quinta-feira, setembro 02, 2010

Júlio Vieira espera nova temporada sem problemas

O presidente da Associação de Futebol de Leiria (AFL), Júlio Vieira, espera que a nova época desportiva, cujo arranque está marcado para este mês, decorra “sem problemas” e com os níveis máximos de ‘fair-play’.
Segundo Júlio Vieira, o aumento do número de equipas a disputar os campeonatos dos diversos escalões e a melhoria das infra-estruturas desportivas são dois factores que o líder associativo destaca como fundamentais, para que a nova época desportiva seja um sucesso. A estes dois factores, Júlio Vieira agrega a competitividade entre os clubes que disputam os escalões principais.
“Temos a noção de que a competitividade tem aumentado de ano para ano e esta nova época não foge à regra. Também não nos podemos esquecer que essa competitividade resulta na qualidade das infra-estruturas, porque nos últimos anos existem, por exemplo, mais campos sintéticos,”, afirma o dirigente associativo, adiantando que, apesar do actual contexto económico do país não ser o mais favorável, o aumento na participação do número de clubes nos campeonatos demonstram o “espírito associativo” que se vive no distrito .
Esse espírito associativo resulta, também, de acordo com Júlio Vieira, do “aumento gradual” de praticantes nas modalidades de futebol de 5 e de 7, a que se juntam o futebol de 11 e o futsal.
“É óbvio que este aumento resulta, em parte, dos apoios que temos dado aos clubes nas várias vertentes”, acrescenta o presidente da AFL.
Em relação à arbitragem, Júlio Vieira refere que a associação continua com um défice e espera que o trabalho em curso “tenha os seus frutos” nos próximos anos.
Com um orçamento na ordem dos 900 mil euros para a actual época desportiva, a associação tem 160 clubes filiados, que movimentam 1.200 atletas nos escalões principais, 400 a disputar o Campeonato Distrital da Divisão de Honra e os restantes na 1.a Divisão das zonas Norte e Sul.
Uma fatia considerável do orçamento da associação é aplicada nos apoios aos clubes para a aquisição de viaturas, obras de remodelação das sedes e oferta de bolas para os encontros.
Associadas a estas despesas, é a instituição de utilidade pública que oferece os kits de equipamentos para os árbitros e respectivos pagamentos mensais e assume as despesas com o policiamento das provas organizadas por si, nomeadamente a Taça e a Supertaça distritais.
Na época que se avizinha, a AFL tem inscritos quatro clubes nos escalões de formação, filiados na sua congénere de Santarém, por não existirem clubes suficientes naquele distrito para a organização dos respectivos campeonatos.

Mário Pinto - Diário de Leiria

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook