A selecção distrital de Leiria parte hoje para a Bósnia e Herzegovina para participar na Fase Intermédia da Taça das Regiões da UEFA, isto depois de ter conseguido uma inédita vitória no âmbito nacional. Numa competição de apuramento que reúne as melhores selecções amadoras da Europa, a formação de Leiria quer ficar em primeiro lugar do grupo para atingir a fase final de será disputada no Verão de 2015.
“O objectivo é pensar jogo a jogo. Foi o que sempre definimos para a equipa. Para chegarmos aqui defrontámos selecções muito fortes e agora queremos chegar à fase final, se não pensássemos assim nem sequer valia a pena irmos à Bósnia”, frisou o seleccionador distrital Paulo Santos.
Num grupo onde vai encontrar a Lazio (Itália), ALF 2007 (Bielorrúsia) e NS Tuzla (Bósnia) os leirienses sabem do “orgulho” e da importância que é representar Portugal numa prova internacional pelo que irá apresentar como principais armas a “humildade” e a “dedicação”.
Se nas grandes selecções mundiais compostas por jogadores profissionais, a tarefa do seleccionador é relativamente fácil, no que toca ao futebol distrital o cenário muda radicalmente já que estamos a falar de jogadores que trabalham, que treinam nos próprios clubes e ainda têm que ter tempo para treinar e jogar pela selecção distrital.
“As dificuldades são muitas. Além disso, estamos numa fase de pré-época em que os jogadores, nos seus clubes, estão muito desgastados e depois há as condicionantes da própria competição em que não podemos utilizar jogadores que disputam os campeonatos nacionais, ou seja, do grupo que tínhamos vindo a trabalhar, tivemos que fazer várias alterações, tivemos lesões de última hora, e por isso, tivemos que reformular tudo e optar por apresentar um futebol com metodologias simples para podermos atingir os nossos objectivos”, explicou Paulo Santos.
Numa competição que pode servir de “montra” para jogadores amadores e com pouca projecção mediática, os responsáveis leirienses não têm muita informação sobre os adversários, mas antevêem encontrar equipas “fortes fisicamente”, a jogar com “blocos baixos” e a praticarem um “futebol mais directo”. “O fundamental é que o nosso grupo seja muito coeso e unido. Foi essa a receita que nos fez ganhar até agora”, vincou o seleccionador.
.
“Um esforço recompensado”
O capitão da selecção de Leiria é Ruben Pereira, do Ginásio de Alcobaça, que quer manter a onda de conquistas que a equipa tem conseguido. “O que fizemos já foi histórico porque foi a primeira vez que Leiria venceu a nível nacional, mas queremos continuar o excelente trabalho que realizamos até aqui e se possível vencer”, disse.
O primeiro jogo dos leirienses realiza-se na próxima quinta-feira frente à Lazio, seguindo-se no dia 27 o confronto com o ALF 2007 e, no dia 29, com o NS Tuzla.
.
Convocados
Edi Milhazes, Hugo Meca, Cristiano Rodrigues (Nazarenos), Fábio Santos, Sérgio Neves, Tiago Cerejo, Ruben Pereira, Bruno Daniel, Dário Marquês (Gin. Alcobaça), Abel Vagos, João Miguel, Ruben Sancheira, Tiago Ferreira, Valter Ferreira, Fábio Mateus (Peniche), Jorge Marques (Pelariga), Ruben Ari (Marinhense), Afonso Feteira (Portomosense).
José Roque - Diário de Leiria
Sem comentários:
Enviar um comentário
Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?