Camara de Alcobaça possa por finalmente lá um sintético, e quem sabe se o clube não poderá voltar a ter seniores.
ResponderEliminarNão sei o nome , mas acho que esse avançado que falam também jogou no ALfeizerão e se não estou em erro chamava-se Octávio, talvez alguém possa confirmar- Outra equipa que desistiu recentemente Gaeirense
ResponderEliminarGrandes recordações aqui de históricas equipas. Esse Sporting da Estrada é pertinho de uma praia (penso que o baleal) e o campo no verão é parque de campismo, pelo que durante os jogos não era estranho por vezes aparecer um ferro de uma tenda de campismo. Grandes tempos, onde ninguém se chateava de jogar em pelado e onde dávamos tudo por tudo pela bola. Hoje me dia são muito melhores tecnicamente, mas a nível de esforço, não querem nada com aquilo.
ResponderEliminarO Estrela do Mar da Marinha Grande acho que também chegou a ter equipas sniores, assim como as trutas
ResponderEliminar- Castanheira de Pêra
ResponderEliminarO Vidigal não chegou também a ter equipa de futebol?
ResponderEliminarO dinheiro pago a atletas e as altas taxas de jogo mataram o futebol distrital. Os jogadores muitos habituaram-se a ganhar balúrdios, e hoje não havendo dinheiro, preferem estar no conforto da casa. Era injustificável o dinheiro que se pagava ( e em alguns casos ainda paga) a jogadores para jogarem na última divisão de futebol do país.
ResponderEliminarVermoil chegou a ter seniores. O saudoso Américo Izata chegou a ser o treinador.
ResponderEliminarCarnide (pombal)
ResponderEliminarDerby quentinho era o Golpilheira - Batalha. Infelizmente nenhuma deles hoje tem seniores, mas em breve e com a boa organização que tem, a Batalha conseguira fazer uma boa equipa senior e sem entrar nas loucuras de outros tempos. O Peso também tem formação, não sei se chegou a ter sniores
ResponderEliminarTipico português. A mim faz me confusão como uma pequena vila como obidos, tem dois clubes. Não seria mais lógico o obidos ter seniores e o aeobidos só formação, ou vice versa?
ResponderEliminarNão confundam equipas do campeonato do oeste com equipas federadas na af leiria.
ResponderEliminarJuncal
ResponderEliminarOutra - Moitarodense (Moita da Roda)
ResponderEliminarRamalhais
ResponderEliminarRegueira de Pontes e Chãs
ResponderEliminarandorinhas
ResponderEliminaralcanadas
são mamede (concelho batalha)
Flandes
ResponderEliminarBarrocal
Turquel e garantido que assim que coloque sintectico volta a ter equipa senior e a tornar-se no inferno da lagoa, onde era dificil conquistar pontos.
ResponderEliminarFIGUEIRAS
ResponderEliminarMATA DOS MILAGRES
SANTA EUFÉMIA (confirmo)
VERMOIL (confirmo)
O ABELHA
BARRACÃO
BÁRRIO
PERO NETO DA MARINHA GRANDE
ResponderEliminarMOITA... chegou a ser um caso sério a nivel distrital...Grandes equipas...
ResponderEliminarA-DO-BARBAS ...jogar em casa contra os Barbanos não era pêra doce...ui depois aquela assistência...
O concelho da Batalha chegou a ter 5
ResponderEliminarequipas ( Batalha, Alcanadas, São
Mamede, Reguengo do Fétal e
Golpilheira)e a alguns anos que nem
uma tem.
Pero Neto nunca foi filiado na AF Leiria. Apenas participou no Campeonato do Oeste como por exemplo os Mouratos e o Vieira e Benfica.
ResponderEliminarGrande derbie o São Bernardino-Geraldes
ResponderEliminarHavia grandes derbys. Agora com menos equipas, já não existe tanta proximidade e perdeu se essa rivalidade
ResponderEliminarA Moita caso sério nos distritais só se foi nos anos 80, porque desta ultima vez estava sempre na liga dos ultimos
ResponderEliminarInclusive fala.se que o turquel tem um patrocinador para a equipa sênior e novos balneários.
ResponderEliminare ainda
ResponderEliminarSOUTOCICO
VAU
REGUENGO DO FETAL
ALVADOS
BATALHA
GOLPILHEIRA
SERRO VENTOSO
ALCANADAS
PEDREIRAS
SAO MAMEDE
Claro que falei na Moita nos anos 80 em que tinham grandes jogadores tais como ( Valente,Vinagre,Sapateiro,Bandeirinha entre muitos outros )
ResponderEliminarMoitense
ResponderEliminarJuncalense
Rostos, Casal da Quinta...
ResponderEliminarRostos perto do landal teve equipa futebol 11? Onde era o campo?
ResponderEliminarEsse Vinagre era craque. A marcar livres então.
ResponderEliminaro anonimo das Agosto 06, 2013 7:16 PM ,antes de comentares sobre o pero neto informa-te primeiro, porque esse teu comentário é uma falta de respeito pela instituição
ResponderEliminarAndorinhas (cruz da légua)
ResponderEliminarCondestável (S. Jorge)
São Bernardino
ATAIJENSE (ALJUBARROTA)
ResponderEliminardo concelho de peniche apenas duas equipas se encontram no ativo, Peniche e Atouguiense.
ResponderEliminarFerrel, Serrana, Geraldes, Estrada e S. Bernardino há muito que deixaram de participar em F/11.
parace-me que houve uma 2ª equipa da cidade de Peniche a participar nos distritais, no entanto no site da AFL não encontro qualquer registo sobre ela. alguém se lembrado 1,º Dezembro de Peniche