terça-feira, julho 16, 2013

União de Leiria garante direitos desportivos da SAD por mil euros

Foto: Futebol - I Divisão Distrital - apuramento de campeão

Golo solitário de Giovanni dá título à União de Leiria

Moita do Boi 0
Treinador: José Marques.
João Mendes, Gildo Costa, André Torrado (Cap.), Fábio Parracho, Daniel Marques(João Simões, aos 79 min.), Sandro Russo, Bruno Oliveira, Micael Costa (Frederico Ruivo, aos 90 min.), Roberto Dias (José Silva, aos 70 min.), Mário Ribeiro, Jonathan Silva.
Suplentes : João Gonçalves, Rafael Rodrigues,  José Domingues,  João Silva.

União de Leiria 1
Treinador: Luís Bilro.
Vítor Maranhão, Rui Bento, Mário Wilson, Marco Aurélio (Cap.), Edgar Fernandes, Jeferson (Dani, aos 60 min.), Leandrito, Dário Marquês (Aliu Camará, aos 74 min.), Fábo Santiago, Edgar Grincho, Giovanni (Henrique Piló, aos 83 min.).
Suplentes : Carlos, Tiago Gonçalves, João Gomes, Tiago Freitas.

Estádio Municipal de Pombal
Árbitro: Hugo Pires, auxiliado por Nuno Pacheco e Daniel Nicolau 
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: 1-0 Giovanni g.p (aos 67 min.).
Acção Disciplinar: Amarelo a André Torrado (aos 8 min. e 83 min.), Fábio Santiago (aos 53 min.), Gildo Costa (aos 67 min.), Edgar Grincho (aos 72 min. e 94 min.), Leandrito (aos 74 min.), Mário Wilson (aos 79 min.). Vermelho por acumulação de amarelos a André Torrado (aos 83 min.) e Edgar Grincho (aos 94 min.). Vermelho Direto a Jonathan Silva (aos 41 min.) e Gildo Costa (aos 88 min.).

Numa tarde bastante agradável e com um Municipal de Pombal a registar uma excelente moldura humana, as equipas da UD Leiria e da Moita do Boi defrontaram-se a fim de apurar o Campeão Distrital da I Divisão.
Começou melhor o jogo a equipa da União de Leiria, e logo aos 3 minutos, depois de uma jogada de insistência, Dário Marquês obriga João Mendes a uma defesa apertada para canto. Na sequência do canto, a bola sobra novamente para Dário Marquês, que à entrada da área remata forte, com a bola a passar a centímetros do poste direito da baliza de João Mendes. Aos 11 minutos, novo lance de muito perigo para a União de Leiria: Edgar Grincho cruza na direita e Giovanni em excelente posição dentro da área, cabeceia sem oposição, mas a bola acaba por sair para fora. 
Aos 29 minutos, de novo Giovanni a criar perigo. Cruzamento na esquerda, e o possante avançado da União de Leiria cabeceia dentro da pequena área, mas a bola acaba por sair mal direccionada. Três minutos depois, novo lance para a União de Leiria: Triangulação no ataque da equipa de Luís Bilro, com a bola a chegar ao "irrequieto" Rui Bento, que tenta o cruzamento, e Fábio Parracho, na tentativa de fazer o corte, quase introduz a bola na sua baliza. Aos 34 minutos é Edgar Fernandes que quase chega ao golo, depois de um excelente remate à entrada da área, proporcionando a João Mendes uma excelente defesa. O sinal mais era claramente da União de Leiria, perante uma equipa da Moita do Boi mais na expectativa e que procurava lançar rápidos contra-ataques, mas que eram facilmente anulados pela defesa unionista. Já com o jogo a encaminhar-se para o intervalo, aos 41 minutos, a Moita do Boi vai ficar a reduzida a 10 elementos, num lance a castigar falta de Jonathan Silva, e em que nos pareceu algo exagerada a cartolina vermelha.
E quando se esperava para a segunda parte mais do mesmo, ainda para mais com a Moita do Boi reduzida a 10 unidades, foi surpreendentemente uma Moita do Boi mais atrevida aquela que reiniciou o jogo, e, logo aos 45 minutos, Roberto Dias desfere um remate com algum perigo. Na resposta, aos 52 minutos, a União de Leiria está outra vez perto do golo: Livre na direita, com Edgar Grincho a colocar na área, a bola a chegar a Marco Aurélio, que com tudo para fazer o golo, remata à trave da baliza de João Mendes. 
O jogo estava mais dividido, e, na resposta, Mário Ribeiro ganha em velocidade aos homens da defensiva da União de Leiria e, na cara de Vítor Maranhão, remata fraco, para defesa fácil deste. A Moita do Boi estava melhor e, aos 59 minutos, quase chega ao golo, num canto na direita, com a bola a sobrar para Mário Ribeiro, que, quase em cima da linha de golo, não consegue dar o melhor seguimento ao lance. 
Até que aos 67 minutos vai aparecer o lance capital do jogo. Falta clara de Gildo Costa dentro da sua área, e Giovanni encarregue da marcação do penalti faz o 1-0 para a União de Leiria e dá assim alguma justiça no marcador. 
Em desvantagem no marcador e em desvantagem numérica, a Moita do Boi não se rendeu, e, aos 75 minutos, depois de uma jogada de insistência, José Silva cria muito perigo para a baliza de Vítor Maranhão. Praticamente na resposta, Edgar Fernandes desenrola um bom lance pelo flanco esquerdo, mas, em excelente posição para ampliar o marcador, acaba por rematar por cima da baliza de João Mendes. 
Com o jogo já completamente partido, e com a Moita do Boi  a jogar com nove elementos e totalmente balanceada para o ataque na procura do golo do empate, Henrique Piló, vai, aos 85 minutos, ter uma perdida escandalosa, depois de aparecer na cara de João Mendes e de o contornar, com a baliza completamente deserta, remata para fora para desespero dos adeptos da União de Leiria. 
Seria a primeira ocasião desperdiçada pelo avançado leiriense, que em período de descontos vai ainda ter mais duas ocasiões soberanas de golo, que acaba por perder.
Vitória justa da equipa da União de Leiria, que sem ter feito um jogo exuberante foi a melhor equipa em campo e mostrou argumentos mais do que suficientes para vencer este jogo. Quanto à equipa da Moita do Boi, foi um digno vencido, mesmo em inferioridade numérica nunca deixou de lutar, e por vezes chegou a criar bastante perigo para a defensiva da União de Leiria.
Quanto à arbitragem de Hugo Pires e seus pares, pareceu-nos que decidiu bem no lance capital do jogo, ou seja, na grande penalidade a favor da União de Leiria, mas no resto, principalmente na parte disciplinar, teve uma actuação muito descolorida, parecendo-nos claramente excesso de zelo a expulsão ainda na primeira parte de Jonathan Silva.

Texto: Pedro Almeida (Diário de Leiria)
Foto: Wilson Venâncio
 
Sp. Pombal ofereceu 2.500 euros pelos direitos de participação no Campeonato Nacional de Seniores da União de Leiria SAD, mas decisão final é favorável à U. Leiria (clube), que comprou os direitos por mil euros
.
A União de Leiria garantiu junto do administrador judicial de insolvência da SAD os direitos desportivos de participação no Campeonato Nacional de Seniores (CNS), pelo valor de mil euros, isto apesar de o Sporting de Pombal ter feito uma proposta de 'última hora' de 2.500 euros para garantir esses mesmos direitos desportivos da União de Leiria SAD, que, recorde-se, foi declarada insolvente. 
Para este desfecho favorável dos leirienses foi necessário um verdadeiro trabalho de 'bastidores'. No dia 9 de Julho, os membros da Comissão de Credores de Insolvência da SAD estiveram reunidos para deliberar sobre a proposta apresentada pela U. Leiria, no sentido de adquirir os direitos à participação no CNS em substituição da SAD por mil euros. Segundo a acta dessa reunião, os credores concederam um parecer “não vinculativo” favorável à posição manifestada pelo administrador de insolvência no sentido de aceitar a proposta apresentada pela U. Leiria.
Ao mesmo tempo, o Diário de Leiria sabe que elementos ligados à SAD leiriense encetaram contactos com vários clubes da região no sentido de também eles apresentarem uma proposta, entre eles o GRAP, Marrazes e Pataiense, com o Sp. Pombal a ser o único a avançar com uma proposta.
“A venda dos direitos à União de Leiria não foi publicada pelo administrador judicial pelo que qualquer clube pode apresentar uma proposta. A direcção da U. Leiria tentou fazer as coisas às escondidas de todos. As coisas têm que ser legais e não foi o que aconteceu. Agora os credores vão decidir qual a melhor proposta, sabendo que eles têm o direito de receber o mais possível”, declarou o presidente do Sp. Pombal, José Hilário.
Leitura diferente tem o presidente da U. Leiria, Mário Cruz, que garante que os direitos da SAD só podiam ser transmitidos para o emblema do Lis “e a nenhum outro clu­be”, explicando que o pagamento dos mil euros se deve apenas a “uma verba simbólica”.
 
Tribunal esclarece
 
Apesar do braço de ferro, um despacho do Tribunal Judicial de Leiria e a declaração de transmissão de direitos desportivos do administrador judicial, datados de ontem (dia 15), deixaram tudo em 'pratos limpos'. Segundo este último documento, a massa insolvente “já recebeu da U. Leiria o preço acordado”, acrescentando que “urge comunicar à Federação Portuguesa de Futebol quanto à participação” do clube no CNS, declarando por finalizada a transmissão a favor da U. Leiria dos direitos desportivos.
Relativamente à proposta do Sp. Pombal, datada de 11 de Julho, o despacho do Tribunal de Leiria garante que a mesma é “extemporânea” e que o administrador judicial já tinha assumido o compromisso de vender o direito a favor da U. Leiria no dia 10 de Julho, concluindo o documento dizendo que não há ilegalidade na respectiva venda dos direitos.
 
À espera da Federação
 
“A inscrição junto da FPF foi feita antecipadamente e agora aguardamos pela confirmação oficial com estes novos dados”, assegurou Mário Cruz, mostrando-se tranquilo em relação às propostas de outros clubes. “Sei que houve clubes contactados, mas adquirir os direitos da SAD não é uma questão de dinheiro, mas sim de direito natural que o clube tem sobre eles”, assegurou.
O presidente do clube vai ainda mais longe, lamentando as “jogadas de bastidores” e que “haja pessoas da SAD que têm sempre o mesmo comportamento, tentando prejudicar o clube”.
 
José Roque - Diário de Leiria

32 comentários:

  1. o Diário de Leiria sabe que elementos ligados à SAD leiriense encetaram contactos com vários clubes da região no sentido de também eles apresentarem uma proposta, entre eles o GRAP, Marrazes e Pataiense, com o Sp. Pombal a ser o único a avançar com uma proposta.

    Bartolomeu Futebol SAD 0 X União de Leiria 1

    ResponderEliminar
  2. até o lavar dos cestos é vindima e ainda há muita uva para pisar

    ResponderEliminar

  3. A prova que o crime compensa.
    A espelhar o estado do país, os criminosos de gravata é que se safam sempre.

    ResponderEliminar
  4. É incrível como se fazem negociatas corruptas neste país, ainda por cima com a cobertura dos próprios tribunais.
    Cambada de vigaristas, o administrador judicial e os pulhas dos tribunais

    ResponderEliminar
  5. É uma tristeza essa gentalha da U.Leiria na época passada diziam nada ter a haver com a SAD, agora já querem os direitos desportivos, se fossem gente de palavra e tomates também assumiam as dividas que a SAD andou por aí a fazer. O tribunal parece que já decidiu a favor da filial da SAD, também lhe devia imputar as dividas. Enfim mais uma tristeza

    ResponderEliminar
  6. Não esperava que o Diario de Leiria quisesse falar bem do assunto porque isso não daria noticia mas podia ao menos ter esclarecido o povo (mesmo aqueles que preferem continuar ignorantes) que o direito só pode regressar ao UDL clube e não ser vendido a qualquer outro clube. O valor atribuido é por isso meramente simbolico.
    Podia o Pombal ter oferecido 2milhoes em vez de 2mil, que o resultado nunca podia ser outro.
    Parece complicado mas nao é. Façam lá um esforço para perceber.



    ResponderEliminar
  7. Penso que o assunto ainda não estará totalmente encerrado. De qualquer forma, e sabendo que há dívidas da União SAD e União Clube ao Sporting de Pombal há alguns anos, questiono como é têm dinheiro para ir para os nacionais e não têm para pagar o que devem. É por isso que o futebol está como está e, como se lê na notícia, "são precisos jogos de bastidores".

    Um pombalense

    ResponderEliminar
  8. futebol está podre enquanto houver clubes assim . já que são tão sérios e honestos digam como conseguiram pagar aos jogadores da época passada sem contablidade ?
    que espertos !!!

    ResponderEliminar
  9. Adeus distrital, olá nacionais.
    Felicidades ó distritaleiros.

    ResponderEliminar
  10. onde esta a justica? Isto e Portugal!

    ResponderEliminar
  11. Tantas perguntas que aqui estão feitas, mas que só o Bartolomeu sabe responder. Tantas afirmações que aqui estão feitas e que só o Bartolomeu é responsável.
    Que pequenês dos que por aqui passam terem apenas por objectivo derrubar a UDLeiria.
    Que lamentável é distorcer o esforço de quem trabalha ...
    A mesquinhez está bem presente nos comentários fortuitos que aqui se lêem...
    Pobres de espírito, mentes pequeninas, inveja, felicidade conseguida à custa da desgraça alheia ...
    Gente que mente e que acredita na própria mentira de tal forma que faz as afirmações que proferem parecerem verdadeiras ...
    Por aqui se despejam sentimentos de raiva, de inveja ... entram em negação quanto ao que tanto anseiam mas não tem "tomates" para admitir: - COMO EU GOSTARIA DE SER UM UNIONISTA ...
    - MAS COMO JÁ DISSE TANTO MAL DO CLUBE AO PÉ DOS MEUS AMIGOS, FICAVA MAL SE AGORA RECONHECESSE O BOM TRABALHO QUE TEM VINDO A SER FEITO ...
    - FAZER O QUÊ?
    - BEM, PARA NÃO FICAR MAL DEIXA-ME LÁ ESCREVER POR AQUI O PIOR QUE CONSIGO SOBRE ELES ... PODE SER QUE OS MEUS AMIGOS NEM DESCONFIEM QUE EU UM DIA QUIS TAMBÉM SER UM UNIONISTA ....

    NÃO TENHAS MEDO E JUNTA-TE A NÓS :)FORÇA LEIRIA
    É CERTO ... OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA!

    Já agora RECORDO que os vossos presidentes são os verdadeiros corruptos ... todos estiveram ao virar da esquina para se apoderarem dos direitos do clube tanto desprezam ...
    Todos iguais. Apenas uns são mais cobardes que outros, ou melhor apenas um foi menos cobarde ...
    O SP. Pombal, mas tem um presidente burro, pois tentou usurpar um direito que mais ninguém pode possuir ...
    e é ainda um presidente maldizente, pois apregoa há já muito tempo que o clube lhe deve verbas, quando este negociou foi com o dito Bartolomeu ...
    Vão atrás do homem e peçam explicações, ...
    MAS LARGUEM-NOS A BRAGUILHA!

    ResponderEliminar
  12. O Leiria nasceu torto e quer se chama CLUBE OU SAD é a mesma coisa.
    Caloteiros, aldrabões, arrogantes.
    E como nasceu torto, um dia destes também morre torto.

    ResponderEliminar
  13. Era preferível passarmos mais um ano na distrital e depois subirmos por mérito ao CNS. Assim....é tudo muito suspeito...e quase de certeza alguns subornos pelos meio....

    ResponderEliminar
  14. concordo que seja a U.Leiria a ocupar a vaga da SAD no CNS.

    ÓBVIO

    ResponderEliminar
  15. concordo que seja a U.Leiria a ocupar a vaga da SAD no CNS.

    ÓBVIO

    ResponderEliminar
  16. concordo que seja a U.Leiria a ocupar a vaga da SAD no CNS.

    ÓBVIO

    ResponderEliminar
  17. concordo que seja a U.Leiria a ocupar a vaga da SAD no CNS.

    ÓBVIO

    ResponderEliminar
  18. excelente o comunicado no Facebook da UDL

    ResponderEliminar
  19. pedido de insulvencia entra no tribunal contra o clube pede-se divida superior a 5 milhoes de euros.
    e se fosse ao pombal por essa divida tambem pedia insulvencia do clube.

    adoro o bartulomeu ale ale ale bartolumeu...

    ResponderEliminar
  20. Acho especialmente piada aos detractores que se fazem passar por unionistas a fazer comentários.

    ResponderEliminar
  21. entrou processo de insulvencia contra o clube de leiria no tribunal

    ResponderEliminar
  22. APosto em que em 2 anos o clube também acaba!!!

    Mas a direccao do clube não é as mesmas pessoas que andavam na SAD a mamar ?

    Tristes ....

    ResponderEliminar
  23. A vaga de facto pertence ao Leiria (clube) porque só assim o pode ser. O que me intriga particularmente é o facto de, durante todo esta última época, o Leiria (clube) desmarcar-se e bem de todo e qualquer forma de associação ao Leiria (sad), quando pode tirar vantagem desta situação, não perde a oportunidade de agarrar essa situação. Toda a situação é legal, mas revela alguma falta de coerência dos responsáveis do Leiria (clube).

    Cumps

    ResponderEliminar
  24. Aqui a maltinha do Blog está a ver tudo mal ... na próxima época, o Clube U.D. Leiria irá formalizar uma nova SAD. E assim, tudo recomeça. Porque não acredito que o Clube não arranje escapatória para poder fazer tudo outra vez. Não há dinheiro, mas consegue-se arranjar muitas dividas. E depois? Acaba mesmo? Hum ... não me parece.

    ResponderEliminar
  25. Aqui o anonimo anterior esquece que se o caminho for a subida para os campeonatos profissionais essa é mesmo uma inevitabilidade: ou uma SAD ou uma SDUQ. Diz que é obrigatório por lei.

    ResponderEliminar
  26. O olhanense a sad foi comprado por italianos sabem responder ?

    ResponderEliminar
  27. União de Leiria joga na série F no Campeonato Nacional de Seniores

    Publicado em 18 Julho 2013 às 5:27 pm. Tags: campeonato nacional de seniores, futebol, união de leiria


    Está confirmada a participação da União Desportiva de Leiria no Campeonato Nacional de Seniores (nova denominação para a II divisão).


    União Desportiva de Leiria (foto: Nuno Brites| in touch)

    Nas últimas semanas, ou melhor, meses, o clube tem-se desdobrado em contatos, reuniões e pedidos de documentação, com a FPF, a Associação de Futebol de Leiria, o administrador judicial e até a autarquia, para garantir os direitos desportivos provenientes do processo de insolvência da SAD e, dessa forma, ocupar a vaga deixada em aberto na competição.

    Em assembleia extraordinária, no passado dia 10, os sócios manifestaram, por unanimidade, o desejo que a direção conduzisse todos os procedimentos para a integração da equipa no Campeonato Nacional já na próxima época, passando diretamente da I divisão distrital para a antiga II Divisão. Também os credores da SAD votaram, por unanimidade, a cedência dos direitos desportivos ao clube e, na passada semana, o clube garantiu a “transferência” pelo valor de mil euros.

    Com esta “ponte” para os nacionais, o clube vê também resolvida a questão fiscal relacionada com o Totonegócio, e terá um prazo de seis anos para regularizar uma dívida de 400 mil euros junto da FPF, entidade que regularizou as dívidas fiscais dos clubes.

    “Se conseguirmos dar este passo, será o segundo dia mais feliz para mim como unionista”, disse Fernando Encarnação, diretor do clube, aos sócios, na assembleia.

    Esta semana foi público que o Sp. Pombal tentou adquirir os direitos desportivos por um valor superior ao apresentado pelo clube, contudo, os direitos desportivos só podem ser conferidos ao clube que deu origem à SAD e não a outro emblema.

    A União de Leiria irá participar na série F juntamente com CD Fátima, Portomosense, Caldas, Alcanenense, Riachense, Lourinhanense, Torreense, Carregado e Mafra.

    Os trabalhos de pré-época da equipa sénior têm início na próxima segunda-feira, dia 22, às 19h30 no Estádio Municipal Dr.Magalhães Pessoa, em Leiria, informou o clube em comunicado.

    ResponderEliminar

  28. OFICIAL:
    CNS 2013/14
    SÉRIE F

    Associação Desportiva CARREGADO
    Associação Desportiva PORTOMOSENSE
    Atlético Clube ALCANENENSE
    CALDAS Sport Clube
    Centro Desportivo FÁTIMA
    Clube Atlético RIACHENSE
    Clube Desportivo MAFRA
    Sport Clube União TORREENSE–Futebol,SAD
    Sporting Clube LOURINHANENSE
    UNIÃO Desportiva LEIRIA

    ResponderEliminar
  29. Oficialíssima!!! Sorteio dia 29 Julho 12h00

    ResponderEliminar
  30. Fintas á lei tão próprias do futebol português, tão simples como isto, teria que chegar aqui onde está como o fez por exemplo o Farense que subiu a pulso e desportivamente jogando dentro das 4 linhas e não fora delas, mais nada !!

    ResponderEliminar
  31. União Desportiva de Leiria


    COMUNICADO
    Campeonato Nacional Seniores

    A Direcção da União Desportiva de Leiria vem junto dos seus associados, simpatizantes e demais interessados comunicar:

    1- Ter recuperado o seu Direito Desportivo de Participação transferido no ano 2000 à União de Leiria Futebol Sad, e que assim regressa ao seu legitimo titular.

    2- Estar já confirmada por consequência natural, a participação no Campeonato Nacional de Seniores de 2013/14, da sua equipa, estando inserida na Serie F juntamente com as seguintes formações:

    União Desportiva de Leiria
    C.D.Fatima
    Portomosense
    Caldas S.C.
    Alcanenense
    Riachense
    Lourinhanense
    Torreense
    Carregado
    Mafra

    3- Os trabalhos de pré-época da equipa Senior terão o seu inicio na proxima Segunda Feira dia 22 pelas 19.30h no Estadio Municipal Dr.Magalhães Pessoa em Leiria.

    União Desportiva de Leiria Sempre!!

    A Direcção U.D.Leiria
    18.7.2013

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook