sexta-feira, maio 16, 2008

Seniores : Desastre nos nacionais arrasta equipas da Honra


Foi uma época desastrosa para o futebol da região. Depois da queda da União de Leiria para a Liga de Honra e da descida do Fátima à II divisão, confirmou-se a despromoção do Caldas. Mas nada fazia antever a “catástrofe” que se abateu para as formações do distrito que militam na III divisão. Das cinco que disputavam os grupos de permanência, só o Sp. Pombal conseguiu ficar no mesmo escalão. As restantes foram despromovidas, obrigando a que a divisão de Honra distrital sofra uma pequena revolução na próxima temporada. Afinal, foram sete os conjuntos despromovidos para a I divisão distrital.Portomosense, Alcobaça, Bombarralense e Caranguejeira, todos caíram para a divisão de Honra distrital. Se as duas últimas já estavam praticamente condenadas quando iniciaram a segunda fase da III divisão, as equipas de Porto de Mós e Alcobaça tinham uma vantagem confortável sobre parte dos adversários, mas não conseguiram fazer valer esse factor.Com estas quatro despromoções, o lote de equipas filiadas na Associação de Futebol de Leiria (AFL) no nacional tem uma quebra bastante acentuada. Passa de nove para seis. Uma diferença muito grande. Basta lembrar que só na III divisão existiam sete conjuntos do distrito. A descida de quatro formações obrigou a que, além das quatro equipas que normalmente desceriam da divisão de Honra distrital, fossem despromovidos mais quatro conjuntos. O que provocou alguma sensação de injustiça entre dirigentes e técnicos. Vidreiros, Pedroguense, Avelarense e Maceirinha ficaram abaixo da linha de água, mas com a “catástrofe” que se abateu sobre as equipas dos campeonatos nacionais, Ansião (36 pontos), Alvaiázere (36) e Biblioteca (33) caíram também à I divisão distrital. Em comunicado, os dirigentes do Alvaiázere pedem que “em futuras análises, planeamentos e decisões da AFL seja tida em conta o descontentamento” do clube, para que a actual situação não se mantenha nas próximas temporadas.Ricardo Silva, treinador do Ansião, lamenta a situação. Afinal, como afirma, a sua equipa ficou “a apenas três pontos do sexto classificado”. “Embora soubéssemos que isto podia acontecer, penso que é injusto. As equipas da divisão de Honra distrital não podem viver tão condicionadas. Isto tem de ser revisto”, diz. Em contrapartida, Paulo Ribeiro, técnico da Biblioteca, considera que “todos conheciam as regras do jogo”. “Isto já estava previsto e não há necessidade de mudar o quadro competitivo”, salienta.


Mário Rui Nicolau - Região de Leiria

11 comentários:

  1. Seguindo o comentário do técnico da Biblioteca, é claro que todos as equipas sabiam à partida as regras do jogo. Uns mais que outros...mas isso é outra história.Agora num campeonato de 16 equipas descer o 10º classificado...de referir que em casos normais desceriam 4 ou 5.

    Contudo, na minha opinião acredito que ao quererem aumentar a competividade nas competições nacionais tornam o campeonato desinteressante para algumas equipas. Peguemos no exemplo da serie B da 2 divisão B, onde a Oliveirense partiu para a segunda fase já quase apurada para a fase final, com muitos pontos de avanço. As outras 5 equipas andaram em ritmo de passeio e sem objectivo nenhum: Manutenção já garantida. Acontece também que equipas que lutaram pela manutenção acabaram, ou acabarão, o campeonato com mais pontos que algumas que lutaram pela subida.Assemelha-se sim, a dois campeonatos distintos, onde a mentalidade da equipa, jogadores e direcçao é reformulada.
    Parece-me a mim que se queriam alterar o quadro competitivo nacional, que tem influência no panorama distrital,devia haver uma uniformização.
    A verdade é que jogadores e clubes, pelo feedback que tenho tido, ninguém concorda/aprova e está contente com este modelo de campeonato. Tenho ideia que ao efectuar estas alterações os principais intervenientes deviam ter sido ouvidos. Acho que não foram.

    Cumprimentos
    O adepto

    ResponderEliminar
  2. Comom tudo na vida...há aspectos positivos e negativos, e pegando nas palavras do técnico do BIR, as regras nunca foram alteradas, já toda a gente sabia desde inicio que isso podia acontecer.

    Na minha opinião relativamente a estes moldes, não existe nada a alterar...é claro que cria alguma instabilidade, mas dentro de outras soluções é o melhor.

    Só espero que isto tudo não seja pretexto para aumentar o nº de clubes ou criar zona norte e zona sul...seria ridiculo

    Nunca pode haver injustiças quando as regras estão pré-definidas.

    ResponderEliminar
  3. Quero relembrar que nas épocas 97-98 só desceram 3 equipas à 1ºDistrital (Sp Estrada, Ansião e Id Vieirense), porque subiram dois à III e apenas desceu um da III.

    99/00 apenas desceram 2 clubes à 1ºDistrital, Fig Vinhos e ARCUDA, porque ninguém desceu dos Nacionais

    00/01 apenas desceram 3 clubes


    Sintetizando, também já deu resultados positivos, este modelo e ninguém disse nada,

    Na AF Lisboa, na época passada aconteceu o mesmo: Casa Pia, Lourel, Fut Benfica e Povoense desceram aos Distritais. Resultado: desceram também sete clubes á 1º Div Distrital. Nós não somos diferentes

    ResponderEliminar
  4. O problema maior vem das equipas que vão para os nacionais e não conseguem ganhar estabilidade

    CARANGUEJEIRA - teve à dez anos uma ascenção meteórica, rápido demais talves...resultado^`a vista

    BIDOEIRANSE E MIRENSE- idem...até fecharam

    ALCOBAÇA E PORTOMOSENSE - alguma falta de sorte e o modelo (2ºfase) não facilitou - e para mim é duvidoso. O caso do Alcobaça que fica numa sub-série com POMBAL, LOUSANENSE E MIRANDENSE. Sem duvidar do Pombal mas a Lousã é ali tão perto...vejam os resultados: Pombal apenas ganha dois jogos (ao Ginásio) e não consegue(?) vencer os outros vizinhos...opositores.

    Bombarralense foi vitima da desistencia do Estrela de pportalegre...os seus jogos não foram contabilizados ...menos 6 pontos que não foram contabilizados para um possível melhor 2 lugar(fuga á descida)

    Houve muita negligência nas equipas nacionais e na sua organização, sem duvida

    ResponderEliminar
  5. O que está verdadeiramente errado é clubes que não têm os escalões todos da formação poderem estar nos nacionais e assim destruírem o futebol e a eles próprios(por ex caranguejeira e bidoeirense),lindo seria que 60% dos jogadores inscritos numa equipa sénior do nacional até há 2ªB fossem provenientes da formação com pelo menos 5 anos de clube, desta forma teríamos sustentabilidade e não clubes virtuais que concorrem desleal mente, destruindo o que muita gente por vezes(ou maior parte das vezes) faz na formação tendo para isso que despender muito do seu tempo/dinheiro para virem senhores que só têm dinheiro e nada fizeram pelo futebol...um dia será assim inevitavelmente.

    ResponderEliminar
  6. organizem-se e fizessem era pontos para não DESCER!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Toni chegou ao fim da permanência como jogador no Figueiró mas continua treinador dos júniores.
    formado no V.Guimaraes e com varios anos nas nacionais.
    Ainda nao se sabe s vai continuar a jogar.

    ResponderEliminar
  8. só o união da serra pode salvar o distrito, força serranos a 2ªb espera-vos

    ResponderEliminar
  9. BOMBA DE ULTIMA HORA: Afinal a Equipa do Ansião poderá manter-se devido ao facto do lousanense ter tido jogado com um jogador expulso..Sendo assim o Alcobaça mantém e o Ansião também..

    ResponderEliminar
  10. O Presidente da AFL (Julio Vieira)e o Professor Rui Bandeira tudo farão para o Porto de Mós ficar...

    PORTO-MÓS comanda o futebol distrital

    ResponderEliminar
  11. ó anonimo das 11h27...se não sabes as coisas continua caladinho.o bidoeirense sempre teve todos os escaloes de formação...

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook