sexta-feira, julho 26, 2013

Historial, 1926

Taça da Federação Desportiva do Distrito de Leiria
Em Abril de 1926, realizou-se a primeira grande prova organizada pela Federação Desportiva do Distrito de Leiria (Taça Raúl Ferreira Baptista). O primeiro desafio realizou-se no dia 11 de abril, na Nazaré, entre o GD Os Nazarenos e o Atlético Marinhense. Venceram os locais.
No dia 12, o Bombarralense eliminou o Caldas SC por falta de comparência do clube caldense que não compareceu em Leiria. O clube recusou a alteração imposta pela federação que alterava o local do jogo que estava marcado para as Caldas.
No dia 14, o Gimnásio Sportivo Lis, também era apurado para as meias-finais, após a eliminação do Leiriense Foot-ball clube (irregularidade na inscrição de jogadores).
E nas meias finais, finalmente um jogo. O Alcôa Sport Os Leões apura-se para a final, vencendo o rival Os Nazarenos por 1-0, match realizado em Alcobaça. No segundo encontro, nos Marrazes, o Bombarralense eliminou o Gimnásio Sportivo de Liz por 4-2.

A final foi disputada na Marinha Grande, o Bombarralense goleou o Alcôa Sport Os Leões por 8-0.

9 comentários:

  1. Boa tarde
    Saúdo a direcção do blog por este excelente apontamento da história do futebol no distrito de Leiria. Alguns dos clubes intervenientes já desapareceram, e a maioria das pessoas não os conheceu.
    Cumprimento o articulista e faço votos para que continue.
    Abraço
    H.Nunes/ACM

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho de pesquisa.
    Os meus cumprimentos ao autor. Estou também a realizar investigações semelhantes, embora só a partir da fundação da Associação de Futebol de Leiria, e sei bem que é muito difícil recolher este tipo de informação.

    ResponderEliminar
  3. .....a nível do Futebol no Distrito de Leiria...'parece-me' que se estão a esquecer do Caldas.
    Foi só a 1ª Equipe do Distrito a disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
    Recordo-me de ver um jogo nas Caldas com o Sporting ,onde jogava o Travaços com a camisola nº 9....e o Grande António Pedro pelo Caldas.
    Gostava de saber, porque é que quando se fala em Futebol Distrital....só se fala em União de Leiria, ou nos Marrazes....esquecendo-se sistemáticamente do Caldas, Marinhense,Bombarralense, Nazarenos e Ginásio de Alcobaça que têm um Grande Historial no Futebol Distrital.......mas enfim...nós cá pela Cidade de Leiria, nos últimos 40 anos 'parece' que somos 'os maiores' do Distrito.

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante o artigo.
    Pena que haja sempre quem queira estragar a conversa como o anónimo da 1:29. É que só por curiosidade o artigo nem se quer fala nem em União de Leiria, nem no Marrazes.

    ResponderEliminar
  5. Então porque é que não falas do tu do teu clube que é o Caldas?
    É que isso dá trabalho e tu, porque és das Caldas, a partir das 6 horas não fazes nem mais um...

    ResponderEliminar
  6. anónimo do 1:29
    Em relação ao artigo, o Caldas SC...por acaso é mencionado.

    Este blog chama-se futebol distrital de leiria...o Caldas SC está nos nacionais desde 1969...mas futuramente vou fazer um artigo sobre as equipas caldenses, nomeadamente o Sporting das Caldas, Caldas SC, Juventude SC, e o Bairronovense.

    Relativamente à situação do 1ºclube do distrito de Leiria a disputar a 1ªdivisão, é verdade, no entanto o primeiro clube a disputar a 1ª divisão Nacional, proveniente dos campeonatos de Leiria foi o Torreense (era de Lisboa mas estava filiado em Leiria).

    Já agora, gostaria de saber quem detém informações (fotos e artigos) relativamente ao futebol no distrito nos entre os anos 30 e 40 (tenho pouca informação)

    obrigado

    ResponderEliminar
  7. Attn.Menthor

    Há um espólio fotográfico muito interessante dessa época, relativo ao Marinhense e creio que algo mais. Posso coloca-lo em contacto com o proprietário. Peça o meu contacto a alguém do Marinhense com quem tenha conhecimento. Sou o treinador de guarda redes dos escalões de formação.
    Cumprimentos
    Hermínio Nunes

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Hermínio,
    Ponha-me também a mim em contacto porque estou a tentar escrever um livro para o centenário do AC Marinhense.

    ResponderEliminar
  9. Excelente artigo Menthor. Ve lá se arranjas tempinho para nos brindar com os teus bons artigos mais frequentemente :)

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook