segunda-feira, junho 30, 2014

Seniores : GD Peniche, GD Guiense e GC Alcobaça recusam subir de divisão


Clubes foram convidados pela Federação Portuguesa de Futebol para ocuparem vagas no Campeonato Nacional de Seniores, mas declinaram.
.
O Grupo Desportivo de Peniche, o Grupo Desportivo Guiense e o Ginásio Clube de Alcobaça foram convidados para ascender ao Campeonato Nacional de Seniores (CNS) na próxima época, mas os três emblemas do distrito de Leiria recusaram o convite da Associação Futebol de Leiria.
Tal como o Diário de Leiria já tinha anunciado, o GD Peniche, segundo classificado da Divisão de Honra Distrital, poderia vir a receber um convite para integrar o CNS no sentido de completar o número de equipas necessário para o desenrolar da competição. Contudo, as Associações de Futebol de Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, sendo aquelas que mais tem clubes inscritos, tinham primazia nos convites a endereçar aos seus clubes filiados.
No entanto, houve um dado novo que acabou por alterar esta ordem de ideias, já que o Torre de Moncorvo, campeão distrital de Bragança, não aceitou subir de divisão e, como tal, passou para Leiria a possibilidade de fazer asceder uma equipa ao Campeonato Nacional de Seniores. Nesse sentido, a Associação de Futebol de Leiria (AFL) fez um convite inicial ao GD Peniche, segundo classificado da Divisão de Honra, mas após reunião da direcção, o clube decidiu por unanimidade recusar o convite,
"Recebemos formalmente o convite da AFL e na quinta-feira à noite a direcção reuniu. Debatemos o assunto, ponderamos os prós e contras e decidimos que não tem pernas para andar", disse o presidente do GD Peniche, João Viola. O responsável directivo acrescentou ainda que "os clubes não são marionetas da associação" e admitiu já ter a próxima época "planificada" e que "não ia estragar tudo o que já está feito".
Para além da componente desportiva, João Viola revelou que em termos financeiros a participação no CNS é muito onerosa. "A taxa de jogo no CNS é 835 euros, enquanto na Divisão de Honra é 135. É uma diferença muito grande e se multiplicarmos essa diferença pelos 15 jogos que temos em casa, estamos a falar de 10.500 euros só para taxas de jogo. Antes prefiro ser rei na distrital do que mendigo na nacional", concluiu.
Depois da recusa do GD Peniche, a AFL virou para os clubes classificados  imediatamente a seguir, com o GD Guiense a surgir à cabeça. Contudo, mais uma vez as portas estão fechadas para a subida. "Muitas pessoas dizem que o Guiense tem uma obsessão pela subida de divisão, mas mais uma vez fica provado o contrário. Recebemos o convite na quinta-feira, falei com os restantes elementos da direcção e decidimos recusar. Há uma diferença económica muito grande entre uma divisão e outra, nomeadamente no que diz respeito às taxas de jogo. Além disso, o clube tem falta de infra-estruturas. Temos um projecto de novos balneários e uma bancada e estamos em conversações com o actual executivo camarário para podermos viabilizar o projecto", revelou o presidente do GD Guiense, Mota Carvalho.
Com mais uma nega, a AFL virou-se para o GC Alcobaça, mas também aqui a resposta foi negativa. Segundo o vice-presidente da direcção, Mário Pereira, o clube ainda não tinha recebido nenhum convite formal, apesar de estar ao corrente de toda a situação. Contudo, o responsável garante que até hoje, data limite para a AFL comunicar à Federação as respostas dos clubes associados, o GC Alcobaça "não vai tomar nenhuma decisão" porque na quinta-feira terá lugar a eleição dos órgão sociais do clube. "A actual direcção não pode assumir nada em relação a essa matéria, já que nas eleições pode haver uma mudança de direcção", concluiu.
Perante este cenário, a FPF poderá ser obrigada a recorrer á AF de Viseu para suprimir o número de equipas no CNS.

José Roque - Diário de Leiria

3 comentários:

  1. então era só o Alqueidão?? Agora estas equipas todas ( incluindo outros distritos), também vão descer de divisão? Mantenho o que sempre pensei! Parabéns a estas equipas que recusaram a subida, e mostram ter consciência !!!

    ResponderEliminar
  2. nao descem porque nao eram campeas, logo nao eram obrigadas a subir!

    ResponderEliminar
  3. Nenhuma destas equipas vai descer de divisão. Vão se manter na divisão em que estão e uma coisa posso garantir: o meu clube foi um dos convidados e não aceitou, pq queremos subir com mérito e não por convite. Se para o ano terminarmos em 1º, lá estaremos no CNS na época 2015/2016.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook