segunda-feira, abril 30, 2012

HISTORIAL: Leiria sem futebol?

44 anos depois do primeiro jogo oficial da UD Leiria realizada ante o At Marinhense (2-2) na época 66/67 na 1º Distrital de Futebol de Leiria, o clube leiriense caminha lentamente para o seu apito final.
A crónica Historial, publica hoje fazendo jus do seu trabalho de pesquisa a história de uma  das sementes futebolísticas da cidade de Leiria  - ATENEU Desportivo de LEIRIA. Ascendeu à 1ª Divisão Distrital de Leiria em 53/54, tendo estado activo ao longo de 6 temporadas. Por três vezes, atingiu a III Divisão Nacional, graças aos lugares cimeiros obtidos nas distritais. Na época 55-56, chegava à 2ºfase da III Divisão, atrás do rival At Marinhense. Na época 56-57, atingiria os 1/2 final na III Divisão Nacional, sendo eliminado pelo Vila Real (1-1 0-4). Na época seguinte, 57-58 ficaria em 2ºlugar, perdendo o título na última jornada em Alcobaça. Esta posição permitiu na mesma época participar também na III Divisão Nacional obtendo bons resultados. A rivalidae com o vizinho FC Marrazes cedo despertou interesse nos derbies da cidade.

FC MARRAZES - ATENEU Leiria
53-54....0-2...Ateneu
54-55....0-0
55-56....0-3...Ateneu
56-57....0-0
..........1-1 (III Div)
..........0-3...Ateneu
57-58....1-0...Marrazes
..........1-1 (III Div)
58-59....2-1...Marrazes

ATENEU Leiria - FC MARRAZES
53-54....1-1
54-55....2-1...Ateneu
55-56....3-1...Ateneu
56-57....1-1
..........2-1...Ateneu (III Div)
..........5-0...Ateneu
57-58....1-3...Marrazes
..........2-0...Ateneu  (III Div)
58-59....1-2...Marrazes

42 comentários:

  1. O Ateneu de Leiria fundiu-se com quem para dar a União de Leiria? Ou foi só a mudança de nome?

    ResponderEliminar
  2. Falam aqui da rivalidade do Ateneu e do FC Marrazes. A que se deveu tanta rivalidade, desde há tantos anos? Actualmenta há muita rivalidade, mas um outro clube começa a aparecer na cidade, o Grap. Tem trabalhado bem nos últimos anos, e a seguir no mesmo caminho, em breve esta ao nível do Marrazes.

    ResponderEliminar
  3. cada um tem aquilo que merece!!

    ResponderEliminar
  4. Meus Caros,
    Deixo um desafio, se alguém agarrar na UDL, e quiser fazer desse clube um símbolo da cidade e de todos os cidadãos que nela habitam, contem comigo para apoiar no que puder.

    Abraço a um adepto de futebol...de LEIRIA

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o ultimo comentario, o grap tem vindo a crescer sustentadamente nos ultimos anos, e hoje já é uma referencia na Formação temos uma equipa de traquinas que vão em 30 e tal vitorias seguidas,é um exemplo a seguir nos seniores. com uma excelente equipa recheada de jogadores oriundos da formação, demonstra que não é necessario pagar fortunas a jogadores. basta haver organização, determinação e amor pelo clube para se fazer um bom trabalho. esta direcão esta de parabens. E apesar da crise que assola o pais e consequentemente os clubes desportivos, esta direção tem conseguido levar a bom porto esta epoca desportiva. Pena é que as forças vivas desta Freguesia não apoeim mais esta coletividade, porque senao já teria crescido muito mais, em vez de estar só dependente da criatividade da direção para encontrar formas de angariar dinheiro. Sobre o estar ao nivel dos Marrazes, em numero de atletas julgo que já ultrapassamos, a nivel de infraestruturas nem se fala, tao superiores são, falta apenas conseguir colocar as equipas nos nacionais, sem duvida que num futuro mt proximo irá acontecer. Se realmente o leiria for parar à 1ª Distrital, os clubes de refencia serão so Marrazes e o Grap.

    J.P. - encarregado de educação de um atleta do GRAP

    ResponderEliminar
  6. O GRAP/Pousos é um clube que está a colher os frutos de uma estratégia desportiva que teve inicio há umas épocas atrás...e term o seu mérito, no entanto a intervenção do anónimo que ivocou o nome do clube neste post, foi infeliz...o que é que o GRAP/Pousos tem haver com este post?

    ResponderEliminar
  7. A última época futebolística do Ateneu foi precisamente na época 58-59, no entanto em inicios de 60's até 65-66 o SPORTING LEIRIENSE recomeçou a sua actividade na 1ª Div Distrital. Em 66-67 Surge a UD Leiria fruto do Sp Leiriense e talvez do inactivo Ateneu. O Leiria e Marrazes também foi convidado a fazer parte do projecto mas declinou(!)...mas isso é outra história.

    ResponderEliminar
  8. Mas que já fez a grap pelo futebol para estar ao nível dos Marrazes?

    Sejam humildes e trabalhem quando tiverem argumentos fatuais apresentem.

    O Korvo

    ResponderEliminar
  9. Mas o que é que o Marrazes tem agora, que possa sequer ser considerado o segundo clube de leiria( á frente da UDL), sim, porque o GRAP apresenta SEM dúvidas as melhores condições actualmente

    ResponderEliminar
  10. Não sou da cidade de Leiria, mas em pesquisas que tenho feito sobre o futebol distrital Leiriense, sei que nas decadas 50 existiam três clubes (Ateneu Desportivo de Leiria, Sporting Clube Leiriense e o Atlectico Clube de Leiria) e 60 dois, até 1966 o Sporting Leiriense e após essa data o União de Leiria.

    ResponderEliminar
  11. Como leiriense e desportista tenho vergonha pela má imagem que o U.D. Leiria está a dar da cidade.
    O presidente demissionário vem agora falar em "casos de polícia", quando ele é que é um grande caso de polícia.
    Onde está o dinheiro das grandes transferências efectuadas?
    Onde está o Centro de Estágio em Monte Redondo, que até a primeira pedra teve direito?
    Porque é que os passes não são pertença do clube e sim do João Bartolomeu?
    Os jogadores profissionais não têm direito a receber mensalmente?
    O que tem sido feito para que os leirienses se aproximem do clube?
    Querem uma sugestão?
    Acabem com tudo o que diga respeito à União Desportiva de Leiria e os leirienses interessados façam um clube novo, sem vícios e sem dirigentes que só denegridem o clube.

    ResponderEliminar
  12. O GRAP so nao tem resultados de resto tem tudo, resultados que é bom não apresenta nada.

    Mas já tem um principio uma equipa de traquinas com 30 vitorias.

    ResponderEliminar
  13. Quando o União de Leiria apareceu só havia dois clunes na cidade com a prática do futebol:
    - O Sporting C. Leiriense e
    - Sport Clube L. Marrazes

    Havia ainda o Ateneu de Leiria, que não tinha prática desportiva, mas que realizava, na sua Sede, bailes, com a presença das meninas bonitas da cidade, sempre acompanhadas pelas suas maezinhas.

    Mas o verdadeiro clube da cidade, nessa altura - 1962, 1963, 1964 e 1965 - era o Marrazes, que aliás, só tinha camadas jovens, assim como o Sporting Leiriense.

    Os jovens que não tinham lugar nas equipas do Marrazes, jogavam no Sporting Leiriense.

    Depois, alguns leirienses, especialmente oriundos do Banco Nacional Ultramarino criaram o União D. Leiria.

    Ou seja onde estava o dinheiro fundou o União D. Leiria e a falta de dinheiro acabou com o União D. Leiria.

    ResponderEliminar
  14. Muito oportuno o timing deste artigo

    ResponderEliminar
  15. Então o GRAP é campeão nacional de TRAQUINAS.

    Parabéns pelo facto.

    E eu a pensar que na idade de TRAQUINAS era só formação.

    O REAL MADRID que se cuide, quando os TRAQUINAS do GRAP forem SENIORES.

    Vejam as classificações das equipas do GRAP e depois digam que a grande aposta é na formação.

    O que lhes vale ainda é os jogadores que não têm lugar na União de Leiria e têm sido despachados para o GRAP.

    Em instalações, isso sim, são os melhores, mas as mesmas têm um rosto: JUNTA DE FREGUESIA, aliás o povo dos Pousos, que tem contribuido para isso com os impostos que paga.

    ResponderEliminar
  16. INTRUSO:
    Já bem eu dizia noutro local, que o S.C.L.Marrazes se estavam a colocar na fila com a suposta desistência da União de Leiria. Se a União de Leiria acabar foi porque se lhe acabou o guito ou alguêm o desviou como fizeram e fazem os governantes, políticos, Gestores das PPP e toda essa tralha de cabrões que andam com todos eles. No entanto quero aqui deixar bem claro, sendo o Marrazes um clube amador também ficou no a dever e deve muito dinheiro a muitos jogadores que passaram por esse clube. Disto isto,caros Marrazenses, não sejam hipócritas.

    ResponderEliminar
  17. AO INTRUSO

    Não mistures alhos com bogalhos nem metas o Marrazes ao barulho.
    Os jogadores do Marrazes são e sempre foram amadores.
    Praticam o futebol por gosto e depois das suas ocupações profissionais.
    É natural que devam o pagamento de algumas despesas a jogadores que por lá passaram mas esses não estavam à espera do dinheiro para poderem comer.
    Despesas que comparadas com os ordenados dos jogadores da União, são trocos.
    Mas os do União de Leiria são profissionais e sem receber o ordenado não podem viver.
    INTRUSO podes ser mas também és BRANQUINHO.
    Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
  18. INTRUSO:
    Resposta ao senhor que fez o ultimo comentário.
    Modéstia à parte, quero que o amigo fique desde já a saber que de contas percebo eu, sendo assim, ignorante não me considero e muito menos estúpido.
    Sendo assim vamos ao concreto. Se o Marrazes não consegue pagar uns míseros trocos que em alguns casos não era bem assim, imagine importâncias avultadas cujo jogador de futebol estivesse dependente desse dinheiro para comer. Agora vamos a um ponto que eu não queria abordar por uma questão de Fair Play. Não se esqueça amigo que o património existente e que o Marrazes utiliza foi tudo dado e feito pela junta de freguesia e Município de Leiria. Ao contrário todos os outros clubes amadores do concelho todo o património existente nesses clubes foi feito com o trabalho (suor) e dinheiro dessas populações. Caro amigo, pelo que cabei de expor se quiser fazer algum comentário aconselho-o moderação, ou então se já for adulto aconselho-o a ir para uma escola para esse tipo de pessoas e formar-se um pouco melhor.

    ResponderEliminar
  19. RESPOSTA À RESPOSTA DO INTRUSO

    Não pense que é por me mandar para a escola que eu me calo.
    A maioria, senão a totalidade do património dos Clubes do Concelho foram feitas e BEM, com o apoio financeiro da Autarquia. É para isso que também servem os impostos que pagamos. Para ajudar a que os habitantes do Concelho de Leiria tenham prática desportiva.
    No que concerne ao Sport Clube Marrazes é um facto que utiliza o Campo da Aldeia do Desporto, que é propriedade da Junta de Freguesia e não da Câmara Municipal, que ao que dizem ainda devem uns milhares largos de euros à Junta, relativos à Zona Industrial dos Marrazes.
    Mas isso são contas de outro rosário.
    A Sede que possui foi feita com muito esforço por parte dos seus associados - alguns - com o apoio de algumas entidades, entre elas a Câmara.
    No entanto, o seu Parque de Jogos, foi construido somente com a ajuda da população de Marrazes, depois da Câmara Municipal de Leiria ter forçado o Clube a sair do Estádio Municipal.
    Muita pessoas não sabem disso ou têm a memória fraca.
    Eu também não concordo, que o Marrazes ou outro clube qualquer, não pague aquilo que o amigo diz deverem aos jogadores que lá passaram. Compromissos são compromissos e eu fui educado para honrar os meus.
    E eu também não disse que o meu amigo(?)INTRUSO não percebia de contas, que era ignorante ou estúpido e também não o mandei ir tirar o Curso das Novas Oportunidades.
    O que eu disse é que o que se está a passar no União de Leiria envergonha todos os leirienses que se prezam e eu sou um deles.
    E de moderação e conversa já chega.
    Agora vou trabalhar.

    NÃO INTRUSO.

    ResponderEliminar
  20. o que interessa é que entretanto vamos ter novamente os derbys SCLM - UDL...:)

    ResponderEliminar
  21. Unionista desiludidoabril 30, 2012 2:54 da tarde

    É verdade mas na próxima época só se o Marrazes descer, o que não está também fora disso,apesar de ser treinado pelo Mourinho das Distritais.
    Para a próxima época os derbies do União de Leiria serão com o Santo Amaro e o Casal dos Claros e não são com as Chãs e os Parceiros, porque estes clubes desistiram.

    ResponderEliminar
  22. INTRUSO:
    Sinceramente aplaudo e concordo em pleno com este ultimo comentário.

    ResponderEliminar
  23. Boa Noite como alguem pode vir dizer que o GRAP tem a melhor equipa de traquinas a nivel nacional nem distrital quanto mais nacional ou então não percebem nada de futebol porque existem equipas de traquinas melhores que a do Grap que estão a jogar nos escaloes acima como o Marinhense.

    ResponderEliminar
  24. Com o UDL no distritalão vai voltar o garrafão...até rima. Mas e os 6 mil euros estão aonde?

    Após Carlos Vieira(o Bombeiro),Leiria entra novamente no Guinness. É m.au de mais, tenham vergonha

    ResponderEliminar
  25. Com uma possivel descida dos seniores dos Marrazes à distrital já falta pouco para voltamos a ter os verdadeiros derbies da distrital...
    eheheh

    ResponderEliminar
  26. Queria dar os parabéns ao Marinhense.
    Um exemplo má formação.
    Foram para um colóquio da afleiria que eram um exemplo e que os resultados nao importavam. E depois vem para aqui falar do Grap.
    Paguem mas é os. Sintéticos.

    ResponderEliminar
  27. ” Keita fugiu com seis mil euros”

    29 Abril 2012 Cid Ramos


    No final do jogo de hoje, entre o UD Leiria e o Feirense, o presidente demissionário da SAD leiriense, João Bartolomeu, contou o que aconteceu com Keita.O médio maliano, que na sexta-feira rescindiu contrato, apresentou-se no estádio, depois de ter sido convencido a jogar, mas numa viatura particular. Ainda constou da ficha de jogo mas, quando as equipas subiram ao relvado, Keita não surgiu com os restantes companheiros.
    A BOLA apurou depois que o jogador tinha solicitado o pagamento dos ordenados em atraso, em dinheiro, para jogar. Agora, João Bartolomeu contou o sucedido:
    “O Keita fugiu com seis mil euros. Já estava equipado e esse valor era para pagar despesas inerentes ao jogo.»O presidente da SAD acrescentou ainda que o médio maliano tinha uma pessoa à sua espera fora do estádio e que este episódio é «um caso de polícia.»

    ResponderEliminar
  28. Keita continua até ao final da época




    A direção do UD Leiria admitiu que o incidente com Keita não passou de um «mal-entendido» e que o médio não roubou o clube em seis mil euros, como foi acusado por João Bartolomeu, presidente demissionário da SAD leiriense.
    A SAD leiriense confirmou que o jogador regressou ao trabalho depois de resolvido o «mal-entendido». O médio Keita assinou a revogação da rescisão de contrato com o UD Leiria, permanecendo assim integrado no plantel até final da temporada.

    ResponderEliminar
  29. Sou eu que estou maluco, ou há aqui algo a bater mal?

    ResponderEliminar
  30. Hoje nas notícias domina o UDL e a possível extinção da equipe de futebol profissional. Agora que o destino do União está mais ou menos traçado, aqueles que diziam que só no fim é que se podia dizer se era bom ou mau negócio o acordo para cedência do estádio (que diziam isso apenas para não melindrar a câmara), poderão começar a fazer contas. Pelas nossas, há muito que estão feitas e pensamos que se impõe que o estádio seja rebaptizado e possa passar a ter um nome mais apropriado com o que tem acontecido neste último ano.

    ResponderEliminar
  31. Quanto pagou o Leiria do sintético da Portela e quanto falta pagar?
    Quantos meses utilizou o Leiria o estádio?
    Dividindo o valor pago pelos meses que utilizou qual foi o valor efetivamente pago por mês?

    ResponderEliminar
  32. O Leiria pagou até ao momento 49 mil euros e utilizou o estádio 9 meses (Agosto a Abril) o que equivale ao pagamento de mais de 5 mil euros/mês.
    De acordo com o protocolo em vigor a autarquia pode agora exigir em tribunal que o Leiria pague o que falta deste relvado e os outros 2 relativos a 2 épocas (2012/2013 e 2013/2014) apesar de não utilizar. O leiria não deve ter qualquer património pelo que a autarquia não deverá conseguir que o clube pague mais nada em dinheiro. Existem ainda outras possibilidades da autarquia ser ressarcida em géneros não do que gastou porque a autarquia não fez qualquer investimento significativo mas porque o protocolo assim o dita.
    O estádio sofreu diversos melhoramentos suportados pelo leiria ou pelas empresas que forneceram os serviços ao leiria (se este não pagou).
    A autarquia apenas suportou de acordo com o protocolo os custos com água, luz e manutenção dos relvados que também são utilizados pelos clubes do concelho sem haver qualquer acréscimo nos custos de manutenção do relvado.
    Efetivamente os custos a mais com a utilização do estádio são a água dos banhos e a luz.

    ResponderEliminar
  33. Vamos ver a seguir ao UDL qual é o próximo clube da 1ª Liga a cair.
    Será como um baralho de cartas e o futebol profissional em Portugal vai desmoronar-se e dentro em breve em vez de 16 clubes teremos 8 ou 10 clubes.

    ResponderEliminar
  34. Um aliga com 14 clubes ja era de mais, quanto mais 18. MALUCOS

    ResponderEliminar
  35. Hoje lemos que os jogadores do UDL terão já pedido ao Castro uma solução para os salários em atraso. Estas são situações sempre desagradáveis e, a menos que o Castro faça um milagre, não se vê como poderá ele resolver o problema. Não deixa de ser curioso que agora se virem para lá quando, há um ano, a câmara lhes fechou as portas, talvez antevendo o que viria a acontecer, e não lemos que algum deles tivesse pedido para que ele cedesse! Agora que a descida é mais do que certa, que as dívidas poderão nunca mais ser pagas, nem mesmo um milagre poderá resolver este imbróglio. Bom, e daí talvez não! Se quando se colocou o problema do estádio aqui o Álvaro correu a resolver, pode ser que agora se ofereça para dar uma solução. Assim como assim, mais dívida menos dívida e como o negócio com o UDL foi, segundo ele diz, um que voltaria a repetir, está aqui uma oportunidade de ouro para mais uma vez ir salvar a situação. Mesmo na segunda divisão, é capaz de vir cá alguém ver os jogos e como a terra cresceu que se fartou este ano graças aos jogos cá, porque não continuar?!

    ResponderEliminar
  36. Quando menos se esperava, o assunto parece ter ficado resolvido. Durante o dia de ontem houve negociações com a empresa que ameaçou tirar a relva que conseguiram, ao final da tarde, fazer com que o problema que pensávamos que poderia levar à queda do Álvaro ficasse resolvido. De um modo que ainda não sabemos mas estamos a tentar apurar, a dívida que quase levou a que o relvado do Atlético fosse removido, foi paga, sem intervenção da câmara. Não sabemos quem terá feito o pagamento, se foi o mentor deste negócio quem terá pago do próprio bolso, se tem conhecimento deste desenvolvimento ou se terá havido intervenção de terceiros. A verdade é que ali não existe mais perigo de a câmara e o presidente passarem por mais uma vergonha e terem à porta o tribunal. O Álvaro pode assim dormir descansado e pode voltar dizer agora que voltava a fazer de novo o mesmo acordo. Uma resolução que não passou por a câmara ter que desembolsar dinheiro de todos nós para corrigir erros que deviam ter sido acautelados; sem ter que meter a SAD em tribunal (que de nada iria adiantar por estar em processo de falência, não haver como pagar e iria ser mais uma asneira própria de quem não sabe o que diz ou faz). Hoje o Sporting poderá jogar aqui sem que todos tenham a ideia que está a jogar com uma equipa caloteira, que faz acordos que não cumpre e a usar um estádio à borla, em terra que não é a do clube. O Álvaro poderá ir ver o seu clube de paixão hoje à tarde de cabeça levantada e sem pensar que todos nós estaremos a olhar para ele de lado.

    ResponderEliminar
  37. E isto começou com uma história do ATENEU DESPORTIVO DE LEIRIA....imagina se falasse do SPORTING LEIRIENSE (fica para a próxima)

    ResponderEliminar
  38. Fim da III Divisão e novo Campeonato Nacional




    A época de futebol 2012/13 vai ser de transição rumo à extinção do campeonato nacional da III divisão e à reformulação da II divisão, que será transformada no Campeonato Nacional, a ser disputado por 80 equipas.

    O campeonato nacional da II divisão vai ser disputado pelas mesmas 48 equipas, sendo que sobem à Liga de Honra os vencedores de cada uma das três séries de 16 equipas – esta temporada subiam apenas duas equipas.

    No lado de baixo da classificação, descem diretamente aos distritais os dois últimos de cada série (norte, centro e sul), num total de seis.

    O campeonato nacional da III divisão será disputado por 94 equipas distribuídas por oito séries, sendo que sobem os dois primeiros de cada uma das seis do continente e da Madeira, enquanto dos Açores apenas sobe o vencedor.

    Para os distritais caem 76 clubes, ou seja, do terceiro ao 12.º nas seis séries do continente, do segundo ao 12.º da série Madeira e do segundo ao 10.º nos Açores.

    Paralelamente, ficam apurados a disputar a Taça de Portugal 2013/14 26 clubes, entre os quais os terceiro e quartos da fase de subida das séries do continente, num total de 12.

    Os primeiros e segundos da fase de descida/manutenção das séries do continente (12), o terceiro classificado da fase de subida da Madeira (1) e o segundo na série dos Açores (1) também disputarão a prova.




    Fonte: Sapo

    ResponderEliminar
  39. É verdade, onde isto já vai :)

    ResponderEliminar
  40. Concordo...as equipas nos distritais recebem mais gente nos campos do que na III Div,...os regionais ficam mais emotivos, com jogos entre veizinhos

    ResponderEliminar
  41. Caro Menthor

    Na época 66/67, o empate na Marinha Grande pode ter sido o primeiro oficial, mas foi para o torneio de abertura... para o campeonato distrital da 1ª divisão, foi uma ida às Caldas onde o União Leiriense (foi assim que apareceu escrito no Jornal da A BOLA na época, possivelmente porque na época anterior estava lá o Sp Leiriense) venceu por 3-0. Com o Marinhense foi um empate em casa 0-0 e derrota lá por 0-3, com o rival L. Marrazes foi (2-0 e 3-1)

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook