terça-feira, julho 29, 2008

Entrevista a Veloso

Bruno Gomes, mais conhecido no panorama futebolístico por “Veloso”, foi atleta do SCL Marrazes quer nas camadas jovens quer na equipa sénior. Abraçou há cinco anos o desafio de ser treinador de futebol nos escalões de formação do nosso clube do qual sobressai, na sua ainda curta experiência, o título de Campeão Distrital de Sub-13 e a Taça Distrital de Iniciados, estes dois últimos conseguidos na época transacta. Alcançou, ainda, o 3º lugar na Divisão de Honra de Seniores da AF Leiria coadjuvando Gonçalo Moleirinho. Na época que se avizinha, será treinador da equipa de Iniciados “A” do SCL Marrazes e aceitou conceder uma breve entrevista ao nosso blogue.


SCLMJ - “Veloso”, fala-nos do teu percurso enquanto jogador de futebol.
Veloso - Poderei dizer que não foi um percurso muito feliz. Apesar do elevado nível de qualidade nas camadas jovens, chegando a sénior não fui tão bem sucedido. Mas nós na vida não nos devemos lamentar de nada, penso que aprendi imenso com os treinadores que tive, e hoje agradeço-lhes também o meu grande gosto pelo futebol. Fiz a formação toda no SCL Marrazes, ficando nos seniores durante três épocas.


SCLMJ - E enquanto treinador? Explica-nos como tudo começou.
Veloso - Começou na época 2003/2004 quando fui convidado pelo mister e grande amigo Nini, para colaborar com ele nos Escolinhas, hoje actuais campeões distritais. Homem bastante competente e excelente amigo das crianças, ensinou-me bastante na forma como lidar com os pequenos atletas. A meio da época, o mister Nini teve um problema que o obrigou a afastar-se dos treinos, e fiquei eu a orientar a equipa com o apoio do Gonçalo Moleirinho, que é hoje um dos grandes amigos que tenho, dentro e fora do futebol. Desta forma, foi-me atribuída a mesma equipa no ano seguinte, já no escalão de escolas, e continuadamente com o apoio do Gonçalo Moleirinho e do Sr. João Rocha, fui aprendendo a contribuir para a evolução dos jogadores que tinha. Continuei nos anos seguintes com a mesma equipa, e os resultados de hoje estão-se a reflectir.


SCLMJ - Conta-nos qual foi o segredo do sucesso na época passada.
Veloso - Penso que o segredo foi simplesmente a qualidade dos jogadores que tive, aliada à competência, esforço e dedicação de todas as pessoas envolvidas no processo de evolução das duas equipas, quer treinadores, quer directores, não se resumindo a esta época, mas sim ao trabalho desenvolvido durante todos estes anos. Este foi um ano que nos fez pensar que no futebol, bem como na vida, tudo é possível, só os melhores conseguem obter o que querem. Desde já quero agradecer a colaboração dos meu adjuntos, o Ricardo e o Cláudio, ao meu director de equipa, o Filipe, a um grande amigo que me tem acompanhado sempre, e que me tem ensinado bastante, ao Gonçalo Moleirinho e, como não poderia deixar passar, ao fabuloso grupo de jogadores dos Infantis Sub-13, para o ano Iniciados.


SCLMJ - Tens, enquanto treinador principal de uma equipa de futebol 11, a experiência de meia época à frente da equipa de Iniciados “A” do SCL Marrazes. O futebol 11 é definitivamente o espaço que procuras para desenvolver o teu trabalho no futuro enquanto treinador? Quais as tuas ambições a médio e longo prazo?
Veloso - Neste momento, apesar de convicto daquilo que pretendo nas equipas que trabalho, esta vai ser uma nova etapa de aprendizagem como treinador. Não direi que o futebol 11 é definitivamente o espaço que procuro, pois tenho, neste preciso momento, quatro anos de futebol 5/7 e a minha paixão ainda se encontra nos atletas dos sete aos 12 anos. Quanto às minhas ambições, vão continuar a ser as mesmas, que não é tentar o melhor, mas sim fazer o melhor, e neste momento poderei dizer que já é tempo do SCL Marrazes ter equipas de futebol 11 a disputar os campeonatos nacionais.


SCLMJ - A lei de transferências que permite aos atletas até aos 14 anos saírem livremente dos seus clubes causou alguma discussão recentemente no nosso blogue. Qual é a leitura que fazes desta lei?
Veloso - Penso que é uma lei um pouco ingrata, tendo em conta que se já era mau os grandes clubes aproveitarem-se do bom trabalho das equipas ditas pequenas. Agora torna-se mais fácil a captura dos bons jogadores, tendo apenas como obstáculo tentar convencer os pais dos atletas. Mas também acho que se a lei funciona desta forma, é desta forma que temos de viver, não estando sempre a lamentarmo-nos, mas sim arranjar argumentos válidos para também podermos pensar em procurar os melhores das outras equipas e lutarmos saudavelmente para alcançarmos o que todos os clubes pretendem, que é o melhor.


SCLMJ - O SCL Marrazes, para além de ser uma referência no nosso distrito, não é um desconhecido a nível nacional, estando bem cotado dentro dos departamentos responsáveis pelos escalões de formação dos chamados “três grandes” do futebol português. O que falta ao nosso clube para explodir definitivamente no panorama distrital e colocar equipas nos campeonatos nacionais?
Veloso - O que falta não deve ser assim tão simples, pois se assim fosse não estaríamos a disputar os campeonatos distritais. Este último ano deu-nos imensa força para podermos, não sonhar, não pensar, mas sim trabalhar com vista a ganhar tudo, que é desta forma que os melhores se apresentam, e se nós somos os melhores é assim que nos vamos apresentar na próxima época.


SCLMJ - Para finalizar, o que representa para ti o SCL Marrazes?
Veloso - O SCL Marrazes é o clube onde eu cresci, onde conheci e continuo a conhecer muitos amigos, e é este clube que eu espero continuar a ver para sempre. È o clube que eu gostaria de ver melhorar, deixando de viver do passado e começar a entrar no melhor do presente e no futuro.

Entrevista retirada do Blog do SCL Marrazes Jovem !!!

2 comentários:

  1. grande veloso .abraço colega de IInivel

    ResponderEliminar
  2. Mano,es um SR. do futebol!! O Mourinho black :-).
    Tens td para ter o maior sucesso.Esta entrevista fala por si e,da maneira k trabalhas e levas as coisas c seriedade,estaras smp em altas!!
    Um abracao.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook