sexta-feira, janeiro 25, 2019

Guiense vence Bombarralense em jogo polémico


A tarefa não se adivinhava fácil para a equipa de futebol do sénior do Sport Clube Escolar Bombarralense (SCEB), quando no último domingo, dia 20 de janeiro, visitaram a equipa do GD Guiense em jogo a contar para os oitavos de final da Taça Distrital de Leiria. A equipa da Guia compete na Divisão de Honra, fixando-se neste momento na 9.ª posição. Já a equipa do SCEB, coloca-se no 5.º lugar da Série B do último escalão da AF Leiria (1.ª Divisão), e vinha de uma derrota por 2-1 na casa do Marinhense B. Nesta visita à Guia, é também de salientar a presença de cerca de uma centena de adeptos do Bombarralense, fenómeno que já se tinha verificado na visita à Marinha Grande, no passado dia 12 de janeiro.
O onze inicial dos 'amarelo e verdes' trouxe algumas novidades, como foi o caso de Helder Vitorino e Sílvio Mesquita, que fizeram os seus primeiros minutos com a camisola do SCEB na corrente temporada. Ainda assim, esse fator não impediu os visitantes de fazerem os primeiros minutos do encontro procurando ter mais bola que o adversário, a tomar a iniciativa e a não querer dar a eliminatória por perdida logo à partida.
Foi contra a corrente do jogo que, na primeira vez que os homens da casa chegaram com perigo à baliza do SCEB, aos 14', inauguraram o marcador. O lance inicia-se com uma incursão pela direita do extremo André Duarte, que conseguiu chegar à linha de fundo e atrasar para a marca de penálti. A bola ainda sofre um primeiro desvio da defensiva visitante, mas na recarga Ima rematou forte à boca da baliza e inaugurou o marcador.
O golo quebrou o bom início da equipa do SCEB e trouxe tranquilidade ao GD Guiense, que quis assumir o jogo a partir deste momento. Calmamente foram tentando conservar a posse de bola, e foram raras as vezes em que não subiram ao meio campo adversário em ataque organizado.
Neste momento em que o SCEB estava 'por baixo' na partida, Miguel Carôço tentou, numa iniciativa individual, mudar o rumo do jogo. Aos 30', pegou na bola junto ao meio campo e “lá foi ele”, desviou-se com velocidade do primeiro opositor, ultrapassou o segundo com um magnífico túnel e, já à entrada da área, rematou forte mas viu a bola passar pouco ao lado da baliza defendida por Zézito.
Os visitantes voltavam a ganhar confiança e acreditava na igualdade. Aos 32', Ricardinho faz um passe em desmarcação pela esquerda que foi ao encontro da movimentação de Bernardo Silva, ficando este último em boa posição para se isolar. Quando o 'camisola 7' se preparava para entrar na grande área adversária, é puxado pelo central Vítor, que viu a cartolina amarela. Ricardinho encarregou-se da cobrança do livre, mas a bola passou muito por cima.
Aos 40', quando a equipa da casa saía em contra-ataque, Bernardo Silva travou Tiago Grilo em falta nos primeiros metros do seu meio campo defensivo, sendo punido com a cartolina amarela. A mesma que voltou a ser mostrada três minutos depois a Gato, capitão de equipa do Guiense, que fez uma dura falta sobre lateral Sílvio.
Já muito perto do intervalo, em tempo de compensação, Pedro Fonseca conseguiu libertar-se do primeiro adversário e, quando já se preparava para entrar na grande área da casa, foi puxado pelo 'amarelado' Gato. O árbitro Henrique Brites assinalou a falta mas perdoou o segundo amarelo ao lateral direito do GD Guiense. Na cobrança do livre direto Miguel Carôço atirou por cima e as equipas recolheram aos balneários.
Durante praticamente toda a segunda parte assistimos a um jogo 'partido', ataque p'ra lá – ataque p'ra cá. No entanto, a equipa do SCEB entrou um pouco mais concentrada e objetiva e isso refletiu-se aos 54'. Sílvio tentou cruzar da esquerda, mas viu a sua intenção ser cortada pela defensiva. No entanto, o esférico sobrou para Miguel Carôço que, também da esquerda, puxou para dentro e cruzou largo ao segundo poste. Foi lá que apareceu Bernardo Silva a finalizar de primeira para o golo da igualdade.
Surpreendido com a resposta da 'turma amarela e verde', Mário Artur, técnico do GD Guiense e ex-internacional moçambicano, fez duas alterações de uma assentada aos 57': saíram Márcio e André Duarte e entraram André Félix e Ricky.
As duas substituições do treinador da casa não demoraram a dar os seus frutos. Aos 62', Ricky conseguiu isolar-se perante Bacalhau e caiu dentro da área visitante. Os homens da casa pediram penalti mas o juiz da partida nada assinalou. Caso o fizesse, seria provável que Bernardo Silva visse o segundo amarelo e seria expulso.
Começava a ser visível o desgaste físico da equipa do SCEB, que já mostrava bastante dificuldade em sair com bola da primeira fase de construção. Perante este cenário, Tiago Carloto, treinador adjunto que assumiu o comando técnico da equipa neste encontro rendendo Gonçalo Carloto, treinador principal que cumpre castigo após ter recebido ordem de expulsão no encontro anterior (na Marinha Grande), mexeu pela primeira vez na equipa. Aos 66', saiu Ricardinho e entrou Diogo Mil-Homens.
A equipa do concelho de Pombal introduziu a bola na baliza do SCEB aos 75'. Contudo, o golo que traria de volta a vantagem ao GD Guiense foi anulado por fora de jogo. Tiago Grilo, médio que desenhou o referido lance, foi apanhado em posição irregular após tabelar com o seu atacante e antes de assistir o colega Ima. No mesmo minuto Carloto faz a sua segunda alteração: retirou Helder Vitorino e lançou Miguel Pereira.
Até ao final do tempo regulamentar, a equipa do Bombarral ainda teve uma oportunidade de confirmar a reviravolta. Miguel Carôço iniciou uma transição rápida cavalgando até ao meio campo adversário, onde nos primeiros metros Pedro Fonseca tocou de primeira para Diogo Mil-Homens. O recém-entrado conseguiu conquistar a linha de fundo e atrasar rasteiro para Miguel Pereira, que no coração da área rematou ao lado. Bernardo Silva, não deu o lance por perdido e voltou a cruzar para o mesmo local, mas o 'pontapé à meia volta' de Miguel não obrigou Zézito a grandes esforços.
O GD Guiense entrou no prolongamento por cima do jogo, enquanto que a equipa do SCEB, já com um visível desgaste físico, foi procurando conservar a igualdade até aos 120'. Essa tarefa complicou-se quando Silvério viu dois cartões amarelos no espaço de três minutos: o primeiro aos 96', depois de travar um ataque promissor levado a cabo por André Félix; o segundo aos 99', quando se encostou a Tiago Grilo e o árbitro entendeu que o defesa do SCEB fez falta por trás sobre o médio da casa. Helder Vitorino, que já tinha sido substituído, contestou efusivamente a decisão no banco de suplentes e viu vermelho direto.
A jogar com mais um, o GD Guiense esteve perto do golo aos 100'. Cruzamento de Gato da direita, Ricky amorteceu de cabeça ao segundo poste e Félix bateu forte de primeira, um remate impedido de transformar em golo pelo poste da baliza de Bacalhau.
Com a saída de Bernardo Silva e entrada de Joãozinho, aos 103', a equipa visitante esgotou as substituições. O mesmo aconteceu à equipa de Mário Artur ao intervalo do prolongamento, quando do experiente médio Pedro Dias para lançar Vara na partida.
Em vantagem numérica, a equipa da casa continuava a impor o seu domínio nesta fase do encontro. Aos 107', depois de um canto batido da direita por Félix, Ima cabeceou sozinho ao primeiro poste e viu Bacalhau desviar a bola para canto com uma palmada no ângulo da baliza.
Quando já se fazia prever uma decisão através dos pontapés da marca de grande penalidade, eis que aos 117' surge mais um momento polémico: Ima subiu pela direita, entrou na área do SCEB e, perante a pressão de Edgar Garcia quando já estava muito perto da linha de fundo cai, no entender do árbitro por ação faltosa do capitão do SCEB, uma decisão muito contestada pela equipa e adeptos visitantes. André Félix não perdoou e converteu o penalti em golo (2-1).
Ao longo de todo o encontro a equipa de arbitragem teve uma prestação desastrada, sendo ao longo dos 120 minutos contestadas várias vezes pelos dois conjuntos. O trio chefiado por Henrique Brites perdeu totalmente o controlo da partida nos últimos minutos do prolongamento, altura em que existiram diversos focos de agressões entre atletas das duas equipas, conflitos que resultaram apenas em dois cartões amarelos: um para Fábio Henriques, médio do SCEB, e outro para Vara, do GD Guiense.
Num último suspiro, a equipa do Bombarral ainda beneficiou de um livre já no meio campo defensivo do GD Guiense. Como é normal nestas situações, até o guarda-redes Bacalhau subiu à área adversária. No meio da confusão os jogadores do SCEB pediram penalti por uma eventual mão na bola de um defensor da casa, o juiz do encontro mandou jogar. Com este desfecho a equipa do Bombarralense ficou afastada da Taça Distrital, já o GD Guiense defrontará a equipa do Marinhense A nos quartos de final da prova.

Texto e Foto - Jornal Região Oeste

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook