quarta-feira, setembro 25, 2019

Confirmação: Portomosense joga com o Alverca à porta fechada

O jogo da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal entre a Associação Desportiva Portomosense e o FC Alverca vai ser disputado à porta fechada, no próximo domingo, no Estádio Municipal de Porto de Mós, isto na sequência de um castigo aplicado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Esta foi uma decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da FPF, na semana passada, organismo que multou ainda o clube de Porto de Mós em 1275 euros e suspendeu o jogador Elton Cruz em 30 dias.
Este castigo está relacionado com o jogo da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal que opôs o GRAP ao Portomosense (2-3), em que os visitantes utilizaram Elton Cruz no onze inicial, incorrendo numa irregularidade já que o médio estava impedido de ser utilizado por castigo federativo.
O caso remonta a 18 de Dezembro de 2016 numa altura em que Elton Cruz representava o Alcanenense no Campeonato de Portugal. Nessa data, o médio foi expulso num jogo por agressão ao árbitro e viu ser-lhe instaurado um processo disciplinar, confirmando-se mais tarde um castigo de cinco jogos.
Poucos dias depois, a 18 de Janeiro de 2017 o jogador abandona o Alcanenense e 'desce' aos campeonatos distritais para representar o Portomosense. Com esta 'transferência' o jogador acabou por nunca cumprir castigo, já que o mesmo só se aplica a jogos organizados pela FPF. No caso dos campeonatos distritais, os mesmos estão sob alçada das respectivas Associações de Futebol.
Quase dois anos e meio depois do castigo inicial, a sanção voltou a 'assombrar' Elton Cruz que jogou numa prova organizada pela FPF, como é o caso da Taça de Portugal, quando não o poderia ter feito. Ao que o Diário de Leiria conseguiu apurar, a actual direcção do Portomosense desconhecia o castigo tendo em conta que está em funções há relativamente pouco tempo e o próprio jogador nunca deu conta do sucedido.
Nesse sentido, o Portomosense foi informado na passada sexta-feira do castigo aplicado, nomeadamente do jogo à porta fechada, o que acontecerá no confronto de domingo frente ao FC Alverca para a Taça de Portugal.
Por outro lado, sabe o Diário de Leiria, os responsáveis do GRAP já manifestaram descontentamento pela decisão da FPF, isto porque consideram que o Portomosense deveria ter sido afastado da competição em prol do GRAP, como já aconteceu em casos idênticos. Contudo, pelo que conseguimos apurar, o Portomosense não foi afastado da Taça de Portugal porque o resultado foi entretanto homologado pela FPF ainda antes deste processo estar a decorrer, pelo que a “sanção de derrota” é “substituída pela sanção de multa e por um jogo à porta fechada”, como se pode ler no comunicado oficial do Conselho de Disciplina.|

Texto e foto: José Roque - Diário de Leiria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook