quarta-feira, setembro 20, 2017

Futebol de 11 do INATEL de regresso a Leiria


O Campeonato Distrital de Futebol 11 da Fundação Inatel regressa esta época a Leiria, com pelo menos nove equipas. Trata-se de um campeonato de futebol popular e amador, jogado a duas voltas, para apurar o melhor do distrito para uma fase nacional. O vencedor de Portugal irá depois participar no torneio internacional (CSIT). São cerca de 200 atletas envolvidos em sete meses de prática desportiva. As inscrições estão abertas até 20 de Setembro.

A Fundação Inatel vai trazer de volta o Campeonato Distrital de Futebol 11 a Leiria, depois de mais de três décadas sem se realizar. Acácio Sobreira (coordenador do Inatel no distrito de Leiria) contou à Gazeta das Caldas que decidiram voltar a implementar “um campeonato com história” porque existiam equipas do distrito que participavam no de Santarém.
“As colectividades mostraram interesse em participar e nós tentámos várias vezes e não conseguimos”, explicou Acácio Sobreira, esclarecendo que este ano tinham duas equipas inscritas (Turquel e Serrana). Depois de contactos com outros interessados reuniram nove associações (juntaram-se o Nadadouro, Olho Marinho, Beneditense, Pataiense, A-dos-Francos, Vauense e S. Bernardino).
Isto permite um campeonato a duas voltas, com pelo menos 16 jogos (casa e fora). O vencedor de cada distrito apura-se para o campeonato nacional e o vencedor do país para os jogos internacionais (CSIT).
Acácio Sobreira revelou ainda que acreditam que vão ter mais uma equipa, permitindo um torneio com 18 jornadas.
O campeonato começa em Outubro. Para participar cada equipa paga a quota anual de filiação na fundação (50 euros) e a inscrição no campeonato (160 euros). A esses 210 euros acrescem 53,40 euros por atleta, dirigente, treinador ou fisioterapeuta (20 euros ou 1000 pontos da BP de quota anual e 33,40 euros de inscrição e seguro ou 22 euros sem seguro).
A partir daí, não têm mais despesas com a organização, taxas de jogo ou arbitragem, que são suportadas pela Inatel. Podem ainda participar na Taça Inatel sem custos adicionais.
A principal vantagem, quando comparado com o desporto federado, é essa mesma: o baixo custo do campeonato. Outra das vantagens é que as colectividades tornam-se associadas da Inatel podendo beneficiar do programa de apoio à cultura (ranchos, grupos de dança e outros). Por fim, os atletas, que também ficam sócios da fundação, beneficiam de descontos em diversos serviços.
Acácio Sobreira fez questão de frisar que esta prova não conflitua com o desporto federado. “Temos um espaço próprio e somos complementares”, afirmou, notando que há casos de equipas em Santarém que fazem do campeonato da Inatel uma espécie de divisão abaixo das distritais com “equipas a migrarem para os distritais e de lá para o campeonato da Inatel”.
As inscrições para o campeonato estão abertas até ao dia 20 de Setembro.
Para assegurar a arbitragem, a Inatel criou também uma bolsa de árbitros. Sem limite de idade, os interessados terão direito a bolsa de formação, exame médico e remuneração.
Toda a informação pode ser consultada junto da Inatel de Leiria (e-mail: inatel.leiria@inatel.pt).

Isaque Vicente - Gazeta das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook