sábado, janeiro 14, 2012

11ªJornada - Divisão de Honra 2011/2012 - Juvenis

Resultados:
UD Leiria B 4 - Grap/Pousos 0
SL Marinha 4 - GD Guiense 1
GD Peniche 0 - Beneditense 1
AC Marinhense 5 - UD Caranguejeira 1
Caldas SC 1 - ID Vieirense 1
SCL Marrazes 3 - GD "Os Nazarenos" 2
--
Classificação:
--
Próxima Jornada 21-1-2012
Caldas SC - SCL Marrazes
AC Marinhense - ID Vieirense
GD Peniche - UD Caranguejeira
SL Marinha - Beneditense
UD Leiria B - GD Guiense
Grap/Pousos - GD "Os Nazarenos"

43 comentários:

  1. Vergonha total nos SCL Marrazes - GD "Os Nazarenos"

    Para quem esteve presente a assistir ao jogo, não foi difícil ver, para que lado pendeu o árbitro da partida… integralmente a favor do SCL Marrazes.
    O 3-2 surge num lance, em que o árbitro marca falta, já depois dos 5 minutos de compensação. A meio campo junto à linha, o fiscal de linha, que se encontrava a pouco menos de 1mt do desenrolar do lance, assinala lançamento para os Nazarenos que estava no entanto o árbitro principal marca falta a favor dos Marrazes. O mais interessante é que o árbitro encontrava-se a mais de 8 metros da disputa do lance e rejeita a decisão do colega. A falta é marcada, a bola é pontapeada para a frente e surge o Golo dos Marrazes...
    Após este golo, surge uma situação completamente impensável, o jogador dos Nazarenos posiciona-se para disputar uma bola, quando o central dos Marrazes opta por uma entrada violentíssima completamente no ar com o pé à frente, atinge deliberadamente com os pitons na perna do adversário, uma agressão que o árbitro vê! O fiscal de linha levanta a bandeirola, no entanto, o árbitro da partida decide por assinalar o fim do jogo. O jogador dos Nazarenos fica estendido no chão, o defesa esquerdo dos Marrazes apercebendo-se da agressão violenta, agarrou no colega, levando-o para fora da confusão...
    Para completar, o central dos Marrazes é o primeiro jogador a cumprimentar o árbitro no final do jogo, de forma a passar despercebido e como que a agradecer-lhe o facto de não o ter sido expulso. Ao longo do jogo, muitos outros lances surgiram sem que o árbitro nada assinala-se, foi notória a sua falta de rigor e profissionalismo, não acompanhando os lances do jogo, por distracção ou, por alguma razão, não convinha assinalar. Seleccionar um árbitro que apresenta dificuldades físicas para acompanhar o jogo, com a falta de rigor apresentado, é inadmissível, especialmente nas camadas de formação. Com esta exibição foi sem duvida merecedor de um excelente prémio de jogo…

    ResponderEliminar
  2. Estive a ver o jogo nos marrazes e só tenho uma coisa a dizer, entreguem já as faixas ao marrazes. Que vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. in SCL Marrazes Blogjaneiro 14, 2012 9:11 da tarde

    Juvenis - Divisão de Honra
    SCL MARRAZES 3
    Nazarenos 2

    Jogo intenso, ganho apenas nos ultimos instantes fruto de muito trabalho da equipa principalmente na segunda parte. Começou bem a nossa equipa que logo na jogada inaugural podia ter inaugurado o marcador pois o nosso jogador, isolado, rematou para defesa do guarda-redes nazareno. Pouco depois o Marrazes chega ao golo e sem que ninguém percebesse este foi anulado, começava aqui uma tarde desastrosa para a equipa de arbitragem. O Nazarenos marcou e colocou-se na frente mais ou menos a meio da primeira parte depois de uma falha colectiva e num lance de bola parada. Tentou o Marrazes chegar ao empate ainda antes do intervalo mas o seu futebol era demasiado previsível e fácil de anular.
    Com a segunda parte veio outra equipa para o campo, pelo menos foi o que pareceu. Com o Nazarenos muito recuado e a provocar constantes paragens com os seus atletas pouco interessados em construir jogo, muito mais interessados em destruir, o Marrazes acaba por fazer a segunda parte possível e como tal bem conseguida. Demos a volta ao marcador com dois belos golos e pensou-se que o jogo estava resolvido mas logo a seguir ao segundo golo os Nazarenos chega ao empate depois da marcação de um canto. O Marrazes conseguiu chegar à vantagem final mesmo no final num lance, também ele polémico já que é precedido da marcação de uma falta que não existiu a favor da nossa equipa.
    Arbitragem complicada, mas diga-se que os atletas também não ajudaram em nada. Já falamos do golo anulado ao Marrazes em que não se vislumbra nenhuma falta, também já falamos que o ultimo golo surge na marcação de um livre a favor dos Marrazes que não existiu mas as asneiras foram muitas durante o jogo. Num lance perfeitamente inofensivo no ataque dos Marrazes, o guarda-redes nazareno agarra a bola e manda-se para o chão sem nunca largar a mesma por lá ficando uma eternidade, o Arbitro apita e levanta o braço a assinalar livre indirecto, mais uma vez e sem que ninguém percebesse o que se passou este muda a decisão para bola ao solo, na consequência da mesma o jogador dos Marrazes ganha a bola e é empurrado pelas costas pelo guarda-redes nazareno sem que nada fosse assinalado.
    Final bastante emotivo com a vitória a sorrir à equipa mais feliz mas também a que mais fez por merecer os 3 pontos. Com esta vitória a equipa soma a 11º vitoria em outros tantos jogos seguindo-se agora duas jornadas que podem ser decisivas já que são contra os dois adversários directos na luta pela subida aos Nacionais.

    ResponderEliminar
  4. AO marrazes SÓ TENHO A DIZER UMA COISA, NÃO JOGAM NADA À BOLA....EQUIPA PARA SUBIR???DEIXEM-ME RIR!!!!SEM DESRESPEITO POR NENHUMA EQUIPA NESTA COMPETIÇÃO QUALQUER EQUIPA, DESTE CAMPEONATO ESTAVA EM PRIMEIRO COM TANTA AJUDA!!!E MAIS SÓ UM À PARTE A ÚNICA PALAVRA QUE ESCREVI COM MINÚSCULAS SIM FOI marrazes PORQUE É O QUE VÔCES SÃO!!!E SÓ ESPERO QUE NO FINAL DO CAMPEONATO ESTEJAM TODOS A TOMAR RENNIE...

    ResponderEliminar
  5. Estive a ver o jogo em Marrazes e aquilo foi uma palhaçada autentica!!!miudos ate nem se tavam a portar mal agora A SRA. Nuno Rodrigues que peça lá a alguma fabrica na Marinha Grande para o cozerem...Porque gajos destes não fazem falta ao futebol de Leiria, principalmente nos escalões de formação onde se pede rigor e respeito, coisa que esse senhor nem sabe o que é pelas provocações que fez à bancada uma vez que estamos a falar do futuro do futebol de leiria...o AFL que comece a abrir os olhos para a formação se não nunca saímos da cepa torta!!!

    ResponderEliminar
  6. Inacreditável os comentários aqui escritos. O arbitro esteve mal para os dois lados, golo limpo para o Marrazes mal anulado, lance do guarda-redes da nazare que esteve uma "carragada" de tempo com a bola na mão e depois do arbitro marcar livre indirecto este muda de opinião e marca bola ao solo, um Nazarenos que pareciam que estavam a fazer o jogo da vida deles e passaram o jogo todo a queimar tempo de forma vergonhosa, até o treinador que escondia a bola atrás das costas cada vez que esta saia pela lateral junto ao seu banco. É verdade que a falta que origina o ultimo golo não existe e tb é verdade que o central dos marrazes tem uma entrada completamente despropositada no final do jogo.
    ISENÇÃO é o que se pede, é fácil perceber que o arbitro esteve mal para os dois lados. Sei que deve custar perder assim mas o Futebol é assim mesmo e o Nazarenos apenas se pode queixar de si mesmo já que fez muito pouco para ganhar o jogo, alias nem me lembro de mais nenhum lance de perigo para alem dos dois golos marcados, corrijo, houve outro lance em que podiam ter marcado de cabeça ao segundo poste.

    Podem ter a certeza que o Marrazes respeita os Nazarenos assim como todos os outros clubes e não vêm para aqui dizer mal do Clube adversário só porque não conseguio um resultado positivo.

    desejo a melhor sorte do mundo á equipa da Nazare que pareceu-me ter até alguns bons executantes mas o Marrazes mesmo sem jogar muito foi a equipa que mais procurou a vitória.

    ResponderEliminar
  7. sem jogar muito NAO JOGOU FOI NADA , isto é que é uma equipa para subir com pontape para a frente e o chico que corra que resolve, em casa com o leiria ajudados nao marcando penalti ao guarda redes e expulsao do mesmo na vieira levados ao colo na marinha so ganham ao marinhense porque mais uma vez o arbitro os ajuda expulsando 2 jogadores sem razao e contra 9 é facil. com o caldas em casa o caldas é na 2 parte empurrado para o se meio campo com faltas e mais faltas. e digo mais com este treinador um tal de moura que os miudos é que mandam nele de tatica sabe zero e mais zero so sendo ajudados pelos arbitros podem subira . a associação tem que de uma vez por todas acabar com estas situações sao de madar pessoas que só vao estargar o que outros andam a construir durante a semana e chega lá 3 gajos deste e depois queixan-se que sao agredidos . por vezes a revolta é tanta que dá vontade disso.

    ResponderEliminar
  8. Não é á toa que os comentarios para os lados daessa freguesia chamada de marrazes são os de "TEMOS DE SUBIR OS JUVENIS AO NACIONAL CUSTE O QUE CUSTAR" é certo e sabido que até teem feito um bom trabalho na formação,que ate teem pessoas uteis e que contribuem para o desenvolvimento do futebol distrital (peço desculpa TINHAM PESSOAS UTEIS AO FUTEBOL).Senão ajudem -me a fazer um rewind de memoria e esclareçam-me se faz favor. A entrada do Sr. professor nos Marrazes não é de nada inocente,o controlar a maioria das equipas de futebol 11 (salve-se os Iniciados (cuidado mister,eles andem aí)como sabemos este senhor outrora um assalariado da AFL,tem as suas influencias junto de quem de ao fim de semana deambula pelos campos do distrito com um apito na boca,senão façam a seguinte analise: vejam os arbitros que apitaram esta equipa e vejam onde eles residem,e se quiserem ter um pouco mais de trabalho vejam os resultados (coincidencias????? Hum não me parece)e comparem afinidades(leia-se favores devidos)com o Sr. professor.
    Meus caros prometo para breve apresentar um estudo e levantamento de todas estas coincidencias.

    E a este podem-lhe chamar de "APITO NEGRO"

    Adeus e até ao meu regresso.... com novidades claro está.........
    Abraços para quem é de abraços e beijos para quem é de beijos

    ResponderEliminar
  9. Grande jogo na Aldeia do desporto!

    ResponderEliminar
  10. ò anónimo das 12 e 28. provavelmente não seras assalariado de ninguem porque nada produzes . és um parasita e ainda por cima com dor de corno.

    ResponderEliminar
  11. pexins de m... só arranjam confusão. primeiro foi as bolas e agora isto. metam-se nas traineiras e trabalhem. parasitas

    ResponderEliminar
  12. estamos todos desejosos e ansiosos e espectantes desse "estudo" que vais apresentar... e já agora ó anonimo das 12 e 28 identifica-te cobardolas de m...

    Carlos Sousa

    ResponderEliminar
  13. Não meu amigo o jogo da Vida dos Nazarenos não era esse não!!!sabes porquê???porque eles jogam todos os jogos que têm para ganhar, é assim a vida de quem nestas idades tem ambição!!!não sei se vôces sabem o que isso é porque para ganharem nem precisam de jogar à bola!!!é por isso que isto da AFL é uma porcaria, é só para os lados do leiria???porque se não meu amigo não tavas em primeiro garantidamente!!!com equipas como o caldas e marinhense principalmente!!! pode ser que nestas duas jornadas haja arbitros dignos de si própio e tenho a certeza que já vão ter alguem ao vosso lado a roer os calcanhares!!!e depois vão se cagar para ir jogar a qualquer campo!!!

    ResponderEliminar
  14. E já agora só para verem as coisas como na realidade são!!!nos juniores nem existe classificção???pois é caldas se não se mudarem para leiria nem no blog aparecem....os juvenis como já tem lá os senhores do marrazes bimba, bora por a rclassificação para todos verem....maravilha.

    P.S: NÃO SEJAM TENDENCIOSOS TODOS

    ResponderEliminar
  15. Na vieira foram ajudados? hehehehe
    Na vieira foram empurrados lá para tras e o arbitro inventou uma grande penalidade contra o Marrazes...é só azia...
    Contra o Leiria foram efectivamente beneficiados.
    Contra o Marinhense deram um banho de bola na segunda parte e as expulções só surgiram nos minutos finais e foi porque os jogadores do Marinhense perderam a cabeça sem culpa absolutamente nenhuma dos Marrazes.
    Ontem foram beneficiados???hehehehhe, tenham dó, nunca vi um arbitro tão mau com prejuizo claro para os lados dos Marrazes mas nós já sabemos como funciona esta coisa ...tentar criar pressão !!!

    Venha de lá esse estudo para me rir mais um pouco

    ResponderEliminar
  16. a todos os que pediam a minha identificação aqui FICA .... LAMENTANDO CLARO ESTÁ OS COMENTARIOS OFENSIVOS Á MINHA PESSOA,MAS COMO VIVEMOS EM DEMOCRACIA (ESPERO EU DE QUE AINDA...)EU RESPEITO E NÃO OFENDI NINGUEM A MENOS CLARO ESTA QUE QUEM NÃO SE SINTA NÃO SEJA FILHO DE BOA GENTE....
    ASSIM SENDO DESPEÇO-ME RECORDANDO A TODOS O MEU NOME

    - PARASITA (Para os que gostam de animais)
    - COBARDOLAS (Para os mais sérios e defensores de causas perdidas)

    MAS TODOS ME PODEM CHAMAR DE:
    TCHAM TCHAM TCHAM......


    "O CORVO DA ARMADA"

    ResponderEliminar
  17. marrazes esta ser levado ao colo----------jogadores de qualidade tem 2 ou 3 o resto e tudo normal...

    ResponderEliminar
  18. Equipa Ideal 2011/2012 Divisão de Honra:
    GR- Rubén (A.C.Marinhense)
    DC- Rui Gonçalves (A.C.Marinhense)
    DC- André Oliveira (S.C.L.Marrazes)
    DC- Mini (S.C.L.Marrazes)
    MDEF- Duarte Cardeira (Caldas)
    MID- Fred Oliveira (S.C.L.Marrazes)
    MIE- Nuno Januário (Caldas)
    MC- Alexandre Cruz (A.C.Marinhense)
    ED- Zé Rodrigues (U.D.Leiria)
    EE- Madruga (A.C.Marinhense)
    AC- Chico Silva (S.C.L.Marrazes)

    Banco de Suplentes:
    GR- Vieira (U.D.Leiria)
    DC- Fabio Soares (A.C.Marinhense)
    AlA- Eusébio (S.C.L.Marrazes)
    MDEF- Vitor Hugo (Caldas)
    MC- Marcelo (A.C.Marinhense)
    MI- Bruno Guerra (G.D.Nazarenos)
    AC- Henrique (Caldas)

    Treinador: ?
    Tática: 3x4x3

    Desporto Leiria

    ResponderEliminar
  19. Antes os Marrazes do que os cuitaditos dos Marinhenses

    ResponderEliminar
  20. banho de bola contra o Marinhense ? AHAHAHAHAHAHAHAHAAH é para rir .
    Oh crl levados ao colo como voces estão a ser , até os " brinca na praia" eram campeões . mas preparem-se que agora é que se vai ver quem tem boa equipa . Força Caldas e Força Marinhense !

    ResponderEliminar
  21. Porque que mesmo no final do jogo do marrazes - Nazarenos com uma entrada de um jogador do marrazes que mais parecia Kung-Fu Futebol com os pitons que dava vermelho directo e por o menos 2 jogos de suspensão o Arbitro finge que não vê? não convinha que o Central não joga-se nem contra o Caldas nem contra o Marinhense?

    ResponderEliminar
  22. Quem pos a equipa ideal da divisao de honra so deve ver jogos dos primeiros. IDV tem 2 grandes centrais tem 2 miudos do meio campo mto bons talvez os melhores do campeonato e um GR mto bom de primeiro ano. Vejam jogos tb das outras equipas.

    ResponderEliminar
  23. Onze ideal ? Vai ver futebol amigo (:

    ResponderEliminar
  24. Janeiro 15, 2012 10:23 PM

    amigo desculpa lá no seu ver entao a equipa era toda da vieira???quando criticamos temos de saber o que dizemos...porque entao com essa equipa tavas em primeiro...

    ResponderEliminar
  25. quem faz esse onze só pode ser mesmo do marihemnse ahahahah

    ResponderEliminar
  26. as vezes nao sao os putos., os culpados dos maus resultados em qualidade,o vieirense e superior na seg....volta agente fala....faltaram la 2 jogadores importantes-.

    ResponderEliminar
  27. O que interessa aqui é quem está em 1º e quem vai subir aos nacionais, que obviamente vai ser o Marrazes ( para tristeza de muita gente, é claro ) .


    ACONTECE !

    ResponderEliminar
  28. Uauuu subir para descer novamente...

    ResponderEliminar
  29. Marrazes não joga nada... LEVADOS AO COLO! Marrazes 1-0 Leiria B (Arbitragem péssima, penalti nao assinalado para o Leiria). Marrazes 3-2 Nazarenos (Arbitragem péssima, falta que não existe, e golo depois dos descontos). Só vi estes jogos porque aquele 'canto' mete nojo. Na 2ª volta vai haver mudanças!

    ResponderEliminar
  30. infeliz é ver o marrazes sem nenhumas condições a nivel de equipa para subir, contudo a grande verdade é que se por acaso subirem que eu não acredito, até ao fim a muito campeonato, meus amigos lá já não existe amigos na associação para vos salvarem!!!ou seja!!!vem logo por ai abaixo meus amigos, essa é que é essa e mais não digo!

    ResponderEliminar
  31. Gr-Ruben (Marinhense)
    LD-Silvio (Maruinhese)
    DC-Benny (U.Leiria B)^
    DC-Ruben Fernandes (Marinhense)
    LE-André Oliveira (Marrazes)
    MDF-Frederico (MARRAZES)
    MD-Duarte Cardeira(Caldas)
    ME-Marccelo(Marinhense)
    Ex.E-Riki (Marinehnse)
    Ex.D-Zé Rodrigues (Leiria B)^
    PL- Madruga -(Marinehnse)

    Sub.
    Stephen DD
    Faneca MDF
    Chico PL
    Mini DC
    Vitor Hugo ME
    Vieira GR
    Januario MD/MO

    ResponderEliminar
  32. Gr-Ruben (Marinhense)
    LD-Stephen (Leiria B)
    DC-Benny (U.Leiria B)
    DC-Ruben Fernandes (Marinhense)
    LE-André Oliveira (Marrazes)
    MDF-Frederico (MARRAZES)
    MD-Duarte Cardeira(Caldas)
    ME-Marccelo(Marinhense)
    Ex.E-Riki (Marinehnse)
    Ex.D-Zé Rodrigues (Leiria B)^
    PL- Madruga -(Marinehnse)

    Sub.
    Sílvio DD
    Alexandre Cruz MD/MO
    Chico PL
    Mini DC
    Vitor Hugo ME
    Vieira GR
    Januario MD/MO

    ResponderEliminar
  33. Lá já não são empurrados pelos árbitros , é por isso...

    ResponderEliminar
  34. Atenção que esta é apenas uma opinião de um treinador de bancada que adora o futebol juvenil do distrito.
    Falo destes porque foi o que estava colocado noutra mensagem mais acima mas sei que tem outros bons talentos no Distrito.
    Este é um tema do qual gosto muito e é uma pena ninguém , com mais conhecimentos do que eu, aprofundar melhor este tema de forma correcta, apaixonada mas sem clubismos misturados.

    Boa sorte para todos no futuro e fiquem sabendo que apesar de fazerem parte de uma lista entre os melhores possivelmente ou quase de certeza que nenhum chegará a jogador profissional , por isso vamos mas é estudar.

    O Ruben é de 96 e na idade dele é sem duvida alguma o melhor Keeper do Distrito.
    Rui Gonçalves é de 95, Bom jogador mas é um dos que não sei se cabe num onze ideal, mas tem muita qualidade.
    Andre Oliveira, é de 96 e para mim o melhor jogador do Distrito de 96, o miúdo dá tudo nos jogos, grande pé esquerdo.
    Nuno Januário, é de 96 e a par do Andre Oliveira dos Marrazes é sem duvida alguma um dos grandes jogadores deste ano no Distrito, fantástico.
    MINI, é de 95 e muito sinceramente esperava mais dele, tem qualidade e muita até porque está referenciado pelas selecções Nacionais mas não sei se cabe no onze ideal, prefiro um outro jogador também dos Marrazes, que é o Frade de 96.
    Duarte Cardeira é de 95 e as vezes que vi gostei mas tenho que ver mais, não é de todo um daqueles que colocava aqui mas aceito.
    Fred Oliveira é de 95 com muita qualidade, merece esta distinção sem duvida alguma, até fiquei surpreendido pelo facto de estar nos Marrazes e não a disputar os Nacionais no U. Leiria, este já o conheço do tempo em que jogava no U. Serra.
    Alexandre Cruz é de 95 e sem duvida alguma que o colocava aqui nesta equipa, é muito bom.
    Jose Rodrigues é de 96, é bom jogador mas também é daqueles que não sei se cabe aqui nesta equipa, tenho que ver mais vezes na verdade vi poucos jogos desta equipa nesta época.
    João Madruga é de 95 e claramente titular num onze distrital da Div. de Honra.
    Francisco Silva é de 95 e um grande ponta de lança, muito forte fisicamente que embalado para a baliza é dificil de parar, ficava tambem ele no meu onze ideal.

    ResponderEliminar
  35. melhor do que ficar para sempre nos distritais , não é NAZARENOS ??

    ResponderEliminar
  36. Desculpem-lá mas o Stephen do (Leiria B) e o Riki do (Marinehnse) tem de tar no onze ideal

    ResponderEliminar
  37. torna-se dificil para um adepto comum fazer um onze inicial de uma divisão. Esse onze terá de ser feito por treinadores que disputem a divisão. Mesmo um adepto que acompanhe sempre uma equipa, viu até agora 1 vez a equipa adversária e não a analisa e discrimina como um treinador, para além dos conhecimentos que já possam ter de outras épocas.

    Relativamente a um onze, deixar de fora Diogo Clemente do Caldas é um erro craso, pois é sem dúvida dos melhores jogadores desta divisão, onde na época passada já era titular nesta mesma divisão.

    Felizmente que o Caldas começa a ter alguns atletas totalmente recuperados de lesões e prontos para dar o máximo, apesar de ainda ter 2 lesionados que irão perdurar umas boas semanas.

    Um onze desta divisão terá de passar obrigatoriamente por Caldas e Marinhense e também por Marrazes em grosso modo. Poder-se-á buscar 2 ou 3 elementos de outras equipas para formar um "plantel" de 18, mas mesmo assim não será fácil encontrar esses 2 ou 3 elementos, face à qualidade que estas 3 equipas têm no seu plantel.

    Por fim, das 3 equipas mencionadas, a mais jovem é sem dúvida o Caldas, que joga regularmente com cerca de 70% de atletas de 1º ano, face a um Marinhense e Marrazes que é > 70%, mas de 2º ano.

    Quanto ao campeonato, ainda agora chegou a metade, vamos ver o que nos reserva, principalmente até meados de fevereiro, visto que os jogos entre as equipas de metade da tabela para cima serão jogados nesse periodo. As próximas semanas prometem ...

    Alguém que já viu todas as equipas a jogar e as acompanha muito regularmente.

    ResponderEliminar
  38. Ideal era cada treinador votar num onze e depois reunia-se os 11 jogadores mais votados!

    ResponderEliminar
  39. Marinhense é melhor equipa deste campeonato..todos sabem tem lá muito bons jogadores e até tem de primeiro ano 3 jogadores muito bons e o resto da equipa é boa.

    ResponderEliminar
  40. Quais os melhores Jogadores do MArinhense?

    ResponderEliminar
  41. Á muitos com caracteristicas diferentes..

    ResponderEliminar
  42. Diga me os melhores e suas caracteristicas sff.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook