sexta-feira, maio 11, 2012

Clubes de Leiria contra novo modelo competitivo da federação de futebol




A extinção da III Divisão Nacional será um facto consumado na época 2013/2014, isto após 64 edições. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu adoptar um novo modelo competitivo para os campeonatos nacionais que entrará em vigor na próxima época numa fase de transição para o que irá acontecer na época 2013/2014 com a criação de uma única divisão que será apelidada de Campeonato Nacional de seniores, caindo por terra a actual III Divisão. Assim, na próxima temporada, haverá uma transição gradual com os dois últimos classificados de cada série (Norte, Centro e Sul) da II Divisão Nacional a descerem directamente para os Campeonatos Distritais. Na III Divisão, os dois primeiros classificados entram no novo campeonato criado pela FPF, descendo para os distritais os clubes classificados entre o 3 o e o 12 o lugar em cada série, ou seja, o distrito de Leiria corre o risco de não ter nenhum representante no Campeonato Nacional, com o Caldas, Sp. Pombal, Marinhense, Peniche, Gin. Alcobaça e Beneditense, caso não fiquem nos dois primeiros lugares da III Divisão, a descerem directamente para os distritais.
José Roque - Diário de Leiria

9 comentários:

  1. A extinção da III Divisão Nacional será um facto consumado na época 2013/2014, isto após 64 edições. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu adoptar um novo modelo competitivo para os campeonatos nacionais que entrará em vigor na próxima época numa fase de transição para o que irá acontecer na época 2013/2014 com a criação de uma única divisão que será apelidada de Campeonato Nacional de seniores, caindo por terra a actual III Divisão. Assim, na próxima temporada, haverá uma transição gradual com os dois últimos classificados de cada série (Norte, Centro e Sul) da II Divisão Nacional a descerem directamente para os Campeonatos Distritais. Na III Divisão, os dois primeiros classificados entram no novo campeonato criado pela FPF, descendo para os distritais os clubes classificados entre o 3
    o e o 12 o lugar em cada série, ou seja, o distrito de Leiria corre o risco de não ter nenhum representante no Campeonato Nacional, com o Caldas, Sp. Pombal, Marinhense, Peniche, Gin. Alcobaça e Beneditense, caso não fiquem nos dois primeiros lugares da III Divisão, a descerem directamente para os distritais. Tendo em conta este novo modelo competitivo da FPF, vai realizar-se amanhã, a partir das 20h30, em Porto de Mós, uma reunião de trabalho dos clubes da Associação de Futebol de Leiria (AFL) que têm equipas a disputar campeonatos nacionais e distritais de seniores para tentarem alterar os regulamentos propostos pela FPF para o novo modelo competitivo. Sabe o Diário de Leiria que há alguma divisão de opiniões entre os clubes em relação a esta matéria, mas a maioria dos presidentes dos clubes ouvidos pelo nosso jornal mostra- se contra a extinção da III divisão Nacional. Para Luís Costa, presidente do Portomosense, o principal objectivo da reunião dos clubes é "analisar os prós e os contras" do novo modelo competitivo encarando a III Divisão Nacional que se vai disputar na próxima época como uma "fantochada." "A maior parte dos clubes de Leiria vão para as distritais na época 2013/2014 e isto traz consequências até no quadro competitivo da AFL, pelo que os clubes vão tentar arranjar alternativas que possam passar pela criação de três séries na distrital, para apresentar à direcção da AFL", sublinhou Luís Costa. Já o presidente do Caldas Sport Clube, Vítor Marques, confessou que o modelo actual é "prejudicial" aos clubes, mas que a nova proposta da FPF "também não agrada". "Têm que haver alguns ajustes, mas só poderei tecer mais comentários após a reunião dos clubes", disse. Ivo Chalabardo, presidente do Peniche, confessa ainda não ter uma opinião totalmente formada, admitindo, no entanto, não concordar com o novo modelo que acaba com a III Divisão. "É através dos clubes pequenos que os árbitros e os jogadores são formados, mas a FPF só encara os prejuízos que possa ter sem pensar nesses factores. Com este novo modelo haverá uma perda de competitividade", sublinhou o dirigente, acrescentando, ainda, que os clubes não vão ficar de "braços cruzados". "A reunião dos clubes servirá para tomar uma posição porque os pequenos clubes trabalham muito, mas não vão a lado nenhum porque à FPF só interessam os clubes grandes. Só vêem cifrões à frente e isso é insustentável", denunciou Ivo Chalabardo.

    ResponderEliminar
  2. Em contra-ciclo está Carlos Martins, presidente do GRAP, que diz estar de acordo com o fim da III Divisão, admitindo, no entanto, que ainda não se debruçou sobre a matéria para poder emitir uma opinião definitiva. Recorde-se que o Campeonato Nacional de Seniores a entrar em vigor em 2013/2014 irá contemplar 80 clubes, divididos por oito séries, com 10 equipas cada, onde estão incluídos os vencedores dos campeonatos distritais. Este formato preconiza a realização de duas fases: uma regular e uma outra para decidir as subidas e descidas de divisão.


    José Roque - Diário de Leiria

    ResponderEliminar
  3. vergonhoso este quadro...

    ResponderEliminar
  4. Propostas para resolver o que está mal!!?? ninguém tem ou procura soluções!?? afinal o qu querem os clubes? Estão quase todos na falência mas em vez de campeonatos de proximidade querem continuar como pavões a fazer de conta???

    ResponderEliminar
  5. A malta resiste à mudança.Normal!Mas a mim parece muito mais interessante grande número de derbys e clássicos do que jogos com equipas que não se conhecem e nada dizem uns aos outros.A gente quer é acm-slm.

    ResponderEliminar
  6. vergonhoso e prometerem e depois nao pagarem aos jogadores.muitos clubes deviao era fechar as portas.

    ResponderEliminar
  7. Muito bem....assim é que é bom e no distrital de leiria era uma zona norte e zona sul e chegava bem...apoiado

    ResponderEliminar
  8. Reunião ontem com 4o presidentes de clubes em porto mós, vai apresentar conclusoes!

    ResponderEliminar
  9. concordo...com o zé da gatinha...assim fica uma distrital forte...e os nacionais para quem paga e pode. o FDL ainda fica mais aliciante

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook