segunda-feira, junho 13, 2011

Entrevista Desporto Leiria – Walter Estrela (GC Alcobaça)

Walter Estrela

Data de Nascimento: 20-11-1967 (44 anos)
Cargo: Treinador Principal
Clube: Ginásio Clube de Alcobaça

Títulos como treinador:
- Taça Distrito de Leiria pelo CD Pataiense 2009/2010
- Campeão da Divisão de Honra AF Leiria pelo GC Alcobaça 2010/2011

É já considerado um dos melhores ou quem sabe o melhor e mais promissor treinador de futebol do distrito de Leiria. Walter Estrela, natural da Nazaré é o treinador do Ginásio Clube de Alcobaça. No primeiro ano ao serviço do clube alcobacense, levou logo o clube aos êxitos e devolveu-o ao lugar que merece, aos Campeonatos Nacionais! É ainda um treinador jovem, mas na temporada passada já tinha conquistado o seu primeiro título como técnico, conquistando a Taça Distrito de Leiria pelo Clube Desportivo Pataiense. Admite que quer continuar o projecto no clube de Alcobaça, revelando-se como um treinador ambicioso e que quer muito singrar na sua carreira. O Desporto Leiria conversou com Walter Estrela, que falou de tudo desde a sua carreira como atleta, os tempos no Pataiense e o seu futuro no Ginásio de Alcobaça.

Desporto Leiria (DL) – Walter conta aos leitores/visitantes do Desporto Leiria como iniciaste carreira desportiva como jogador?
Walter Estrela (WE) - Iniciei a minha carreira desportiva no G.D.”Os Nazarenos”, mais propriamente nas escolas de jogadores do clube. Depois é o que se sabe: A. Académica de Coimbra, V. Guimarães, Leça, Gil Vicente, Caldas, AC Marinhense, GD “Os Nazarenos” e sempre com grande orgulho

DL – Como te definias como jogador?
WE - Era um jogador Rápido, agressivo ofensivamente criando muitos desequilíbrios nas defesas contrárias, cruzava muito bem, defendia razoavelmente. Tinha cultura táctica e espírito de grupo..

DL – Jogaste em clubes históricos como a Académica, Vitória de Guimarães, Leça ou Gil Vicente. De que clube ou clubes guardas as melhores recordações?
WE – Académica. O meu filho nasceu em Coimbra e foi onde me senti melhor como jogador, grande clube sem dúvida.

DL – Como recordas os momentos em que disputaste a 1ª Divisão pelo V. Guimarães e Leça?
WE - Com saudade, simplesmente saudade, de não poder fazer aquilo que mais gostava.

DL – Qual foi o melhor momento da tua carreira enquanto jogador?
WE - Sem dúvida quando representei a selecção do meu país, no jogo Angola-Egipto na CAN na África do Sul em 1996.

DL – A tua posição era defesa direito. Qual foi o jogador mais difícil que tiveste pela frente?
WE - Sem dúvida alguma o Drulovic, sempre imprevisível, tinha um talento enorme, muita técnica e enorme classe…

DL – Mais recentemente, a iniciaste a aventura como treinador e em dois anos, dois títulos em clubes diferentes. Esperavas este começo logo a triunfar?
WE – Pensar? Pensei sempre que posso ganhar. Esperar triunfar desta forma deveu-se a um conjunto de factores que me conduziram ao sucesso e não ganhei nada sozinho, ninguém ganha nada sozinho ainda mais no futebol.

DL  – O ano passado conquistaste a Taça Distrito de Leiria pelo CD Pataiense frente ao GC Alcobaça. Foi especial para ti?
WE - Muito especial. Não se esqueçam que éramos o Pataiense e ninguém, sem ser o grupo de trabalho, pensava que realmente podíamos vencer. Vencemos e escrevemos uma página bonita na história do Pataiense.

DL – Consideras que o título de campeão foi mais importante que a Taça Distrito de Leiria?
WE - Nada disso. Todos os títulos são diferentes e cada um deles teve um sabor especial. O ano passado foi a vitória do querer, da determinação; este ano foi a vitória da melhor equipa, a mais regular e a que detinha mais capacidade técnica e táctica do campeonato.

DL – Ingressaste na última época no histórico Ginásio de Alcobaça. Foi um passo importante na tua carreira?
WE - Importantíssimo. Transferiu-me para um patamar em que estava mais perto de poder ganhar e as pessoas estavam à espera disso para cobrar o mesmo. Foi um trabalho árduo, mas que me deu um prazer doido. Inventaram mil e uma coisas mas, fomos fortíssimos em todos os aspectos e o meu balneário fenomenal. Grande trabalho dos mais antigos no clube e excelente integração dos que chegaram.

DL – Conquistaste neste primeiro ano logo o título da Campeão da Divisão de Honra. Sentias desde inicio que tinhas equipa para conquistar o título?
WE - Desde o dia que comecei a formar o plantel, foi ai que começamos a ganhar o campeonato.

DL – Foi um plantel escolhido “a dedo” por ti. Sentes que foi bem escolhido ou que faltou algo ao longo da época?
WE - Faltou apenas ganhar a Taça Distrito de Leiria…

DL – Acreditaste sempre ias ser campeão?
WE - Sempre, acredito muito em mim e principalmente em quem me rodeia. Eles foram os grandes obreiros do titulo.

DL  – Como já referiste foi pena a Taça Distrital em que foram eliminados precocemente pela U. Matamourisquense..
WE - Ainda hoje falamos nisso. Foi realmente pena, mas, os penaltis são isso mesmo e nós não fizemos o suficiente para ganhar no tempo regulamentar e como tal quem anda à chuva molha-se.

DL – Como soubeste manter a tranquilidade da equipa quando muitas vezes se dizia na comunicação social que o Ginásio de Alcobaça não queria subir?
WE - São as tal mil e uma invenções que criaram ou sonharam. O grupo sempre esteve consciente do trabalho que estava a realizar e como tal, foi fácil criar condições psicológicas para vencer. Sempre existiu uma perfeita noção dos objectivos, estavam à muito definidos e tinhamos muita vontade de conseguir e conseguimos brilhantemente.

DL – Como te sentes de devolver um clube histórico como o Ginásio ao Nacionais?
WE - Orgulho, satisfação, auto-estima, realização pessoal e colectiva. Gosto de pensar que onde quer que o meu PAI esteja deve estar a sentir um grande orgulho em mim e isso ninguém, mas, ninguém me tira doa a quem doer.

DL – Quem foi para ti o jogador que mais te surpreendeu pela positiva no plantel ginasista?
WE - Como disse anteriormente ninguém ganha nada sozinho e cada um deles teve um papel importante na nossa caminhada. A junção de todas as suas capacidades é que nos conduziram à vitória. Gosto de pensar que os meus jogadores também pensam assim: o importante é o colectivo e eles estão ao serviço do colectivo, como tal…

DL – Para a nova época, o Ginásio de Alcobaça regressará aos Nacionais. Podes então confirmar ao Desporto Leiria que serás o “timoneiro” da equipa?
WE – Penso que sim, mas é claro que o futuro a DEUS pertence. Mas logicamente que quero e gostaria muito de dar continuidade ao trabalho realizado esta época.

DL – E em termos de plantel, esperas contar com os mesmos jogadores? Que sectores a equipa precisa de reforçar?
WE - Sim, o grosso do plantel tem que renovar. Depois precisamos de jogadores para a defesa e ataque. No meio campo estou muito bem servido e ainda vou receber um jogador que vem dos júniores, o Janeca que tem um potencial monstro.

DL – O Rúben Silva, o teu capitão fez mais uma grande época. Esperas poder contar com ele pelo menos por mais um ano?
WE - Sinceramente acho que tem condições para fazer mais 2 épocas em grande. Trabalha bem, é responsável, importante no balneário e para todo o grupo. Conto muito com ele e ele sabe disso. Com trabalho tudo é possível e o Capitão trabalha muito e bem.

DL  – Na próxima época, a 3ª Divisão será difícil para o clube. Os objectivos irão passar pela manutenção?
WE – Os objectivos somos nós que fazemos todos os dias. Os objectivos são a nossa ambição, querer, determinação, coragem e sobretudo acreditar em nós e no nosso trabalho. Ninguém pode dizer antecipadamente isto ou aquilo mas pode acreditar em algo bom para todos, e eu acredito sempre no melhor para o meu grupo. Vamos desfrutar das férias acreditar que podemos realizar um bom trabalho, depois temos tempo para pensar em tudo isto.

DL – Como treinador, a que patamar gostarias de chegar?
WE - Qual é o patamar mais alto? Então é a esse que vou tentar, repito tentar chegar. Os meus pés estão bem assentes na terra, sem muito bem aquilo que quero, mas é preciso ter calma ainda agora acabei de chegar tenho muito para aprender e muitas “cabeçadas” para dar, um passo de cada vez é o caminho.

Fotos: Fernando José
Entrevista retirada do excelente blog Desporto Leiria de Gonçalo Ferreira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook