sexta-feira, fevereiro 22, 2019

Vitória mantem viva a esperança de subida do SCE Bombarralense

Foi com os mesmos pontos (28) que as equipas de futebol sénior do Sport Clube Escolar Bombarralense (SCEB) e do GDR Cultural Unidos jogaram no último domingo, dia 17 de fevereiro, a 16.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital (Série b), terminada com um 2-1 favorável aos homens da casa.
Da anterior jornada (15.ª), o SCEB trouxe um amargo empate da casa da União da Serra (1-1), enquanto que o Cultural Unidos, equipa da freguesia de Amor, conseguiu uma vitória caseira frente ao GDR Bidoeirense (2-1). Olhando para a tabela classificativa, fazia-se prever um encontro com bastante equilíbrio e, na verdade, a equipa visitante demonstrou nos 90 minutos o motivo pelo qual tem causado diversas surpresas no decorrer do campeonato.
Os homens da casa entraram no jogo a ganhar. Aos 4’, a defensiva visitante tentou sair a jogar da sua própria área, mas Miguel Carôço conseguiu cortar esta iniciativa, tabelar com Bernardo Silva já dentro da grande área e, na cara do guarda-redes José Freitas, picou a bola e inaugurou o marcador.
O árbitro do encontro não demorou a exibir cartões. Logo aos 18’, depois de uma dura falta sobre Ricardinho, o defesa visitante Wilson Alves viu o primeiro amarelo do jogo. Aos 20’, foi a vez do extremo Ricardinho ser admoestado com o mesmo cartão, desta feita por palavras dirigidas à equipa de arbitragem.
Durante toda a primeira parte, o SCEB usufruiu de várias bolas paradas, lances que contribuíram para uma significativa percentagem dos 32 golos marcados até ao momento no campeonato. No entanto, no último domingo a pontaria não esteve afinada e foram poucas as vezes que assustaram o adversário em cantos e livres. Exceção à regra foi o livre indireto cobrado por Miguel Carôço aos 24’. Descaído para a direita, Carôço cruzou para o coração da área e Jota cabeceou pouco ao lado da baliza de José Freitas.
Aos 35’, o técnico Gonçalo Carloto foi obrigado a fazer a primeira substituição: saiu o lesionado Joãozinho e entrou Bruno Lopes. No minuto seguinte, depois de um canto cortado pela defensiva do SCEB, a equipa da casa tentou sair em contra-ataque. Filipe André, médio visitante, conseguiu intercetar a transição da equipa “amarela e verde” mas Bruno Lopes, que saía do seu meio campo em velocidade, chocou contra o adversário e foi prontamente punido com a cartolina amarela. No consequente livre, a defensiva da casa foi “apanhada a dormir”. Nuno Santos viu o seu colega Hugo Neto completamente sozinho na área, bateu rapidamente o livre rasteiro e o camisola 9 rematou para o fundo das redes. Rodrigo Martins ainda tocou na bola mas não conseguiu impedir o restabelecimento da igualdade. As equipas recolheram aos balneários com um empate a uma bola.
O SCEB entrou com tudo no segundo tempo e podia ter marcado no primeiro lance. No seu meio campo ofensivo, Pedro Fonseca, ao aperceber-se da movimentação do colega Bruno Lopes, descobriu uma linha de passe entre o central e o lateral esquerdo adversário. Lopes conseguiu segurar a bola, fazer um “cabrito” ao defesa Pedro Toscano, deixou a bola bater uma vez no solo e rematou de pé esquerdo à entrada da área, mas por cima da baliza adversária.
A vantagem do Bombarralense acabaria por ser restabelecida aos 53’. Miguel Carôço encarregou-se da cobrança de um livre direto à entrada da área e obrigou o guardião José Freitas a desviar a trajetória da bola junto ao canto inferior esquerdo da sua baliza. O esférico, que não fugiu muito da pequena área, foi rapidamente recuperado por Pedro Fonseca que, com apenas três toques, colocou a bola no segundo poste, onde apareceu Rafa a cabecear para o 2-1.
O domínio caseiro mantinha-se, mas a equipa do Cultural Unidos podia ter empatado a partida aos 63’. Na sequência de um pontapé de baliza dos visitantes, a defesa do SCEB não conseguiu segurar nem despachar a bola, “aos papéis” deixaram o esférico na posse do avançado Hugo Neto que, na cara do guarda-redes Rodrigo Martins, atirou por cima. Esta oportunidade de golo flagrante surgiu depois de três lances de relativo perigo na área da equipa leiriense.
O jogo entrou numa fase em que começavam a “faltar pernas”. Apercebendo-se desse facto, ambos os treinadores se apressaram a mexer nas suas equipas, mas do lado do SCEB era primordial saber gerir a vantagem. Do lado do Cultural Unidos saiu Tiago Alves e entrou Nuno Osório (aos 66’), enquanto que Nailson Silva substituiu Filipe André (aos 79’); na equipa da casa Helder Vitorino deu lugar a Rui Santos (aos 71’) e Ricardo Espírito Santo rendeu o experiente Ricardinho (aos 80’).
A já referida necessidade de saber gerir foi bem conseguida pela formação da casa. Contudo, não se livraram de um susto já bem perto do final. O recém entrado Nailson Silva recebeu a bola à entrada da área do SCEB e foi travado em falta por Miguel Carôço, que foi repreendido com um cartão amarelo. Os jogadores da casa alegaram que Nailson rececionou a bola com o braço antes de sofrer falta, mas o árbitro não entendeu da mesma forma. Nuno Santos, que já contava com uma assistência, cobrou a bola parada quase na linha da grande área, a bola embateu na barreira e o lance perdeu-se... os “amarelos e verdes” respiraram de alívio e os três pontos ficaram no Bombarral.

Texto e fotos: Eduardo Gil de Carvalho (Jornal Região Oeste)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook