Leiria Gimnásio Clube - Gimnásio Sportivo de Lis
Foi uma Taça
oferecida por um comerciante portuense, João Quintanas de Lima Braga, revertendo
o produto das entradas dos jogos para o
hospital de Leiria. Os clubes participantes foram os dois rivais da cidade, o Gimnásio Sportivo Lis e o Leiria Gimnásio Clube. Inicialmente o
ofertante queria que esta taça fosse disputada por uma só vez (apenas um jogo),
no entanto, com o objectivo de obter maior resultado financeiro para o
hospital, foi definido que o vencedor levava a taça à melhor de três. O primeiro jogo realizou-se no dia 23 de dezembro
no campo do Passeio, propriedade do
LGC e único local disponível na cidade. Os Broas
ganharam aos papos-secos por 3-0,
alcunhas à parte, o Gimnásio Sportivo
Liz ganhava vantagem sobre o Leiria
Gimnásio Clube. No segundo encontro, realizado em Fevereiro, o Gimnásio Sportivo Liz voltou a ganhar, 2-1, arrecadando deste modo o
troféu. ‘O jogo pouco interesse teve, com
o campo cheio de água, mais parecia um desafio de water-polo, do que de
foot-ball. Campo, jogadores, jogo e claques, correram parelhas. É difícil dizer
o que foi mais detestável’. Segundo a crónica da época foi uma
caldeirada dentro e fora do rectângulo de jogo. Jogo duro, palavreados
impróprios entre jogadores, jogadas duras, incorrecções de parte a parte que
acabou com os papo-sêcos a abandonar o campo. O 3º jogo nunca se
realizou.
Estes clubes simplesmente extinguiram-se, ao algum deles veio lugar a outro, tipo União de Leiria?
ResponderEliminarO Gimnásio Sportivo Liz (fundado em 1920) e o Leiria Gimnásio Club (fundado em 1921), em conjunto com a Assembleia Leiriense, deram origem em 1947 ao Ateneu Desportivo de Leiria que, embora ainda exista hoje, abandonou definitivamente a prática do futebol com a fundação da União Desportiva de Leiria (1966).
ResponderEliminarE quais foram os clubes que estiveram na origem da União de Leiria?
ResponderEliminarParabéns, isto é serviço público. Não percebo como ainda nenhuma entidade oficial, como Câmara Municipal de Leiria ou AF Leiria, ainda não foram capazes de distinguir o enorme trabalho que todos vocês têm feito neste projeto. Parabéns
ResponderEliminarNo "uniaodeleiria.blogspot.com" a história do aparecimento da União Desportiva de Leiria está corretamente descrita: "Foi em plena Primavera de 1966 que um grupo de funcionários do então Banco Nacional Ultramarino tomou a iniciativa de formar uma colectividade que, no campo desportivo, pudesse representar Leiria com aquela dignidade, que não só o nome da cidade como até as suas instalações desportivas impunham. Nesse sentido foram encetados contactos com os clubes da cidade que, mais recentemente, disputavam (ou haviam disputado) o campeonato distrital, Sporting Leiriense, Coliponense, Ateneu Desportivo e Leiria e Marrazes. As conversações não tiveram o êxito esperado pois apenas o Sporting Clube Leiriense tomou a decisão de se extinguir e de integrar o novo Clube. O Coliponense (com uma actividade praticamente inexistente), o Ateneu (abdicando definitivamente do futebol) e o Leiria e Marrazes (apresentando algumas condições que foram recusadas pela Comissão Organizadora) acabaram por não aderir ao projecto. E assim, a 6 de Junho de 1966, data da aprovação dos Estatutos pelas entidades governamentais, nasceu oficialmente a União Desportiva de Leiria".
ResponderEliminarUnião de Leiria é fruto do Sporting Leiriense e Coliponense
ResponderEliminarO Coliponense não integrou a União Desportiva de Leiria por, naquela altura, já se encontrar desativado. Isso pode ser confirmado nos artigos 9.º e 92.º do novo clube.
ResponderEliminar"Artigo 9.º
São sócios fundadores todos os indivíduos que se inscreverem sócios da agremiação até à data da aprovação pela entidade competente, dos presentes estatutos (Nota: 6 de Junho de 1966) e ainda todos os que transitarem do Sporting Clube Leiriense, por virtude da integração desta Colectividade na União Desportiva de Leiria.
Artigo 92.º
Na União Desportiva de Leiria, considera-se integrado, com todo o seu património moral, desportivo e material, o Sporting Clube Leiriense, agremiação desportiva com sede em Leiria, por assim o ter decidido a sua Assembleia Geral, em reunião efectuada em 13 do corrente mês de Maio (Nota: 1966)."
está dito
ResponderEliminarquem sabe, sabe
está dito
ResponderEliminarquem sabe, sabe
.....pois, pois....só que a 'mentalidade' da UDL de 66 /67 e 68, nada tem a haver com UDL dos últimos 25 anos (reinado Bartolomeu)....e com a actual UDL Encarnação.
ResponderEliminarQual a diferença de 'mentalidade' entre Bartolomeu e Encarnação ?