quinta-feira, abril 02, 2020

GD Peniche não concorda com decisão da FPF e da AF Leiria

Num comunicado enviado à Federação Portuguesa de Futebol e à Associação de Futebol de Leiria, e que também é público na sua página de Facebook, o Grupo Desportivo de Peniche mostra o seu desagrado pela decisão das entidades oficiais, em terminar a época desportiva, sem que daí resulte qualquer classificação desportiva. Veja o oficio na íntegra:

" A Direcção do Grupo Desportivo de Peniche vem por este meio manifestar o seu profundo desagrado pela decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), emitida no seu comunicado de dia 27-03-2020, de “dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato”.
Entendemos e corroboramos os motivos para a suspensão de todas as competições, decidida em 10-03-2020, situação que viria a ser imposta pela decretação do Estado de Emergência em Portugal, contudo, tal situação não implicaria este desfecho. Pensamos que foi uma decisão precipitada e que não teve em consideração a opinião dos clubes que, embora representados pelas suas associações, deveriam ter sido ouvidos dada a singularidade da situação.
Com o País em suspenso pelo drama que vivemos, as escolas a aguardar para decidir como vão terminar o ano lectivo, não terá a FPF se precipitado para resolver uma situação cuja equação é tão complexa?
Decidir pelo cancelamento da competição foi adoptar a solução mais fácil, mas também mais injusta, foi enfiar a cabeça na areia e fingir que não se passou nada entre Julho/2019 e Março/2020. Mas passou, e muito, os clubes investiram muito dinheiro para pagar a treinadores, fisioterapeutas, equipamentos, viagens, inscrições de jogadores, multas (injustificadamente elevadas para as realidades e dificuldades dos clubes), etc… e sem que tivessem oportunidade de dar a sua opinião é-lhes subtraído o resultado de todo este esforço. Para além dos prejuízos para os clubes esta decisão afecta também as famílias e, acima de tudo, os Jovens jogadores que ao longo de mais de dois terços da época deram tudo, em todos os jogos, para obter as vitórias que conduzissem as suas equipas à melhor classificação possível. Isto é defraudar as suas expectativas!
Em todas as actividades devemos premiar o mérito, para incentivar ao esforço e dedicação para melhorar o desempenho, e estes valores devem ser transmitidos aos mais jovens para que se vão consolidando ao longo da vida. Ora, esta decisão da FPF vai contra estes princípios, pois acaba por beneficiar os clubes que em cada competição e escalão estariam em pior situação e provavelmente com perspectivas de descida de divisão, em detrimento dos que estariam no primeiro lugar e em melhores condições de se sagrarem campeões e consequentemente subirem de divisão.
É evidente que o que todos desejaríamos era que o drama que está a abalar o Mundo, nunca tivesse acontecido, mas infelizmente isso é uma realidade que temos que enfrentar com todas a nossas forças, mas não coloquemos sobre estes jovens outro drama que, não sendo comparável, vem aumentar as consequências do primeiro.
Todas as equipas disputaram o mesmo número de jogos e certamente que os seus jogadores deram tudo em todos eles para obterem a vitória, pelo que a classificação actual traduz quem foi melhor nesse conjunto de jogos que representam pelo menos 2 terços da competição.
Face ao exposto, e na impossibilidade de se conseguirem terminar as competições suspensas, o GDP defende que as competições devem terminar com as classificações que se registavam à data da suspensão. Esta decisão, não sendo a mais desejável, concederia alguma justiça ao trabalhado desenvolvido pelos clubes e, acima de tudo, premiaria o mérito desportivo que tanto se apregoa.
O GDP coloca-se à disposição da FPF e da Associação de Futebol de Leiria (AFL) para em conjunto com os restantes clubes se encontrar uma solução mais justa e que satisfaça, pelo menos, a maioria, pois é certo que não se finalizando as competições dificilmente se encontrarão consensos.
Na esperança que a FPF e AFL revejam esta situação e voltem atrás nesta decisão, ficamos a aguardar resposta a este nosso manifesto". 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook